Volkswagen Volkswagen Golf 1 Cabriolet Rivage 1.8 EFI (1991)

Diários de Bordo

Volkswagen Volkswagen Golf 1 Cabriolet Rivage 1.8 EFI (1991)

OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
As obras no charuto continuam, desta vez a embraiagem que já não andava muito famosa, deve ter apanhado lixo ou óleo e não estava a funcionar devidamente, nas fotos da para ver que o desgaste do disco e zona em contato não é uniforme, o que é pena pois este carro já tinha uma boa embraiagem(trocada pelo antigo dono mas quem montou não lavou de certeza a coloche), já não é a de fábrica.







Vou ter também de revisionar/renovar o mecanismo seletor e vários parafusos/fêmeas, e arranjar uma solução de fixação com loctite e fêmeas freiadas pois já deu para perceber que estes carros com uso intensivo desapertam-se todos
Aproveitei também para fazer um novo apoio da frente, igual ao anterior, na mesma em poliuretano, mas desta vez com alguma flexibilidade.





A troca da embraiagem é temporária, para já vou montar a do mk3 GTI que tenho cá, mas vai ser para renovar tudo novamente quando tirar o motor fora.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
E começaram as limpezas!

Comprei um produto XPTO para tratar o alumínio, para remover o óxido e mete-lo bonito, mas as coisas não foram tão fáceis como dizia na embalagem, e para já só consegui ver um bocadinho daquilo que possivelmente fará ao alumínio.

Isto é o antes, e devo dizer que foi das caixas mais difíceis de lavar que já encontrei, na parte de dentro a camada de lixo tinha 4mm de espessura(massa, vários tipos de óleos, terra, areia e eventualmente material de fricção da embraiagem e metal da prensa/volante de motor) em algumas zonas tapava costelas por completo, a lavagem não correu como previa pois o produto não teve power para a gordura, e por isso usei um desengordurante forte que reage com alumínio ligeiramente








Aqui já a primeira lavagem, mas ainda vou ter de raspar o que está muito agarrado pois não sai com nada e ao fim vou novamente passar o produto de limpar alumínio, depois coloco novamente fotos, mas já fez algum efeito, deixa o alumínio brilhante.








Uma coisa interessante que não estava á espera, isto remove ferrugem de uma forma brutal!
Estas peças estavam completamente ferrugentas.




Mas só quando acabar o serviço é que posso dizer realmente se o produto é bom, para já só sei que gordura não é com ele, não tira nada e também não faz nada ao alumínio pois a gordura cria uma camada que impede a reação química, logo isto só vai fazer efeito quando primeiro tirar toda a gordura e só depois fizer o tratamento.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Ainda se vê alguns , finalmente um Fase 1, mas este tem aqui uns detalhes que acho que vais gostar :blush:
Depende provavelmente da zona onde vives, eu ainda costumo ver pelas zonas onde ando um número considerável, mas quase tudo diesel ou o 1.3, tanto golf 2 como passat 35i são carros que nunca mais acabam e vê-se ainda muitos na estrada, as versões mais picantes essas sim é que é muito raro ver-se.
Já tive 2 golf 2, ambos diesel, provavelmente fiz mal foi em não ter na altura em que se podia, ter comprado um GTI com motor semelhante ao do meu cabriolet, um 8v de injeção elétronica, provavelmente a esta hora estaria bastante satisfeito, mas agora os valores já dispararam para um patamar em que para gastar tanto dinheiro já não me dá vontade de ir para um golf 2 desses pois pelo mesmo valor escolheria outro tipo de carro em vez do golf 2 GTI.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Dei um tiro no pé, e vou ter de reformular o meu plano, ora o meu plano era para já, pegar na embraiagem do mk3 GTI completa e instalar no meu carro com a caixa original, só que me esqueci de um pormenor importante, apesar das caixas serem do mesmo tipo, 020, uma é a evolução da outra e uma das coisas que é diferente, além do volante do motor (o do cabriolet é significativamente mais leve), é que o veio primário da caixa é diferente e como tal o centro dos discos não é compatível:
IMG_20220725_002140.jpg

Ora portanto ficam as opções, comprar uma embraiagem compatível nova, que será um custo que queria evitar pois a ideia é mais tarde meter a caixa do mk3 GTI, mandar meter novo material de fricção no disco, ou meter já tudo do mk3 GTI.
A minha ideia era isto ser temporário mas queria testar o novo motor com a caixa original que é "close", assim, sem uma embraiagem sou forçado a repensar o que fazer.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Faltava-me remover a prensa e limpar tudo, infelizmente, hoje em dia, o domingo de manhã é das poucas alturas em que consigo fazer coisas que não sejam trabalho, apesar de ser na mesma trabalho mas para mim, e já está tudo cá fora e tudo limpo, e deixo uma informação importante e difícil de encontrar para quem anda neste mundo, que será certamente pouca gente :lol:
Existem embraiagens visualmente iguais mas com performance muito diferente, dependendo do carro específico, eu achava que o meu pedal era bastante duro comparativamente a outros com caixa igual, e ao ver o disco também me pareceu ter algum tipo de material especial e não estava enganado, isto são as embraiagens disponíveis de fabrica e aftermarket Sachs.

"OE 200mm Cover Assy: 88 3082 108 035 = 175Nm

SACHS SRE Performance 200mm Cover Assy: 88 3082 999 560 = 220Nm

OE 210mm Cover Assy: 88 3082 149 541 = 250Nm (5.0mm Thick Cover)

OE 210mm Cover Assy: 88 3082 149 436 = 250Nm (5.0mm Thick Cover)

Sporting 210mm Cover Assy: 88 3082 149 652 = 250Nm (5.5mm Thick Cover) *

SACHS SRE Performance 210mm Cover Assy: 88 3082 999 616 = 295Nm (5.5mm Thick Cover)
- CI Pressure Plate

SACHS SRE Performance 210mm Cover Assy: 88 3082 999 606 = 295Nm (5.5mm Thick Cover)
- Aluminum Alloy/Hard Faced Pressure Plate = VW MotorSport

* This Pt. Num.: 88 3082 149 652 came thanks to Willber from his 16v Sporting Kit: 88 3000 963 001
The 8v Sporting Kit: 88 3000 960 701 is now NLA."


Já agora um "thank you" ao Dave do clube GTI de UK um pelas informações.


Ora a minha embraiagem é a de 250Nm versão desportiva o que se confirma pelas referências e marca 5,5 de espessura e peso do conjunto.
Como já tinha referido, o volante do motor original VW também é muito mais leve que um volante do motor normal(muito mais leve que o volante do mk3 GTI que tenho cá), não pesei ainda mas é uma diferença de peso muito grande, isto é um daqueles cuidados que ao fazer um restauro de um carro faz muita diferença e passa facilmente despercebido se uma pessoa se limitar a ir a um catálogo de peças e escolher, se fizesse isso a embraiagem iria ser muito mais fraca que esta pois no material aftermarket é tudo "chapa 5"






Como a embraiagem vai ser para uso provisório vou recuperar esta, colocar material de fricção novo igual e tratar a face do volante do motor e prensa.
Isto também ajuda a explicar o porquê da embraiagem não ter dado problemas quando tinha a mecânica g60 turbo, porque se fosse a embraiagem normal não teria aguentado.
 
Última edição:
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Muito no limite de tempo, mas já está pronta! Infelizmente o pessoal das embraiagens, por muitos pedidos que se faça para não passar jato de areia ou pintar porque remove a zincagem e piora a condutividade termica e também criar atrito no cubo, não resistem a passar jato de areia e pintar, felizmente, não fizeram isso ao volante do motor.

 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Hoje consegui fazer mais algumas coisas, a embraiagem e caixa já estão no sitio, ficam algumas fotos e informações uteis.

Uma limpadela antes de meter a embraiagem:



Detalhe importante da embraiagem, normalmente apanho todos os carros com isto mal!

Detalhe sobre identificação de caixas:


Fui dar uma espreitadela ao contentor da sucata cá da oficina e encontrei lá matéria prima que precisava:



E começam os trabalhos:





Aqui perto do final:


Resultado final:







Diferença de curso da alavanca seletora modificada (short shift) vs alavanca original golf mk3 GTI, a original do meu cabriolet é cerca de 3mm mais curta que a do golf mk3 gti.
 
Última edição:
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Segue-se uma parte da segunda parte deste serviço.

A alavanca em cima azul é responsável pelo movimento transversal, agora vou fabricar 2 possíveis soluções para o movimento transversal, esta que se segue é a primeira hipótese, que consiste em adaptação de mais peças do golf mk3 GTI.

Aqui a peça original do mk3 GTI e a respectiva referência.




Aqui a peça original do golf mk3 gti na posição dela já com a alavanca que fiz ontem.

upload pic

Aqui a remoção da parte que não vou precisar

upload pic

Teste para verificar as dimensões

upload pic

Vista dos mecanismos:


Agora uma pequena explicação, basicamente a ideia aqui é alterar a relação entre alavancas, imaginem um baloiço, tem uma relação 1:1, ou seja, quando mexe 50cm de um lado, mexe 50cm para o lado oposto do outro lado, o que eu estou aqui a fazer é com que quando mexo de um lado, do outro se mova mais, seria o equivalente a mover o ponto de ligação do meio do baloiço para os lados, claro que isto não é só maravilhas....!

Outro motivo de fazer isto, em especial esta ultima peça, é porque a alavanca em "L" original destes carros que faz o movimento longitudinal é relativamente fraca e ganham folgas rápido com o uso, esta alavanca que vou usar, tem 2 casquilhos enormes e sólidos, um veio muito mais robusto e uma relação muito mais interessante do ponto de vista de condução, a alavanca é muito maior, uma das coisas que mais detestava nesta carro é que em condução espirituosa, ficava quase sempre com dores nas costas por ter de mover imenso o braço nas trocas de mudanças, que no caso do meu carro, que tem de fábrica uma caixa "close ratio" é uma coisa constante quando se anda mais depressa.
Este carro tem um mecanismo seletor ligeiramente melhor que a grande maioria dos golf mk1, mas mesmo assim, para os dias de hoje, para o que a vw fez a seguir nos modelos mk2, mk3, mk4, corrado, etc.... com as mesmas caixas, é um sistema muito limitado e pouco fiável se não se andar sempre em cima dele e se se fizer condução desportiva, para dar o exemplo, renovei tudo em 2017 e já estava a precisar de ser renovado, e mal andei no carro estes anos todos, para uso normal, está ótimo e ninguém se iria queixar, mas para uso desportivo não está bom o suficiente, preciso de conforto, rapidez, precisão e maior resistência a esforço mecânico.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Ainda não fiz mais nada no short shift, mas os trabalhos continuam em outras áreas, neste caso, o seletor interior e a vara de acionamento.

Ia renovar a rótula, tenho cá duas, porém ao verificar o seu estado, ainda está impecável, foi só fazer uma limpeza profunda, colocar massa nova e siga, maravilha das peças originais.





Renovei o fole de proteção que já tinha cá á uns anos para montar:



A vara e alavanca foram revistas



Levaram casquilhos novos, aqui o importante, eu fabriquei uma série de casquilhos calibrados e comprei também anilhas calibradas, com diferenças de +0.10mm para corrigir totalmente as folgas neste tipo de carros.



Renovei o suporte/casquilho de rótula da vara



Instalei mais uma peça "especial", o contrapeso da alavanca de acionamento da embraiagem, isto é mais uma "evolução" que não saia nos golf 1 de série, isto serve para melhorar a sensação de toque no pedal e prevenir o desgaste prematuro do rolamento de encosto, vara de acionamento da prensa e prato de acionamento da prensa, eu já tinha uma peça destas mas esta é a mais pesada e foi tratada.

 
Última edição:
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Ora boas a todos, não há grandes novidades, mas há uma novidade, comprei uma cobertura de capota nova(na verdade comprei 2) e vendi a velha que tinha que já estava muito gasta, comprei também algumas borrachas originais novas que estavam em falta.

1021_bb83c6e09239cad9fd6e00d66ceb91a0.jpg
1021_9920ca44f910fabb550d74e4fcf238e3.jpg
1021_643ede8ffb9f5bb2e969a77c09b2d5ef.jpg
1021_87e363d7dc0208f044daed93fbb31aa5.jpg
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Deixo também uma curiosidade, que pode ser interessante para alguns leitores, apesar que geralmente noto que não há grande interação com este modelo neste fórum, em um outro fórum tive um comentário, disseram que o carro estava muito rebaixado, tipo "stance", na verdade, ele está praticamente da altura original de fábrica, levou umas molas novas mas praticamente da altura original, este carro tem a suspensão de fábrica mais baixa que existia, semelhante aos Scirocco nas versões mais baixas(na verdade a plataforma do meu carro é de um Scirocco contrariamente aos primeiros golf 1 cabriolet que são base golf 1, a base Scirocco é de 85 a 93 e há uns com mais ou menos peças de Scirocco), e as jantes de 15" polidas juntamente com a suspensão desportiva e os plasticos de carroçaria, dá a sensação do carro estar muito baixo, quando na realidade não está, ele é.
Se virem uma fotos de catalogo de um rivage ou sportline são muito mais baixos que os outros todos e o sportline tem jantes mais pequenas que o meu.
5751c9f1b25d8.jpg





Aqui uma outra versão com parachoques grandes e jantes de 14", não sei que suspensão tem mas dá para ver que é mais alto, é uma especificação Japonesa(JDM)


Esta imagem nota-se bem a diferença de suspensões que há nestes modelos entre versões, se olharem para a altura dos dois é diferente.


Só para a frente e só no ano do meu carro, havia estes tipos de molas da frente e 2 tipos de modelos de amortecedores, e tanto molas como amortecedores têm caracteristicas muito diferentes, e em outros anos há mais diferenças ainda.
molas mk1 cabriolet.jpg
 
Última edição:
Deixo também uma curiosidade, que pode ser interessante para alguns leitores, apesar que geralmente noto que não há grande interação com este modelo neste fórum, em um outro fórum tive um comentário, disseram que o carro estava muito rebaixado, tipo "stance", na verdade, ele está praticamente da altura original de fábrica, levou umas molas novas mas praticamente da altura original, este carro tem a suspensão de fábrica mais baixa que existia, semelhante aos Scirocco nas versões mais baixas(na verdade a plataforma do meu carro é de um Scirocco contrariamente aos primeiros golf 1 cabriolet que são base golf 1, a base Scirocco é de 85 a 93 e há uns com mais ou menos peças de Scirocco), e as jantes de 15" polidas juntamente com a suspensão desportiva e os plasticos de carroçaria, dá a sensação do carro estar muito baixo, quando na realidade não está, ele é.
Se virem uma fotos de catalogo de um rivage ou sportline são muito mais baixos que os outros todos e o sportline tem jantes mais pequenas que o meu.
5751c9f1b25d8.jpg





Aqui uma outra versão com parachoques grandes e jantes de 14", não sei que suspensão tem mas dá para ver que é mais alto, é uma especificação Japonesa(JDM)


Esta imagem nota-se bem a diferença de suspensões que há nestes modelos entre versões, se olharem para a altura dos dois é diferente.


Só para a frente e só no ano do meu carro, havia estes tipos de molas da frente e 2 tipos de modelos de amortecedores, e tanto molas como amortecedores têm caracteristicas muito diferentes, e em outros anos há mais diferenças ainda.
Ver anexo 1261841
Só uma pergunta , nos meus parcos conhecimentos e antigo proprietário de alguns VW , e apaixonado de VAG e de aircooled, e tendo tido entre outros Um golf 1 GTI pirelli Um golf 1 GTI de 1982, o scirocco MK1 tem a plataforma e toda a mecânica do Golf mk1 do qual ele deriva .

E o Scirocco MK2 tendo saído antes do Golf 2 herdou então o chassis e os eixos (trains roulantes ) do golf mk1 . Por isso nao percebi o sentido da tua afirmação. Se me pudesses explicar, gostava de aprender porque fiquei confuso .

Ainda por cima o pouco que sei do rivage que acho que é o teu era como um pack de opções de uma série especial tipo o 205 Griffe que era um 205 GTI com outras opções .
A série Rivage proppsta na Inglaterra é quase a mesma que a série Classicline proposta na Europa com algumas diferenças .
Por exemplo a série Rivage francesa era uma série especial de entrada de gama.
Por exemplo em França, Bélgica e Luxemburgo tinhas duas séries de RIVAGE… A GTI Rivage e a Rivage Cuir (couro). A GTI RIVAGE so foi commercialisado em azul com as jantes polidas e com os bancos em tecido e a Rivage Cuir não foi comercializado com o motor GTI 112 cv. Quem quisesse um GTI mesma que quisesse e pudesse pagar a opção couro não podia a ter no GTI.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Olá Nuno, tens toda a razão para estar confuso e obrigado pela chamada de atenção, pois eu aí não me expliquei de facto bem, ou da forma mais clara, pois o que devia ter dito realmente é que tem por base o scirocco mas o scirocco mk2. Eu infelizmente descobri isto da maneira chata, que foi quando tentei trocar o deposito de combustível e outras peças de suspensão e direcção sem abrir o pc, pegar no numero de chassis e ver as diferenças(referencias da peças), limitei-me a ir a uma loja online e comprar, e deu raia, e foi isso que me forçou a investigar o assunto, nessa altura tinha o carro á muito pouco tempo e apesar de ter tido outros mk1, versão cabriolet nunca tinha tido nenhum, e na verdade até era carro que não apreciava nada pois tinha em tempos andado num e detestado!!!!
Ora há duas gerações ou fases de golf 1 cabriolet, geração ou fase não sei se será o termo mais correto, mas vou usar para diferenciar, mas os carros são diferentes, um tem o chassis do scirocco mk1/golf mk1/jetta mk1/caddy mk1 e outro, que é neste caso o meu, pós 1984, do scirocco mk2, ignorando acessórios estéticos óbvios entre anos, o que salta á vista é que as estruturas das capotas são bastante diferentes bem como borrachas de portas e afins isto pode ser observado com os carros lado a lado, levantando os carros num elevador, e vendo por baixo salta logo á vista as costelas todas adicionas do scirocco mk2, as barras estabilizadoras, molas, amortecedores, barra anti aproximação "K", caixa de direção, e a diferença de toda a secção da traseira, onde até o deposito de combustível é diferente, maior nos cabriolet de segunda fase e igual ao do scirocco mk2, de 55l em vez dos 40L dos anteriores.
É possivel adaptar peças do cabriolet de geração anterior ao meu, mas o termo é mesmo adaptar pois as peças originais uma grande parte delas são mesmo diferentes apesar de muito parecidas, para dar um exemplo de quanto complicados este carros são para quem valorizar rigor e originalidade são um pesadelo, por exemplo, só saiu jantes de 15" nos de segunda fase e os guarda lamas dos carros que saem com jantes de 15" têm uma referencia especifica diferente dos outros, e é possivel adaptar esse guarda lamas nos outros, mas não é original de lá, se me dissessem isto eu ficaria na duvida, mas é de facto o que aparece no ETKA da VW.
Este é o tal guarda lamas para carros com jantes de 15 de 1984 a 1993, ai não tem a informação completa, mas no etka tem.

Ora portanto, o que não me expliquei bem, é que este cabriolet em particular tem mais em comum a nível de suspensão com um scirocco mk2 do que com o carro que é parecido, o golf mk1/mk1 cabriolet da primeira fase, e o cabriolet de geração anterior não usava suspensão e coisas técnicas do Scirocco e se perder umas horas no etka encontro mesmo muitas diferenças de construção entre estes e muitas coisas em comum com o Scirocco mk2, até porque a documentação técnica que tenho deste carro tem mesmo este modelo e o Scirocco mk2 e não tem os cabriolet anteriores nem os outros derivados.

Em relação a características de equipamento/modelo, o que descobri foi através do numero de chassis(VIN) do carro, uso o vin sempre para verificar peças e afins, consigo também comparar com outros carros do grupo para ver se há peças que sejam compatíveis.
 
Última edição:

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Olá Nuno, tens toda a razão para estar confuso e obrigado pela chamada de atenção, pois eu aí não me expliquei de facto bem, ou da forma mais clara, pois o que devia ter dito realmente é que tem por base o scirocco mas o scirocco mk2. Eu infelizmente descobri isto da maneira chata, que foi quando tentei trocar o deposito de combustível e outras peças de suspensão e direcção sem abrir o pc, pegar no numero de chassis e ver as diferenças(referencias da peças), limitei-me a ir a uma loja online e comprar, e deu raia, e foi isso que me forçou a investigar o assunto, nessa altura tinha o carro á muito pouco tempo e apesar de ter tido outros mk1, versão cabriolet nunca tinha tido nenhum, e na verdade até era carro que não apreciava nada pois tinha em tempos andado num e detestado!!!!
Ora há duas gerações ou fases de golf 1 cabriolet, geração ou fase não sei se será o termo mais correto, mas vou usar para diferenciar, mas os carros são diferentes, um tem o chassis do scirocco mk1/golf mk1/jetta mk1/caddy mk1 e outro, que é neste caso o meu, pós 1984, do scirocco mk2, ignorando acessórios estéticos óbvios entre anos, o que salta á vista é que as estruturas das capotas são bastante diferentes bem como borrachas de portas e afins isto pode ser observado com os carros lado a lado, levantando os carros num elevador, e vendo por baixo salta logo á vista as costelas todas adicionas do scirocco mk2, as barras estabilizadoras, molas, amortecedores, barra anti aproximação "K", caixa de direção, e a diferença de toda a secção da traseira, onde até o deposito de combustível é diferente, maior nos cabriolet de segunda fase e igual ao do scirocco mk2, de 55l em vez dos 40L dos anteriores.
É possivel adaptar peças do cabriolet de geração anterior ao meu, mas o termo é mesmo adaptar pois as peças originais uma grande parte delas são mesmo diferentes apesar de muito parecidas, para dar um exemplo de quanto complicados este carros são para quem valorizar rigor e originalidade são um pesadelo, por exemplo, só saiu jantes de 15" nos de segunda fase e os guarda lamas dos carros que saem com jantes de 15" têm uma referencia especifica diferente dos outros, e é possivel adaptar esse guarda lamas nos outros, mas não é original de lá, se me dissessem isto eu ficaria na duvida, mas é de facto o que aparece no ETKA da VW.
Este é o tal guarda lamas para carros com jantes de 15 de 1984 a 1993, ai não tem a informação completa, mas no etka tem.

Ora portanto, o que não me expliquei bem, é que este cabriolet em particular tem mais em comum a nível de suspensão com um scirocco mk2 do que com o carro que é parecido, o golf mk1/mk1 cabriolet da primeira fase, e o cabriolet de geração anterior não usava suspensão e coisas técnicas do Scirocco e se perder umas horas no etka encontro mesmo muitas diferenças de construção entre estes e muitas coisas em comum com o Scirocco mk2, até porque a documentação técnica que tenho deste carro tem mesmo este modelo e o Scirocco mk2 e não tem os cabriolet anteriores nem os outros derivados.

Em relação a características de equipamento/modelo, o que descobri foi através do numero de chassis(VIN) do carro, uso o vin sempre para verificar peças e afins, consigo também comparar com outros carros do grupo para ver se há peças que sejam compatíveis.
Muito interessante, apesar de também andar por estes lados da VAG, GOLF e Etka não sabia de todo das diferenças entre os cabrio ao longo do período Mk1 e Mk2 do Golf.
Excelente pergunta e resposta ao mesmo nível.
 
Olá Nuno, tens toda a razão para estar confuso e obrigado pela chamada de atenção, pois eu aí não me expliquei de facto bem, ou da forma mais clara, pois o que devia ter dito realmente é que tem por base o scirocco mas o scirocco mk2. Eu infelizmente descobri isto da maneira chata, que foi quando tentei trocar o deposito de combustível e outras peças de suspensão e direcção sem abrir o pc, pegar no numero de chassis e ver as diferenças(referencias da peças), limitei-me a ir a uma loja online e comprar, e deu raia, e foi isso que me forçou a investigar o assunto, nessa altura tinha o carro á muito pouco tempo e apesar de ter tido outros mk1, versão cabriolet nunca tinha tido nenhum, e na verdade até era carro que não apreciava nada pois tinha em tempos andado num e detestado!!!!
Ora há duas gerações ou fases de golf 1 cabriolet, geração ou fase não sei se será o termo mais correto, mas vou usar para diferenciar, mas os carros são diferentes, um tem o chassis do scirocco mk1/golf mk1/jetta mk1/caddy mk1 e outro, que é neste caso o meu, pós 1984, do scirocco mk2, ignorando acessórios estéticos óbvios entre anos, o que salta á vista é que as estruturas das capotas são bastante diferentes bem como borrachas de portas e afins isto pode ser observado com os carros lado a lado, levantando os carros num elevador, e vendo por baixo salta logo á vista as costelas todas adicionas do scirocco mk2, as barras estabilizadoras, molas, amortecedores, barra anti aproximação "K", caixa de direção, e a diferença de toda a secção da traseira, onde até o deposito de combustível é diferente, maior nos cabriolet de segunda fase e igual ao do scirocco mk2, de 55l em vez dos 40L dos anteriores.
É possivel adaptar peças do cabriolet de geração anterior ao meu, mas o termo é mesmo adaptar pois as peças originais uma grande parte delas são mesmo diferentes apesar de muito parecidas, para dar um exemplo de quanto complicados este carros são para quem valorizar rigor e originalidade são um pesadelo, por exemplo, só saiu jantes de 15" nos de segunda fase e os guarda lamas dos carros que saem com jantes de 15" têm uma referencia especifica diferente dos outros, e é possivel adaptar esse guarda lamas nos outros, mas não é original de lá, se me dissessem isto eu ficaria na duvida, mas é de facto o que aparece no ETKA da VW.
Este é o tal guarda lamas para carros com jantes de 15 de 1984 a 1993, ai não tem a informação completa, mas no etka tem.

Ora portanto, o que não me expliquei bem, é que este cabriolet em particular tem mais em comum a nível de suspensão com um scirocco mk2 do que com o carro que é parecido, o golf mk1/mk1 cabriolet da primeira fase, e o cabriolet de geração anterior não usava suspensão e coisas técnicas do Scirocco e se perder umas horas no etka encontro mesmo muitas diferenças de construção entre estes e muitas coisas em comum com o Scirocco mk2, até porque a documentação técnica que tenho deste carro tem mesmo este modelo e o Scirocco mk2 e não tem os cabriolet anteriores nem os outros derivados.

Em relação a características de equipamento/modelo, o que descobri foi através do numero de chassis(VIN) do carro, uso o vin sempre para verificar peças e afins, consigo também comparar com outros carros do grupo para ver se há peças que sejam compatíveis.
Obrigado Mário , desconhecia mesmo por completo a diferença através as várias gerações de golf cabriolet mk1 . Tinha a ideia ou melhor , sabia que foram evoluindo tecnologicamente mas nao sabia desses detalhes . Já agora , dizes que consultas o ETKA, tens mais algum programa, ou acesso a algum terminal etka , por exemplo numa garagem VW ou , é só o que se encontra on-line que puseste aí o link e que o meu caro amigo @Nuno Ferraz ja me mostrou há muito tempo atrás ? Para além desse acho que tenho mais uns links de outros semelhantes aos das garagens VW.

Se fosse o programa que desse para descarregar e eu instalar no meu computador, e se não te importasses gostaria de o descarregar para mim se houvesse a opurtunidade se nos encontramos .

De resto , não sei se já te dei os meus parabéns mas, parabéns pela dedicação . Gostaria de saber uma ínfima parte do que sabes .
 
Última edição:
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Obrigado Mário , desconhecia mesmo por completo a diferença através as várias gerações de golf cabriolet mk1 . Tinha a ideia ou melhor , sabia que foram evoluindo tecnologicamente mas nao sabia desses detalhes . Já agora , dizes que consultas o ETKA, tens mais algum programa, ou acesso a algum terminal etka , por exemplo numa garagem VW ou , é só o que se encontra on-line que puseste aí o link e que o meu caro amigo @Nuno Ferraz ja me mostrou há muito tempo atrás ? Para além desse acho que tenho mais uns links de outros semelhantes aos das garagens VW.

Se fosse o programa que desse para descarregar e eu instalar no meu computador, e se não te importasses gostaria de o descarregar para mim se houvesse a opurtunidade se nos encontramos .

De resto , não sei se já te dei os meus parabéns mas, parabéns pela dedicação . Gostaria de saber uma ínfima parte do que sabes .
Evoluiram e nota-se muito na condução, como mencionei, eu detestava o modelo, o primeiro que tinha andado, um gli da primeira fase meio tunado, fiquei super mal impressionado com o carro, experimentei-o num convívio que havia na altura do clube Volkswagen golf portugal, o pessoal a dizer que aquilo era espetacular e por curiosidade lá pedi ao dono e fui dar uma volta, e......detestei !!!!!!
Para frizar, naquela altura o único vw que tinha andado na minha vida e que conhecia era o meu golf 4, na altura ainda era um carro praticamente novo com pouquissimos km's e com 150cv todo pipi, e eu não estava acostumado aquele desconforto todo do mk1, era o barulho, aquilo a passar nos buracos era cada pancada que até metia dó, vento a entrar por tudo que era união, e a potencia também para o que estava acostumado e a expectativa que tinha com base no que as pessoas diziam sobre o carro, também foi uma desilusão total, já para não falar no conforto geral horrível, travagem quase inexistente, direção assistida a braços e cheia de folgas, curvar, etc, etc, disse na altura para comigo mesmo que nunca na vida compraria um carro daqueles, mas o karma parece que me lixou :xD:

Acontece que esse carro que tinha testado estava era a precisar de muitos cuidados, não estava nada bom, e a experiencia foi péssima por causa disso, mas há de facto uma diferença muito grande em conduzir um desses da primeira fase e um de segunda com configuração semelhante ao meu, um parece que vais mesmo num carro antigo, o meu já se fechares os olhos consegue-se ter uma sensação de condução relativamente moderna e confiável, não requer muita adaptação do condutor ao carro, a começar logo pelo facto de ter direção assistida.

Eu utilizo duas plataformas para peças, uma é mesmo da VW web based/pedido por e-mail/telefone e tenho custos, não consigo partilhar, para desenrasques, há outra muito boa que pode ser usada gratuitamente, ou se quiseres mais funções tem um custo, mas a versão gratuita já é muito boa e é a que utilizo nos serviços mais normais, por exemplo a amostra em cima das molas é de lá, é extremamente confiável e posso dizer que já experimentei quase tudo que consegui encontrar.
Vais aqui e abre o Carprog2: IFI :: Free services

Tenho também é muitos livros e documentos originais VW ou de outros sobre este e outros carros, e sobre os sistemas deles, que é ferramenta obrigatória para algumas coisas, por exemplo nas injeções mecânicas, nas injecções eletronicas tipo digi jet e digifant, nas bombas injetoras antigas dos diesel/turbodiesel.
A plataforma da própria VW, utilizo para coisas mais complicadas, pois nos carros mais antigos muita coisa não está informatizada e tenho de pedir um pedido especial quando preciso desse tipo de documentação sobre peças e coisas técnicas que não consigo em mais lado nenhum, as vezes recebo tipo fotocopias de papeis manuscritos.
 
OP
OP
Mario_Marques

Mario_Marques

Veterano
Agora que tenho o quadrante reparado, consegui perceber toda a história por detrás disto, o porquê de já terem tentado reparar o quadrante antes, sendo que antes o MFA funcionava e a conclusão é que nestes carros, o controlo de nível de líquido refrigerante é feito por um relé, e tem uma luz única que serve para aviso de excesso de temperatura e também para controlo do nível, a relé é a número 42 e tem um defeito de concepção, algures em 1997 foi redesenhada e passou a ser número 43, ora agora com o quadrante reparado e tudo a funcionar, percebi que o controlo de nivel não funciona, diz que não tem líquido quando tem, investigo o sistema elétrico e bingo, a relé não funciona, ainda abri para ver se era reparável, mas não compensa pois um dos componentes avariados não está disponível, vou fazer upgrade para a 43 e problema resolvido.
Em resumo, causaram uma porrada de destruição para não resolverem um problema que era so trocar uma peça que na altura até era barata.










Agora, próximo passo, sacar a coluna de direção e renovar tudo para ficar novamente zero km, tenho já todas as peças originais para este serviço já á alguns anos mas nunca tinha surgido necessidade ou oportunidade.
Já lá vai quase um ano e não tinha pegado mais neste assunto, porque não tive praticamente oportunidade de usar o carro, bem como não tive mesmo oportunidade e vontade de ver o que se passava este tempo todo, mas ontem, tive um sábado livre, coisa que não me acontecia á mesmo muito tempo, e logo de manhã meti mãos á obra!!
Na altura tinha visto que havia lá vários sinais de algum eletricista do anterior dono ter andado a mexer no carro á procura deste problema, e como tal ignorei e deduzi que o problema fosse no relé ou quadrante, o quadrante, já o revi todo e sabia que lá não era garantidamente, entao por descargo de consciencia testei todo o circuito eletrico, e qual o meu espanto, quando percebi que o eletricista afinal não tinha feito bem o servido e havia lá um, ponto com problemas,
o circuito 2/S+4/31 não fechava e como tal a luz do liquido acendia e piscava constantemente mesmo havendo liquido no vaso.
Já agora fica a dica para quem anda ai a trocar sensores de nivel "á sorte", o valor de resistência de funcionamento é entre 31KOhm>65K Ohm, e é preciso ver que se tiverem líquidos com concentrações fora do normal ou qualidade muito diferente, é o suficiente para acontecer o mesmo, isto aplica-se a praticamente todos os carros do grupo vw desde 1970 e tal até 1996+/-.
A resolução do problema foi super fácil(uma manhã de trabalho para um problema elétrico é bom), infelizmente só não tinha tido oportunidade de fazer mais cedo.
1021_b7c5e2066b35d1363e27f2badb53e6d4.png

1021_e866a7efd927f0c10de5236aebca0fad.png

A história não ficou por aí, fiz esse serviço de manhã e mais outros de tarde, e depois á noite, meia noite e meia, resolvi ir dar uma volta numa estrada de montanha aqui da zona que tem curvas que adoro, tempo fresco, carro a portar-se maravilha e a puxar muito bem devido ao ar fresco que nestes carros velhos faz muita diferença, tudo a funcionar lindamente, até que acabo a zona das curvas, tem uma reta muito grande que no fim acaba num semáforo, na reta tirei acelerador totalmente e meti quinta pois era ligeiramente a descer e o que queria era as próximas curvas, bem.... O carro não gostou, o quadrante começou a ficar possuido
:lol:

Luzes de iluminação no quadrante a acender e apagar, luz de aviso de máximos a acender no quadrante, computador de bordo a reiniciar constantemente, luz de temperatura a acender, conta rotações todo maluco, pensei eu, vou já preparar o extintor pois isto ou algo se soltou ou vai correr muito mal, mas não fiquei do tipo com medo, pois conheço bem o estado da instalação e já refiz a parte do interior do carro toda, pelo que isso me deixa descansado.
Parei o carro, isto num sítio completamente descampado, e fui logo ver os fusíveis e a temperatura dos fios elétricos, tudo normal, por segurança, saquei os fusíveis que não eram indispensáveis e rumo á oficina a todo o gás, chego á oficina, fio de massa do quadrante que aperta na cabeça tinha-se soltado provavelmente durante a tareia que tinha levado antes da reta nas curvas, pois o problema só surgiu exatamente depois das ultimas curvas, meto fusíveis ao sítio, instalo novamente o fio de massa e confirmo 3 vezes, tudo bom novamente e tudo a funcionar, a reparação anterior foi um sucesso, tudo a funcionar bem, e não mencionei mas também fiz outros serviços que melhoraram muito o conforto a nível de ruídos, nomeadamente a troca das esponjas do radiador da sofagem, o carro agora já praticamente não tem um único ruído mesmo em piso mau.
Estou a trocar muitas porcas normais por porcas com bloqueio, pois as porcas antigas não tinham grande atrito e depois de usadas uma vez já não se seguram bem, a juntar ao facto do uso intensivo que dou e aos apoios todos em poliuretano, a vibração pode levar a isto, já desde o início que o tenho comecei a modernizar a parafusaria precisamente para evitar este e outro tipo de situações, este era dos poucos pontos que ainda não tinha revisto.
 
Topo