Porsche

AYRTON SENNA e a Porsche.

Deixo uma grande homenagem a um dos melhores pilotos de todos os tempos que além disso e, apesar de nunca ter corrido por esta gloriosa marca de automóveis, tinha um extremo bom gosto, além das mulheres , claro!
O seu carro de serviço em Portugal, na sua casa do Algarve era um Carrera 3.2 cabriolet de 1987.
Posteriormente teve um NSX vermelhinho (oferecido) a par com o Porsche. Nessa altura as relações com o Sr Honda eram estreitas, naturalmente.
No Brasil chegou a andar de 964.. Grande Senna!

Tive o privilegio de conduzir este "OH" em Braga (amarelinho brasil e turbo-look ) e penso já ter sido vendido para Itália para um fanático do Senna que está a colocá-lo exactamente como se vê nas imagens de 1987. Este carro foi de um grande amigo meu de Braga durante um período.
Desmontar o kit turbo-look e pintar na cor cinza original..era o objectivo do tiffosi que pensamos ter o carro neste momento.
Bem, foi um momento único aquela voltinha naquele posto de condução de um dos meus ídolos. Penso que tinha apenas 44.000KM .

O meu 3.0 , curiosamente é mais rápido, mais feroz, mais rotativo ...eh,eh.. Mas o 3.2 mais confortável, com mais ponta, suave e com uma G50 muito mais utilizável e prática, tornando o carro mais fácil e menos exigente. Afinal são quase 10 anos a separar os G. Este estava novo! Tinha o equipamento completo, incluindo AC.

O Ayrton era um grande fã dos 911.

Bem fica esta pequena e curiosa historia com os Porsche.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    61 KB · Vistos: 37
  • image.jpg
    image.jpg
    19.9 KB · Vistos: 48
  • image.jpg
    image.jpg
    18.7 KB · Vistos: 49
  • image.jpg
    image.jpg
    20 KB · Vistos: 46
  • image.jpg
    image.jpg
    84.2 KB · Vistos: 45
  • image.jpg
    image.jpg
    19.7 KB · Vistos: 48
  • image.jpg
    image.jpg
    55.9 KB · Vistos: 36

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Hugo, esse 911 ex Senna encontra-se em Portugal, é o Presidente do Leherenkrauscfé que o adquiriu e não esta nada a mexer no carro, fica como o conheceste.
 
Hugo, esse 911 ex Senna encontra-se em Portugal, é o Presidente do Leherenkrauscfé que o adquiriu e não esta nada a mexer no carro, fica como o conheceste.

Sim, eu sei Moises, foi de Braga (do meu amigo Jorge Loures) para o Alentejo...
Mas há quanto tempo? Acho que " o presidente" o vendeu para Itália...para o tal tiffosi..

Abraço
 
Não se esqueça do 550 spyder e do 718 rsk que para mim é o mais impressionante de todos...realmente os motores nada tinham a ver com o vw,no caso do 718 penso ter dos motores mais potentes com tão pouca cilindrada...
Desde muito pequeno que vejo o meu pai produzir as replicas do 718 e passados quase 20 anos de dedicação a este modelo,posso dizer que a replica mais perfeita será a proxima...Assim que possivel posto aqui uma ou outra foto para terem uma ideia do que falo,desde moldagem do aluminio,á aplicação de motores centrais,tudo tem vindo a ser o mais proximo possivel dos poucos originais produzidos...
Em relação á porsche,não sei se nos anos 50 alguem mais tinha um motor de 1.5Lt a debitar 150cv...é algo de louvar!

Francisco,
Posta umas fotos dessas replicas..

Abraço
 
Outra curiosidade...o Ayrton Senna pilotou um 956 no circuito de Nurburgring em 1984.. Uma simbiose perfeita!
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    32.2 KB · Vistos: 7
Quando precisares de precos para partes diz qualquer coisa!

Aqui fica um video meu no ano passado no famoso circuito de Sebring em Florida. Foi a minha primeira vez neste circuito e esta a 4 segundos do P1 do meu grupo, no Domingo de manha fui apresentado ao Randy Pobst e este resolveu fazer o enduro com o carro do meu mecanico, um carro do gupo D , muito mais lento do que o meu, nessa altura tive oportunidade de falar com ele e ele viu um dos meus videos, ao ver os videos automaticamente disse me que estava a usar muito as altas e nao estava a usar a pista toda , nem estava a usar as bermas para girar o carro nas curvas. Assim ficou combinado eu seguir -o neste treino e tentar fazer a mesma trajeitoria que ele. No final do dia fiquei em 2do lugar no Enduro, LOL

https://vimeo.com/36410698


António,

Fantástico, antes de mais, termos um ilustre sócio do PCA, sem dúvida um dos maiores clubes do MUNDO ! Impressionante com muitos e variados Porsche na colecção não menos interessantes. Há pessoas verdadeiramente fanáticas que discutem uma jante de um 917 de corrida por milhares e milhares de dólares! Umas luvas do James Dean quando andava no "little bastard" por um quinhão! Para não falar que têm a melhor colecção do Mundo... Enfim, país das oportunidades, os EUA.

Suponho que possamos sempre trocar ideias quanto ao preço das peças e material.
Noto ainda que ter um Porsche na Europa é bastante mais caro (apesar de alemães) do que nos EUA, pois, já vi SUCATAS EXCLUSIVAMENTE DE PORSCHE, com tudo o se possa pensar! E do tamanho de qualquer hipermercado continente cá do sítio.
Outros 500 portanto.

Mas, concordo inteiramente contigo do que o Porsche é na realidade, apesar de não fazer corridas de Porsche (só mesmo uma ou outra regularidade e um ou outro track-day em jeito mais de desfile..para não gastar o menino) pois cá só faz corridas de Porsche quem tem mesmo GUITO a sério! E são os mesmos de há 30 anos que tem...e depois os filhos e os netos. Portanto anda tudo na mesma elite! São um grupo pequeno face aquilo que existe por aí, claramente!
Qualquer 911 tem uma preparação de série que poucos carros se podem dar a esse luxo e não conheço uma peça do meu carro que possa dizer que é uma M... Porque o raio das peças, e mesmo o raio das porcas das rodas são e foram todas produzidas com uma qualidade do caneco! Isso é também o que faz com que seja a marca de automóveis com a maior parte da sua produção ..em circulação! Acho que são mais de 80% de todos os modelos em circulação ou em estado de circulação (museus).

A robustez, a precisão , e o pack torna-os mortíferos em qualquer situação. Mortíferos para as outras marcas..pois sabemos que um Porsche que declare 200 cv na realidade tem mais.. Sempre mais... E puxa os 200 cv como ninguém, e por vezes envergonha os de 300cv.. E um carro não é só motor...e eles curvam..podem dizer uns de forma atipicamente perigosa para condutores com eles no sítio e outros sob carris...são mega rápidos..e travam como ninguém...para acelerar e reacelerar como poucos..pois o peso em cima do eixo traz a vantagem da super tracção , da estabilidade ao travar em força, à aceleração de outro mundo. Ah...e com uma fiabilidade impressionante que fazia ganhar muita corrida de horas..a fundo! Depois era sair do circuito ou track -day e tranquilamente deixar o piloto em casa. Isso era e é notável! Nós fazemos agora isso num track-day mas não abusamos o que os tipos nos 50, 60,70,80 faziam naqueles tempos, não tinham a coisa bem programada como nós e muitas vezes não havia dó nem piedade a andar com eles horas a fio, em troços manhosos de rally....etc..e lá era o carro do dia-a-dia do piloto. Hoje é o luxo, o hobby do piloto que se sobressai e o carro da pista não é o carro do dia-a-dia porque não dá para isso!
Os baixos pesos dos modelos também ajudavam apesar de que eram sempre desportivos muito bem equipados.(sobretudo a partir de 75) ..o calcanhar de Aquiles do peso que prejudica a performance.
Mas, basta tirar bancos atrás, roda suplente, compressor, farois auxiliares, e outras coisitas, umas baquets, e o isolamento de som e as modernices dos vidros electricos e tecto electrico, e já foram + de 150 kg à vida para fazer um racer muito competente, super capaz de série de fazer uma volta em qualquer circuito ou rally, de forma categoricamente ao jeito de um carro de corrida. Tem chassis e qualidade para isso e muito mais e os motores são muito explosivos, desde os primeiros "S" até ao modelo actual.

Quando são os puros e poderosos Porsche de corrida ( rally, velocidade, endurance, classicos, etc) então aí nem é preciso dizer nada porque até os leigos sabem que aquilo já ganhou muita coisa, sensivelmente mais de 30.000 corridas...sim, 30.000 corridas em cerca de 60 anos de história! Notável não? E ainda ganham pois, é uma marca que não gosta de ficar atrás em nada. Se o GTR faz 7.45 minutos em nurburgring declarados, os tipos lançam qualquer coisa para fulminar esse tempo!
Prova disso é a evolução dos modelos que é substancialmente muito mais bem sucedida do que Ferraris, Lambos, e toda a concorrência directa. Pois a evolução sempre aconteceu e não existiu nenhum retrocesso que tenha significado um mau produto. Mesmo nas crises do petróleo dos anos 70 isso não chegou a acontecer.

Marca fantástica. E já chega de a adjectivar. Vamos adjectivar os Porsches dos portalistas que o resto é história!


Abraços
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Esse 159 alfetta de 425 cavalos não era o de FORMULA 1 do Fangio.. ? Portanto um motor de competição, não aplicado em carros de serie ou de grande produção. ;)

Para ver se o tópico anima..

Obrigado pela resposta Hugo! Estava a ver que ninguém respondia!!! :)

Segundo o que percebi o Francisco estava a falar do motor Porsche montado no 718 RSK, que tem 142 (e não 150 cvs). Este porsche foi concebido para competição, principalmente para fórmulas ou não? Se for o caso então peguei num carro do mesmo género da Alfa Romeo, só que com 25 anos menos, mesma cilindrada e com... 425 cvs.
 
Obrigado pela resposta Hugo! Estava a ver que ninguém respondia!!! :)

Segundo o que percebi o Francisco estava a falar do motor Porsche montado no 718 RSK, que tem 142 (e não 150 cvs). Este porsche foi concebido para competição, principalmente para fórmulas ou não? Se for o caso então peguei num carro do mesmo género da Alfa Romeo, só que com 25 anos menos, mesma cilindrada e com... 425 cvs.

So what? Por acaso são da mesma categoria? Formula 1.. É cada uma.. ;)

Acho que o bloco dos RSK foram usados para versões civis.. E o bloco desse 159 alfetta, equipou Algum carro de série?

O mesmo que do comparar um dos teus alfas de 1973 com o andamento de um carrera Rs de 1973...
É levar na cabeça o dia e a noite!

lembra-te que um carro nao é só motor...mas ajuda!
Mas notoriamente a Alfa "era" uma grande marca...LOL
 
Quando precisares de precos para partes diz qualquer coisa!

Aqui fica um video meu no ano passado no famoso circuito de Sebring em Florida. Foi a minha primeira vez neste circuito e esta a 4 segundos do P1 do meu grupo, no Domingo de manha fui apresentado ao Randy Pobst e este resolveu fazer o enduro com o carro do meu mecanico, um carro do gupo D , muito mais lento do que o meu, nessa altura tive oportunidade de falar com ele e ele viu um dos meus videos, ao ver os videos automaticamente disse me que estava a usar muito as altas e nao estava a usar a pista toda , nem estava a usar as bermas para girar o carro nas curvas. Assim ficou combinado eu seguir -o neste treino e tentar fazer a mesma trajeitoria que ele. No final do dia fiquei em 2do lugar no Enduro, LOL

https://vimeo.com/36410698

Muito bom António ! E esse flat-SIX está com boa saúde.. Mas nota-se que podias travar mais tarde e ser mais agressivo em curva..se quisesses. Pelo menos fica a sensação! O teu carro deve estar muito bem preparado. Tens mais fotos dele?
Que pneus usas em pista e que pressão?
Deve ser a loucura..Andar aí no meio desses irmãos..

Sim, obrigado pela ajuda em peças, pode ser que necessite. Ainda esta semana mandei vir uma espuma nova da baquet para o meu "rabo" .. :)

Grande abraço
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
So what? Por acaso são da mesma categoria? Formula 1.. É cada uma.. ;)

Acho que o bloco dos RSK foram usados para versões civis.. E o bloco desse 159 alfetta, equipou Algum carro de série?

O mesmo que do comparar um dos teus alfas de 1973 com o andamento de um carrera Rs de 1973...
É levar na cabeça o dia e a noite!

lembra-te que um carro nao é só motor...mas ajuda!
Mas notoriamente a Alfa "era" uma grande marca...LOL

São da mesma categoria Hugo. O porsche 718 participou na F1 em 1961 quando as regras mudaram para 1500 cm3. Em relação a este mesmo carro, ele foi construído apenas para correr e não houve versões civis... igual à Alfetta 159, só que 20 anos depois.

Carros de 1973? Alfas temos o 1600 Gt Junior... aliás temos o 1300 gt junior (chega perfeitamente) e temos o porsche 912 1600 com a mesma potência mas com mais 300 cm3. Eram carros semelhantes em termos de preço e de perfomance.

Carrera RS 2700 cm3 210 cvs? Tens razão era (é) uma máquina diabólica. A esse nível Alfa Romeo na época só mesmo de competição. Tenho que admitir. Quase do mesmo nível era o Montreal com 2600 Cm3 e com 200 cvs, mas o peso estraga tudo.

Temos também o 911 normal que, salvo erro e corrige-me se estiver enganado tinha um motor 2200 com 110 cvs e 130 cvs?? na sua segunda versão. Nessa época o Alfa Romeo 1750 Gtv chegava e bem. A Alfa Romeo desde o início dos anos 60 tinha motores de alumínio, caixa de 5 velocidades, discos às 4 rodas, autoblocante, dois carburadores duplos... mas continuas a ter razão, isto foi há muitos anos atrás. A Alfa Romeo hoje é ZERO e não faz jus ao que era, o problema é não nos deixarmos vencer pela memória curta. A porsche é hoje em dia um carro fenomenal, nos anos 60 não era assim tão fenomenal mas caminhava para lá. Temos tendência a generalizar de hoje para ontem.

Um abraço Hugo e obrigado pela resposta! ;)
 
Preparacao bastante basica pois a PCA nos EUA tem uma class stock ou seija de origem. As regras deixam fazer poucos upgrades no meu caso a suspencao e' do RSR da epoca os sway bars sao do 964 cup car , escape livre , tamanho de travoes de origem e largura de tamanho da jante tambem de origem ou opcao pela marca na epoca que o car foi vendido. o safety gear e tudo o que queiras. A razao que fazem este tipo de corridas e para baixar os custos e manter os carros bastantes identicos detro do seu grupo.

Uma regra nova este ano deixa mexer na centralina isto derivado a gasolina de hoje em dia ter 10%ethanol e nao ser a mais indicada para os carros antigos em alta rotacao. Este ano tenho dois mappings na centralina um para chuva que debita 225 cv, detunado e outro que chega as 275cv nas rodas traseiras, mas nao digas nada a ninguem LOL

Os pneus sao semi slicks ou R compound , na borracha semi slick gosto muito das hossiers R6, permitem a volta de 10 aquecimentos no pneu, o R compound gosto dos RA1s da toyo estes aguentam pelo menos 5 vezes mais mas com um andamento muito inferior. Nao se pode usar slicks.

tamanhos eu uso 17" com 275 atras e 255 afrente nos semi slicks ja no toyos nao me lembro dos tamanhos mas sao menos largos

Quanto a pressao normalmente gosto de andar a voltas dos 36-38 psi

Aqui fica algumas fotos ao longo da etapa, desde da cage, limpesa do interior , instalacao do computador de bordo de dados, suspencao, delete do sunroof, etc etce um video

https://vimeo.com/50550557


Muito bom António ! E esse flat-SIX está com boa saúde.. Mas nota-se que podias travar mais tarde e ser mais agressivo em curva..se quisesses. Pelo menos fica a sensação! O teu carro deve estar muito bem preparado. Tens mais fotos dele?
Que pneus usas em pista e que pressão?
Deve ser a loucura..Andar aí no meio desses irmãos..

Sim, obrigado pela ajuda em peças, pode ser que necessite. Ainda esta semana mandei vir uma espuma nova da baquet para o meu "rabo" .. :)

Grande abraço
 

Anexos

  • origem.jpg
    origem.jpg
    39.1 KB · Vistos: 13
  • MO.jpg
    MO.jpg
    173.2 KB · Vistos: 17
  • WG race.jpg
    WG race.jpg
    58.3 KB · Vistos: 16
  • 2011.jpg
    2011.jpg
    65.9 KB · Vistos: 14
  • actual.jpg
    actual.jpg
    138.8 KB · Vistos: 15
  • WG DE.jpg
    WG DE.jpg
    79.9 KB · Vistos: 14
  • bufadeira.jpg
    bufadeira.jpg
    138.3 KB · Vistos: 9
  • cage2.jpg
    cage2.jpg
    78.6 KB · Vistos: 10
  • cleanup.jpg
    cleanup.jpg
    114.8 KB · Vistos: 8
  • data loger.jpg
    data loger.jpg
    114.5 KB · Vistos: 7
  • extra oil coller.jpg
    extra oil coller.jpg
    120.2 KB · Vistos: 6
  • interior pintura.jpg
    interior pintura.jpg
    99.8 KB · Vistos: 7
  • susp.jpg
    susp.jpg
    27 KB · Vistos: 6
  • sunroof.jpg
    sunroof.jpg
    65.1 KB · Vistos: 2
São da mesma categoria Hugo. O porsche 718 participou na F1 em 1961 quando as regras mudaram para 1500 cm3. Em relação a este mesmo carro, ele foi construído apenas para correr e não houve versões civis... igual à Alfetta 159, só que 20 anos depois.

Carros de 1973? Alfas temos o 1600 Gt Junior... aliás temos o 1300 gt junior (chega perfeitamente) e temos o porsche 912 1600 com a mesma potência mas com mais 300 cm3. Eram carros semelhantes em termos de preço e de perfomance.

Carrera RS 2700 cm3 210 cvs? Tens razão era (é) uma máquina diabólica. A esse nível Alfa Romeo na época só mesmo de competição. Tenho que admitir. Quase do mesmo nível era o Montreal com 2600 Cm3 e com 200 cvs, mas o peso estraga tudo.

Temos também o 911 normal que, salvo erro e corrige-me se estiver enganado tinha um motor 2200 com 110 cvs e 130 cvs?? na sua segunda versão. Nessa época o Alfa Romeo 1750 Gtv chegava e bem. A Alfa Romeo desde o início dos anos 60 tinha motores de alumínio, caixa de 5 velocidades, discos às 4 rodas, autoblocante, dois carburadores duplos... mas continuas a ter razão, isto foi há muitos anos atrás. A Alfa Romeo hoje é ZERO e não faz jus ao que era, o problema é não nos deixarmos vencer pela memória curta. A porsche é hoje em dia um carro fenomenal, nos anos 60 não era assim tão fenomenal mas caminhava para lá. Temos tendência a generalizar de hoje para ontem.

Um abraço Hugo e obrigado pela resposta! ;)
São da mesma categoria Hugo. O porsche 718 participou na F1 em 1961 quando as regras mudaram para 1500 cm3. Em relação a este mesmo carro, ele foi construído apenas para correr e não houve versões civis... igual à Alfetta 159, só que 20 anos depois.

Carros de 1973? Alfas temos o 1600 Gt Junior... aliás temos o 1300 gt junior (chega perfeitamente) e temos o porsche 912 1600 com a mesma potência mas com mais 300 cm3. Eram carros semelhantes em termos de preço e de perfomance.

Carrera RS 2700 cm3 210 cvs? Tens razão era (é) uma máquina diabólica. A esse nível Alfa Romeo na época só mesmo de competição. Tenho que admitir. Quase do mesmo nível era o Montreal com 2600 Cm3 e com 200 cvs, mas o peso estraga tudo.

Temos também o 911 normal que, salvo erro e corrige-me se estiver enganado tinha um motor 2200 com 110 cvs e 130 cvs?? na sua segunda versão. Nessa época o Alfa Romeo 1750 Gtv chegava e bem. A Alfa Romeo desde o início dos anos 60 tinha motores de alumínio, caixa de 5 velocidades, discos às 4 rodas, autoblocante, dois carburadores duplos... mas continuas a ter razão, isto foi há muitos anos atrás. A Alfa Romeo hoje é ZERO e não faz jus ao que era, o problema é não nos deixarmos vencer pela memória curta. A porsche é hoje em dia um carro fenomenal, nos anos 60 não era assim tão fenomenal mas caminhava para lá. Temos tendência a generalizar de hoje para ontem.

Um abraço Hugo e obrigado pela resposta! ;)

Ui Pedro..medição de "pilinhas" com a Alfa-Romeo?

Bem, eu acho que não são comparáveis, tanto em características, como em anos.
Eu falava de Porsche 718RSK e não de 718 F1 ou mesmo F2.
Porque as versões mais vulgarmente conhecidas eram de um opencar, two seats preparado para endurance e corridas de estrada tipo mille miglia.
Por acaso o carrito até não se saia nada mal, e mesmo em F1 chegou a ganhar alguma coisa. Depois veio o 804, esse mais evoluído.
Atenção que a Porsche nasceu em 1931 salvo-erro..quando a Alfa-Romeo era a supra-sumo de todas as marcas. E ao nível de desportivos, meu caro, a Porsche começou a grande odisseia precisamente nos anos 60, com o surgir do 911.
Vitorias nas Targa florio italiana não faltam ao curriculum..
Pois se quiseres comparar, nem a Porsche foi grande especialista de Fórmulas ( apesar dos motores dos TAG etc..) mas sim evidenciou-se mais noutro tipo de competições., mesmo em rally. Mas em formulas com os turbo até se pode dizer que foram bem sucedidos com alguns mundiais? Não?
Mas coloco-te não uma mas, duas questões para não andarmos a comparar carros daqui e dacolá..

Qual a marca de automóveis mais vitoriosa de sempre? A Alfa ou a Porsche?
E falando de super carros evoluídos como esse 159 alfetta pilotado pela melhor nata - Fangio- que referiste e bem ( apesar de ser criticado com um motor de um consumo absurdo para grandes tiradas e já na altura com um grande compressor para extrair sumo dos 1.5 L do seu motor de 420 cv) , qual o motor de corrida mais potente de sempre? Ou seja, qual o motor mais potente de TODAS AS ÉPOCAS?

Abraço caro Pedro...ferrenho de italianos que defende os Alfas contra tudo e todos..! ;)
E fazes bem..! :) é um purismo..
 
Belas fotos. Esse passeio deve ter sido bem divertido, ainda por cima nessas estradas.... :cool:

Abraço

Tens que aparecer...é só pessoal que gosta de dar uso real aos clássicos...e parar só e apenas para comer e beber..e umas fotos ocasionais quando a paisagem é realmente bela..

Abraço. Aparece no dia 16 de Março, vens dar uma voltinha de 911 comigo!
 
Preparacao bastante basica pois a PCA nos EUA tem uma class stock ou seija de origem. As regras deixam fazer poucos upgrades no meu caso a suspencao e' do RSR da epoca os sway bars sao do 964 cup car , escape livre , tamanho de travoes de origem e largura de tamanho da jante tambem de origem ou opcao pela marca na epoca que o car foi vendido. o safety gear e tudo o que queiras. A razao que fazem este tipo de corridas e para baixar os custos e manter os carros bastantes identicos detro do seu grupo.

Uma regra nova este ano deixa mexer na centralina isto derivado a gasolina de hoje em dia ter 10%ethanol e nao ser a mais indicada para os carros antigos em alta rotacao. Este ano tenho dois mappings na centralina um para chuva que debita 225 cv, detunado e outro que chega as 275cv nas rodas traseiras, mas nao digas nada a ninguem LOL

Os pneus sao semi slicks ou R compound , na borracha semi slick gosto muito das hossiers R6, permitem a volta de 10 aquecimentos no pneu, o R compound gosto dos RA1s da toyo estes aguentam pelo menos 5 vezes mais mas com um andamento muito inferior. Nao se pode usar slicks.

tamanhos eu uso 17" com 275 atras e 255 afrente nos semi slicks ja no toyos nao me lembro dos tamanhos mas sao menos largos

Quanto a pressao normalmente gosto de andar a voltas dos 36-38 psi

Aqui fica algumas fotos ao longo da etapa, desde da cage, limpesa do interior , instalacao do computador de bordo de dados, suspencao, delete do sunroof, etc etce um video

https://vimeo.com/50550557

Fabuloso! Muito bom, mesmo!

Excelente corrida e até que enfim que ultrapassaste aquele 996...cone de ar..travar mais tarde e já está! Essa parte adorei...embalou muito bem..pena o andamento do 964 que ia à frente ser muito semelhante,senão era mais um..

Precisava de um "carrito" quase stock ( como o teu ;) ) para participar no Classic superstock deste ano..para limpar o sebo a muita gente...ahhhhh....

Mas em Portugal, com esta troika, não dá para andar a " KITAR" Porsche...só mesmo Datsun, Fiat, Toyota, Ford e pouco mais.. Pois os euros são escassos e é doloroso fazer as mínimas preparações, seja mesmo para o material básico - capacete, fato, luvas, rollbar, extintor, pneus e jantes, passaporte técnico, etc..nem falando de coisas bem mais evoluídas das corridas!

Mas esse 964... Ui, ui...que bem que sabia vê-lo a andar num dos nossos circuitos. Aliás acho que em Portugal ninguém tem um 964 minimamente preparado como o teu. Apenas temos versões completamente stock pois os custos são elevados e o pessoal está com falta de ar...cof, cof..
Esse está lindo e bem armado até aos dentes...gostei desses colectores em inox..e dessas suspensões... My God!

Mas espero ver o Pedro Oliveira, um dia, trocar a sua Audi por um 964.. Espero! E depois dar uma voltinha.. :) :)

Vamos falando pois aí devem ter material a preços que nós nem sonhamos..muito mais barato!

Abraço e boas corridas.
 
Esta corrida comecei em segundo lugar do grupo G e havia seis carros do grupo G atras de mim mas infelismente nao da para ver.

O 996 3.4 e' do grupo H , 964 que estava virado para mim na altura da bandeira amarela era o carro do dough , pois este e' o numero um nacional do grupo G, quando o vi nem queria acreditar e nessa altura tive que dar tudo por tudo para passar o 996 para usar este como bloqueio. O mais lindo e' que esta foi a primeira corrida que a minha esposa e filhos foram ver , ficaram loucos pois fiquei em primeiro lugar!

A coisa pior deste carros sao os travoes pois derivado ao peso do carro e simplemete ao factor que sao pequenos aquecem rapido e e' possivel de fazer algumas travagens tardes mais bruscas mas nao aguentam, over and over again. No caso de por travoes do turbo que sao maiores afrente ja tinha que passar para o grupo H.

o 964 branco e' um pure cup car que veio da alemanha do ano 90 e' o meu colega bob e claro um dos meus carros preferidos!


Fabuloso! Muito bom, mesmo!

Excelente corrida e até que enfim que ultrapassaste aquele 996...cone de ar..travar mais tarde e já está! Essa parte adorei...embalou muito bem..pena o andamento do 964 que ia à frente ser muito semelhante,senão era mais um..

Precisava de um "carrito" quase stock ( como o teu ;) ) para participar no Classic superstock deste ano..para limpar o sebo a muita gente...ahhhhh....

Mas em Portugal, com esta troika, não dá para andar a " KITAR" Porsche...só mesmo Datsun, Fiat, Toyota, Ford e pouco mais.. Pois os euros são escassos e é doloroso fazer as mínimas preparações, seja mesmo para o material básico - capacete, fato, luvas, rollbar, extintor, pneus e jantes, passaporte técnico, etc..nem falando de coisas bem mais evoluídas das corridas!

Mas esse 964... Ui, ui...que bem que sabia vê-lo a andar num dos nossos circuitos. Aliás acho que em Portugal ninguém tem um 964 minimamente preparado como o teu. Apenas temos versões completamente stock pois os custos são elevados e o pessoal está com falta de ar...cof, cof..
Esse está lindo e bem armado até aos dentes...gostei desses colectores em inox..e dessas suspensões... My God!

Mas espero ver o Pedro Oliveira, um dia, trocar a sua Audi por um 964.. Espero! E depois dar uma voltinha.. :) :)

Vamos falando pois aí devem ter material a preços que nós nem sonhamos..muito mais barato!

Abraço e boas corridas.
Fabuloso! Muito bom, mesmo!

Excelente corrida e até que enfim que ultrapassaste aquele 996...cone de ar..travar mais tarde e já está! Essa parte adorei...embalou muito bem..pena o andamento do 964 que ia à frente ser muito semelhante,senão era mais um..

Precisava de um "carrito" quase stock ( como o teu ;) ) para participar no Classic superstock deste ano..para limpar o sebo a muita gente...ahhhhh....

Mas em Portugal, com esta troika, não dá para andar a " KITAR" Porsche...só mesmo Datsun, Fiat, Toyota, Ford e pouco mais.. Pois os euros são escassos e é doloroso fazer as mínimas preparações, seja mesmo para o material básico - capacete, fato, luvas, rollbar, extintor, pneus e jantes, passaporte técnico, etc..nem falando de coisas bem mais evoluídas das corridas!

Mas esse 964... Ui, ui...que bem que sabia vê-lo a andar num dos nossos circuitos. Aliás acho que em Portugal ninguém tem um 964 minimamente preparado como o teu. Apenas temos versões completamente stock pois os custos são elevados e o pessoal está com falta de ar...cof, cof..
Esse está lindo e bem armado até aos dentes...gostei desses colectores em inox..e dessas suspensões... My God!

Mas espero ver o Pedro Oliveira, um dia, trocar a sua Audi por um 964.. Espero! E depois dar uma voltinha.. :) :)

Vamos falando pois aí devem ter material a preços que nós nem sonhamos..muito mais barato!

Abraço e boas corridas.
 
Carros de 1973? Alfas temos o 1600 Gt Junior... aliás temos o 1300 gt junior (chega perfeitamente) e temos o porsche 912 1600 com a mesma potência mas com mais 300 cm3. Eram carros semelhantes em termos de preço e de perfomance.

Carrera RS 2700 cm3 210 cvs? Tens razão era (é) uma máquina diabólica. A esse nível Alfa Romeo na época só mesmo de competição. Tenho que admitir. Quase do mesmo nível era o Montreal com 2600 Cm3 e com 200 cvs, mas o peso estraga tudo.

Temos também o 911 normal que, salvo erro e corrige-me se estiver enganado tinha um motor 2200 com 110 cvs e 130 cvs?? na sua segunda versão. Nessa época o Alfa Romeo 1750 Gtv chegava e bem. A Alfa Romeo desde o início dos anos 60 tinha motores de alumínio, caixa de 5 velocidades, discos às 4 rodas, autoblocante, dois carburadores duplos... mas continuas a ter razão, isto foi há muitos anos atrás.

Pedro,

Considero ao contrário da tua opinião sobre os Porsche, os Alfa grandes carros e sempre muito evoluídos e lindos..
O Giulia GT bertone não é excepção mas para chegar a um patamar chamado de "911" teria que ter comido mais chocapic ao pequeno-almoço, passe a expressão.

Uma coisa é um carro fantástico e belo como o Giulia GT Veloce, outra coisa é um carro que teve e tem a carreira que se vê.. E passou a estatuto de supercarro do século! Chama-se ícone..

Não te queiras meter na toca do lobo..mas deixaste corda para isso.

Mas comparar um mito como um 911 com um Giulia ou GTV bertone... Não será de todo muito apropriado, sobretudo vendo bem a evolução a que chegaram os 911.

Pois, os 911 tinham..discos às 4.. Alguns com LSD, carburadores e rapidamente injecção ( a evolução dos carburadores) , eram leves, blocos de magnésio, aluminio.. cilindros de nikasil... Caixas evoluidas de 5 muito bem escalonadas, grande motricidade, excelentes performance, milhentas vitórias em competição, Queres mais? Os alfas tinham caixas ZF "alemãs". ...? Humm..coisas alemãs em carros italianos? Se tivesses um alternador Bosch em vez de Lucas no Zagato.. ( tive a ler o teu excelente tópico que aliás adorei, já agora!) enfim, robustez alemã entrava também nos carros italianos.

O 911 Carrera 2.7 RS ( touring ou lightweight) não é melhor do que o Alfa Montreal,.. apenas FULMINA o Montreal em todos os aspectos!

Semelhantes cilindradas, ambos de injecção, ( a SPICA deixa-me dúvidas de fiabilidade..) ambos carros GT Sport das marcas. Poucos carros de estrada nessa época batiam a eficácia de um Porsche 911. E, atenção que considero o Montreal num plano de um super carro que é mas, ..o Carrera RS está uns furos acima sendo um carro simplesmente excepcional! E com muito mais simplicidade e eficácia!

Como um bom vinho e um vinho supremo, divinal... Por isso o RS é um mito, um ícone e um Montreal é "mais um" Alfa excepcional, nada comum, fantástico mas, insuficiente para ser um supra-sumo e figurar como o "TAJ MAHAL" figura nas construções mundiais".

E o som de um boxer a ar...inigualável - apesar de também gostar muito dos motores alfa e da sua sonoridade, sobretudo os de dupla carburação.

Acho quase blasfémia essa comparação que para mim é 100% Porsche, em tudo! Fiabilidade, performance, estética, carisma, tudo! O que quiserem comparar. Só se for em conforto...aí talvez a suspensão do Alfa seja mais branda. Afinal a base ou chassis era a Giulia, não?
Ok... Pronto! Uma mera curiosidade..
Sabias que a inspiração particular da secção frontal do Montreal foi inspirada num Porsche 911 spider protótipo.. De 1966?

E claro que o resto da estética é Gandini no seu melhor, com recurso aquilo que já tinha surpreendido no Miura! Carro bonito, sem dúvida esse Montreal. Um super carro dos 70 o melhor que a Alfa-Romeo sabia produzir.

Mesmo um 2.2 bate claramente um 1750 como disseste. Se falarmos que o 1750 era o topo desportivo de estrada em 1969, um qualquer S ( o mesmo topo da Porsche) dava-lhe (dá!) bem nas barbas. No chances.. Mesmo um 2.0 S da primeira série tinha 160 cv meu amigo... Na altura limpava os 100Km/h em 7 segundos.. Impressionante, não?
Um simples 2.0 S shortwheelbase de 160 Cv era tão ou mais rápido que.. Um Montreal de 200Cv com mais cilindrada..veículo que por sua vez surge em 1970. Ou estarei enganado?

Futurista e cheio de inovações mas, sem a performance de um simples 911 E, quanto mais um 911 S...ou RS..!?
Ok era pesadão, dizes tu.. Mas então não o compares!

Um 2.2 nem se fala. A seguir veio o 2.4 S, um dos meus preferidos, e aí a performance já estava muito afastada dos concorrentes da Alfa. Nem vale a pena dizer o que eram 190Cv num carro como aquele em 1972. Depois podemos continuar...até aos dias de hoje!

Talvez mesmo um básico 911 T iguala um 1750 em performance absoluta. Apesar do Alfa ser um topo e o 911 T ser um baixo de gama.

Faço uma analogia meia absurda para que se entenda a filosofia 911,
Pois bem..
Atenção que o T"é como um uno 45 e o S" como um Turbo ie, para quem não está sintonizado. Pelo meio estavam os "E" que seriam nessa ordem um uno 1.4 sx. Acho que se percebe. ( raios de comparação de um fiat uno com um 911... ????!!! ;) e foi assim até 1973, quando apareceu o 2.7. Depois, em 1974 aparece a série G, o carrera RSR , Turbo, E por aí fora..

Mais.. Uma grande pergunta:


Qual a marca mais vitoriosa até hoje?
A Alfa nascida em 1910 ou a Porsche nascida em 1931?

Pedro, por último, medindo "fálicamente" só para lembrar que o primeiro, sim o PRIMEIRO E BÁSICO Porsche 911 de 1963 ( o 901) tinha um bloco 2.0 com 130 cavalitos.... 211Km/h, 8,8 seg 0-100Km/ h Notável em 1963...para um carro desportivo de estrada! Portanto, talvez com um andamento de um 2000 GTV dos anos 70.. Ou mesmo superior.
Hein? Quase ao nível do teu 75 Turbo.ou Ts, sei lá tens tantos... ;) ( agora é que é! Vem aí bomba!)


Desejas acrescentar algo mais? ;)
sinceramente, acho que o auge da Alfa-Romeo esteve dos anos 30 aos 50. Tinham automoveis soberbos..dos melhores do Mundo!
Doppo" a Alfa perdeu muita daquela magia a partir da 2Guerra Mundial.. e sobretudo nas crises do petroleo dos 70- eles eram uns mamões de gasolina como ninguém, por isso.. ;) Calma.. Brincadeira!

Isto é um tópico da Porsche e até agora está bonito, mas era inevitável neste Portal.. Que pouca gente ferverosamente adepta de tudo o que é italiano tem..( brincadeira)

abraço e.. Dá-lhe gás!
Ui o que vem por aí.. :)

Ps: gosto muito de Alfa-Romeo mas a Porsche é o santo- Graal
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    175.9 KB · Vistos: 8
Topo