Vauxhall Vauxhall viva Ha - 1965

Vauxhall  Vauxhall viva Ha - 1965

Espetáculo! Que belo trabalho.

Quanto a bateria também sou da opinião de ficar no local original (em termos legais não faço ideia se existe implicações em mudar de lugar ou não).

Quanto aos "escorridos" na zona do motor... bem, se foi a primeira vez e começaste pela zona mais complicada... com o treino o restante vai ficar um mimo!

Boa continuação

Espetáculo! Que belo trabalho.

Quanto a bateria também sou da opinião de ficar no local original (em termos legais não faço ideia se existe implicações em mudar de lugar ou não).

Quanto aos "escorridos" na zona do motor... bem, se foi a primeira vez e começaste pela zona mais complicada... com o treino o restante vai ficar um mimo!

Boa continuação
A bateria tem de estar fixa = bem segura ...

A dificuldade de a instalar na mala é pouca, basta passar um cabo ao longo do carro e arranjar maneira de a fixar.
A vantagem maior é reduzir trabalhos de chapa e pintura no compartimento de motor, pintar aquela zona do suporte com ele no sítio e ficar tudo coberto com tinta e com bom acabamento não será fácil ( para alguém com pouca experiência a pintar), talvez uma pistola de pormenor ajude, não sei….
Para além da segurança que já mencionei há o aspeto da conservação do compartimento do motor, é sempre menos um suporte para acumular sujidades por baixo, a facilidade de limpeza é maior. Depois há o lado estético, que apesar de ser o menos importante neste caso mas tendo a preferir o compartimento mais vazio, destaca o motorzito e acho piada a isso. O único aspeto negativo é perda de originalidade…. Mas como não precisa de ir já para o sítio vou ouvir mais umas opiniões e pesquisar mais um pouco. Obrigado pelo vosso feedback

A dificuldade de a instalar na mala é pouca, basta passar um cabo ao longo do carro e arranjar maneira de a fixar.
A vantagem maior é reduzir trabalhos de chapa e pintura no compartimento de motor, pintar aquela zona do suporte com ele no sítio e ficar tudo coberto com tinta e com bom acabamento não será fácil ( para alguém com pouca experiência a pintar), talvez uma pistola de pormenor ajude, não sei….
Para além da segurança que já mencionei há o aspeto da conservação do compartimento do motor, é sempre menos um suporte para acumular sujidades por baixo, a facilidade de limpeza é maior. Depois há o lado estético, que apesar de ser o menos importante neste caso mas tendo a preferir o compartimento mais vazio, destaca o motorzito e acho piada a isso. O único aspeto negativo é perda de originalidade…. Mas como não precisa de ir já para o sítio vou ouvir mais umas opiniões e pesquisar mais um pouco. Obrigado pelo vosso feedback
E cuidado com a secção e protecção do dito; ainda pode arder ...

Hoje em dias as baterias vertem muito menos e num carro que não será de dia a dia o problema do lixo no suporte não será muito.

Quanto à proteção usando um silicone para as juntas e pintando bem o suporte, nem que seja à Picasso para deixar bem protegido, o vão do motor não ficará mais feio certamente.

Levares cabos para a mala que podem romper a proteção e tem um comprimento bastante maior logo mais resistência não seria a minha opção.

Se quiseres certificar o carro para usufruir das vantagens que proporciona vai ser um ponto de discussão que talvez não valha a pena.

Agradeço as vossas opiniões em relação à bateria e pensando bem acho que não vale a pena inventar, fica no local original.

Aproveito e deixo umas fotos do último do último trabalho.
Estou de volta dos guarda-lamas, ambos em mau estado no mesmo sítio. Ainda não estão concluídos mas já faltou mais…
Ja agora se quiserem ajudar tenho uma nova questão que me está a inquietar… os guarda-lamas são soldados por pontos à carroçaria e ao painel da frente. Sabendo o que passei para os tirar está-me a custar voltar a soldar aqueles pontos todos de novo, pois se um dia os precisar de remover vai ser ainda mais difícil…
Haverá alguma alternativa?
Passou-me na cabeça usar rebites roscados e aparafusa-los…. É descabido? Têm alguma ideia?

IMG_5808.jpeg

IMG_5807.jpeg

IMG_5810.jpeg

IMG_5902.jpeg

IMG_5903.jpeg

IMG_5904.jpeg

Que raio de questões tão "avançadas" .... :xD:
Eu penso que a chapa era soldada a "electropontos", e também penso que ele foi montado lá para os lados de Lisboa.
Por outro lado os carros "monobloco" as soldaduras conferem uma rigidez ao chassi o que dá mais segurança ...
Claro que nos locais onde foi cortada e depois "encostada" outra o melhor é soldar.
Tens de ser tu a decidir ...

Ultimamente é que os carros saem da fábrica como pãezinhos ... antigamente demoravam muitos anos a sair com o projecto completo, e tudo estudado ao pormenor; logo era a melhor maneira de eles andarem. Por isso sugiro a "originalidade" ...

Excelente trabalho ... principalmente a curvatura da embaladeira .... :thumbs up::thumbs up::thumbs up:

Agradeço as vossas opiniões em relação à bateria e pensando bem acho que não vale a pena inventar, fica no local original.

Aproveito e deixo umas fotos do último do último trabalho.
Estou de volta dos guarda-lamas, ambos em mau estado no mesmo sítio. Ainda não estão concluídos mas já faltou mais…
Ja agora se quiserem ajudar tenho uma nova questão que me está a inquietar… os guarda-lamas são soldados por pontos à carroçaria e ao painel da frente. Sabendo o que passei para os tirar está-me a custar voltar a soldar aqueles pontos todos de novo, pois se um dia os precisar de remover vai ser ainda mais difícil…
Haverá alguma alternativa?
Passou-me na cabeça usar rebites roscados e aparafusa-los…. É descabido? Têm alguma ideia?

Ver anexo 1336125

Ver anexo 1336126

Ver anexo 1336127

Ver anexo 1336128

Ver anexo 1336129

Ver anexo 1336130

Que trabalho excelente!

Atualização do trabalho dos últimos fins de semana…
Continuo de volta dos guarda-lamas e já dei um toque no painel frontal.
Comecei pelo guarda-lamas do pendura a achar que era o que estava em mais mau estado. Soldei a peça nova que fiz, rebati uns amassados e montei no sítio junto com a porta para ver o efeito… e confesso que fiquei bastante feliz. Antes as porta batia no guarda-lamas quando abria porque a folga era mínima e após tirar os amassados ficou com folga suficiente para a porta abrir sem problema.

Ainda com a mão quente de mexer no do pendura fui logo ao do condutor, achava eu que nesse era só soldar o fundo novo e estava top, mas assim que lhe pus as mãos em cima vi logo que o formato era diferente, muito mais arredondado na zona perto do farol.
Tinha bastante massa e por baixo notava-se bem uma grande reparação.
Então o que era soldar uma peça transformou-se em 4horas a bater chapa para tentar que voltasse a uma forma semelhante ao outro. Não ficou perfeito, mas como já é lema deste projeto “ fiz o melhor que consegui com as ferramentas que tenho”, mas olhando ao que estava ficou muiiito melhor!
Obviamente aquele lado sofreu um toque entao fui logo ver o painel frontal, que obviamente também estava todo amanhado para encaixar no guarda-lamas.

Então para terminar dei logo um jeito no painel frontal, ainda não esta concluído mas pelo menos já encaixa certo com o guarda-lamas.

Próximo passo é montar a porta do condutor e verificar as folgas, a porta do condutor tinha uma folga grande de mais, provavelmente porque o guarda-lamas ao estar aberto ficava curto… em breve descobrirei.

Ps. Durante este processo perguntei-me varias vezes como raio na reparei nestes defeitos tão claros quando o carro ainda estava montado?!?!?
No fundo fico aliviado, se estava tão mau e não reparei, pouca gente irá reparar nos defeitos que não vou conseguir corrigir totalmente

E agora algumas fotos do processo.

IMG_6002.jpeg

IMG_6004.jpeg

IMG_6026.jpeg

IMG_6018.jpeg

IMG_6023.jpeg

IMG_6034.jpeg

IMG_6095.jpeg

IMG_6096.jpeg

IMG_6102.jpeg

IMG_6104.jpeg

IMG_6118.jpeg

IMG_6123.jpeg

IMG_6125.jpeg

IMG_6126.jpeg

IMG_6133.jpeg

IMG_6130.jpeg

IMG_6131.jpeg

IMG_6143.jpeg

IMG_6145.jpeg

IMG_6149.jpeg

Mais um pouco de processo… vou tentar resumir isto para não saltarem logo para as imagens.

Últimos trabalhos foi a continuação do guarda-lamas do lado do condutor.
Montei a porta e verifiquei que a folga melhorou e a porta já não roça.
Fiz e soldei a parte do fundo junto à embaladeira e pelo caminho ainda deu para refazer a parte interna do canto de cima junto ao capô que já tinha a chapa muito fininha e castigada. .
Dei um jeito no vinco do arco da roda e está praticamente feito a nível de chapa.

IMG_6168.jpeg

IMG_6170.jpeg

IMG_6174.jpeg

IMG_6181.jpeg

IMG_6182.jpeg

IMG_6179.jpeg

IMG_6185.jpeg

IMG_6263.jpeg

IMG_6264.jpeg

IMG_6265.jpeg

IMG_6273.jpeg

IMG_6242.jpeg

IMG_6244.jpeg

IMG_6245.jpeg

IMG_6246.jpeg

IMG_6247.jpeg

IMG_6248.jpeg

IMG_6269.jpeg

Eu limito-me a deixar a minha contribuição ao nível de expressão facial do pequeno emoji nesta fase dos trabalhos porque não tenho palavras para descrever o que acabo de ver. Estarrecido. É como me sinto e diria que é a primeira que me vem à cabeça.

Para quem não é profissional da área e ocupa os seus tempos livres, por carolice, a salvar um castiço Viva, só te posso dar os meus sinceros parabéns e que continues a presentear-nos com os teus trabalhos.

Última edição:
Mais uma vez, que maravilha de trabalhos! Pode-se dizer que o Viva vai entrar em 2026 com outra vida... com menos artroses do que tinha na entrada em 2025.

Abraco

Obrigado a todos pelos comentários, são sem dúvida uma motivação extra para continuar este desafio.
Quando comecei a partilhar o processo o objectivo para além de documentar era receber feedback para perceber se estava no bom caminho ou não, por isso fico feliz que apreciem o trabalho, sintam-se à vontade para uma critica, sugestão ou questão… e se esta partilha servir para motivar alguém melhor ainda!

O tempo não é muito, as ferramentas e o espaço de trabalho não são os mais adequados, mas havendo vontade é possível fazer (quase) tudo. Não ficará perfeito, mas para grande parte destes carros de baixo valor esta é alternativa de prolongar um pouco mais a sua existência.

Aproveito para deixar novidades do processo… e destas vez não foi chapa.
Comecei a pensar na mecânica, e como tenho falta de espaço em volta do carro arranjei um espaçinho para fazer a mecânica e precisava de mudar as coisas (que ficaram na zona do carro) para esse novo espaço.
Aproveitando essa mudança dei já uma primeira limpeza em algumas peças…
Comprei um líquido de limpeza de motores e componentes semelhantes mas ou o produto era mau ou a sujidade acumulada era muito forte.
Gostava que o resultado tivesse sido mais satisfatório do que foi… mas pronto ficam as fotos. E se tiverem algum produto milagroso para esta situação partilhem por favor.

Por fim, bom 2026 para todos!!

IMG_6310.jpeg

IMG_6313.jpeg

IMG_6315.jpeg

IMG_6316.jpeg

IMG_6318.jpeg

IMG_6321.jpeg

IMG_6342.jpeg

IMG_6330.jpeg

IMG_6332.jpeg

IMG_6339.jpeg

IMG_6338.jpeg

IMG_6351.jpeg

IMG_6352.jpeg

IMG_6354.jpeg

IMG_6356.jpeg

IMG_6358.jpeg

IMG_6359.jpeg

IMG_6360.jpeg

Comprei um líquido de limpeza de motores e componentes semelhantes mas ou o produto era mau ou a sujidade acumulada era muito forte.
Gostava que o resultado tivesse sido mais satisfatório do que foi… mas pronto ficam as fotos. E se tiverem algum produto milagroso para esta situação partilhem por favor.
Assim de cabeça, limpeza e recuperação de peças o @João Pereira Bento é moço para ter uns bons conselhos de material e método. Outros colegas haverá, mas o João é o primeiro que me lembro.

Assim de cabeça, limpeza e recuperação de peças o @João Pereira Bento é moço para ter uns bons conselhos de material e método. Outros colegas haverá, mas o João é o primeiro que me lembro.

A maior dica é ter paciência. :D

A ferramenta que muitos desconhecem e faz milagres.

Screenshot_20260105_174833_Samsung Internet.jpg

Depois de remover o maior, Agerul que existe nos supermercados e escova de dentes. :)

A maior dica é ter paciência. :D

A ferramenta que muitos desconhecem e faz milagres.

Ver anexo 1342967

Depois de remover o maior, Agerul que existe nos supermercados e escova de dentes. :)
Obrigado pela dica.
O meu nome do meio é paciência, mas acredito que exista algum produto mais forte que remova grande parte daquela sujidade encrostada… só não sei qual é
De qualquer forma haverá sempre necessidade de raspar alguma coisa, portanto acho que vou adquirir uma ferramenta dessas.

Últimos tópicos

Membros ativos (24h) (96)

Estiveram 96 membros online nas últimas 24 horas.
Voltar
Topo Bottom