Obrigado pela informação!

Vou aproveitar a dica para ampliar a informação e por isso agradeço eu e os leitores aqui do fórum que fica já aqui muita coisa sobre aerodinâmica.
Pois, a aerodinâmica é uma área que gosto pois também já construí uns quantos aviões RC, alguns experimentais sem planos. Uma coisa que achei que haveria, e muito, seriam estudos aerodinâmicos deste modelo, surpresa minha quando para além desse tópico no The Samba e mais umas comparações aerodinâmicas de frente vs de trás para o vento pouco há.
Pois, os fios de lã são fabulosos para ver se há fluxo laminar ou turbulento, geralmente queremos o primeiro porque está associado a uma menor resistência ao avanço. Para a pressão há uns sensores, mas não queria investir nisso. Tenho uns registadores de temperatura posso colocar um no compartimento do motor e ver se há diferença de temperatura com e sem. Teoricamente o que funcionaria bem nas duas componentes, resistência ao ar e mais entrada de ar seria um spoiler como o do Porsche 911 2.7RS (esse foi testado em túnel de vento). A questão das marcas de água na carroceria foi o que permitiu perceber muitos problemas aerodinâmicos em Le Mans, não quero garantir mas também com o Porsche 917, depois levou com uns micro flaps (Gurney Flaps) atrás que parecem contra-intuivos, mas que mudavam completamente o comportamento do carro. Vejam na imagem as placas atrás nos guardalamas, foi quanto bastou para transformar um carro perigoso.
A zona de entrada de ar tem pressão baixa e turbulenta o que não ajuda muito e não sei se este sistema conseguirá ir buscar mais ar, mas um turbulador ou geradores de vortex (ou conjunto de) no tejadilho antes da janela de trás parece que tem algum efeito, ajudando a que o ar se mantenha mais tempo colado ao veículo. O vídeo abaixo a demonstrar o que o Mario Marques refere.
Depois há o software de simulação, como o
OpenFoam (gratuito):
Finalmente um bom canal de aerodinâmica, onde já vi os tais sensores de pressão. Como diz o autor (profissional do tema) em diversos vídeos é preciso testar, porque o que parece que funciona, por vezes acaba por atrapalhar ainda mais. Se tiverem paciência vão descobrir lá explicação para toda uma série de pequenos detalhes aerodinâmicos que os carros modernos começam a exibir, como as entradas de ar no parachoques da frente na zona de fora que servem para "injectar ar" na lateral externa das rodas (vejam que nas cavas das rodas há uams ranhuras por onde sai o ar) e uns flaps guerney que tenho visto na parte lateral dos carros atrás.
Canal sobre aerodinamica
Algo que só recentemente soube e também é contra-intuivo. Agora vou deixar os alfistas todos inchados.
| Jaguar E Cd=0,40 a 0,44 conforme as fontes | Alfa Romeo Giulia Cd=0,34 |
| |
O autor do desenho do Alfa Romeo Giulia foi Giuseppe Scarnati que durante algum tempo da sua vida desenhou aviões e isso nota-se no 0,34. Por exemplo, a traseira cortada a direito ajuda no 0,34.
Finalmente, a única coisa que conheço bem testada nos VW de estrada e que funciona, o spoiler frontal. A Kamei tem modelos para diferentes carochas.
Uma das queixas relativas ao carocha é ficar leve no eixo da frente a velocidades elevadas (+100km/h). Para contrariar esse efeito a empresa Kamei fabricou e ainda vende ao fim destes anos todos uns spoilers para colocar à frente. Noutro veículos estes spoilers podem melhorar muito a aerodinâmica por terem uma parte inferior muito irregular, o carocha nesse aspecto é muito bom e o ganho não será tanto, mas diminuir a quantidade de ar que passa por baixo do carro, este ficará mais agarrado à estrada.
Parte da informação é tirada da página da
Kamei
O primeiro spoiler da Kamei surge em... 1953 no salão de Geneva.
Finalmente em 1972 a venda de spoilers começa em grande após a apresentação do salão de Geneva. Os apêndices aerodinâmicos nesta altura já era coisa comum no desporto automóvel e portanto a a ideia avançou. Moral da história, uma ideia até pode ser boa, mas se surge antes de tempo, está condenada ao fracasso. Para contextualizar, o primeiro uso documentado de asas numa grande prova de automóvel de competição foi feito por
Michael May em 1956 com o seu Porsche 550 Spyder nos 1000 km de Nürburgring e começa a ser popularizado só em 1965/6 com Jim Hall e o
Chaparral 2C/E. Antes houve alguns usos de asas para recordes de velocidade.
Spoiler para 1200/1300/1500 (a única casa que conheço que vende o spoiler com a marcação Kamei é a
Werk34)
Spoiler para 1302/1303
Agora para o fim a parte melhor, a documentação técnica sobre estes spoilers e é interessante, o grande efeito, como escrevi atrás é o aumentar o "peso aerodinâmico" no eixo da frente e no carro em geral.



Imagem final (Tatra T37):