Mini Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Mini  Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Verifica o embolo da válvula reguladora da pressão do óleo, o conjunto de peças que constituem a válvula é este.
Oil pressure.webp

O embolo é o nº 19 da foto e por vezes tem tendência a prender.

O único elemento exterior que fica à vista e o nº 22, e tem este aspeto.
Oil pressure_1.webp

Ver anexo 1347325

Parece-me que o capeta volta a atacar; existe uma luzinha amarela no tablier que está a acender quando não devia :rolleyes:.
Viva, @António M. Vieira e Sousa, a luz está acender com o motor a baixa rotação ou ao ralenti?
Além da questão da válvula pressão de óleo que o @António Barbosa , já mencionou, existe a questão do óleo de motor, se tem 10w40, que também pode ser utilizado/recomendado, nos A+, nos climas mais frios, não se coloca tanto esse problema, mais em climas mais temperados e quentes, origina pressão de óleo mais baixa a quente do que o 20w50.

Verifica o embolo da válvula reguladora da pressão do óleo, o conjunto de peças que constituem a válvula é este.
Ver anexo 1348192
O embolo é o nº 19 da foto e por vezes tem tendência a prender.

O único elemento exterior que fica à vista e o nº 22, e tem este aspeto.
Ver anexo 1348193
Por acaso já me tinha lembrado dessa válvula, amanhã dou-lhe uma vista de olhos.
Uma vez, no segundo MG Metro que tive aconteceu isso, o êmbolo prendeu e em pouco tempo os bronzes das bielas e da cambota foram para o galheiro.

Viva, @António M. Vieira e Sousa, a luz está acender com o motor a baixa rotação ou ao ralenti?
Além da questão da válvula pressão de óleo que o @António Barbosa , já mencionou, existe a questão do óleo de motor, se tem 10w40, que também pode ser utilizado/recomendado, nos A+, nos climas mais frios, não se coloca tanto esse problema, mais em climas mais temperados e quentes, origina pressão de óleo mais baixa a quente do que o 20w50.
A luz acende quando o ralenti baixa das 1000 Rpm e o óleo é, desde sempre, 10w40 e desde há uns 10/15 anos o Castrol Magnatec.

... amanhã dou-lhe uma vista de olhos.
...
Então hoje houve inspecção à válvula da pressão de óleo:
2026.03.11 (1) válvula pressão óleo.webp

O êmbolo não estava preso, até saiu facilmente mas notei-lhe demasiados sulcos na superfície (deficiente vedação?), estará aqui o motivo da luz amarela acender anormalmente?
2026.03.11 (2) Êmbolo Valv Press Óleo.webp

Com o endoscópio do telelé enfiado na sede/assento do raio da válvula, consegui ver o seu interior, mas como a minha experiência com sedes/assentos de válvulas de pressão de óleo é nenhuma, fiquei na mesma.
2026.03.11 (3) SEDE Valv Press Óleo.webp

2026.03.11 (4) SEDE Valv Press Óleo.webp

2026.03.11 (5) SEDE Valv Press Óleo.webp

Armado em... qualquer coisa, enfiei-lhe um dedo, o mindinho porque os outros não entram, e não senti qualquer garabulho.
Enfim, pode ser que com as cócegas que lhe fiz a luzinha volte a só acender quando o motor está desligado, como era antigamente. Como gosto de surpresas só no próximo domingo saberei, quando o puser a trabalhar para o levar ao Monte de S. Félix em Laúndos. Se a surpresa não for boa, substituir-lhe-ei o êmbolo por um novo a ver que tal.

E prontos, ficamos assim por hoje! :cool:

Então hoje houve inspecção à válvula da pressão de óleo:
Ver anexo 1348700

O êmbolo não estava preso, até saiu facilmente mas notei-lhe demasiados sulcos na superfície (deficiente vedação?), estará aqui o motivo da luz amarela acender anormalmente?
Ver anexo 1348701

Com o endoscópio do telelé enfiado na sede/assento do raio da válvula, consegui ver o seu interior, mas como a minha experiência com sedes/assentos de válvulas de pressão de óleo é nenhuma, fiquei na mesma.
Ver anexo 1348702
Ver anexo 1348703
Ver anexo 1348704

Armado em... qualquer coisa, enfiei-lhe um dedo, o mindinho porque os outros não entram, e não senti qualquer garabulho.
Enfim, pode ser que com as cócegas que lhe fiz a luzinha volte a só acender quando o motor está desligado, como era antigamente. Como gosto de surpresas só no próximo domingo saberei, quando o puser a trabalhar para o levar ao Monte de S. Félix em Laúndos. Se a surpresa não for boa, substituir-lhe-ei o êmbolo por um novo a ver que tal.

E prontos, ficamos assim por hoje! :cool:
Sabes qual é o percurso do óleo durante a lubrificação ??
No meu vauxhall existe uma coisa semelhante para regular a pressão do óleo, e caso isto deixe de funcionar o óleo segue outro caminho de lubrificação (mas lubrifica) e não passa pelo filtro.

Post scriptum - tem uma diferença no vauxhall ... o embolo é uma esfera ...

Sabes qual é o percurso do óleo durante a lubrificação ??
No meu vauxhall existe uma coisa semelhante para regular a pressão do óleo, e caso isto deixe de funcionar o óleo segue outro caminho de lubrificação (mas lubrifica) e não passa pelo filtro.

Post scriptum - tem uma diferença no vauxhall ... o embolo é uma esfera ...
Meu caro, não faço a mais pequena ideia de qual é o percurso do óleo.

Quanto à válvula, julgo que os Serie A também são equipados com uma esfera os Serie A+, que é o caso, é que já trazem êmbolo, terá sido uma actualização para melhor?

Na procura de informação encontrei isto relativo ao óleo aconselhado:
2026.03.11 (6) Óleo.webp

2026.03.11 (7) Óleo.webp

2026.03.11 (8) Óleo.webp

2026.03.11 (9) Óleo.webp

Como brevemente vai ser feita uma mudança de óleo e filtro, aproveito e substituo também o êmbolo por um novo. Quanto ao óleo muito provavelmente será o que está sublinhado a amarelo ou o 20w50 Minispares aconselhado pelo Luís; mas agora surge-me uma dúvida "será que se pode substituir um óleo semi-sintético (Castrol Magnatec 10w40) por um Óleo mineral como os mencionados atrás, os resíduos do Castrol não irão degradar o óleo novo?" 🤔

Última edição:
Meu caro, não faço a mais pequena ideia de qual é o percurso do óleo.

Quanto à válvula, julgo que os Serie A também são equipados com uma esfera os Serie A+, que é o caso, é que já trazem êmbolo, terá sido uma actualização para melhor?
HI
Não sei qual a bibliografia indicada para o teu carro. Do meu Austin 1300 tenho uma publicação da British Leyland que cobre Austin, Morris, Mg, Wolseley, Riley e Vanden Plas .. que é a publicação AKD3615 11ª edição. Da secção A página 3 (A3) e verso (A4) fiz dois PDF que anexo.

Pode estar aqui mais uma dica para o teu problema; só tem um problema está em English ...

Anexos

HI
Não sei qual a bibliografia indicada para o teu carro. Do meu Austin 1300 tenho uma publicação da British Leyland que cobre Austin, Morris, Mg, Wolseley, Riley e Vanden Plas .. que é a publicação AKD3615 11ª edição. Da secção A página 3 (A3) e verso (A4) fiz dois PDF que anexo.

Pode estar aqui mais uma dica para o teu problema; só tem um problema está em English ...
Muito obrigado, estas publicações são sempre uma mais valia :thumbs up:

No problem! ;)

Então ontem o Speedy marcou presença no primeiro S. Félix Clássicos deste ano:
2026.03.15 (05).webp

2026.03.15 (17).webp

2026.03.15 (04).webp

A certa altura o recinto foi sobrevoado por dois gloriosos corajosos numa máquina voadora:
2026.03.15 (39).webp

2026.03.15 (40).webp

Foi uma solarenga manhã de domingo muito bem passada. ;)

P.S.:- Parece ter resultado o tratamento à válvula de pressão do óleo, a luz amarela voltou a só acender com o motor desligado e o manómetro a marcar valores normais em qualquer rotação do motor. De qualquer maneira não invalida a substituição do êmbolo na próxima mudança de óleo.

Na procura de informação encontrei isto relativo ao óleo aconselhado:
Ver anexo 1348709
Ver anexo 1348710
Ver anexo 1348711
Ver anexo 1348712

Como brevemente vai ser feita uma mudança de óleo e filtro, aproveito e substituo também o êmbolo por um novo. Quanto ao óleo muito provavelmente será o que está sublinhado a amarelo ou o 20w50 Minispares aconselhado pelo Luís; mas agora surge-me uma dúvida "será que se pode substituir um óleo semi-sintético (Castrol Magnatec 10w40) por um Óleo mineral como os mencionados atrás, os resíduos do Castrol não irão degradar o óleo novo?" 🤔
Viva, @António M. Vieira e Sousa, não há problema, quando mudares o óleo convém ser com o motor quente, o óleo velho "escorre" melhor, e como vais mudar filtro, o que fica do óleo anterior é residual. Do óleos que indicaste, eu tenho utilizado mais o da Millers e o da Minispares, já utilizei uma vez o da Penrite, tem todos as quantidade de zddp indicadas para o Mini, o da Valvoline nunca utilizei mas vem recomendado na bíblia do David Vizard.

Viva, @António M. Vieira e Sousa, não há problema, quando mudares o óleo convém ser com o motor quente, o óleo velho "escorre" melhor, e como vais mudar filtro, o que fica do óleo anterior é residual. Do óleos que indicaste, eu tenho utilizado mais o da Millers e o da Minispares, já utilizei uma vez o da Penrite, tem todos as quantidade de zddp indicadas para o Mini, o da Valvoline nunca utilizei mas vem recomendado na bíblia do David Vizard.
Obrigado meu caro, era mesmo isso que precisava de saber. Então o óleo vai ser mesmo o da Minispares, trago-o de Viana quando lá for buscar o novo êmbolo da válvula ;)

No meu Mini, tenho este kit comprado na All4Minis....

...vem da MiniSpares onde o site tem uma descrição mais completa.

Nada disto é caro, e se no Speedy são componentes já com o desgaste da idade, convém mesmo mudar.

No meu Mini, tenho este kit comprado na All4Minis....

...vem da MiniSpares onde o site tem uma descrição mais completa.

Nada disto é caro, e se no Speedy são componentes já com o desgaste da idade, convém mesmo mudar.
Sim, felizmente não é caro e sem dúvida vai ser mudado; agora a questão é: Esfera ou êmbolo?

Sobre o assunto encontrei isto:

"A escolha entre esfera ou êmbolo numa válvula (como a de alívio de pressão) depende principalmente da aplicação, precisão e vedação necessárias.

Ambos os componentes funcionam posicionados sobre uma sede por meio de uma mola, deslocando-se quando a pressão do sistema excede a tensão ajustada.

ESFERA:
Vantagens: Geralmente oferece uma vedação mais pontual e eficiente, sendo muito comum em válvulas de retenção e alívio para evitar fugas, devido à facilidade de assentar perfeitamente na sede.

Uso: Ideal para altas pressões onde a vedação estanque é crítica.

ÊMBOLO:
Vantagens: Oferece maior estabilidade e guia, sendo menos propenso a vibrações em fluxos turbulentos. Pode ter vedações adicionais instaladas.

Uso: Comum em sistemas onde o fluxo é maior e a válvula precisa ser mais robusta, como em válvulas reguladoras de pressão em bombas de óleo.

Em resumo, a esfera foca na vedação (vedação pontual), enquanto o êmbolo foca na estabilidade do fluxo e resistência."

🤔

Última edição:
Hoje no encontro da Srª da Hora o desavergonhado do Speedy intrometeu-se na conversa dos Renault, não sei o que terá dito mas a 4L cor de laranja que estava no lado esquerdo deu à sola antes da foto:
2026.03.22 (22).webp

Pelo caminho aguentou muito bem algumas puxadelas ;).

No Parque da Devesa houve festarola com comes e bebes, festejou-se o aniversário do nosso amigo Alberto e o Speedy esteve lá:
2026.04.12 (07).webp

A apreciar um belo Mustang:
2026.04.12 (02).webp

2026.04.12 (01).webp

2026.04.12 (03).webp

2026.04.12 (04).webp

2026.04.12 (05).webp

2026.04.12 (06).webp

Mais uma vez o AT disponibilizou o capot para servir de mesa de apoio:
2026.04.12 (08).webp

Como se AT fosse sinónimo de qualquer auxílio a um simples mortal.

Os últimos a chegarem à festa:
2026.04.12 (09).webp

2026.04.12 (10).webp

Compreende-se, vieram de bastante longe depois de uma prova muito especial.

Foi uma bela manhã de sol e chuva com muita galhofa!

Ver anexo 1351980

Mais uma vez o AT disponibilizou o capot para servir de mesa de apoio:
Ver anexo 1351986
Como se AT fosse sinónimo de qualquer auxílio a um simples mortal.
Eu bem disse ao Vitorino que o Mustang tinha o capot maior e que dava uma bela mesa... Mas ele nao foi na onda...
Tambem o compreendo; a toalha era justa no capot do Datsun.
Venha o próximo. Mais uma excelente manhã entre amigos e clássicos

Última edição:
Ontem houve ida e volta a Vila do Conde (mais uma vez) e voltei a notar uma pequena hesitação inicial na desenvoltura ao pisar o acelerador, aliás, desde que os pernos do cabeçote foram substituídos comecei a notar este defeito. Hoje à tarde fui espreitar e descobri que a borboleta do carburador direito começava a abrir um cagagésimo mais tarde do que a do esquerdo, estavam dessincronizadas. Amanhã confirmo se as hesitações continuam. De resto continua a portar-se bem.
Aproveitei e medi a compressão nos cilindros com o motor frio, só por curiosidade:

1⁰ cilindro
2026.04.19 (1 cil).webp

2⁰ cilindro
2026.04.19 (2 cil).webp

3⁰ cilindro
2026.04.19 (3 cil).webp

4⁰ cilindro
2026.04.19 (4 cil).webp

;)

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom