Moises Trovisqueira
MTrovisqueiraF
- Registo
- 2 Fev 2007
- Pro
- #13 / 354
Melhor que 96.3%
Qual é a cera utilizada?
Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Observação: This feature may not be available in some browsers.
Corrige aí ... não é ligação "à terra"; mas ligação à massa ...Continua tudo muito parado e muito atrasado (imenso material para instalar/substituir), mas tem-me faltado o tempo.
Como o carro tem um gerador que até às 1500rpm não carrega grande coisa há uns anos largos comprei um voltímetro digital para monitorizar aproximadamente o processo. Finalmente instalei-o e o objectivo não é medir a voltagem exacta da bateria, mas ter uma ideia aproximada e se estará a carregar. Eu sei que um amperímetro mede melhor a carga, mas dá mais trabalho a instalar e isto é para ser provisório. Não sou electricista e não percebo grande coisa, para mim um relé já é coisa muito complicada... Já agora, um dia o sistema eléctrico deste carro vai precisar de uma volta que este esparguete de fios destoa do resto.
Ver anexo 1346405
O fusível é de 5 amperes e os elásticos foi o que usei para já para estabilizar os dois conectores.
Ver anexo 1346406
Ligação na caixa dos fusíveis.
Ver anexo 1346407
Ligação à terra.
Ver anexo 1346408
Local de instalação. Entre o vidro e o coltimetro coloquei um taco de madeira por causa da inclinação do vidro. Em baixo à direita a minha tabela de rotações, só consulto parado.
Já comprei há uns meses e espero que não demore tanto tempo a instalar como o voltímetro...
Ver anexo 1346409
Depois se seguirá um conta rotações, um voltímetro (a sério) e depois não sei se um manómetro para a temperatura da cabeça do cilindro 3. Quem conhece estes veículos sabe porquê, mas nunca senti que o meu aqueça muito.
Quando tive o meu Carocha tinha sempre acessórios de época no carro. Para além de outros acessórios, um dos que andava sempre no carro era um mala de época nesse preciso local.Ainda está tudo na mesma.
Recentemente duas almas ao verem o portabagagens da frente aberto comentaram que era minúsculo. Coincidências, logo a seguir fui transportar uma garrafa de gás à frente e uns dias depois era para levar uma mala grande no carro, à frente não coube, mas no portabagens de trás ainda sobrou espaço. Quanto à garrafa, quando cheguei ao destino ainda pensei que não conseguia abrir a tampa, tinha deslizado, encostou-se à tampa e com o peso ainda senti resistência na alavanca que a abre. Uma mala é travada pelo pneu, mas a garrafa é cilindrica...
Na segunda foto com a garrafa parece que não cabe, mas a tampa é ovalada e dá. Ver anexo 1344759
Ver anexo 1344760
Agora a mala e esta é que fiquei surpreendido. Com excessão da dimensão dos 80cm que até podiam ser 90 ou talvez um pouco mais, no resto fica mesmo justa, mas não tapa quase nada a visibilidade. No tejadilho ainda dá para levar muita coisa. Por causa da bagagem, um dia ainda hei-de ter um tipo 3 fastback
Ver anexo 1344761
Ver anexo 1344762
Ver anexo 1344763
Ver anexo 1344764
|
|
| Aspecto geral | Parafuso que vai fixar no guarda-lamas. Coloquei uma anilha entre a cabeça e o spoiler. Talvez não seja necessário. |
|
|
| Anéis de borracha | Porca e anilha que seguram o parafuso ao guarda-lamas. A mancha que se vê é de um produto de proteção contra a ferrugem aplicado em spray. |
|
|
| Marcação da Kamei | Instruções de montagem traduzidas |
|
|
| Fotos da Kamei. Fica ainda a uma boa distância do chão e permite ainda assim usar a barra inferior da suspensão para reboque. |
Cuidado com as reparações na beira da estrada ... e não é apenas pelo perigo que se corre ...Instalação de spoiler Kamei original.
Acessórios Kamei
A Kamei fui fundada por Karl Meier sendo um conceituado fabricante alemão de acessórios automóveis com mais de 70 anos de história, muito ligada à VW. A empresa é creditada pela criação do primeiro spoiler automóvel em 1952, apresentado no Salão Automóvel de Genebra, cujo nome original era de "estabilizador horizontal" dianteiro para o Volkswagen Carocha concebido para melhorar a estabilidade a altas velocidades.
Ver anexo 1350427
Existem os seguintes modelos para o VW tipo 1:
4212 - Até Agosto de 1967 (não encontrei imagens)
4211 - Depois de Agosto de 1967
4210 - 1302 e 1303
Ver anexo 1350428
O spoiler pode ser pintado, no entanto, é importante garantir que são utilizadas tintas acrílicas, e não tintas nitrocelulósicas, para a repintura.
Não há instruções claras de como fazer nem mesmo nas instruções do spoiler.
A montagem do spoiler 4211 é feita usando os dois parafusos que seguram a matrícula, eventualmente usando os parafusos dos apoios do parachoques e dois parafusos que vão do spoiler aos guarda-lamas. Com o spoiler são fornecidos estes dois últimos parafusos, 5+5 anilhas de borracha, 1+1 anilhas metálicas e 1+1 porca para o parafuso. Da frente para trás temos parafuso com cabeça larga, spoiler, anilhas de borracha (as necessárias), chapa do guarda-lamas (tem de ser furado), anilha metálica e finalmente a porca. Ainda há um autocolante da Kamei que pode ou não ser colocado. Por vontade da dona do VW não foi colocado, apenas foi colocado para as fotos.
Ver anexo 1350429 Ver anexo 1350430 Aspecto geral Parafuso que vai fixar no guarda-lamas. Coloquei uma anilha entre a cabeça e o spoiler. Talvez não seja necessário. Ver anexo 1350431 Ver anexo 1350432 Anéis de borracha Porca e anilha que seguram o parafuso ao guarda-lamas. A mancha que se vê é de um produto de proteção contra a ferrugem aplicado em spray. Ver anexo 1350433 Ver anexo 1350436 Marcação da Kamei Instruções de montagem traduzidas Ver anexo 1350434 Ver anexo 1350435 Fotos da Kamei. Fica ainda a uma boa distância do chão e permite ainda assim usar a barra inferior da suspensão para reboque.
Teste do spoiler e respectivos dados traduzidos do original em alemão
Ver anexo 1350437
Tinha planeado fazer um teste com e sem, usando um GPS para registar a velocidade e duas subidas que sei qual a velocidade que costuma atingir. Não fiz o antes e como a principal função é estabilidade e não melhorar a aerodinâmica, vou só fazer uma avaliação subjectiva e vamos ver se noto diferença.
A ver se dentro de 15 dias abordo o tema cabo de embraiagem (o meu rebentou, já foi substituído pelo que tinha de reserva, mas acho que é um tópico que merece ser acompanhado de informação técnica que estou a preparar).
Abaixo cabo de embraiagem e do acelerador, para aí 5 euros cada um, em viagem é andar com eles. Alguém me dizia para quê, se eu podia chamar o reboque, mas isso elimina o espirito da época, viajar sem assistência em viagem, com reparações na berma da estrada!
O da embraiagem dá muito trabalho na berma da estrada, mas também a verdade é que podemos seguir viagem (devagarinho) sem embraiagem, o do acelerador é fácil de instalar.
Ver anexo 1350438Ver anexo 1350439
Pois, beira de estrada é em sentido figurado, já de si é perigoso, e cada vez mais porque acho que o pessoal anda muito distraído com os "automatismos" (1) dos carros. Nem gosto de meter o VW em auto-estradas porque parece que é invisível mesmo a 100-110km/h.Cuidado com as reparações na beira da estrada ... e não é apenas pelo perigo que se corre ...
mas também pelas autoridades com excesso de zelo...
O meu antigo mini ainda chegou a fazer uma revisão nessa oficina!!Nada de muito especial. Passei na oficina dos "mecânicos" com mais de 80 anos (1) e um deles deu-me umas tampas para tapar os parafusos da matrícula porque o carro merecia. Por lá encontro tudo o que é ex-pintores, estofadores, mecânicos, chapeiros, etc. aqui de Vila Real todos eles com uma coisa em comum, mais de 80 anos ou por aí.
Antes e depois:
Ver anexo 1358043
Como as tampas eram ligeiramente mais largas coloquei um pouco de tubo termoretráctil à volta da cabeça do parafuso para aumentar o diâmetro.
Ver anexo 1358044
Já comprei um cabo de embraiagem para ficar de reserva, espero que por muitos anos.
Tipicamente a partir dos cerca de 25kmh a resistência aerodinâmica é superior á resistência de rolamento, a partir de cerca de 50kmh já começa a ter um impacto que dá para medir.O spoiler parece-me que mesmo na cidade melhorou ligeiramente o consumo, tenho de arranjar tempo para o testar em estrada. Até lá:
1977 Kamei Golf 1 GR 2
Kamei Mk1 Golf pista Lydden Hill Race
e muitos mais Golfs...
|
| |
| Sensor VDO com saída só para o manómetro. |
|
|
| Ao ralenti (valores em Ohms) | A rotações mais elevadas. |
|
|