Volkswagen VW Tipo 1 1300L 1970-04

Volkswagen  VW Tipo 1 1300L 1970-04

Uma micro atualização, mas estou a testar um arranjo que se funcionar vai ser uma novidade interessante.
A tampa do porta-luvas soltou-se e descobri que o sistema é muito simples, mas eficaz. Isto relembrou-me uma dica que vi em tempos de usar a tampa do porta-luvas como base para afinar a cor original dos VW, até porque o interior não vê a luz do sol.

Aproveito para perguntar se sabem de algum local aqui por Vila Real onde me possam fazer um pouco de tinta para uns retoques. Ando para fazer isto há uns tempo, usei uma lata spray de "Verde Elm" L60D que é um verde que saiu em 1970 (ano do carro) a cor é parecida mas não exactamente igual. A do carro é ligeiramente mais escura e tem um toque de azul.
Tenho confiança na cor da lata, porque da mesma marca já usei no Ford Mondeo que também anda aqui no fórum e num Panda de 2005 e não se distingue da cor de fábrica. Aliás no Panda a determinada altura na marca pintaram o parachoques de trás e a cor não ficou tão perfeitamente acertada.

Ver anexo 1330718
RGB ou Pantone; o RAL não deve ter correspondência nessas cores antigas.

Há aqui na zona um pintor auto que tem uma máquina que "tira" fotografia/teste da cor/(tinta) e "dá" as misturas a aplicar; mesmo nas pinturas com metalizado.
Nestas é mais complicado porque além do "metalizado" tem o tamanho do mesmo, engraçado ... já vi a funcionar...

Obrigado!
Atrevo-me a complementar o que o Guilherme Bugalho escreveu, com um texto mais pesado.
Pois o ideal é alguém que faça a leitura com um espectofotómetro (aparelho para ler o comprimento de onda da tinta) e depois com software e com a biblioteca de cores que tenha consiga fazer a mistura certa.
Imagem abaixo com o espectro de cores. Por exemplo, um carro azul dará uma medição nos ± 450nm e um amarelo ± 590nm, mas depois ainda tem a quantidade de branco e/ou preto para dar os "tons" da cor pura, acho que estou a simplificar e espero não ter colocado erros.

1758402484515.png
1758403076744.png

Editado - Lanço o desafio ao Portal dos Clássicos de criar uma secção de documentação técnica generalista sobre temas como por exemplo este a explicar como se pinta. Não sou candidato ao tema porque deve ser escrito por quem seja profissional da área ou lá perto. A parte da oficina em parte cobre isto, mas seria mais para colocar tutorias do que discutir problemas concretos do modelo A ou B. Por exemplo ingnição, como funciona, etc.
Eventualmente arquivo com PDFs de manuais, livros, brochuras, etc. (não sei se é possível porque ocupa espaço - MB).

Última edição:
Também ando á procura do mesmo, alguma empresa que copie a cor original e faça igual, conheço uma, porém o scanner deles é muito pequeno, já la mandei uma vez fazer tinta para a minha vespa t5, copiaram pelas tampas do guiador, mas no caso do carro não tenho nenhuma peça desmontável que possa levar, teria de ser com outro tipo de aparelho para copiar, algo portátil.

Obrigado a todos!

Atualização da renovação da ignição: continuo a fazer alguns quilómetros e o carro parece estar mesmo a gastar menos (a cada depósito que encho registo sempre os km a 1/4, 1/2 e 3/4 para além da média quando encho). Também sinto que o carro está bem mais solto, aguenta em quarta em locais onde em tempos tinha que meter a terceira e em tempos mais antigos, terceira e segunda...

Ressalvas prévias:
- Confio no que o Moisés indicou pois ele está muito bem documentado como já fui percebendo.
- Assim, a brochura que estou a anexar foi retirada do TheSamba portanto, as diferenças podem resultar de diferentes mercados.

O que o meu tem de adicional que também aparece nesta brochura: dois cinzeiros atrás (em vez de um só); duas bolsas nas portas (em vez de uma só); Não tenho espelho na pala do passageiro; Também não tenho tapete com borracha na zonas dos pedais.
O meu teve (ainda está lá o interruptor), mas já não tem vidro traseiro com desembaciador, que o Moisés já esclareceu mais atrás, que era um opcional, também li que os travões de disco à frente seriam um opcional (o meu não tem). O vidro traseiro é o único que desconfio já não ser original (por esse facto) embora ainda seja da Covina facto que denuncia que este carro foi montando em Portugal.
Ver anexo 1326275

Ver anexo 1326269Ver anexo 1326270

Outro assunto de manutenção. Limpei e coloquei silicone em todas as borrachas. De tempos a tempos faço isso, tenho feito desde novo noutro que já vai com 30 anos e as borrcahas têm-se aguentado.
Fiz a limpeza com detergente para lavar o carro e uma escova de dentes velha. Faço a aplicação do silicone com um pincel depois de ter disparado o spray para a tampa da lata.
Antes da limpeza
Ver anexo 1326271
Depois de limpo
Ver anexo 1326272
Já com silicone
Ver anexo 1326273
Tambem eu aplico um lubrificante em tudo o que é juntas, borrachas e plastico, eu uso vaselina liquida, um colecionador de automoveis antigos bastante idoso, à muitos anos me explicou que a vaselina é um produto que é facil de liquidar o que não é o caso do cilicone liquido, por exemplo, qualquer pintor de automoveis sabe que o cilicone liquido pode estragar uma pintura por completo e que é muito, mas muito dificil de anular!!!

Tambem eu aplico um lubrificante em tudo o que é juntas, borrachas e plastico, eu uso vaselina liquida, um colecionador de automoveis antigos bastante idoso, à muitos anos me explicou que a vaselina é um produto que é facil de liquidar o que não é o caso do cilicone liquido, por exemplo, qualquer pintor de automoveis sabe que o cilicone liquido pode estragar uma pintura por completo e que é muito, mas muito dificil de anular!!!
Há dois produtos antigos excelentes para usar qb nos clássicos.
Vaselina (como exemplo dito acima) e álcool etílico desnaturado (azul), este para limpar tubagens metálicas dos travões ...

Eu que ando aqui há pouco tempo acho que devemos aproveitar os avanços técnicos e a evolução dos materiais e dos produtos

Para tratar as borrachas de um carro antigo há muitas receitas e possibilidades...
A vaselina e o silicone são boas adaptações que até funcionam mas acarretam desvantagens.
Não há nada, mesmo nada, mais adequado que um produto desenvolvido especificamente para essa finalidade. Eu uso o Gummi-Pflege da Autosol.
Há equivalentes de outras marcas que poderão ser iguais ou melhores, mas eu uso esse.

Última edição:
Eu ando que aqui há pouco tempo acho que devemos aproveitar os avanços técnicos e a evolução dos materiais e dos produtos.

Para tratar as borrachas de um carro antigo há muitas receitas e possibilidades...
A vaselina e o silicone são boas adaptações que até funcionam mas acarretam desvantagens.
No entanto não há nada, mesmo nada, mais adequado que um produto desenvolvido especificamente para essa finalidade. Eu uso o Gummi-Pflege da Autosol.
Há equivalentes de outras marcas que poderão ser iguais ou melhores, mas eu uso esse.
Cheguei a conseguir comprar na Norauto o Gummi-Pflege da Nextzett, funciona muito bem na manutenção das borrachas. Apenas uso o silicone e secador quando preciso de mais alguma elasticidade, assim mais rapidamente para fazer alguma montagem.

O silicone em spray aplico-o com um pincel para ficar mesmo só nas borrachas e plásticos. Mas já tenho andado à procura de produtos específicos para as borrachas e vi muito boas referências ao produto Gummi-Pflege da Nextzett indicado pelo Ivo Santos. Entretanto comprei em junho um outro produto da SwissWax, não sei se melhor, se pior ou igual ao Gummi-Pflege. Ainda não experimentei. O importante é o que vai a seguir ;)
_9270131s.jpg

Outra novidade. O carro tinha um ralenti irregular há já um tempo quando quente, eu não conseguia afinar bem o carburador e as restantes pessoas que conhecem o carro achavam que estava muito bom. Será que eu estava a ser picuinhas? Eu reconheço esse meu defeito, podem ver para trás as micropeças que comprei para o carro ir ficando como quando saiu de fábrica.
Identifiquei o problema como uma fuga no colector de admissão na zona de ligação aos cilindros 1 e 2. O colector é novo e desconfio que quem mo montou não seguiu a devida técnica. Há muitos métodos indicados na internet, eu usei um pouco de WD40 para ver se o ralenti se alterava e verifiquei isso quando o apliquei no local indicado.
Depois como compor? Bem tentei apertar as porcas e nada, pareciam que estavam no máximo. Encontrei um vídeo de um ilustre brasileiro a explicar como se faz usando um VW Gol, "basicamente um Golf" com motor de carocha 1600 montando à frente. Umas pacandinhas no colector de admissão com uma chave de parafusos grande e um martelo e eis que consigo apertar um pouco mais as porcas. Motor perfeito e o que ganhei em potência, noto nas subidas que tenho já calibradas. Acho que está a consumir menos. Há locais onde subo em quarta que em tempos só em terceira. Atenção que isto é só para os motores com admissão simples (por exemplo 1300 40hp mas não no 44hp). A mistura fica toda errada. Acho que finalmente começo a ter carro!
Os carros antigos não são tão quanto parecem, anda é mal mantidos...

Amigo José, isso não terá algo a ver com isto:
Essa da pancada, sim, ok, de certa forma vai funcionar, pois faz com que as superfícies se friccionem e deformem para acamarem melhor entre si, mas parece uma solução um bocado á "gambiarra" como dizem os nossos amigos brasileiros.
Nunca trabalhei num caso desses específico, mas em outros VW há juntas do género e por vezes fugas,o que acontece, as superfícies não estarem realmente direitas, deformação ao apertar, as flanges ou juntas serem finas e o perno não tem curso necessário para fazer pressão suficiente, ou seja, a flange ser mais fina do que o sítio onde a rosca termina, nessas situações basta adicionar uma anilha espaçadora para dar altura e até ajuda numa próxima vez que por algum motivo se tenha de desmontar porque reduz a forca no perno.

Agradeço ao Mário porque já me estimulou a ir estudar e percebi que este detalhe tem mais variantes nos VW carocha do que julgava. É esta troca que nos enriquece, por exemplo pensava eu que tirar um espelho retrovisor num Golf MK1 descapotável como base para afinar a cor era só tirar dois parafusos... pois, afinal é mais evoluído e mais complexo, outra que aprendi com o nosso amigo Mário:)
Sobre a admissão já arranjei fotos e informação, próximo fim-de-semana faço o "manual" que agora estou sem tempo ;)

pensava eu que tirar um espelho retrovisor num Golf MK1 descapotável como base para afinar a cor era só tirar dois parafusos... pois, afinal é mais evoluído e mais complexo, outra que aprendi com o nosso amigo Mário:)
E pensas corretamente, retirar o espelho é retirar 2 parafusos mais desmontar a parte de dentro da porta, mas isso é a parte fácil, a parte não fácil é que muito provavelmente a borracha de vedação vai-se desintegrar toda ao desmontar e vai ser preciso nova, que arranjar uma original as vezes é um problema e mais umas quantas molas que também muito provavelmente vao pelo mesmo caminho, no meu caso particular também não posso usar o espelho pois a cor, pode ser dos meus olhos, mas parece diferente do resto, mais comida do sol, obviamente já me tinha ocorrido isso, copiar a cor do espelho que é uma peça pequena:D
Por falar nisso, hoje indicaram-me, em vila nova de Gaia uma empresa que copia a cor e faz inclusive spray, e á partida vou tentar a minha sorte lá

(...(
Por falar nisso, hoje indicaram-me, em vila nova de Gaia uma empresa que copia a cor e faz inclusive spray, e á partida vou tentar a minha sorte lá
A Tintauto, em Pedroso (Carvalhos) também faz isso, penso eu. Tinham uma loja no centro de Gaia, mas agora ficaram só ali.
A tinta que serviu para uns retoques na minha 124 foi afinada pelo funcionário da Tintauto. A carrinha estava na rua e ele vinha junto da carrinha ver após cada tentativa de afinação.

Se vieres à Tinta e Cor tens de me ligar. Moro a 5 minutos de lá!

A Tintauto, em Pedroso (Carvalhos) também faz isso, penso eu. Tinham uma loja no centro de Gaia, mas agora ficaram só ali.
A tinta que serviu para uns retoques na minha 124 foi afinada pelo funcionário da Tintauto. A carrinha estava na rua e ele vinha junto da carrinha ver após cada tentativa de afinação.

Se vieres à Tinta e Cor tens de me ligar. Moro a 5 minutos de lá!
Não sei ainda quando, pois ainda não tive tempo de resolver o meu último "problemazinho" de ter partido o banco do condutor, mas seguramente vou

Aqui vai um documento técnico sobre a admissão nos VW com base principalmente num documento técnico da JBugs. Não garanto que esteja tudo correcto, confirmem.
Deixo os links e fui eu que coloquei nas imagens o símbolo da JBugs porque sou da opinião que devemos dar o crédito a quem o merece e aqui o único trabalho que tive foi de alterar para português.
Admissap_800.jpg

1100cc (25HP)
1200cc (36HP)
1200cc (40HP)
VW-Engine-Identification-1200cc_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-2_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-3_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-4_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-6_0200.jpg
1759601809783.png
1300cc Ad. simples
1500cc Ad. simples
1600cc Ad. simples
VW-Engine-Identification-Single-Port_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-1300cc-1600cc-11_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-1300cc-1600cc-1_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-1300cc-1600cc-4_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Single-Port-1300cc-1600cc-6_0200.jpg
1759602209335.png
1300cc Ad. dupla
1500cc Ad. dupla
1600cc Ad. dupla
VW-Engine-Identification-Dual-Port_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Dual-Port-2_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Dual-Port-3_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Dual-Port-4_0200.jpg
VW-Engine-Identification-Dual-Port-6_0200.jpg
1759602494958.png

Agora a informação que se segue já foi encontrada pelo Mário Marques (fonte The Samba):
Os motores 1100cc e 1200cc tinham anéis para fazer junta com 32mm externo e 25mm interno, a partir do chassis 4 846 836 e motor 6 916 251 (1200cc com 41,5hpSAE) passaram a ter 34mm externo e 27mm interno. Atenção que na vida de um carro antigo podem ter mudado as cabeças e as medidas alteradas.

1759603042619.png

1759603185776.png
1759603205545.png
1759603222434.png
1759603232225.png

Os motores de admissão simples 1300cc, 1500cc e 1600 cc têm anéis de vedação com 38mm externo e 32mm interno.

Nos de admissão dupla não há confusão porque o sistema de vedação é diferente.
1759603656820.png

Última edição:
Lembrei-me de ir calcular um coisa, a diferença de fluxo com o aumento do diâmetro dos tubos, porque ao contrário do que intuitivamente pensamos um tubo com o dobro do diâmetro permite quatro vezes mais fluxo e não o dobro e dois tubos cuja soma das duas secções tenha uma área igual à de um único tubo tem um fluxo menor. Atenção que estou a simplificar muito, já ví testes de colectores e parece magia negra :) com quem sabe por vezes a ficar surpreendido com os resultados no banco de potencia
As condições que usei na calculadora on-line foram uma pressão de 1bar igual antes e depois do tubo e um comprimento do 10cm. Atenção que isto são valores na zona da junção do colector de admissão à cabeça, pode haver zonas que sejam mais restritivas, como carburador, a restante parte do colector de admissão ou ainda as válvulas de admissão.
25mm - 79,8L/s - 1
27mm - 93,17L/s - 1,17 (+17%)
32mm - 131,09 L/s - 1,64 (+64%)
Para a admissão dupla não encontrei valores.
Uma abertura com diâmetro de 36mm que é 44% maior que a 25mm dá um pouco mais do que o dobro do fluxo.

Já agora um manual técnico que pode ser útil na BBugs.

Obrigado pelo elogio!
Se com esta informação conseguir contribuir para que mais VW continuem a rolar, eventualmente afinados/reparados pelos donos, missão cumprida. Progressivamente tenho perdido o medo de meter as mãos na massa. Já percebi que com a informação certa não erramos muito, fazendo um erro pequeno o carro aguenta e dá para corrigir. Fica aqui o desafio.
Quando neste post de 2010 ninguém conseguiu esclarecer/ajudar logo que a bateria para um VW 1300 de 1972 é de 12V, falta muita informação ;) Belo VW 1300! Parabéns!

Bateria
1962 - começam a ser produzidos alguns carros de emergência com sistema de 12V por causa do rádio/comunicações.
1963 - 12V há referências a que podia ser instalado como opcional.
8/1966 - 1300 e 1500 ( ≥chassis nº 117 000 001) sistema de 12V - alguns descapotáveis já foram produzidos com baterias de 12V no ano de produção anterior.
Modelo 1200 - sistema 6V até 7/1975, mas podem ter sido produzidos com 12V que era um opcional.

Num sistema de 6V o arranque é sempre mais difícil, principalmente com um sistema velho. As luzes também podem ser mais fracas. O sistema de 6V implica maior amperagem para o mesmo consumo: 6 V x 10 A = 60 W vs 12 V x 5 A = 60 W.
Pode fazer-se a conversão de 6V para 12V mas não é só mudar a bateria... Isso só por si dá um tópico geral, até porque há outros clássicos com 6V.

Última edição:
Poucas novidades para já, embora tenham chegado coisas mais fora do vulgar para instalar, mas quando... não sei.
1 - Andava há tempo à procura de um "guarda pó/ozono" para o distribuidor. Nem todos os modelos de distribuidor o têm e há versões diferentes em função do distribuidor.
PA241189_f_24000600.jpg
PA241190_f_24000600.jpg

Finalmente percebi para que era o entalhe no corpo do distribuidor, para segurar esta peça.
PA241190_fPC.jpg

Toda a informação que alguma vez precisarão sobre este tópico no The Samba

2 - Carro lavado, descontaminado com algo que em inglês chamam clay (barro) mas parece mais plasticina, limpeza adicional com um líquido descontanaminante e cera no fim, experimentei uma cera que nunca tinha usado e a parte do afagar é a mais fácil que encontrei até hoje. Já faço esta rotina com os meus carros há uns 15 anos, uma vez por ano. Eis o resultado depois de uma chuvada, sim este carro anda à chuva, mas está todo protegido e em 9 anos parece estar a funcionar.
Quanto ao produto para aplicar nas borrachas da Swissvax - estou fã, agora falta o longo prazo. Uma coisa muito boa que têm e já uso há anos é um produto para limpeza de motores, nunca tive problemas na pintura, cromados, etc. Não estava a conseguir limpar bem uma borracha do parabrisas para aplicar o produto para "hidratar [é mais olear]" e selar as borrachas, usei-o e ficou bom à primeira sem estragos na pintura.
PA311197_f_400.jpg

Finalmente, o motor todo afinado por mim, menos as válvulas e já me elogiaram o trabalhar do motor. Não estou a escrever isto para me gabar, mas sim para entusiasmar outros a fazer o mesmo ganhado autonomia, pelo menos nos clássicos mais simples, acredito que afinar os carburadores de um Miura não esteja ao alcance do comum dos mortais.

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom