Vauxhall Vauxhall viva Ha - 1965

Vauxhall  Vauxhall viva Ha - 1965

Colunas de porta

Anexos

• IMG_3428.jpeg
    IMG_3428.jpeg
    789.7 KB · Vistos: 0
  • IMG_3429.jpeg
    IMG_3429.jpeg
    864.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_3981.jpeg
    IMG_3981.jpeg
    900.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_3982.jpeg
    IMG_3982.jpeg
    882.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_4098.jpeg
    IMG_4098.jpeg
    681.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_4101.jpeg
    IMG_4101.jpeg
    741.3 KB · Vistos: 0
  • IMG_4103.jpeg
    IMG_4103.jpeg
    761.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_4599.jpeg
    IMG_4599.jpeg
    917.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_4829.jpeg
    IMG_4829.jpeg
    728.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_4837.jpeg
    IMG_4837.jpeg
    709.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_4845.jpeg
    IMG_4845.jpeg
    712.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_4847.jpeg
    IMG_4847.jpeg
    743 KB · Vistos: 0
Dos vauxhall HA,HB, e HC tinhas logo de "escolher" o que apodrece mais ... :xD::xD::xD::xD:

A coisa não está boa mas já vi pior; e parece haver jeito para bate chapas ... o que é meio caminho andado.
Tanto que até já tem uma "frame" em tubo para os desalinhamentos .... (boa)
Tanto quanto sei a Classic Car Panels & Bodywork in UK - Ex-Pressed Steel Panels não fabricou material para a vauxhall HA.

Há muitos anos havia artistas que nas embaladeiras tinham a mania de retirar os reforços ... enfim ...

Estive a consultar o "service training manual" TS. 636, que diz respeito ao "body" do HA; e tendo em atenção a possíveis discrepâncias com o modelo montado em PT, o que é certo é que não aparece grande informação sobre as embaladeiras ...

Continua o bem trabalho ...

Parabéns @AlexandreMM

Belos trabalhos. E sim, são trabalhos que merecem ser mostrados.

Após desmontar praticamente tudo e apercebi-me que o caso era mais grave do que esperava.
Aos anos que por aqui ando,sem qualquer experiência prática, é algo que já me apercebi.... Se parecer mau, vai estar pior quando for desmontado

Se não dissesses que eras amador, eu não me apercebia...

Continua e vais ver que vais chegar a bom porto!

Antes de mais parabéns pela qualidade de execução de tão árduo trabalho de chapa que esse Viva está a receber. Não é para qualquer um atirar-se assim de cabeça, sem experiência, para essa área de recuperação de clássicos. Provavelmente, se virasses a cara à primeira, esse HA já teria o destino traçado.

Continua a partilhar o processo connosco que a malta aqui gosta de ferrugem (que doença tramada, hein ) e de muitas fotografias (bolas, somos mesmo masoquistas ). É bom para ires tirando dúvidas, ficares com um registo desta aventura e incentivares quem anda neste mundo doa clássicos.

O importante é, ao ritmo da vida de cada um, não deixar cair no esquecimento os projectos um dia iniciados. Força e coragem que ainda quero-me cruzar novamente com este Vauxhall por cá.

Dos vauxhall HA,HB, e HC tinhas logo de "escolher" o que apodrece mais ... :xD::xD::xD:

Há muitos anos havia artistas que nas embaladeiras tinham a mania de retirar os reforços ... enfim ...

Eu não escolhi, ele é que me escolheu, confesso que antes de o ver nem sabia da existência do modelo

Consegue explicar melhor o que são os reforços da embaladeira? Só para saber se já houve algum artista a fazer isso neste carro.
Elas parecem-me completas e até estão em estado razoável para a idade, tirando a zona do canto de junção com a coluna da porta. Nesse sítio não consigo fazer de acordo com original, mas por dentro ela está unida com a estrutura interna da coluna da porta que é o mais importante. Para além de que com o desenho que lhe fiz não vai acumular lixo entre o guarda-lamas e voltar apodrecer assim tão rápido.

Grandes e minuciosos trabalhos, parabéns!
Ainda falta muito trabalho, mas com jeito, resiliência e muita paciencia vais conseguir. Não esmoreças, estás a ir muito bem.
Parabéns!

Eu não escolhi, ele é que me escolheu, confesso que antes de o ver nem sabia da existência do modelo

Consegue explicar melhor o que são os reforços da embaladeira? Só para saber se já houve algum artista a fazer isso neste carro.
Elas parecem-me completas e até estão em estado razoável para a idade, tirando a zona do canto de junção com a coluna da porta. Nesse sítio não consigo fazer de acordo com original, mas por dentro ela está unida com a estrutura interna da coluna da porta que é o mais importante. Para além de que com o desenho que lhe fiz não vai acumular lixo entre o guarda-lamas e voltar apodrecer assim tão rápido.
A embaladeira é uma chapa redonda (normalmente) que fica na zona exterior por baixo das portas. Por dentro costuma ter um reforço, também em chapa, e com buracos para ficar mais leve, e dependendo do tipo dos buracos, para a chapa ficar estruturalmente mais forte. Depois .. dentro do carro tem a parte do "solho". O que sucedeu no meu 127 (há muitos anos, já o vendi) foi o bate-chapas retirou esse reforço e ficaram apenas duas chapas paralelas, segundo ele aquilo só servia para aumentar o peso do carro ...

Na Vauxhall usavam uma forma de colocar/soldar os painéis, às vezes chegava às quatro chapas (não neste) de modo a reforçar a estrutura.
Está presente nos PDF s a seguir.

Fiz uns PDFs do manual citado acima, que não sei se tens, apenas referentes ao "body".
Ter em atenção que estes PDFs dizem respeito ao Vauxhall HA de UK, diz-se que os carros montados em PT são iguais, mas eu desconfio.

Anexos

Obrigado pela partilha, eu tenho dois manuais do carro, um inglês e outro português, o português é bastante completo mas as imagens não são tão nítidas e tão completas como as que partilhou, especialmente as das medidas.
As embaladeiras parecem-me originais como disse , já as longarinas é que não consigo saber como eram originalmente em termos de construção , uma parecia feita com dupla chapa a outra já não… mas a minha ideia é refaze-las com uma única chapa de 2 ou 2,5 mm… tenho ainda de pesquisar um pouco para decidir.

Considerando que os PDFs no upload não ficaram visualmente lá muito bem, vou colocar em jpeg.
A primeira "foto" é a identificação dos modelos em UK.

Scanner_20250815.jpg

Depois temos a explicação inicial das reparações:

Scanner_20250815 (2).jpg

Uma vista da parte da frente em detalhe:

Scanner_20250815 (3).jpg

Vista traseira:

Scanner_20250815 (4).jpg

(continua no próximo post) ...

Dimensões ... e os hieróglifos são sobreposição dos painéis ...:xD::xD:

Scanner_20250815 (5).jpg

Detalhes ...

Scanner_20250815 (6).jpg

Mais detalhes ...

Scanner_20250815 (7).jpg

Idem

Scanner_20250815 (8).jpg

Os manuais da Vauxhall são vários ... o primeiro saiu em 1964, o TS.632 (TS quer dizer technical specification - Especificações técnicas)
A colecção completa da primeira série consta de:
- TS 632 - Engine and clutch
- TS. 633 - Transmission, propeller, shaft, rear axle.
- TS. 634 - Suspension, steering, brakes.
- TS. 635 - Electrical equipment, ignition, instruments.
- TS. 636 - Body.

No ebay aparecem à venda muitos destes "livros" sendo que actualmente se vendem a "bom" preço. Quando os comprei paguei pelos cinco menos de metade do que hoje custa um .... bem .. não contando com o correio ...:xD::xD::xD::xD::xD:

Mais uma vez .. bons trabalhos ...
(não desejo sorte ... essa somos nós que a fazemos...)

Obrigado a todos pelas palavras de apoio!
Obrigado @Guilherme Bugalho pela informação partilhada!

Como gostaram das fotos e como foi fim de semana prolongado e eu fiz mais qualquer coisa, vou partilhar mais umas fotos

Em resumo neste fim de semana refiz o fundo da embaladeira do lado do pendura, tratei a ferrugem do painel interno com conversor e fiz o respetivo remendo… falta soldar.

Para resolver os dois “cantos do frame do pára-brisas” decidi remover o painel por baixo do pára-brisas( não sei o nome) até porque queria ter acesso por baixo para ver o estado em que estava e tratar em condições.

O canto do lado do pendura ficou feito, o canto do lado do condutor tem os moldes feitos, mas não podia fechar sem reparar o tablier… fiz o molde do remendo do tablier e acabou o dia…. Aquele pequeno bocado de tablier demorou umas 2h para encaixar bem, ainda não está finalizado mas nada que mais 2h não resolva

Deixo as fotos deste processo…

Anexos

• IMG_4880.jpeg
    IMG_4880.jpeg
    379.3 KB · Vistos: 0
  • IMG_4881.jpeg
    IMG_4881.jpeg
    445.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_4883.jpeg
    IMG_4883.jpeg
    521.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_4886.jpeg
    IMG_4886.jpeg
    441.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_4893.jpeg
    IMG_4893.jpeg
    509.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_4901.jpeg
    IMG_4901.jpeg
    584.7 KB · Vistos: 0
  • IMG_4902.jpeg
    IMG_4902.jpeg
    628.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_4905.jpeg
    IMG_4905.jpeg
    805.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_4906.jpeg
    IMG_4906.jpeg
    725.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_4910.jpeg
    IMG_4910.jpeg
    591.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_4912.jpeg
    IMG_4912.jpeg
    694.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_4911.jpeg
    IMG_4911.jpeg
    581.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_4913.jpeg
    IMG_4913.jpeg
    634.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_4923.jpeg
    IMG_4923.jpeg
    513.7 KB · Vistos: 0
  • IMG_4927.jpeg
    IMG_4927.jpeg
    666.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_4928.jpeg
    IMG_4928.jpeg
    579.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_4931.jpeg
    IMG_4931.jpeg
    550.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_4930.jpeg
    IMG_4930.jpeg
    626 KB · Vistos: 0
  • IMG_4933.jpeg
    IMG_4933.jpeg
    619.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_4935.jpeg
    IMG_4935.jpeg
    559.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_4936.jpeg
    IMG_4936.jpeg
    605.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_4937.jpeg
    IMG_4937.jpeg
    483.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_4941.jpeg
    IMG_4941.jpeg
    626.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_4942.jpeg
    IMG_4942.jpeg
    523.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_4944.jpeg
    IMG_4944.jpeg
    573.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_4951.jpeg
    IMG_4951.jpeg
    645.2 KB · Vistos: 0
Última edição:
Mais um fim de semana menos um buraco…ou dois…
Este fim de semana fechei o remendo do tablier e refiz um pormenor naquela zona. É difícil explicar a zona , mas pela foto entendem
Estava com algum receio/ansioso por fazer esse pormenor devido à zona em que era, pouco espaço para cortar e soldar e lixar, talvez por isso tenha avançado para ele…
Não ficou perfeito, era impossível ficar sem desmontar mais uns painéis, mas acho que dentro das condicionantes ficou bastante aceitável.

Aqui ficam as fotos do processo.

IMG_4996.jpeg

IMG_5012.jpeg

IMG_5014.jpeg

IMG_5016.jpeg

IMG_5021.jpeg

IMG_5007.jpeg

IMG_5024.jpeg

IMG_5033.jpeg

IMG_5030.jpeg

IMG_5039.jpeg

IMG_4951.jpeg

IMG_5051.jpeg

IMG_5056.jpeg

Última edição:
Muitos parabéns Alexandre, é preciso jeito e muita força de vontade para deitar a mão a uma obra destas.
Não tenho muitos conselhos a dar senão que todas as zonas que se abrem para reparar e que acabem fechadas precisam da maior proteção que se lhes possa dar, seja com tintas/primários como com ceras de cavidades.
Este portal é feito exactamente destas partilhas e dos projectos consistentes que vão avançando com enorme empenho dos proprietários.

Excelente :thumbs up::thumbs up::thumbs up::thumbs up::thumbs up:

Se não fosse pela protecção (galvânica) que tem a chapa de identificação o melhor seria retirá-la.
A chapa em si está impecável, maus estava a zona por baixo dela. Quando a voltar a aplicar leva um fiozinho de silicone em volta de modo a evitar o acumular de sujidade e entrada de humidades.
Muitos parabéns Alexandre, é preciso jeito e muita força de vontade para deitar a mão a uma obra destas.
Não tenho muitos conselhos a dar senão que todas as zonas que se abrem para reparar e que acabem fechadas precisam da maior proteção que se lhes possa dar, seja com tintas/primários como com ceras de cavidades.
Este portal é feito exactamente destas partilhas e dos projectos consistentes que vão avançando com enorme empenho dos proprietários.

Obrigado ;)
Nas zonas fechadas sem acesso, como essa que reparei, o melhor que consigo é duas ou três demãos de spray de zinco ( resiste melhor à temperatura gerada pela solda) antes de fechar, e depois de soldado e fechado, com a ajuda do compressor, empurrar novamente spray de zinco lá para dentro na esperança que ele penetre entre as chapas e dê alguma proteção na solda pela parte interna. Na altura de fazer rejuntamento de painéis garantir que estas zonas ficam completamente isoladas do exterior... depois é usar o carro apenas em dias de sol :lol::lol:

A chapa em si está impecável, maus estava a zona por baixo dela. Quando a voltar a aplicar leva um fiozinho de silicone em volta de modo a evitar o acumular de sujidade e entrada de humidades.

Obrigado ;)
Nas zonas fechadas sem acesso, como essa que reparei, o melhor que consigo é duas ou três demãos de spray de zinco ( resiste melhor à temperatura gerada pela solda) antes de fechar, e depois de soldado e fechado, com a ajuda do compressor, empurrar novamente spray de zinco lá para dentro na esperança que ele penetre entre as chapas e dê alguma proteção na solda pela parte interna. Na altura de fazer rejuntamento de painéis garantir que estas zonas ficam completamente isoladas do exterior... depois é usar o carro apenas em dias de sol :lol::lol:
As embaladeiras costumavam ter uns esgotos para a água; uns buracos em que as chapas se afastavam uma da outra de modo a que a água escorresse.
Já nas cavas das rodas existiam uns furos tapados com umas borrachas, não tenho presente como é neste modelo .... se é certo que por aqui se pode "dar cera" no interior da embaladeira não deixa de ser verdade que essa cera podia tapar os "esgotos" referidos antes.

As embaladeiras costumavam ter uns esgotos para a água; uns buracos em que as chapas se afastavam uma da outra de modo a que a água escorresse.
Já nas cavas das rodas existiam uns furos tapados com umas borrachas, não tenho presente como é neste modelo .... se é certo que por aqui se pode "dar cera" no interior da embaladeira não deixa de ser verdade que essa cera podia tapar os "esgotos" referidos antes.
Obrigado pela dicas, neste modelo a embaladeira tem um buraco em cada ponta e é bem visto essa questão da cera o poder tapar, vou ter atenção!

Mais um avanço nos trabalhos…
De forma resumida tapei mais uns buracos e acabei por tirar todos os suportes do compartimento do motor pois não havia forma de tratar alguns podres sem que assim fosse. Para não haver mais surpresas levei o compartimento do motor todo à chapa, conversor onde havia vestígios de ferrugem e uma demao de epoxy.
Nunca tinha usado pistola de pintura e começar num compartimento do motor foi duro há alguns escorridos mas pelo menos está protegido por agora, depois logo se resolverá.

Agora com o epoxy dado a ideia é recolocar os suportes e painel por baixo do pára-brisas para o sítio.
Por falar em suportes… surgiu-me a ideia de anular o suporte da bateria e mete-la na mala do carro, isto porque simplificava o processo de preparação… porque não vejo lógica de montar o suporte só com epoxy uma vez que depois será dificil a pintura cobrir todas as zonas que ficam visíveis por baixo dele e porque o capo abre pela rua (não tem trinque interno) e mesmo com corta corretente fica fácil levar o carro. A bateria na mala com corta corrente já complica um bocado, porque não há acesso interno e a mala tem chave.
Qual a vossa opinião? Estou a complicar ou a pensar bem? Haverá problemas com inspeção?

Deixo algumas fotos do processo.

IMG_5598.jpeg

IMG_5596.jpeg

IMG_5600.jpeg

IMG_5602.jpeg

IMG_5605.jpeg

IMG_5613.jpeg

IMG_5604.jpeg

IMG_5611.jpeg

IMG_5614.jpeg

IMG_5616.jpeg

IMG_5618.jpeg

IMG_5620.jpeg

IMG_5635.jpeg

IMG_5636.jpeg

IMG_5637.jpeg

IMG_5638.jpeg

IMG_5652.jpeg

IMG_5656.jpeg

IMG_5659.jpeg

IMG_5662.jpeg

IMG_5628.jpeg

IMG_5629.jpeg

IMG_5697.jpeg

IMG_5701.jpeg

IMG_5702.jpeg

IMG_5708.jpeg

IMG_5709.jpeg

HhHHhuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiii ....

Que trabalheira ... pessoalmente acho que deve levar a bateria e o suporte no local de origem. Todos sabemos como esse local dá/dava especial trabalho, mas hoje com as baterias "seladas" praticamente desapareceu.

A possibilidade de roubo estará sempre presente, infelizmente. "Corta corrente" no interior do carro ... parece-me o mais prático e menos intrusivo na originalidade.

Pelas fotos excelente trabalho. Cuidado ... sempre com mascara de respiração no uso da pistola de pintura (e nem só...); mesmo para "dar" spray ..

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom