Mini Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Mini  Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Compreendo perfeitamente, estou a falar, mas as vezes também vou pelo mesmo caminho quando tem mesmo de ser, é preciso fazer opções e escolher prioridades.
A nível de custos, é mais caro porque tens a chatice de ter de tratar a superfície(maquinar de uma forma especifica) do bloco para ficar com a rugosidade correta para uma junta MLS, a junta MLS para esse carro também é significativamente mais cara que uma junta normal, o resto do serviço é o custo normal e o processo é o mesmo com a diferença que não tens de fazer reaperto, a nível de fiabilidade, a junta MLS foi uma das maiores evoluções que ocorreu nos motores prai nos últimos 30 anos, seria impossível os motores que hoje em dia existem, tubo, turbo diesel, se não tivessem criado este tipo de juntas.
Fazeres upgrade para uns bons pernos, que tenham baixa fricção, sejam duros, também é um bom upgrade pois ficas com a tensão consistente, a fricção do conjunto durante o aperto, especialmente quando são apertos com força elevada, faz uma grande diferença na consistência do conjunto, se se fosse parafusos em vez de pernos ainda pior é.

Última edição:
Finalmente hoje a meio da tarde o Speedy foi chamado à oficina, dei uso à assistência em viagem que funcionou perfeitamente:
20250910 (19).jpg

lá chegado foi colocado ao lado de um Triumph Dolomite e de frente para a traseira de um AX de corrida e para a frente de um belíssimo Morris Mini Cooper dos anos 60 ;):
20250910 (20).jpg

Como sempre muito bem acompanhado :)

Só espero é que desta vez a reparação não demore tanto quanto a última :p

Última edição:
Já há algum tempo (anos) que cá não vinha, dei uma vista de olhos pelas paginas e parece-me que, infelizmente, o Speedy continua a gostar de juntas queimadas e oficinas...
Eu sei que há sempre coisas mais interessantes onde se gastar o dinheiro, ou até mais prioritárias, que num carro clássico, mas se há anos atrás tivesse feito o que lhe sugeri, e instalado no Mini uma junta da cabeça em aço da Cometic (ou semelhante) e uns bons pernos, (ARP, ou parecidos) já teria poupado umas largas centenas de euros e alguns transtornos!
Bom, mas o importante é não desanimar e ir mantendo o Speedy vivo:)

Já há algum tempo (anos) que cá não vinha, dei uma vista de olhos pelas paginas e parece-me que, infelizmente, o Speedy continua a gostar de juntas queimadas e oficinas...
Eu sei que há sempre coisas mais interessantes onde se gastar o dinheiro, ou até mais prioritárias, que num carro clássico, mas se há anos atrás tivesse feito o que lhe sugeri, e instalado no Mini uma junta da cabeça em aço da Cometic (ou semelhante) e uns bons pernos, (ARP, ou parecidos) já teria poupado umas largas centenas de euros e alguns transtornos!
Bom, mas o importante é não desanimar e ir mantendo o Speedy vivo:)

Bem-vindo de volta meu caro, tem toda a razão mas nessa altura não houve verba para tanto, tiveram mesmo de ser remedeios para não ficar parado, desta vez o problema foi um dos pernos ter partido rente ao bloco, não teve nada a ver com a junta. Sim, uma Cometic e uns ARP seriam o ideal mas... as dificuldades continuam.
O raio do Speedy parece ter vontade própria e o objectivo de me chatear. Há umas três semanas ao entrar na garagem disse em voz alta que este ano iria levá-lo à Rampa de Santa Lúzia, só para me divertir e então este ano com a chuvinha que caiu teria sido ouro sobre azul; resultado, duas semanas antes do evento o sacana expulsa um perno da cabeça lixando-me as pretensões. Às vezes dá-me vontade de lhe dar com uma marreta mas respiro fundo contando até dez e a vontade passa.
Desanimar? Nunca jamais em tempo algum, enquanto eu for vivo o Speedy também será ;)

Última edição:
Finalmente hoje de tarde fui visitar o Speedy, notei algumas diferenças, já tem o capot levantado e os costados guardados por um passarão. O Mini Cooper dos 60 também continua lá e já com uns invejáveis carburadores SU HS2 chegados do Mestre de Arcozelo.
Já faltou mais ;)

2025.11.21 (1).jpg

2025.11.21 (2).jpg

2025.11.21 (3).jpg

2025.11.21 (4).jpg

2025.11.21 (5).jpg

2025.11.21 (6a).jpg

2025.11.21 (7).jpg

2025.11.21 (8).jpg

2025.12.13 (1).jpg

Uuufa...! Finalmente!

Para grande surpresa minha, não estava nada a contar, ontem ao final da tarde já noite recebi um telefonema do Sr. Dr. a dizer-me que hoje poderia ir buscar o Speedy, já estava curado, fui ao final da tarde.

O reencontro:
2025.12.13 (2).jpg

De Ermesinde a Famalicão portou-se lindamente, nada a apontar.

Chegado a casa:
2025.12.13 (4).jpg

Assim sendo, amanhã vai marcar presença em mais um encontro no Monte S. Félix em Laúndos.

Pena ter sido necessário substituir uma junta com perto de 3.500Km em estado quase novo:
2025.12.13 (5).jpg

E assim o Speedy regressa à agitação que eu lhe costumo dar, vamos a ver é por quanto tempo. ;)

Ontem foi dia de encontro do Portal na Srª da Hora, por sinal o último deste ano, e o Speedy não podia faltar, esteve em amena cavaqueira com um belíssimo GTT. De certeza que lhe perguntou qual é a sensação de ter um turbo no motor, se eu não o conhecesse, deve estar com ideias, o que vale é que lhe passam d€pr€ssa.
2025.12.28 (02).jpg

Uma coisa é certa, este ano não volta a avariar é que tão cedo não vai sair da toca.
Apesar de se notar que os carburadores precisam de uma atençãozinha por parte do Mestre, até se tem portado bem!
A agitação que lhe costumo dar ainda não chegou, só percorreu 188 km, ainda não houve oportunidade para mais. :)

Aproveito para desejar a todos um excelente 2026.

2026.01.10 Vila do Conde.jpg

Ontem fomos jantar a Vila do Conde a casa da nossa filha e o sacaninha ficou na rua à nossa espera, já não saía desde 28/12. Quando o estacionei nada fez prever o que mais tarde aconteceu. Na hora do regresso a Famalicão, já com o motor a trabalhar acendi-lhe os faróis e para minha irritação não tinha luzes de médios, só mínimos, valeu o farol auxiliar que em boa hora, há uns tempos, me lembrei de instalar. Haja paciência!

Hoje de manhã lá foi de monóculo até a mais uma cafezada no Parque da Devesa:
2026.01.11 (01).jpg

2026.01.11 (02).jpg

Fomos 4, dois clássicos ficaram nas fotos, o plástico e o 100% VE ficaram fora do enquadramento, devo sublinhar que inadvertidamente, pois claro!

Ao final da tarde voltou ao Parque da Devesa em um grupo de clássicos mais numeroso, 4:
2026.01.11 (03).jpg

2026.01.11 (04).jpg

Depois do excelente convívio o regresso a casa foi com o belo do monóculo a iluminar o caminho, e como chovia, as escovas do pára-brisas a funcionar perfeitamente.
Ao chegar a casa e depois de ter entrado na garagem ainda com as escovas a trabalhar, estas passaram-se e foram escovar o capot, fiquei tão lixado que nem me lembrei de fazer foto, amanhã com mais calma vejo o que se passa. Ainda bem que já tinha chegado a casa, do mal o menos.
O sacaninha está a começar bem o ano, a chatear-me a sério!
Haja paciência!
:eek::xD:

Bom, agora que já não queima juntas, tem que chamar à atenção de outra forma :xD: :ph34r:
É mesmo, meu caro, conseguiu enlouquecer as escovas do pára-brisas, a certa altura começaram a trabalhar tão depressa e a abrangerem áreas impensáveis que acabaram por morrer de cansaço em cima do capot:
2026.01.12.jpg

Já percebi que o motor trabalha mas não transmite o movimento às escovas, vou ter de desmontar tudo.
:rolleyes:

É mesmo, meu caro, conseguiu enlouquecer as escovas do pára-brisas, a certa altura começaram a trabalhar tão depressa e a abrangerem áreas impensáveis que acabaram por morrer de cansaço em cima do capot:
Ver anexo 1343614
Já percebi que o motor trabalha mas não transmite o movimento às escovas, vou ter de desmontar tudo.
:rolleyes:
Prontos ...
Está explicado ...

Prontos ...
Está explicado ...

Eu acho que o Speedy está possuído por um espírito capeta apostado em azucrinar-me a paciência, por isto, numa próxima vez antes de o levar ao mecânico vai passar por um exorcista :xD:

Ontem à tarde fui procurar a razão pela falta de luzes e encontrei o fio de alimentação separado do comutador:
2026.01.13_2 comodo luzes.jpg

2026.01.13_4 comodo luzes.jpg

Não percebi como se soltou é que custa bastante encaixar como desencaixar, quase acredito que o capeta tomou conta dele. O que importa é que já tem luzes:
2026.01.13_7 máximos .jpg

2026.01.13_8 médios + auxiliar.jpg

Também desmontei o sistema das escovas limpa pára-brisas:
2026.01.13 escovas (1).jpg

Enlouqueceram e deixaram de trabalhar porque o cabo partiu-se:
2026.01.13 escovas (2).jpg

2026.01.13 escovas (3).jpg

2026.01.13 escovas (5).jpg

Um cabo novo até nem é caro mas vou tentar recuperar este:
2026.01.13 escovas (6).jpg

Últimos tópicos

Voltar