Vauxhall Vauxhall viva Ha - 1965

Vauxhall  Vauxhall viva Ha - 1965

Agerul é melhor. Também mais caro.

Uma máquina de lavar a alta pressão ajuda muito. Sem tirar o acumulado não há milagres com detergentes.
Eu comprei um produto numa casa de tintas que me disseram ser indicado para este tipo de limpezas. O processo que fiz uma primeira passagem de maquina de pressão, aplicar produto com pincel, aguardei 10 minutos para atuar e passei novamente máquina de pressão. Como o resultado não foi o esperado tive de lá ir com espátula e chave de fendas...
Lembrei-me do mistolin, mas não tenho a certeza se não será agressivo para borrachas ou outros componentes mais sensíveis.
Vou experimentar esse Agerul e rezar para ter tido azar no primeiro que comprei... caso contrário terei muito que esfregar e raspar.

Mais uns fins de semana que passaram e mais um pequeno avanço nos trabalhos.

Conclui os guarda-lamas a nível de chapa. Faltam apenas uns pequenos ajustes mas deixo para quando for lixar completamente para dar epoxy.

Refiz algumas partes dos painel frontal, apesar de serem zonas que com o carro montado não se iriam ver eu não consegui deixar de refazer, normalmente tomo a decisão, arrependo-me a meio do processo e no fim fico contento por ter feito. ( maior parte das vezes)

Ainda não está concluído, mas mais umas horitas e fica. Com os 3 painéis concluídos é lixar tudo e aplicar epoxy, mas convém aguardar um fim de semana de sol , que estes últimos não tem sido fáceis.

Deixo algumas imagens do processo.

IMG_6442.jpeg

IMG_6445.jpeg

IMG_6446.jpeg

IMG_6450.jpeg

IMG_6458.jpeg

IMG_6462.jpeg

IMG_6467.jpeg

IMG_6536.jpeg

IMG_6537.jpeg

IMG_6538.jpeg

IMG_6549.jpeg

IMG_6547.jpeg

IMG_6546.jpeg

IMG_6550.jpeg

IMG_6551.jpeg

IMG_6552.jpeg

Refiz algumas partes dos painel frontal, apesar de serem zonas que com o carro montado não se iriam ver eu não consegui deixar de refazer, normalmente tomo a decisão, arrependo-me a meio do processo e no fim fico contento por ter feito. ( maior parte das vezes)
😂😁

E que trabalho! A zona dos faróis de ter dado uma luta dos diabos! Fantástico, como sempre!!!

😂😁

E que trabalho! A zona dos faróis de ter dado uma luta dos diabos! Fantástico, como sempre!!!
Obrigado 🙏🏽
Verdade, não foi fácil recuperar a forma original, ou perto disso vá. O truque é paciência e aceitar que tudo leva o seu tempo.

Mais uma atualização de trabalhos…
Conclui a aplicação de epoxy na frente do carro.
Dei duas demãos nas caves de roda e painel frontal, a primeira demãos mais de leve para criar ancoragem e a segunda bem mais carregada. Até foi carregada de mais, porque escorreu bastante em alguns sítios, mas como é uma zona que não terá visibilidade eu preferi garantir que cobria bem todos os cantinhos.
Foi mais uma aprendizagem no que diz respeito a pintura. Quando for em zonas que fiquem à vista se calhar é melhor não pintar de noite sem grande luz e com 12º na rua 😂
Com este passo dado já posso começar finalmente a pensar em voltar a soldar os suportes da bateria e apoios do painel por baixo do pára-brisas e assim começar a testar alinhamentos de guarda lamas e capot.
Deixo algumas fotos do processo.

IMG_6907.webp

IMG_6909.webp

IMG_6910.webp

IMG_6911.webp

IMG_6912.webp

IMG_6919.webp

IMG_6920.webp

IMG_6922.webp

IMG_6923.webp

IMG_6925.webp

IMG_6926.webp

IMG_6928.webp

IMG_6934.webp

Mais uma atualização de trabalhos…
Conclui a aplicação de epoxy na frente do carro.
Dei duas demãos nas caves de roda e painel frontal, a primeira demãos mais de leve para criar ancoragem e a segunda bem mais carregada. Até foi carregada de mais, porque escorreu bastante em alguns sítios, mas como é uma zona que não terá visibilidade eu preferi garantir que cobria bem todos os cantinhos.
Foi mais uma aprendizagem no que diz respeito a pintura. Quando for em zonas que fiquem à vista se calhar é melhor não pintar de noite sem grande luz e com 12º na rua 😂
Com este passo dado já posso começar finalmente a pensar em voltar a soldar os suportes da bateria e apoios do painel por baixo do pára-brisas e assim começar a testar alinhamentos de guarda lamas e capot.
Deixo algumas fotos do processo.

Ver anexo 1347676

Ver anexo 1347677

Ver anexo 1347678

Ver anexo 1347679

Ver anexo 1347680

Ver anexo 1347681

Ver anexo 1347682

Ver anexo 1347683

Ver anexo 1347684

Ver anexo 1347685

Ver anexo 1347686

Ver anexo 1347687

Ver anexo 1347688
Tudo excelente ... excepto essas preguiças ... são um perigo para a vida humana ...

Post-scriptum - não houve problemas com a água e o vento ??

Tudo excelente ... excepto essas preguiças ... são um perigo para a vida humana ...

Post-scriptum - não houve problemas com a água e o vento ??

Tenho de concordar que não são as melhores preguiças do mundo, mas o chão é inclinado e na altura a forma mais fácil de nivelar o carro foi fazer umas no sítio. São feias mas minimamente seguras. Além do mais ainda não fui para de baixo do carro, quando for tenho de arranjar algo melhor sem dúvida.

Quanto à chuva e vento o carro está abrigado num telheiro e aproveitei estes dias de sol e menos humidade para aplicar o primário. A ideia era aplicar durante a tarde, mas atrasei-me a preparar a chapa e teve mesmo de ser de noite, não podia deixar o carro uma semana com chapa exposta. Chato de ser de noite é mesmo a falta de percepção da pulverização da pistola. Como é a segunda vez a utilizar acredito que de dia conseguiria uma melhor afinação e assim melhor acabamento.

Nos últimos fins de semana realizei as seguintes tarefas:
Comecei a tirar medidas e desenhar os primeiros esboços das longarinas de acordo com a ideia que tenho para as fazer.
Resumidamente irei mandar quinar chapa de 2mm em U com as medidas da longarina e as restantes dobras e cortes será no local da obra. Pensei bastante nas hipóteses possíveis e soldar 3 secções em U umas nas outras é a solução que menos solda precisaria para as fabricar e ao mesmo tempo mais fácil de reforçar pontualmente.

Como para fixar as longarinas iria precisar de ter o fundo do carro (meio para a frente) pronta lancei-me a ela.
O procedimento foi o do costume, levar à chapa, conversor de ferrugem e desoxidante dependendo da zona e epoxy para cima. A particularidade aqui foi ter sido dado a rolo e pincel. Já tinha visto vídeos de malta a aplicar assim e como não tenho espeto e não conseguia rodar o carro decidi seguir o exemplo. A maior vantagem é que não há pulverização por toda a parte (inclusive em mim), garanti que apliquei em todos os cantinhos e o acabamento mesmo com a limitação do espaço de trabalho é surpreendente bom. A maior desvantagem foi a demora a aplicar e a dor de braços que deu.

Lá pelo meio lembrei-me que o motor está parado há ano e meio e apesar de o rodar de vez em quando achei que merecia atenção.
Tirei periféricos, tirei bomba de água ( partiram dois parafusos no bloco mas resolvo mais tarde) , lavei todo circuito com água corrente até sair limpa e retirei toda a água do interior do bloco.
A bomba de água está muito corroída, obviamente iria sempre levar nova. Alguma corrosão na cabeça na zona da bomba de água, felizmente tenho uma cabeça suplemente caso seja necessário.
De resto lavei o bloco, uma voltinha de spray anti ferrugem por todo e por fim óleo nos cilindros, rodar e arrumar.

Para breve vamos ver se temos longarinas ou não 🙄

IMG_7010.webp

IMG_7013.webp

IMG_7016.webp

IMG_7017.webp

IMG_7143.webp

IMG_7145.webp

IMG_7186.webp

IMG_7188.webp

IMG_7194.webp

IMG_7202.webp

IMG_7204.webp

IMG_7205.webp

IMG_7206.webp

IMG_7210.webp

IMG_7211.webp

IMG_7212.webp

IMG_7215.webp

IMG_7217.webp

IMG_7225.webp

IMG_7077.webp

IMG_7074.webp

IMG_7087.webp

IMG_7088.webp

IMG_7089.webp

IMG_7095.webp

IMG_7098.webp

IMG_7104.webp

IMG_7107.webp

IMG_7105.webp

IMG_7108.webp

IMG_7110.webp

Atenção ao radiador ... se conseguires soldar a estanho é destapá-lo e limpar com muito cuidado ...

Há gajos com uma habilidade que até parece que veio da barriga da mãe; qualquer dia coloco um link para o youtube de um trabalho de chapa feito num Opel 1900 GT ...

Aliás este trabalho merece estar no dito ...

Post scriptum - o prometido é devido aqui fica o canal do fulano (alemão) que começou a colocar videos do restauro há 3 (três) anos, o ultimo foi colocado há 11 dias.
Também um trabalho de excelência ...

Última edição:
Atenção ao radiador ... se conseguires soldar a estanho é destapá-lo e limpar com muito cuidado ...

Há gajos com uma habilidade que até parece que veio da barriga da mãe; qualquer dia coloco um link para o youtube de um trabalho de chapa feito num Opel 1900 GT ...

Aliás este trabalho merece estar no dito ...

Post scriptum - o prometido é devido aqui fica o canal do fulano (alemão) que começou a colocar videos do restauro há 3 (três) anos, o ultimo foi colocado há 11 dias.
Também um trabalho de excelência ...

O radiador vai ser uma decisão para o futuro, mas quando o guardei dei uma lavadela e não me pareceu em mau estado interior. A minha ideia é montar tudo no sítio e meter um daqueles produtos de limpeza de circuitos e ver o resultado. Mas agradeço a sugestão e na altura de montar logo decido o procedimento. De qualquer forma é daquelas peças que depois de tudo montado facilmente desmonto e troco ou reparo.

Agradeço também a partilha do link e os elogios ao trabalho. Já vi muito vídeo de restauro mas este desconhecia, ainda vi pouco mas parece bom conteúdo, obrigado.
Sem duvida que o trabalho que estou a fazer daria muito conteúdo, seria algo menos profissional, mas até se tornaria interessante por esse mesmo motivo. Só não o faço porque tenho noção que a produção dos vídeos leva o seu tempo e neste momento o meu foco é terminar o carro o quanto antes melhor.

O radiador vai ser uma decisão para o futuro, mas quando o guardei dei uma lavadela e não me pareceu em mau estado interior. A minha ideia é montar tudo no sítio e meter um daqueles produtos de limpeza de circuitos e ver o resultado. Mas agradeço a sugestão e na altura de montar logo decido o procedimento. De qualquer forma é daquelas peças que depois de tudo montado facilmente desmonto e troco ou reparo.

Agradeço também a partilha do link e os elogios ao trabalho. Já vi muito vídeo de restauro mas este desconhecia, ainda vi pouco mas parece bom conteúdo, obrigado.
Sem duvida que o trabalho que estou a fazer daria muito conteúdo, seria algo menos profissional, mas até se tornaria interessante por esse mesmo motivo. Só não o faço porque tenho noção que a produção dos vídeos leva o seu tempo e neste momento o meu foco é terminar o carro o quanto antes melhor.

Bem ...
É necessário relembrar uma coisa que eu também me esqueço frequentemente ...
O modelo da Vauxhall HA foi montado em Portugal. Como tal, por vezes existem "variantes" nas montagens, penso que nada de maior ... mas podem aparecer.

Para ajudar deixo 4 PDFs feitos da publicação TS. 632 (Service Training Manual) em inglês.

Anexos

Agradeço-vos as partilhas ;)
Eu não me recordo se já referi mas comprei o manual de reparações (imagem ilustrativa em anexo) em português e tenho também um em inglês. O manual em Português é bastante completo. Portanto se alguém precisar de informação técnica para este modelo eu posso partilhar o que tenho. Como é um modelo de carro tão pouco visto aos dias de hoje até me esqueço que mais alguém pode precisar de informação. :lol:

34622-tm_thickbox_default.webp

Agradeço-vos as partilhas ;)
Eu não me recordo se já referi mas comprei o manual de reparações (imagem ilustrativa em anexo) em português e tenho também um em inglês. O manual em Português é bastante completo. Portanto se alguém precisar de informação técnica para este modelo eu posso partilhar o que tenho. Como é um modelo de carro tão pouco visto aos dias de hoje até me esqueço que mais alguém pode precisar de informação. :lol:

Ver anexo 1351744
Isso é quase um achado ...
:xD::xD::xD:

Todos sabemos como a bibliografia sempre foi mal tratada em Portugal ...

Post-scriptum - a TS correspondente ao body é a TS- 636.

Última edição:
Após cerca de 20 horitas estou mais ou menos a meio do processo das longarinas.

Não há muito a explicar, mandei quinar 4 perfis em U de aço de 1,5mm e depois foi medir, desenhar, cortar, martelar(muito) e soldar. Tenho praticamente os exteriores feitos, falta reforços internos, depois é garantir que está ajustado ao carro e soldar numa peça única.
Ficam as imagens do processo…

IMG_7271.webp

IMG_7274.webp

IMG_7285.webp

IMG_7291.webp

IMG_7292.webp

IMG_7302.webp

IMG_7306.webp

IMG_7307.webp

IMG_7321.webp

IMG_7379.webp

IMG_7381.webp

IMG_7385.webp

IMG_7387.webp

IMG_7390.webp

IMG_7391.webp

IMG_7394.webp

IMG_7396.webp

IMG_7399.webp

IMG_7401.webp

IMG_7402.webp

IMG_7404.webp

Últimos tópicos

Membros ativos (24h) (96)

Estiveram 96 membros online nas últimas 24 horas.
Voltar
Topo Bottom