Alfa Romeo A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Alfa Romeo  A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Boas Mário, mas não conseguem ver aqui no fórum?
Não. Pelo menos os mais recentes...

Screenshot_2025-11-27-12-39-38-49_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg

O teu vídeo da bobine, o cabo de saída parece ter o encaixe "meio neca".
Há uma experiência que eu recomendo pouco mas que podes fazer, borrifar água e ver se vês faíscas a sair, se o som está a vir mesmo de lá suspeito que o cabo está mal encaixado.
Não lhe mexas com a ignição ligada pois podes ter uma surpresa muito desagradável, mas com o carro desligado seria boa ideia inspeccionar.
Normalmente isso fica mais bem encaixado e o vedante costuma vir mais um pouco até baixo, não totalmente mas mais um pouco, digo normalmente, para aquilo a que estou acostumado, não sei se nos Alfa é mesmo assim ou se esses cabos já são aftermarket.
Já agora, este teu último vídeo já não se vê novamente:
Screenshot_20251128-223407.png

Sempre que metes um vídeo tens de rever as permissões pois tu por defeito deves ter isso configurado dessa maneira, cada vídeo novo se não alterares fica só possível de visualização no YouTube

O teu vídeo da bobine, o cabo de saída parece ter o encaixe "meio neca".
Há uma experiência que eu recomendo pouco mas que podes fazer, borrifar água e ver se vês faíscas a sair, se o som está a vir mesmo de lá suspeito que o cabo está mal encaixado.
Não lhe mexas com a ignição ligada pois podes ter uma surpresa muito desagradável, mas com o carro desligado seria boa ideia inspeccionar.
Normalmente isso fica mais bem encaixado e o vedante costuma vir mais um pouco até baixo, não totalmente mas mais um pouco, digo normalmente, para aquilo a que estou acostumado, não sei se nos Alfa é mesmo assim ou se esses cabos já são aftermarket.
Já agora, este teu último vídeo já não se vê novamente:
Ver anexo 1339073

Sempre que metes um vídeo tens de rever as permissões pois tu por defeito deves ter isso configurado dessa maneira, cada vídeo novo se não alterares fica só possível de visualização no YouTube
Boas Mário, eu altero sempre as definições quando crio os vídeos, tenho esse cuidado.

Neste momento estão todos com as mesmas definições, não percebo porque o último não dá.

Com o novo problema de não ter gasolina a sair pelos jatos, lá tive de desmontar novamente o carburador...

O que foi feito, ou melhor, refeito:

Limpeza dos jatos;
Limpeza da válvula que fica no fundo da cuba e certificar que a esfera interior não estava presa;
Abrir a bomba do acelerador e confirmar que o diafragma (novo) não estava mal colocado, vincado, etc;
Abrir os canais de saída da gasolina que têm os pesos/molas/esferas e limpar tudo novamente.

E foi com este último que dei com o problema, ou parte dele...
Decidi testar e colocar apenas a esfera, sem os pesos e molas e os jatos passam a funcionar "normalmente":

Testei sem os parafusos/tampas para ver o que acontece, neste primeiro, apenas com a esfera, a gasolina sobe e quando páro de bombear, a esfera faz o que é suposto, veda e a gasolina não desce:

Neste, com a esfera, peso e mola:

O peso nem se mexe... parece que não existe força/pressão para levantar a esfera e fazer entrar a gasolina...
Testei com os pesos/molas/esferas do outro carburador, em que tudo funciona perfeitamente... fica igual...

Voltei a limpar bem as paredes dos orifícios onde estão os pesos, com um cotonete embebido em limpa carburadores limpei bem a base onde a esfera assenta, limpei muito bem (mais uma vez...) o peso para garantir que se move livremente (já movia mesmo sem esta limpeza "extrema").

Ainda verifiquei o movimento da bomba dos dois lados, e há diferença na atuação...
Condutor, tem um delay até chegar à posição:

Pendura. não tem delay:

Estou a ficar sem ideias para o que se pode estar a passar. Será falta de pressão/fuga de ar nos canais do corpo do carburador e faz com que não tenha força para levantar os pesos?

Obrigado e bom fim de semana!

Última edição:
O que aqui vai! Nossa senhora da Agrela me leve com ela! :ph34r:

Tens aí ainda alguns problemas "bicudos" pelos videos que mandaste! Não é normal essa cuba encharcar assim tens aí uma fuga qualquer na junta ou assim...
Essa bomba de aceleração parece ter algum problema com a alimentação de gasolina... Não conheço esse carburador mas parece que tens alguma restriçao (ou fuga) da gasolina que vai desde a cuba até á membrana de aceleração (essa vermelha na lateral), por isso é que ela deve estar a demorar a encher e fazer o retorno e por isso é que ela nao te empurra a esfera nem esguicha.... tens de ver minuciosamente todas as passagens dentro do carburador, e certificar-te que está tudo desobstruido.

Última edição:
Bem que a podes chamar, eu sempre que chamo sou brindado com mais uma, ou duas.

Quando dizes que a cuba está encharcada, referes-te a que vídeo? Dos testes aos jatos? Se sim, fui eu que enchi as cubas para mostrar que ao bombear, não saía gasolina.

Mas nem tudo é mau, depois de muitas voltas, testes com os diafragmas antigos por suspeita do novo não estar a vedar, limpezas e "re-limpezas", decido desmontar o outro carburador e retirar a válvula de entrada de gasolina da cuba... faço a troca e os jatos passam a funcionar na perfeição...
Ao chocalhar as duas válvulas, senti que a do carburador com o problema, a esfera não estava tão livre como a outra...

Deixei a válvula de molho em limpa carburadores.
Passadas umas horas retirei e continuava com um movimento diferente da outra, depois de chocalhar mais umas vezes fiquei com uma ponta de algo de fora do orifício por onde a gasolina entra, pego numa pinça e:

20251130_193334.jpg

Um pedaço de oring velho que estava lá dentro...

Volto a montar tudo, encho a cuba e testo novamente... jatos a funcionar a 100%.

Agora en relação ao pinga pinga do auxiliar do venturi, tenho de ver se não será a agulha que não esteja a vedar bem, como os metais de ajuste foram mexidos, ao fechar podem estar a fazer com que a agulha fique de lado, enviesada, não sei... e ao desligar a carrinha a gasolina continua a entrar.

Vamos vendo...

Após uma profunda análise dos teus vídeos já consegui uma conclusão:

Quando testas o lado do condutor o cão começa a ladrar.

:D

Espero ter ajudado, hahahaha

É um sinal Luís, é um sinal... "Pára quieto porque quanto mais mexes, mais estragas!" :xD:

Bem que a podes chamar, eu sempre que chamo sou brindado com mais uma, ou duas.

Quando dizes que a cuba está encharcada, referes-te a que vídeo? Dos testes aos jatos? Se sim, fui eu que enchi as cubas para mostrar que ao bombear, não saía gasolina.

Mas nem tudo é mau, depois de muitas voltas, testes com os diafragmas antigos por suspeita do novo não estar a vedar, limpezas e "re-limpezas", decido desmontar o outro carburador e retirar a válvula de entrada de gasolina da cuba... faço a troca e os jatos passam a funcionar na perfeição...
Ao chocalhar as duas válvulas, senti que a do carburador com o problema, a esfera não estava tão livre como a outra...

Deixei a válvula de molho em limpa carburadores.
Passadas umas horas retirei e continuava com um movimento diferente da outra, depois de chocalhar mais umas vezes fiquei com uma ponta de algo de fora do orifício por onde a gasolina entra, pego numa pinça e:

Ver anexo 1339228

Um pedaço de oring velho que estava lá dentro...

Volto a montar tudo, encho a cuba e testo novamente... jatos a funcionar a 100%.

Agora en relação ao pinga pinga do auxiliar do venturi, tenho de ver se não será a agulha que não esteja a vedar bem, como os metais de ajuste foram mexidos, ao fechar podem estar a fazer com que a agulha fique de lado, enviesada, não sei... e ao desligar a carrinha a gasolina continua a entrar.

Vamos vendo...
Falava do pinga pinga!! Ah ok! Sim, vê isso!

Epahhhh, eu nem sei o que te diga já.... Se apanhaste pedaços desses aí dentro tens mesmo de ter paciência porque isso num carburador com essa complexidade é tema para dores de cabeça prolongadas! :ph34r:

Continuas a progredir no sentido certo! No fim é o que importa! Coragem! :)

Boas noites,

Encomendei um brinquedo destes:

sync.jpg

Andei a ver pela net como fazer a sincronização/ajustes de mistura, corrijam se estiver errado, pf.

1- Para a sincronização dos 4 cilindros, utilizar as saídas dos carburadores, identificadas na foto. Elas estão completamente fechadas/vedadas? É necessário abri-las um pouco ou não?
Para igualar os 4 com os mesmos valores, a afinação é no parafuso batente da alavanca, que regula o ralenti, correcto?

Carbs.jpg

2 - Para o ajuste dos parafusos de mistura, desta vez utilizar as 4 saídas que estão nos coletores de admissão, identificada na foto, uma vez que ficam por baixo das borboletas e assim o valor de medição será mais correto:

20250511_155820.jpg

É "basicamente" isto, certo?

Ou posso utilizar as 4 saídas nos carburadores para as 2 situações?

Cumprimentos e boa semana.

Boa tarde pessoal,

Alguém me sabe clarificar se nos Dellorto DRLA, para enriquecer/empobrecer a mistura, os parafusos são apertados ou desapertados? Já andei a ver pela net e estou sempre a encontrar opiniões diferentes... sem certeza disto, não consigo fazer os testes com os manómetros, penso que estou a enriquecer quando estou a empobrecer e vice versa...

Boas festas a todos!

Boa tarde pessoal,

Alguém me sabe clarificar se nos Dellorto DRLA, para enriquecer/empobrecer a mistura, os parafusos são apertados ou desapertados? Já andei a ver pela net e estou sempre a encontrar opiniões diferentes... sem certeza disto, não consigo fazer os testes com os manómetros, penso que estou a enriquecer quando estou a empobrecer e vice versa...

Boas festas a todos!

O @Rafael Isento deve saber.

Boa tarde pessoal,

Boas festas a todos!
dellorto do alfa.jpg

Uma maneira fácil de em qualquer carburadores seja ele qual for saberes o que acontece num determinado ponto é seguires a galeria a que corresponde, o que liga, e determinar se está antes ou depois das borboletas, por exemplo, se fosse ao contrario, os parafusos estarem na ponta e os gicleurs onde estão os parafusos, seria o ajuste ao contrario.
Quando o parafuso está antes da borboleta é um parafuso de ajuste de "ar", quando está depois é um parafuso de ajuste de "combustível" isto não é uma regra absoluta pois há sempre exceções mas funciona para a maioria dos casos.

Última edição:
Ou seja, sendo eles parafusos de ajuste de ar:

Aparafusar = Enriquecer a mistura, mais combustível e menos ar ?
Desaparafusar = Empobrecer a mistura, menos combustível e mais ar ?

Obrigado @Mario_Marques
Desapertar enriquecer, apertar empobrecer, seriam de ar se estivessem antes da borboleta, na zona onde entra o ar no carburador, no teu caso estão após a borboleta, já do lado do motor.
Eu coloquei o + de enriquecer e o - de empobrecer.
Abraço

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom