Alfa Romeo A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Alfa Romeo  A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Nos parafusos da mistura confesso que nem lhes toquei, tive receio dessa parte... sei que o valor standard é fechar tudo e desapertar cerca de duas ou duas voltas e meia, mas só recomendam mexer depois dos parafusos das borboletas afinados e com os valores do sincronizador iguais em todos os cilindros (que não tenho para testar).

O rotor, a tampa do distribuidor, cabos de velas e velas, foi das primeiras coisas que mudei. A posição do rotor, quando mudei a distribuição, estava na posição certa com o motor em PMS, a apontar para o lado do pendura / zona do filtro de óleo do motor.
Ai rapaz! Eu estou tramado contigo! :lol:
Então, tu que andas aí a fazer esse trabalho de Mestre relojoeiro não podes ter medos nem receios de desmontar e reajustar tudo, tens de colocar "a faca nos dentes"!
Sabias que, muitas das vezes, as más afinações começam apenas e só por aí mesmo! Por uma "simples" incorrecta afinação do parafuso da mistura!
(Nao estou a dizer que é o caso aqui)
Mas tu hás de ter isso diferente de um lado para o outro!
Tanto que isso também pode ser mais um indicador do porquê da diferença que tinhas na abertura das borboletas, por exemplo...

Em relação à ignição: Ok, tudo bem, é um princípio! Mas em todo o caso isso por si só não te garante que o distribuidor esteja a ponto...
Vamos por partes... Começa por equalizar os parafusos da mistura!
(Começa por desapertar 1 volta, depois volta a reapertar e conta as voltas todas do "antes" até ele chegar abaixo... Atenção que isso não quer força! )
Depois tiras o parafuso fora com cuidado para nao perderes nada e inspecionas tudo, se tiveres dúvidas quanto ao estado compara com o part number original, trocas o'rings e voltas a reapertar tudo de novo devagar e com jeito até ao fim... Voltas a abrir as 2 voltas... provavelmente vais ter de afinar as borboletas de novo, mas pronto, faz isso!
Bom trabalho!

Última edição:
Ai rapaz! Eu estou tramado contigo! :lol:
Então, tu que andas aí a fazer esse trabalho de Mestre relojoeiro não podes ter medos nem receios de desmontar e reajustar tudo, tens de colocar "a faca nos dentes"!
Sabias que, muitas das vezes, as más afinações começam apenas e só por aí mesmo! Por uma "simples" incorrecta afinação do parafuso da mistura!
(Nao estou a dizer que é o caso aqui)
Mas tu hás de ter isso diferente de um lado para o outro!
Tanto que isso também pode ser mais um indicador do porquê da diferença que tinhas na abertura das borboletas, por exemplo...

Em relação à ignição: Ok, tudo bem, é um princípio! Mas em todo o caso isso por si só não te garante que o distribuidor esteja a ponto...
Vamos por partes... Começa por equalizar os parafusos da mistura!
(Começa por desapertar 1 volta, depois volta a reapertar e conta as voltas todas do "antes" até ele chegar abaixo... Atenção que isso não quer força! )
Depois tiras o parafuso fora com cuidado para nao perderes nada e inspecionas tudo, se tiveres dúvidas quando ao estado compara com o part number original, trocas o'rings e voltas a reapertar tudo de novo devagar e com jeito até ao fim... Voltas a abrir as 2 voltas... provavelmente vais ter de afinar as borboletas de novo, mas pronto, faz isso!
Bom trabalho!
Mais uma vez, tens toda a razão! Bem sei! Mas o receio da carrinha não voltar a pegar foi mais forte! :D
Foi isso e o facto de poder deixar a mistura pobre ao ponto de fazer um churrasco no capot!

Agora não me digas é que tenho de voltar a tirar os carbs. fora para poder retirar completamente os parafusos de mistura! Ou ao retirar os mesmos com eles montados, vou ter uma cascata de gasolina? :xD:

Primeiro convém desapertar sempre 1 volta? Não posso começar logo por apertar e contar a partir daí?

Também já tenho isso em conta, que ao apertar, mal chegue ao fim, não é para forçar.

Só tenho a agradecer a tua paciência! E para isso, deixo aqui uns segundos da volta de hoje, em modo "bandido"!:cool:

Se fores adepto de bricolage podes fazer um sistema de sincronização caseiro, é relativamente simples, precisas de tubos transparentes com alguma rigidez, líquido colorido, alguma madeira ou algo para construir um suporte e pouco mais.
Obviamente não te dá valores mas permite comparar e ajustar diferenças entre eles.

Mais uma vez, tens toda a razão! Bem sei! Mas o receio da carrinha não voltar a pegar foi mais forte! :D
Foi isso e o facto de poder deixar a mistura pobre ao ponto de fazer um churrasco no capot!

Agora não me digas é que tenho de voltar a tirar os carbs. fora para poder retirar completamente os parafusos de mistura! Ou ao retirar os mesmos com eles montados, vou ter uma cascata de gasolina? :xD:

Primeiro convém desapertar sempre 1 volta? Não posso começar logo por apertar e contar a partir daí?

Também já tenho isso em conta, que ao apertar, mal chegue ao fim, não é para forçar.

Só tenho a agradecer a tua paciência! E para isso, deixo aqui uns segundos da volta de hoje, em modo "bandido"!:cool:

Eu já não digo é nada :xD: até porque honestamente também nunca mexi nesse carburador! Teoricamente devia dar para, pelo menos ajustar a mistura com eles montados no carro, mas como isso é um Alfa.... :ph34r:
Em principio também não levas com nenhuma cascata de gasolina.:lol:
Eu desaperto sempre qualquer coisa primeiro, até porque já me aconteceu estar todo apertado quando comecei a mexer...

Ajustar bem a mistura sem um aparelho de medição é praticamente impossível, no mínimo precisavas de uma sonda lambda ligada a um multímetro e só conseguias ajustar bem a lambda 1 ou pouco longe disso, mas seria perfeitamente possível, em alguns carros d noos anos 80 com injeções antigas era assim que se fazia, ligava-se um aparelho ou multímetro no sinal da sonda e afinava-se, no meu golf por ex já fiz isso é da resultado perfeito conferido na máquina de ensaio de gases do centro de inspeção.
Mas o balanço consegues ajustar bem( o balanço, não consegues ajustar o valor em si, mas isso depois ajusta-se pela rotação)de forma simples, mais uma vez, não estou a descobrir nada, havia antigamente aparelhos que apesar da sua aparência profissional e prática, o princípio era tubos transparentes para se poder ver e um líquido, depois ligar na admissão e o vácuo puxa o líquido pelo tubo acima, quanto mais vácuo mais o líquido sobe e vice versa, depois compara-se o nível e equilibra-se os cilindros entre si.

UMUFZ4YLQ2ATTWAJNSYDHQUAMU.jpg

Grande mixordia nos parafusos de mistura:

Carburador condutor:
Esq. - 1 volta e meia mais uns 15%
Dir. - 2 voltas mais uns 40%

Carburador pendura:
Esq. - Não chega a 1 volta completa, cerca de 85%
Dir. - 1 volta e meia mais uns 15%

Limpeza ao carvão e O'rings trocados:

20251122_181319.jpg

Última edição:
Grande mixordia nos parafusos de mistura:

Carburador condutor:
Esq. - 1 volta e meia mais uns 15%
Dir. - 2 voltas mais uns 40%

Carburador pendura:
Esq. - Não chega a 1 volta completa, cerca de 85%
Dir. - 1 volta e meia mais uns 15%

Limpeza ao carvão e O'rings trocados:

Ver anexo 1338525
Boas noticias!
Estás a fazer progressos! Isso está a dar luta, mas todas as vezes que mexes nisso aprendes sempre mais alguma coisa!

Se querias um carro que não te desse dores de cabeça nem cargas de trabalhos tinhas comprado um 190D! :xD:
Continua o bom trabalho!

Exato, carros que não dão dores de cabeça, não têm piada :xD:.

Vamos ver no que dá...

Não tendo os equipamentos apropriados, vou deixar os parafusos com os valores standard de 2 voltas, deixar a carrinha aquecer, se o ralenti ficar elevado ou baixo, ajusto apenas nos parafusos das borboletas (mantendo os de mistura com as 2 voltas)... se começar a sobreaquecer... aí tenho de enriquecer a mistura nos parafusos até deixar de o fazer, em último caso volto a colocar os valores que estavam...

Não tenho ninguém por perto com os equipamentos que indicam para uma medição precisa, nem tão pouco um expert em Alfas.

Vamos ver ;):thumbs up:

Ajustar bem a mistura sem um aparelho de medição é praticamente impossível, no mínimo precisavas de uma sonda lambda ligada a um multímetro e só conseguias ajustar bem a lambda 1 ou pouco longe disso, mas seria perfeitamente possível, em alguns carros d noos anos 80 com injeções antigas era assim que se fazia, ligava-se um aparelho ou multímetro no sinal da sonda e afinava-se, no meu golf por ex já fiz isso é da resultado perfeito conferido na máquina de ensaio de gases do centro de inspeção.
Mas o balanço consegues ajustar bem( o balanço, não consegues ajustar o valor em si, mas isso depois ajusta-se pela rotação)de forma simples, mais uma vez, não estou a descobrir nada, havia antigamente aparelhos que apesar da sua aparência profissional e prática, o princípio era tubos transparentes para se poder ver e um líquido, depois ligar na admissão e o vácuo puxa o líquido pelo tubo acima, quanto mais vácuo mais o líquido sobe e vice versa, depois compara-se o nível e equilibra-se os cilindros entre si.

Ver anexo 1338256

Mário, muito obrigado por esta explicação!

Vou tentar deixar a "coisa" o mais estável que conseguir e depois tenho de encontrar alguém que faça a afinação com mais rigor.

Cumprimentos!

Primeiras impressões,

Os 4 parafusos com 2 voltas e uma volta para aquecer a carrinha.
Depois de quente e ao ralenti fixou nas 2000rpm, uns toques nos parafusos das borboletas, sempre igual dos dois lados e lá baixou para as 900rpm.
Noto (Já fazia antes) que ao acelerar ao ralenti, demora um pouco até descer para as 900rpm, talvez tenha de enriquecer a mistura. Irei colocar os 4 parafusos com 1,75 voltas, tornar a dar o toque nos parafusos das borboletas pois vai ser necessário e experimentar de novo.

Também devo estar com algum problema elétrico, pois ao ligar os médios, estando o ralenti nas 900, este cai bastante, assim que desligo os médios, demora um pouco até voltar ao normal:

Notei também uns "estalinhos" de electricidade que se ouvem de vez em quando.
Em 2 ou 3 que deu seguidos, o ralenti desceu um pouco, coisa de segundos (Não consegui registar em vídeo)... Neste vídeo ouve-se um logo no primeiro segundo:

No segundo, foquei mais a bobine mas não quer dizer que venham dela, mas pareceu-me que se ouvia melhor nessa zona:

O que poderá ser isto?

Cumprimentos!

Última edição:
Se o alternador estiver a carregar bem, boa sorte à procura da massa que não está a cumprir o seu papel... :unsure:

Para o carburador, tens que arranjar um kit com 4 vacuómetros... Ou predispores-te a fazer quilómetros até um mecânico que mexa nisso todos os dias

Bom dia António,

Pois, se não for o alternador (que ainda não tive hipótese de testar), certamente não será uma tarefa fácil...

Em relação aos carburadores, pelas vossas respostas, pelo que leio pela internet fora... é deixar isto o mais estável possível com o que sei e deixar o resto para quem sabe.

Primeiras impressões,

Os 4 parafusos com 2 voltas e uma volta para aquecer a carrinha.
Depois de quente e ao ralenti fixou nas 2000rpm, uns toques nos parafusos das borboletas, sempre igual dos dois lados e lá baixou para as 900rpm.
Noto (Já fazia antes) que ao acelerar ao ralenti, demora um pouco até descer para as 900rpm, talvez tenha de enriquecer a mistura. Irei colocar os 4 parafusos com 1,75 voltas, tornar a dar o toque nos parafusos das borboletas pois vai ser necessário e experimentar de novo.

Também devo estar com algum problema elétrico, pois ao ligar os médios, estando o ralenti nas 900, este cai bastante, assim que desligo os médios, demora um pouco até voltar ao normal:

Notei também uns "estalinhos" de electricidade que se ouvem de vez em quando.
Em 2 ou 3 que deu seguidos, o ralenti desceu um pouco, coisa de segundos (Não consegui registar em vídeo)... Neste vídeo ouve-se um logo no primeiro segundo:

No segundo, foquei mais a bobine mas não quer dizer que venham dela, mas pareceu-me que se ouvia melhor nessa zona:

O que poderá ser isto?

Cumprimentos!

Esses "estalinhos" cheiram-me a fugas de chispa ou arcos elétricos.... Esses cabos estão bons e/ou bem encaixados?

Depois, já experimentaste rodar ligeiramente o distribuidor para a esquerda ou para a direita com o motor a trabalhar a ver se notas alguma melhoria? marca a posição do distribuidor em relação ao motor primeiro!

Esses "estalinhos" cheiram-me a fugas de chispa ou arcos elétricos.... Esses cabos estão bons e/ou bem encaixados?

Depois, já experimentaste rodar ligeiramente o distribuidor para a esquerda ou para a direita com o motor a trabalhar a ver se notas alguma melhoria? marca a posição do distribuidor em relação ao motor primeiro!
Os cabos são novos, mas isso também não quer dizer que sejam bons... comprei online, estão todos bem encaixados nas duas extremidades.

Ainda não experimentei rodar o distribuidor, vou experimentar.

Última edição:
Hoje ao retirar as "cornetas" da caixa do filtro de ar devido a uma pequena fuga de gasolina num dos jatos superiores, vi que realmente a junta da "corneta" estava molhada, como já tinha referido que continuava a acontecer mesmo depois da retificação dos carburadores.

Decidi ver o aperto dos parafusos da peça das boias... e estavam um pouco desapertados... deu para dar 1/8 de volta em quase todos dos dois carburadores. O facto das juntas continuarem a encharcar, podia ser disto...

É suposto depois de abrir os carburadores, trocar as juntas, etc, ter de dar umas voltas para deixar aquecer, deixar arrefecer e tornar a apertar tudo novamente? De qualquer maneira reapertei e vou ver daqui para a frente.

Outra que verifiquei... o carburador do lado do condutor, quando acelero, os jatos, como é suposto, esguicham gasolina para o interior das borboletas (Um mais do que o outro), como se pode ver no vídeo:

Até aqui tudo bem, agora o carburador do lado do pendura:

Apenas uma gota, mas vê-se gasolina nas borboletas...

Neste momento, tinha acabado de ligar a carrinha, não tinha aquecido de todo. Também retirei os jatos para perceber se estavam entupidos, embora tenham sido limpos tal como os outros... Estavam perfeitamente desentupidos.

Depois de desligar a carrinha, do lado do condutor, no jato em que sai mais gasolina, fica assim:

A pingar do venturi auxiliar...

Para já é isto.
Obrigado a todos.

Última edição:

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom