Mini Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Mini  Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Estás tão habituado a que o Speedy queime juntas, que foste logo medir a compressão :xD:
É bem verdade 🙂, percebi que ele ainda não queimou esta junta. Mas descobri que está a queimar óleo como gente grande, em duas viagens ao Porto e voltando, o nível do óleo cai do máximo para quase mínimo 😱. Nunca me passou pela cabeça que ele me fizesse isto tão logo após a grande reparação que teve no final do ano passado. Agora entendo porque a luz amarela acende tão assiduamente, não será apenas a má vedação da válvula de pressão com 42 anos, também será a falta de óleo por queima excessiva, algum defeito estará a permitir a passagem de óleo para as câmaras de combustão. Como a compressão até está boa e igualizada em todos os cilindros, tanto a frio como a quente, atrevo-me a descartar problemas de segmentos, talvez guias das válvulas e/ou vedantes; a ver vamos!
As velas saem assim:
2026.04.30 Velas.webp

1, 2 e 3 húmidas de óleo, principalmente a 1, a 4 sai seca. Felizmente ainda nenhuma isolou.

A vida é mesmo assim! 😎

@António M. Vieira e Sousa,
Acho que nunca tocamos no assunto neste tópico!😆
Mas já trocaste o óleo do motor por um 20w50 mineral de qualidade como o da Minispares ou da Millers?
Quando o fizeres podes colocar aqui o teu feedback!😎
Também acho! :)

Ainda não troquei por esse óleo, conto fazê-lo ainda este mês altura da inspecção periódica, quero levá-lo com uma revisão efectuada.
Parece que o sacaninha deixou de papar a junta e começou a papar óleo, tem sido o 10w40 conforme aconselha o livro de instruções que acompanha o carro; seguindo o teu conselho vou então enfiar-lhe no bucho o 20w50, pode ser que ele o ache intragável; o pior é se passa a papar um qualquer outro elemento, ou pior ainda, sendo um mineral de qualidade lhe chame um figo :rolleyes:.

Também acho! :)

Ainda não troquei por esse óleo, conto fazê-lo ainda este mês altura da inspecção periódica, quero levá-lo com uma revisão efectuada.
Parece que o sacaninha deixou de papar a junta e começou a papar óleo, tem sido o 10w40 conforme aconselha o livro de instruções que acompanha o carro; seguindo o teu conselho vou então enfiar-lhe no bucho o 20w50, pode ser que ele o ache intragável; o pior é se passa a papar um qualquer outro elemento, ou pior ainda, sendo um mineral de qualidade lhe chame um figo :rolleyes:.
Antigamente havia a crença de que o carro começava a ficar "velho" se devia aumentar os números do óleo ....

Mas provavelmente o mais natural é ser o vedante das válvulas.

Ontem, sábado, o Speedy levou-me a Viana a levantar uma encomenda para ele, pelo caminho voltou a portar-se muito bem. :)
Fui buscar a nova válvula da pressão de óleo, escolhi a de esfera seguindo o conselho do António e optei pelo upgrade do regulador:
20260509_170546.webp

Também faziam parte da encomenda duas embalagens de óleo Minispares 20w50 que não havia em stock, demorará duas semanas a ser reposto.
Portanto, para já só a válvula do óleo será trocada. :cool:

Respondendo a mais uma chamada para uma cafezada no Parque da Devesa os três do costume, os da vida airada, o cocó o ranheta e o facada:
20260510_111458.webp

20260510_111519.webp

O Moisés que deixou os clássicos em casa tendo aparecido com um comercial Berlingo, ou lá o que é, na hora da despedida fez este pequeno vídeo:

O Francisco Emídio também deixou os clássicos em casa, levou um híbrido da Stellantis, parecia um Avenger ou seria um Grande Panda? Ou um Mokka? Ou um C3 Aircross? Ou um 2008? Ou... enfim, escolham! Tanto faz é tudo a mesma coisa. É que o 100% VE ficou na oficina para resolver um "probleminha" 😁 e emprestaram-lhe um veículo de cortesia; nem tudo é mau, este ainda consome alguma gasolina.

Mais uma agradável manhã de domingo! ;)

Última edição:
Hoje à tarde o Speedy foi ao proctologista, enfiaram-lhe :oops: uma sonda no escape para medir os gases, foi o exame anual :rolleyes:; ao ralenti estavam um bocadinho altos mas aumentando as Rpm regularizaram.

Com a farpela de ir ao médico:
1-2026.05.12 farpela ITP.webp

O resultado do exame:
2-ITP 2026 - Mini(1).webp

Depois, como a direcção estava um pouco desalinhada passou pela casa dos pneus:
3-2026.05.12 alinhamento direcção .webp

Mal regressou à toca mudou a farpela para a costumeira do dia a dia:
4-2026.05.12 farpela após ITP.webp

Já que eu estava com as mãos na massa, aproveitei e troquei-lhe a válvula da pressão do óleo e instalei o regulador:
5-2026.05.12 Regulador pressão óleo.webp

Depois de afinado ficou assim:

Ao ralenti, 20PSI:
6-2026.05.12 ralenti 20PSI.webp

O ralenti tem de estar um pouco alto por causa da arrebitada árvore de cames.

Às 2500Rpm, 60PSI:
7-2026.05.12 2,5K 60PSI.webp

Às 3500Rpm, 60PSI:
8-2026.05.12 3,5K 60PSI.webp

Às 5000Rpm, 60PSI:
9-2026.05.12 5K 60PSI.webp

Julgo que assim está bem, nunca baixa das 20PSI nem ultrapassa as 60PSI.

O diabo é que a partir das 3000/3500Rpm começa a sair fumo pelo escape, parece um motor a dois tempos, mas que bosta! :unsure:

O gajo está a testar a minha paciência... ai está, está! 🤬

"O diabo é que a partir das 3000/3500Rpm começa a sair fumo pelo escape, parece um motor a dois tempos, mas que bosta! :unsure:

O gajo está a testar a minha paciência... ai está, está! 🤬"
É relativamente comum serem "apenas" os vedantes das válvulas de admissão.
São baratos, mas dão trabalho a trocar.

É relativamente comum serem "apenas" os vedantes das válvulas de admissão.
São baratos, mas dão trabalho a trocar.
O maior que tudo te "ouça", meu caro; tenho de perceber se realmente serão apenas o raio desses vedantes e se será possível substitui-los sem tirar o cabeçote.

O maior que tudo te "ouça", meu caro; tenho de perceber se realmente serão apenas o raio desses vedantes e se será possível substitui-los sem tirar o cabeçote.
Não sei se a valvula cai muito quando o piston está em cima ... é necessário muito cuidado, senão depois lá terá de sair a cabeça ...

Não sei se a valvula cai muito quando o piston está em cima ... é necessário muito cuidado, senão depois lá terá de sair a cabeça ...

Obrigado caro Guilherme, parece-me que no motor do Mini até será mais fácil, o maior problema será a falta do necessário compressor das molas. Mas antes, com o fraquinho compressor de ar que tenho vou tentar descobrir por onde o óleo se infiltra nos cilindros. Com os pistões em PMS injecto ar comprimido pelo sítio das velas e em princípio conseguirei perceber qual é o problema, se segmentos ou vedantes das válvulas de admissão.

Viva António,
Se só faz fumo em aceleração a essa rotação, não será dos vedantes da válvulas, será indício de passagem pelos segmentos, ou pela questão do tipo de óleo, o desgaste nos segmentos, não foram novos quando reparaste o motor?
Se fosse os vedantes nota-se ao ligar o motor,ou quando vais a uma velocidade mais constante e carregas no acelerador ou em desacelerações mais fortes!

Viva António,
Se só faz fumo em aceleração a essa rotação, não será dos vedantes da válvulas, será indício de passagem pelos segmentos, ou pela questão do tipo de óleo, o desgaste nos segmentos, não foram novos quando reparaste o motor?
Se fosse os vedantes nota-se ao ligar o motor,ou quando vais a uma velocidade mais constante e carregas no acelerador ou em desacelerações mais fortes!
Olá Luís, como me foi dito que os segmentos foram novos e como a compressão nos cilindros está alta e semelhante em todos, tanto a frio como a quente, sou tentado a atribuir o problema aos vedantes das válvulas; ainda terei de fazer alguns testes de despiste.
Quanto ao óleo, desde sempre foi o 10w40 e nunca teve o consumo de hoje, mas sim, vai ser substituído pelo 20w50 da Minispares quando o fornecedor me informar que já o tem outra vez em stock, estou à espera.

Olá Luís, como me foi dito que os segmentos foram novos e como a compressão nos cilindros está alta e semelhante em todos, tanto a frio como a quente, sou tentado a atribuir o problema aos vedantes das válvulas; ainda terei de fazer alguns testes de despiste.
Quanto ao óleo, desde sempre foi o 10w40 e nunca teve o consumo de hoje, mas sim, vai ser substituído pelo 20w50 da Minispares quando o fornecedor me informar que já o tem outra vez em stock, estou à espera.
Agora bateu-me uma coisa ....

Se levou esse material todo ... presumo novo; por que raio não levou os vedantes novos tambem???

Agora bateu-me uma coisa ....

Se levou esse material todo ... presumo novo; por que raio não levou os vedantes novos tambem???
Pois... boa pergunta a qual eu não sei responder com certeza. Se não levou vedantes novos terá sido porque quem fez o serviço na culassa, provavelmente achou que não seria necessário (Bailha-me Deus :rolleyes:)

Isto por aqui é muito fácil opinar e fazer diagnósticos, mas se levou segmentos e outros materiais de desgaste deveriam ter sido trocados os vedantes (não dos baratos, mas sim dos de viton, quanto muito podemos usar os baratos que vem nos kits para escape em motores "normais"), assim como confirmar folgas das válvulas nas guias, e na minha opinião, trocadas as guias.

Mas tanto consumo de óleo por causa de vedantes não me parece normal, quando são vedantes normalmente o carro dá uns bafos se formos a velocidade constante e acelerar, ou relantin e aceleramos p arrancar, fumo a desacelerar principalmente se vier em altas quando faz mais vácuo.

Hoje em dia com a fraca qualidade da grande maioria dos produtos/ serviços é fácil fazer alguns km com mistura muito rica e lavar os cilindros de tal maneira que ficam espelhados e ai começa a gastar óleo.

Não seria o speedy se não armar-se uma ao dono de vez em quando.

Última edição:
2026.05.22 Óleo 20w50.webp

O óleo 20w50 já chegou mas só entrará ao serviço quando o problema do consumo excessivo de óleo ficar resolvido, prefiro continuar a acrescentar o 10w40, ainda tenho alguma quantidade.

Enfiei-lhe ar comprimido em cada um dos cilindros com os pistões em PMS, o compressor é fraquinho mas consegue fazer rodar o motor:
2026.05.22 Ar Comprimido.webp

Travão de mão actuado, caixa engatada em 4ª velocidade, roda dianteira direita no ar, pistões em PMS e ar comprimido lá para dentro. De imediato o motor roda meia volta até parar por começar a abrir a válvula de escape e o ar comprimido dar de frosques. Como facilmente o motor roda e a vareta do óleo nem se mexe, à partida o problema não estará nos segmentos.

Pela espiral das molas das válvulas consegui perceber que os vedantes são de borracha, os mais frágeis, não sei porquê estes :rolleyes:. Reparei que as válvulas de escape também têm vedantes o que julgo não ser suposto por não haver necessidade, mas mal não fará se entretanto não saltarem fora por causa da pressão dos gases de escape e se ainda não saltaram é porque as guias das válvulas não têm folga exagerada; penso eu de que... :rolleyes:.

Última edição:

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom