Tás um mecânico completo ....Ver anexo 1355869
O óleo 20w50 já chegou mas só entrará ao serviço quando o problema do consumo excessivo de óleo ficar resolvido, prefiro continuar a acrescentar o 10w40, ainda tenho alguma quantidade.
Enfiei-lhe ar comprimido em cada um dos cilindros com os pistões em PMS, o compressor é fraquinho mas consegue fazer rodar o motor:
Ver anexo 1355870
Travão de mão actuado, caixa engatada em 4ª velocidade, roda dianteira direita no ar, pistões em PMS e ar comprimido lá para dentro. De imediato o motor roda meia volta até parar por começar a abrir a válvula de escape e o ar comprimido dar de frosques. Como facilmente o motor roda e a vareta do óleo nem se mexe, à partida o problema não estará nos segmentos.
Pela espiral das molas das válvulas consegui perceber que os vedantes são de borracha, os mais frágeis, não sei porquê estes. Reparei que as válvulas de escape também têm vedantes o que julgo não ser suposto por não haver necessidade, mas mal não fará se entretanto não saltarem fora por causa da pressão dos gases de escape e se ainda não saltaram é porque as guias das válvulas não têm folga exagerada; penso eu de que...
.
Agora não aconselho a deixar o piston subir e descer por vontade própria ... é que a valvula também pode ficar com idéias de se ir embora ...