Mini Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Mini  Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Ver anexo 1355869
O óleo 20w50 já chegou mas só entrará ao serviço quando o problema do consumo excessivo de óleo ficar resolvido, prefiro continuar a acrescentar o 10w40, ainda tenho alguma quantidade.

Enfiei-lhe ar comprimido em cada um dos cilindros com os pistões em PMS, o compressor é fraquinho mas consegue fazer rodar o motor:
Ver anexo 1355870
Travão de mão actuado, caixa engatada em 4ª velocidade, roda dianteira direita no ar, pistões em PMS e ar comprimido lá para dentro. De imediato o motor roda meia volta até parar por começar a abrir a válvula de escape e o ar comprimido dar de frosques. Como facilmente o motor roda e a vareta do óleo nem se mexe, à partida o problema não estará nos segmentos.

Pela espiral das molas das válvulas consegui perceber que os vedantes são de borracha, os mais frágeis, não sei porquê estes :rolleyes:. Reparei que as válvulas de escape também têm vedantes o que julgo não ser suposto por não haver necessidade, mas mal não fará se entretanto não saltarem fora por causa da pressão dos gases de escape e se ainda não saltaram é porque as guias das válvulas não têm folga exagerada; penso eu de que... :rolleyes:.
Tás um mecânico completo ....

:xD::xD::xD:

Agora não aconselho a deixar o piston subir e descer por vontade própria ... é que a valvula também pode ficar com idéias de se ir embora ...

Prontos ...
Ficamos todos a saber que cuidar dos classicos é uma atividade saudável ....

:xD::xD:
Para mim é, cuidar do Speedy, adoro maltratá-lo de acelerador a fundo, os outros clássicos pouco me interessam :lol:

2026.05.24 (01).webp

Como sempre muito bem acompanhado em mais uma bela manhã de domingo na Srª da Hora.

No último encontro do Portal na Srª da Hora, uma boa conversa com o Luís sobre o consumo anormal de óleo convenceu-me a trocar o 10w 40 pelo 20w 50 (aconteceu ontem ao final da tarde) antes mesmo de substituir os vedantes das válvulas. Vamos ver se esta simples solução resolve o consumo excessivo de óleo.

Troca aos 48.280 Km:
2026.06.12 (1).webp

Fora com o óleo 10w 40:
2026.06.12 óleo fora.webp

Óleo e filtro de substituição:
2026.06.12 óleo e filtro novos.webp

E agora toca a fazer figas:
Figas.webp

Como foram feitos esses 235 KMS?
Muita auto-estrada?
Uns 15% em cidade, muito arranca e pára e o restante em movimentada EN a velocidades legais, faixa de rotações 2000 a 3500Rpm e sempre com a Teresa ao lado. Foram uns 235Km bem enfadonhos. Evito ao máximo auto-estrada com este carro, é sempre prego a fundo e rezar para não derreter o motor.

Os 235Km não foram percorridos de uma só vez, foram várias viagens, por exemplo uma delas:
Speedometer (4).webp

Última edição:
Ok, então presumo haver aí algo mais para além da qualidade do óleo.
Isto presumindo não haver fugas relevantes.
Só para exemplo, nesta quinta feira fiz trajeto ida e volta de Mini do Porto a Monção por AE (cerca 135 KMS para cada lado) e ainda andei uns bons 50 KMS por lá a ritmo razoável.
O nível do óleo tem estado sempre ok, mudou há uns 2.500kms, mas após a viagem também tive de repor cerca de 250 ml.

Ok, então presumo haver aí algo mais para além da qualidade do óleo.
Isto presumindo não haver fugas relevantes.
Só para exemplo, nesta quinta feira fiz trajeto ida e volta de Mini do Porto a Monção por AE (cerca 135 KMS para cada lado) e ainda andei uns bons 50 KMS por lá a ritmo razoável.
O nível do óleo tem estado sempre ok, mudou há uns 2.500kms, mas após a viagem também tive de repor cerca de 250 ml.
Pois... Também me parece que há algo mais.
Como nesta última reparação os segmentos foram novos e actualmente a compressão nos cilindros está alta e praticamente igual em todos, atrevo-me a descartar culpabilizá-los, estou mais virado para os vedantes e/ou guias das válvulas, julgo que não foram substituídos; brevemente farei uma visita a quem fez o serviço para tirar esta dúvida.
Fugas por enquanto não existem, todas as juntas e retentores do motor são novos, ainda não marca território.

Quando mudaste o óleo e o filtro, puseste o carro a trabalhar, para o filtro encher, e só depois de o motor estar parado, para o óleo, voltar ao cárter, é que corrigiste o nível?
Sim, até antes de colocar o filtro no sítio enchi-o completamente com óleo.

Há poucos dias numa saída, ao regressar a casa a direcção do Speedy deu sinal de doença, começou a fechar perigosamente as curvas para a direita, rodando ligeiramente o volante para a direita é como se tivesse rodado meia volta, a direito ou para a esquerda quase nada se nota nem barulhos estranhos mas deu para uns sustitos até chegar a casa.
Anteontem fui inspeccionar e:

O sacaninha atreveu-se a roer os rolamentos da roda da frente do lado direito.

Como já tinha programado para no próximo Novembro fazer o upgrade para um kit de travões de disco, nesta altura acho que não vale a pena gastar dinheiro na substituição destes rolamentos uma vez que dentro de quatro meses vai ser tudo substituído, assim mais uma vez vai ficar uns meses a descansar:

2026.07.16 (1).webp

Raisparta o Speedy que só inventa cenas para me chatear, algo de mal lhe fiz para roer assim qual personagem que ultimamente tem aparecido nas tv's a mascar chiclete.

Haja muita paciência!

Última edição:
Eu acho que está aqui uma perfeita justificação para antecipar a instalação dos discos.

Não pode passar a férias parado.
Por mim essa instalação já teria sido feita há muito tempo só que há outras prioridades bem mais importantes que enquanto não forem resolvidas a têm impedido, enfim, é o que pode ser. Quatro meses passam num piscar de olhos :).

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom