Alfa Romeo A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Alfa Romeo  A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Obrigado pela explicação Mário.

Além do parafuso de ajuste do ralenti presente em cada carburador, (número 1 na foto) existe outro que penso que é responsável por ajustar o curso das hastes que encaixam na alavanca (número 2 na foto).

2026-01-01 16_50_42-IMG_20251231_135344273_HDR2.png

A finalidade é essa ou é para algum tipo de ajuste mais fino das borboletas?

Bom ano 2026!

Boa tarde,

Ao tentar afinar os carburadores, o carburador do lado do pendura, tanto lhe faz ter os parafusos de mistura completamente fechados ou não… o motor continua a trabalhar normalmente e nada acontece.

Aproveitei a compra que fiz de uma cuba de ultrassons e dei uma limpeza aos dois carburadores, jatos, válvulas anti-retorno, etc, sempre com detergente neutro para não correr riscos.

20260208_110848.webp

20260208_111123.webp

Uma dúvida que tenho, agora que os mesmos poderão ter ficado mais limpos internamente, seria ideal e recomendam que seja instalado um filtro de combustível depois da bomba mecânica? Não vá o depósito ou as tubagens terem detritos que deem cabo do trabalho que tem sido feito?

Ou será isto preciosismo a mais? Supostamente na entrada de gasolina dos carburadores, existe uma peça /rede de plástico que já filtra alguma coisa.

O filtro original que encontrei tem a referência 60745338, existem alternativas para o mesmo de outras marcas.
532281-VF-A33-carb-fuel-filter-(1).webp

Obrigado,
Cumprimentos.

A minha experiência que vale, o que vale.
No VW só tenho filtros antes da bomba (a bomba também tem um filtro de rede), até porque, no caso dos VW, pode ser arriscado ter um filtro na zona de "alta-pressão", que fica numa zona quente do motor e caso particular, se o filtro romper, a gasolina vai direitinha para cima do distribuidor. Faíscas e gasolina...:)
Mas se calhar isto é um caso particular pois há quem coloque filtros depois da bomba. Talvez à os de caixa metálica.
Mas coloco uma questão genuína, tendo um filtro imediatamente antes da bomba, qual é a quantidade de "lixo" que a bomba envia para o carburador?
Tenho dois filtros, um à saída do depósito e outro antes do tubo da gasolina entrar no compartimento do motor a cerca de 20cm da bomba. Onde há sempre mais sujidade é no primeiro. Claro que mesmo no casos dos filtros de papel (melhores que os de rede) podem passar micropartículas (±10-40 microns - 0,01-0,04 milimetros), mas acredito que se o carro não ficar parado muito tempo com gasolina no carburador que evapore e se de vez em quando lhe dermos um tratamento tipo "italian job", que nos carros italianos dá um gozo partícular, não vejo os carburadores a entupirem. Logo no início dos anos 80, o meu pai tinha um FIAT 127 903cc, quando íamos de viagem para o norte, arrancava nas portagens de Alverca (na altura eram aí) puxava as mudanças todas, a minha mãe refilava e ele dizia que era para desentupir o carburador que se entupia pelo uso do carro na cidade. Uma vez calhou-me a mim guiar o carro e experimentei. Afinal o velho tinha razão, quando meti a segunda e puxei, o carro por breves momentos parecia que se ia engasgar e ia abaixo, mas depois disparou que nem um foguete, era a sujidade a sair dos injectores pela maior velocidade de circulação da gasolina.
Agora há outro aspecto para além do entupimento do carburador pois vi a questão da sujidade entre os 6 e os 40 microns poder contribuir para o desgaste do motor em carros modernos. Mas aqui, era importante perceber quantos quilómetros são necessários para se notar a diferença. Se forem 200mil, nos nossos clássicos pode não ser um problema. Os carros modernos também têm menos tolerância (folgas) e trabalham mais "puxados" que os antigos e isso também os pode tornar mais sensíveis ao problema. O meu 1300 só tem 40HP, quantos cavalos tem um 1300 atualmente? Cento e muitos. Só dúvidas :)
Artigo sobre tipos de filtros

Ainda regressei, porque os carros italianos (de 50 a 80) quando estão a funcionar são o melhor que há... aqueles motores, que saudades.
Isto porque depois do post anterior fui à garagem por uma bateria à carga num dos meus e acabei a tentar ajudar a por a funcionar com um arrancador um 128 primeira série que por lá habita. Mas parece que não chega gasolina ao motor pelo que amanhã é dia. Não foi hoje que ouvi aquele motor Lampredi a funcionar. O meu VW não tem a alma dos italianos mas arranca sempre (se tiver bateria).
Portanto, temos de louvar o esforço desenvolvido por quem tem carros italianos, principalmente Alfa Romeos (é outra liga em dedicação), de os manter a funcionar :thumbs up: . O fácil é ter um carro japonês. ;) Força Fábio!!!

Boa tarde,

Ao tentar afinar os carburadores, o carburador do lado do pendura, tanto lhe faz ter os parafusos de mistura completamente fechados ou não… o motor continua a trabalhar normalmente e nada acontece.

Aproveitei a compra que fiz de uma cuba de ultrassons e dei uma limpeza aos dois carburadores, jatos, válvulas anti-retorno, etc, sempre com detergente neutro para não correr riscos.

Ver anexo 1346585
Ver anexo 1346586

Uma dúvida que tenho, agora que os mesmos poderão ter ficado mais limpos internamente, seria ideal e recomendam que seja instalado um filtro de combustível depois da bomba mecânica? Não vá o depósito ou as tubagens terem detritos que deem cabo do trabalho que tem sido feito?

Ou será isto preciosismo a mais? Supostamente na entrada de gasolina dos carburadores, existe uma peça /rede de plástico que já filtra alguma coisa.

O filtro original que encontrei tem a referência 60745338, existem alternativas para o mesmo de outras marcas.
Ver anexo 1346587

Obrigado,
Cumprimentos.
Quando não há qualquer reação ao mexer no parafuso tipicamente significa que está algo entupido(falando em casos de coisas originais que eram suposto funcionar, num carro modificado pode significar que é preciso trocar alguma peça para uma de características diferentes), ou há uma fuga no circuito, ou sendo um setup que tenha carburadores múltiplos, que há um problema especifico no ou nos cilindros que esse carburador alimenta, mas iria mais para as primeiras possibilidades, algo obstruído ou uma fuga.

Boa noite,

Após cerca de 2 meses com a 33 parada, devido a mais uma ronda de limpezas aos carburadores e desta vez com ultrassons, aproveitou-se para mudar as abraçadeiras dos tubos críticos do circuito de refrigeração.

Fartei-me das abraçadeiras de parafuso, tanto fazia serem chinesas ou de marcas de qualidade como algumas que ainda tinha e outras que adquiri... após algumas viagens, com o "aquece e arrefece" este tipo de abraçadeiras simplesmente não mantém a tensão / aperto, etc e acabava sempre com uma "poça" ou outra de liquido em cima do bloco e da travessa do radiador.
Após pesquisar, ler e trocar ideias com lojas de peças e mecânicos, para o circuito de refrigeração não há melhor do que abraçadeiras de mola / tensão constante, o pior foi encontrar as mesmas nas medidas necessárias, algumas vieram de fora e demoraram 2 semanas a chegar, outras vieram de outra marca concorrente... um desafio, mas fez-se:

IMG_20260306_171721311_HDR_AE.webp

O tubo que ainda tem a abraçadeira antiga, como não encontrei um tubo de formato igual ou parecido, tive de o manter com a mesma.

IMG_20260306_171730816_HDR.webp

20260222_140136.webp

IMG_20260306_171805065_HDR.webp

As entradas do termóstato foram lixadas para garantir a vedação a 100%, pois já apresentavam oxidação e resíduos.

Foi trocada a junta do colector do pendura que não foi trocada na altura e devia de ter sido feito... (Por ter de retirar o termóstato do sítio), com um brinde numa das passagens...:

20260124_134839.webp

20260124_135252.webp

Nos carburadores, foram vistos e revistos os níveis das boias das cubas, que alterei novamente (respeitando o intervalo de valores dos manuais), anteriormente com 6mm / 13mm e passou a 5mm / 12mm.
A abertura e fecho das borboletas também foram analisados com testes de luz, para garantir que não haviam empenos ou ajustes incorretos.
O primeiro furo de progressão ficou cerca de 25% visível com o ajuste dos parafusos de ralenti, que ficaram apenas com 1 volta após encostarem nas alavancas (Algo que antes andava em torno de 5 voltas num e umas 9 no outro para manter o motor a trabalhar).

Os pistões dos carburadores também foram limpos e polidos uma vez que os mesmos estavam sujos e não "deslizavam" bem no seu lugar, e até ao atuar os mesmos, sentia-se alguma resistência, isso também acabou:

20260213_144745.webp

Com tudo isto, aproveitou-se também para trocar as velas por novas e iguais, NGK BP6ES.

Voltar a montar tudo, antes do primeiro arranque lubrifiquei o motor sem as velas por precaução, e o resultado surpreendeu logo:

Mesmo num dia frio e sem necessidade de fechar o ar, pegou com facilidade assim que a gasolina chegou aos carburadores... ralenti baixo e sem oscilações +/- nas 700 / 800rpm e praticamente sem vibrações, mesmo dentro do carro sentiu-se uma diferença enorme... quando se pensava desde o inicio que todo o abanar que sempre existiu podia ser dos apoios do motor, ou até algo mais grave. Afinal...

Depois de aquecer, foi feito o teste com os 4 manómetros, que também surpreendeu estando todos com o mesmo valor, ao ralenti e em aceleração... sem necessidade de mexer em mais nada.

Os parafusos de mistura passaram também a reagir, um ainda está teimoso e só reage estando perto de estar totalmente fechado, mas não me preocupa muito pois tudo o resto está muito bom.

Foram também trocados os amortecedores da mala, pois os originais, já estavam cansados.

Os clips metálicos de união das borrachas do vidro traseiro estavam com muito mau aspeto, muito oxidados e já queria ter resolvido isso ao tempo, com a carrinha parada, foi também a altura ideal... lixados e pintados:

Antes:
FORUM_135139.webp

Depois:
20260314_143914.webp

Com o entusiasmo, dei uma limpeza ao cofre e capot que bem precisavam:

20260314_143507.webp

20260314_141403.webp

20260314_143402.webp

E arrumar e proteger as cablagens junto aos faróis com tubos corrugados:

20260314_143442.webp

Depois de algumas voltas em dias diferentes, nada de fugas do liquido de refrigeração.
Ralenti estável nas 900rpm sem abanões.
Em ponto morto, ao acelerar até às 2500/3000rpm e largar, caem rapidamente para as 900rpm sem hesitar ou ficar "pasmado" nas 1100 / 1200rpm durante um bocado como acontecia antes.

Boas curvas, bom fim de semana.

Última edição:
A minha experiência que vale, o que vale.
No VW só tenho filtros antes da bomba (a bomba também tem um filtro de rede), até porque, no caso dos VW, pode ser arriscado ter um filtro na zona de "alta-pressão", que fica numa zona quente do motor e caso particular, se o filtro romper, a gasolina vai direitinha para cima do distribuidor. Faíscas e gasolina...:)
Mas se calhar isto é um caso particular pois há quem coloque filtros depois da bomba. Talvez à os de caixa metálica.
Mas coloco uma questão genuína, tendo um filtro imediatamente antes da bomba, qual é a quantidade de "lixo" que a bomba envia para o carburador?
Tenho dois filtros, um à saída do depósito e outro antes do tubo da gasolina entrar no compartimento do motor a cerca de 20cm da bomba. Onde há sempre mais sujidade é no primeiro. Claro que mesmo no casos dos filtros de papel (melhores que os de rede) podem passar micropartículas (±10-40 microns - 0,01-0,04 milimetros), mas acredito que se o carro não ficar parado muito tempo com gasolina no carburador que evapore e se de vez em quando lhe dermos um tratamento tipo "italian job", que nos carros italianos dá um gozo partícular, não vejo os carburadores a entupirem. Logo no início dos anos 80, o meu pai tinha um FIAT 127 903cc, quando íamos de viagem para o norte, arrancava nas portagens de Alverca (na altura eram aí) puxava as mudanças todas, a minha mãe refilava e ele dizia que era para desentupir o carburador que se entupia pelo uso do carro na cidade. Uma vez calhou-me a mim guiar o carro e experimentei. Afinal o velho tinha razão, quando meti a segunda e puxei, o carro por breves momentos parecia que se ia engasgar e ia abaixo, mas depois disparou que nem um foguete, era a sujidade a sair dos injectores pela maior velocidade de circulação da gasolina.
Agora há outro aspecto para além do entupimento do carburador pois vi a questão da sujidade entre os 6 e os 40 microns poder contribuir para o desgaste do motor em carros modernos. Mas aqui, era importante perceber quantos quilómetros são necessários para se notar a diferença. Se forem 200mil, nos nossos clássicos pode não ser um problema. Os carros modernos também têm menos tolerância (folgas) e trabalham mais "puxados" que os antigos e isso também os pode tornar mais sensíveis ao problema. O meu 1300 só tem 40HP, quantos cavalos tem um 1300 atualmente? Cento e muitos. Só dúvidas :)
Artigo sobre tipos de filtros
Viva caro José, antes de mais peço desculpa pela resposta tardia...

Por acaso desconheço e ainda não fui ver se a minha bomba tem alguma rede / filtro interno. O que sei é que à entrada do combustível nos carburadores tem um filtro em cada um sim.

Que será isto:
1773571214025.webp

Acerca da sua questão, no meu caso não existe filtro antes da bomba, ou seja, entre o depósito de gasolina e a bomba, por isso a quantidade de "lixo" que chega à bomba poderá ser alguma (depósito e tubos com 35 anos).

No caso dos 33 a carburadores, a localização que optam e pelo que tenho visto será sempre depois da bomba (seta verde):

(Não sendo um cofre de um 33 mas é praticamente igual)
alfa-romeo-arna-3.webp

Mas percebo que a localização do mesmo é um pouco arriscada, quando do lado esquerdo temos o distribuidor e os cabos a passar por aí também.

Mas vou deixar esta ideia para depois.

Muito obrigado.

Última edição:
Boa tarde a todos,

Chegou a hora de tentar resolver isto:

FORUM_135326.webp

Quando a carrinha ainda não era minha, o canhão deixou de dar arranque ao motor, e o desenrasque foi o que se vê na foto, um botão com um fio direto ao motor de arranque e outro fio também a sair do botão para a caixa de fusíveis... além disso, quero também trocar as duas capas da coluna de direção pois estão neste estado lastimável, por cima não está melhor...

Dentro das opções que li, desde tentar abrir uma fenda no parafuso de segurança do canhão com um cinzel e martelo, dremel com serra pequena, tentar martelar uma ponta torx ou philips... existe outra forma menos agressiva? Porque estar a dar pancadas fortes na coluna, confesso que não me agrada muito.

Além da remoção desse parafuso de segurança, é necessário ter em atenção mais alguma coisa antes de remover o canhão? Deixar o mesmo ou o volante numa posição especifica, etc?

Cumprimentos,
Obrigado.

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom