Vauxhall Vauxhall viva Ha - 1965

Vauxhall  Vauxhall viva Ha - 1965

É engraçado ver essa publicidade e relembrar a sensação que senti ao conduzi-lo na minha ultima e praticamente única viagem com ele. Foram cerca de 20km, os primeiros 10 meio a medo, mas os restantes 10 foram muito divertidos. Para me motivar ao longo do processo imagino-me a conduzir o carro e a sentir o que senti nessa viagem... não vejo a hora de passar da imaginação à realidade. Obrigado pela partilha ;)

Continuação dos trabalhos das longarinas…Desta vez a reportagem fotográfica é curta, apesar de ter passado umas boas horas a trabalhar não houve muito a fotografar.

Basicamente o trabalho feito foi juntar as duas partes de cada longarina em uma só, para ficar com a longarina completa. Parece fácil, mas foram horas de ajustes, montar e desmontar, medir, soldar e voltar a ajustar.

Neste momento tenho as duas longarinas e comecei a produzir os seus reforços internos. Para ja tenho começados os reforços da zona que recebe o eixo da frente.

De um modo geral estou satisfeito, à primeira vista estão a encaixar bem no carro, as medidas estão a bater certo tanto no eixo como na travessa da caixa… mas como há sempre margens para ajustes e pode haver surpresas desagradáveis prefiro só deitar os foguetes quando elas estiverem soldadas em definitivo.

Ainda faltam umas horitas para as poder soldar em definitivo, mas já dá gosto vê-las apontadas no lugar.

IMG_7692.webp

IMG_7690.webp

IMG_7694.webp

IMG_7702.webp

IMG_7698.webp

IMG_7696.webp

Desta vez não trago fotos do processo, até porque tem pouco avanço visível, trago dois pedidos de ajuda.

1 - Sabia que o tanque de combustível tinha alguma ferrugem junto ao fundo, mas pensava que era só exterior, no entanto para evitar que a ferrugem avançasse lembrei-me de retirar essa ferrugem. Para surpresa minha já tinha alguns buracos. É numa zona específica, de modo geral parece sólido. Qual o melhor procedimento para esta situação? De repente lembrei-me de solda com estanho, ou então retirar toda a zona afetada e soldar chapa nova, qualquer uma das opções complementada com um kit de reparação de depósitos dado no interior. (Foto em anexo)

2 - A carroceria tem um tampa em cada cave de roda da frente, o que me parece um ponto fácil de infiltrações de água para o interior. À partida não vejo utilidade naquelas janelas e pelo que pesquisei podem ser apenas resultantes do processo de fabrico da carroceria. Alguém sabe explicar o motivo da existência? A minha ideia é fechá-las com chapa, mas primeiro queria ter a certeza que não vão fazer falta. (Foto em anexo)

IMG_7876.webp

IMG_7879.webp

IMG_7880.webp

IMG_7892.webp

IMG_7896.webp

Desta vez não trago fotos do processo, até porque tem pouco avanço visível, trago dois pedidos de ajuda.

1 - Sabia que o tanque de combustível tinha alguma ferrugem junto ao fundo, mas pensava que era só exterior, no entanto para evitar que a ferrugem avançasse lembrei-me de retirar essa ferrugem. Para surpresa minha já tinha alguns buracos. É numa zona específica, de modo geral parece sólido. Qual o melhor procedimento para esta situação? De repente lembrei-me de solda com estanho, ou então retirar toda a zona afetada e soldar chapa nova, qualquer uma das opções complementada com um kit de reparação de depósitos dado no interior. (Foto em anexo)

2 - A carroceria tem um tampa em cada cave de roda da frente, o que me parece um ponto fácil de infiltrações de água para o interior. À partida não vejo utilidade naquelas janelas e pelo que pesquisei podem ser apenas resultantes do processo de fabrico da carroceria. Alguém sabe explicar o motivo da existência? A minha ideia é fechá-las com chapa, mas primeiro queria ter a certeza que não vão fazer falta. (Foto em anexo)

Ver anexo 1358618

Ver anexo 1358619

Ver anexo 1358620

Ver anexo 1358621

Ver anexo 1358622
O depósito já teve melhores dias ...
A solda com estanho realiza milagres, no meu hiy os painéis são soldados com estanho entre eles. Mas no depósito parece-me ambicioso ... porque os buracos parecem-me grandes.
Como ele é fabricado em duas "metades", que tal fazer umk molde negativo em madeira e depois moldar a chapa ??
Eu sei que é uma trabalheira do cacete ...
Já sobre a limpeza e protecção do interior dele (depósito, depois de reparado ...) talvez o homem das suspensões hydrolastic ( @José Carlos Magalhães ) tenha solução para isso.

Sobre a janela na cava da roda ... parece-me que a deves manter, mas muito bem fechada, sem ser soldada. Podes aplicar, cera, massa consistente ou pintar .. antes de tudo; e serve também para inspecionar, desentupir as goteiras.
Estive a consultar a TS636 e não refere nada .. mas aparece o desenho dela no esquema.

Continua o excelente trabalho ..

Desconhecia este tópico. Magnifica a qualidade dos trabalhos!
Votos de boa continuação ;)

Ver anexo 1358618

Ver anexo 1358619

Ver anexo 1358620

Ver anexo 1358621

Ver anexo 1358622
Há quem solde os depositos a Laser e, do que vejo, fica uma coisa em condições! Já vi um que foi soldado nesse estado e já aguenta há muito tempo, mas depois de soldado levou um tratamento selante no interior identico ao que dei no do Renault 6 (Eu usei POR15 que comprei em conjunto com outro colega, para tratar 2 depositos ao mesmo tempo que aquilo já na altura era caro que dói, imagino agora)... Continua o excelente trabalho!

Obrigado pelas opiniões/feedback.
Quanto às tampas das caves de roda sinceramente continuo sem ver utilidade. Mas como dentro do possível quero manter a originalidade do carro irei mantê-las.

Quanto ao depósito confesso que desconhecia essa solda a laser, mas não me parece algo que consiga encontrar alguém que faça facilmente. Assim à partida estou inclinado para retirar aquela zona podre e soldar chapa nova, aplicar por fora uma espécie de massa de solda própria para depósitos para tapar qualquer micro buraco que fique da solda MIG e por dentro dar o tal tratamento da POR 15. Outra opção é fazer o remendo com chapa nova mas arranjar alguém que me solde aquilo a TIG, garantido que não ficam furos na solda.
Só tenho receio que a união das duas partes do depósito já esteja comprometida também e aí será trabalho e dinheiro em vão. E se isso se verificar não sei o que fazer, mas não vale a pena sofrer por antecipação.

Relativamente aos últimos trabalhos, continuo nas longarinas, já abri a furaçao para fixação de eixo e depois de monta desmonta e muita medição penso que o eixo da frente ficará no lugar dele e o carro vai andar direito lol
Lá pelo meio apercebi-me que para as minhas longarinas ficarem fiéis à original faltava um pequeno ressalto na aba que solda ao carro. Eu já estava bastante satisfeito com o encaixe delas sem ter o ressalto, mas como acredito que se tinha de origem é porque havia um motivo para tal, decidi fazer esse ressalto.
E após umas 2h a bater chapa fiz os ressaltos e o que estava bom melhorou, o encaixe ficou muito bom.

Queria deixar umas fotos mas por algum motivo o portal não está a deixar carregar. Assim que for possível partilho.

Acho que só pode ser "trabalho amador" Guilherme.... Um "profissional" olhava para o trabalho que tinha e pensava "não tou para isto, tenho mais que fazer..."

Parabéns @AlexandreMM, continua com os bons trabalhos e mantem-nos actualizados :thumbs up:

Acho que só pode ser "trabalho amador" Guilherme.... Um "profissional" olhava para o trabalho que tinha e pensava "não tou para isto, tenho mais que fazer..."

Parabéns @AlexandreMM, continua com os bons trabalhos e mantem-nos actualizados :thumbs up:
Pois, é uma outra perspectiva .......

:xD::xD::xD:

Por acaso tem sido esse o feedback recebido de pessoas que vão passando por lá e vêm o carro. (algumas dentro do ramo profissional) "Conheço pouca gente que hoje fizesse esse trabalho", " Nem um bate chapas ia a esse detalhe...", mas sinceramente acho que só dizem isto pq sabem que o carro não tem grande valor de mercado. E eu entendo perfeitamente que seja praticamente inviável recuperar um carro destes, no estado em que estava, pagando por um serviço profissional de qualidade. Só mesmo um curioso em casa podia salvar este carro.
Mas eu estou a fazer este trabalho pelo desafio pessoal, para aprender algo novo, perceber as fases de um restauro, até onde consigo ir... No futuro gostaria de restaurar algo de valor de mercado superior, mas nunca o iria fazer sem ter já algum conhecimento adquirido.
Obrigado mais um vez pelos elogios :)

Por acaso tem sido esse o feedback recebido de pessoas que vão passando por lá e vêm o carro. (algumas dentro do ramo profissional) "Conheço pouca gente que hoje fizesse esse trabalho", " Nem um bate chapas ia a esse detalhe...", mas sinceramente acho que só dizem isto pq sabem que o carro não tem grande valor de mercado. E eu entendo perfeitamente que seja praticamente inviável recuperar um carro destes, no estado em que estava, pagando por um serviço profissional de qualidade. Só mesmo um curioso em casa podia salvar este carro.
Mas eu estou a fazer este trabalho pelo desafio pessoal, para aprender algo novo, perceber as fases de um restauro, até onde consigo ir... No futuro gostaria de restaurar algo de valor de mercado superior, mas nunca o iria fazer sem ter já algum conhecimento adquirido.
Obrigado mais um vez pelos elogios :)
Isto é de uma lógica cristalina que falta a tanta gente que se mete neste hobby.
Parabéns mais uma vez.

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom