- Autor do tópico
Fábio A. Silva
Veterano
Verdade António! Os de escape até podem ser normais e nós agradecemosNuma descida acentuada com o carro engatado énormaldelicioso!
Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Observação: This feature may not be available in some browsers.
Verdade António! Os de escape até podem ser normais e nós agradecemosNuma descida acentuada com o carro engatado énormaldelicioso!
Ai rapaz! Eu estou tramado contigo!Nos parafusos da mistura confesso que nem lhes toquei, tive receio dessa parte... sei que o valor standard é fechar tudo e desapertar cerca de duas ou duas voltas e meia, mas só recomendam mexer depois dos parafusos das borboletas afinados e com os valores do sincronizador iguais em todos os cilindros (que não tenho para testar).
O rotor, a tampa do distribuidor, cabos de velas e velas, foi das primeiras coisas que mudei. A posição do rotor, quando mudei a distribuição, estava na posição certa com o motor em PMS, a apontar para o lado do pendura / zona do filtro de óleo do motor.
Mais uma vez, tens toda a razão! Bem sei! Mas o receio da carrinha não voltar a pegar foi mais forte!Ai rapaz! Eu estou tramado contigo!
Então, tu que andas aí a fazer esse trabalho de Mestre relojoeiro não podes ter medos nem receios de desmontar e reajustar tudo, tens de colocar "a faca nos dentes"!
Sabias que, muitas das vezes, as más afinações começam apenas e só por aí mesmo! Por uma "simples" incorrecta afinação do parafuso da mistura!
(Nao estou a dizer que é o caso aqui)
Mas tu hás de ter isso diferente de um lado para o outro!
Tanto que isso também pode ser mais um indicador do porquê da diferença que tinhas na abertura das borboletas, por exemplo...
Em relação à ignição: Ok, tudo bem, é um princípio! Mas em todo o caso isso por si só não te garante que o distribuidor esteja a ponto...
Vamos por partes... Começa por equalizar os parafusos da mistura!
(Começa por desapertar 1 volta, depois volta a reapertar e conta as voltas todas do "antes" até ele chegar abaixo... Atenção que isso não quer força! )
Depois tiras o parafuso fora com cuidado para nao perderes nada e inspecionas tudo, se tiveres dúvidas quando ao estado compara com o part number original, trocas o'rings e voltas a reapertar tudo de novo devagar e com jeito até ao fim... Voltas a abrir as 2 voltas... provavelmente vais ter de afinar as borboletas de novo, mas pronto, faz isso!
Bom trabalho!
Mais uma vez, tens toda a razão! Bem sei! Mas o receio da carrinha não voltar a pegar foi mais forte!
Foi isso e o facto de poder deixar a mistura pobre ao ponto de fazer um churrasco no capot!
Agora não me digas é que tenho de voltar a tirar os carbs. fora para poder retirar completamente os parafusos de mistura! Ou ao retirar os mesmos com eles montados, vou ter uma cascata de gasolina?
Primeiro convém desapertar sempre 1 volta? Não posso começar logo por apertar e contar a partir daí?
Também já tenho isso em conta, que ao apertar, mal chegue ao fim, não é para forçar.
Só tenho a agradecer a tua paciência! E para isso, deixo aqui uns segundos da volta de hoje, em modo "bandido"!

Boas noticias!Grande mixordia nos parafusos de mistura:
Carburador condutor:
Esq. - 1 volta e meia mais uns 15%
Dir. - 2 voltas mais uns 40%
Carburador pendura:
Esq. - Não chega a 1 volta completa, cerca de 85%
Dir. - 1 volta e meia mais uns 15%
Limpeza ao carvão e O'rings trocados:
Ver anexo 1338525
Ajustar bem a mistura sem um aparelho de medição é praticamente impossível, no mínimo precisavas de uma sonda lambda ligada a um multímetro e só conseguias ajustar bem a lambda 1 ou pouco longe disso, mas seria perfeitamente possível, em alguns carros d noos anos 80 com injeções antigas era assim que se fazia, ligava-se um aparelho ou multímetro no sinal da sonda e afinava-se, no meu golf por ex já fiz isso é da resultado perfeito conferido na máquina de ensaio de gases do centro de inspeção.
Mas o balanço consegues ajustar bem( o balanço, não consegues ajustar o valor em si, mas isso depois ajusta-se pela rotação)de forma simples, mais uma vez, não estou a descobrir nada, havia antigamente aparelhos que apesar da sua aparência profissional e prática, o princípio era tubos transparentes para se poder ver e um líquido, depois ligar na admissão e o vácuo puxa o líquido pelo tubo acima, quanto mais vácuo mais o líquido sobe e vice versa, depois compara-se o nível e equilibra-se os cilindros entre si.
Ver anexo 1338256

Se o alternador estiver a carregar bem, boa sorte à procura da massa que não está a cumprir o seu papel...
Para o carburador, tens que arranjar um kit com 4 vacuómetros... Ou predispores-te a fazer quilómetros até um mecânico que mexa nisso todos os dias
Primeiras impressões,
Os 4 parafusos com 2 voltas e uma volta para aquecer a carrinha.
Depois de quente e ao ralenti fixou nas 2000rpm, uns toques nos parafusos das borboletas, sempre igual dos dois lados e lá baixou para as 900rpm.
Noto (Já fazia antes) que ao acelerar ao ralenti, demora um pouco até descer para as 900rpm, talvez tenha de enriquecer a mistura. Irei colocar os 4 parafusos com 1,75 voltas, tornar a dar o toque nos parafusos das borboletas pois vai ser necessário e experimentar de novo.
Também devo estar com algum problema elétrico, pois ao ligar os médios, estando o ralenti nas 900, este cai bastante, assim que desligo os médios, demora um pouco até voltar ao normal:
Notei também uns "estalinhos" de electricidade que se ouvem de vez em quando.
Em 2 ou 3 que deu seguidos, o ralenti desceu um pouco, coisa de segundos (Não consegui registar em vídeo)... Neste vídeo ouve-se um logo no primeiro segundo:
No segundo, foquei mais a bobine mas não quer dizer que venham dela, mas pareceu-me que se ouvia melhor nessa zona:
O que poderá ser isto?
Cumprimentos!
Os cabos são novos, mas isso também não quer dizer que sejam bons... comprei online, estão todos bem encaixados nas duas extremidades.Esses "estalinhos" cheiram-me a fugas de chispa ou arcos elétricos.... Esses cabos estão bons e/ou bem encaixados?
Depois, já experimentaste rodar ligeiramente o distribuidor para a esquerda ou para a direita com o motor a trabalhar a ver se notas alguma melhoria? marca a posição do distribuidor em relação ao motor primeiro!