Volkswagen Golf 1 Cabriolet Rivage 1.8 EFI (1991)

Mario_Marques

Clássico
Olá a todos novamente, vou tentar fazer um apanhado ao meu velhinho e apresenta-lo.
Como já tinha mencionado na minha apresentação, ao longo de vários anos fui tendo vários carros e motas, até que um belo dia chegou a um tempo em que decidi desfazer de tudo, pois estava a fazer acumulação de coisas que nem sequer usava, era tudo muito giro na altura da compra e recuperar, mas assim que acabava encostava tudo por não ter tempo de usufruir nem na verdade grande vontade muitas vezes por ser investimentos que não queria correr o risco de estragar ou nem tinha sequer grande propósito de utilizar......
Após tomar a decisão correta de me desfazer de tudo, não estava nos planos ter mais "brinquedos", mas lá surgiu este em 2016 e fiquei com ele.

Ora o carro é um volkswagen golf 1 cabriolet, conta de origem com o motor 1.8L de 98ps que por ser já das ultimas unidades conta com injecção electrónica multiponto e catalisador, é relativamente bem equipado nesta versão, conta com direcção assistida, airbag, bancos desportivos reguláveis(condutor e passageiro), capota hidráulica, vidros eléctricos, jantes 15" forjadas Le Castellet com pneus de baixo perfil, barra de reforço original anti-aproximação inferior frontal e várias barras de reforço originais deste modelo especifico, barra estabilizadora na frente e atras de origem, bancos aquecidos, suspensão desportiva VW, faróis reguláveis electronicamente, vidros coloridos, desembaciador traseiro, computador de bordo, catalisador, discos de travão ventilados, o sistema audio original de 6 colunas, etc, na altura certamente seria uma grande coisa, mas para os dias de hoje não é nada de especial obviamente, este carro nesta especificação partilha de origem uma grande parte de componentes com o vw scirocco.


Agora uma chamada de atenção para os mais "Sensiveis", este carro não é um carro de prateleira, colecção, exposição ou museu, comprei isto para ter mesmo um carro com que me pudesse despreocupar, apreciar a condução e fazer até certo ponto basicamente tudo o que não podia fazer ou não devia fazer com outros que se apresentavam imaculados e por vezes com valores muito elevados.

Dito isto informo que o carro não está totalmente original, mas está tudo a respeitar os padrões da época, tudo é reversível, tenho todas as peças originais, as alterações foram e estão a ser feitas com vista a modernizar um pouco o comportamento dinâmico do carro mas sem ferir a essência original do mesmo.

Muita coisa já foi feita, manutenção, recuperação de componentes, melhoramentos, e outras coisas estão em curso, eu vou deixar várias fotografias, sem nenhuma ordem especial do que fui fazendo desde 2016, mas que certamente quem gosta de mecânica, vw's, deste modelo, de performance, irá apreciar alguma coisa.

Qualquer curiosidade ou duvida, podem questionar á vontade, o motivo de me registar aqui foi mesmo poder partilhar e talvez encontra pessoas com interesse comum.


Em baixo tem várias fotos sem ordem específica, entretanto algumas já foram alteradas, reparadas, revistas, substituídas, como o motor G60 turbo que foi substituído novamente pelo original e está a ser preparado agora um mais sensato 2.0 bloco longo 8v atmosférico, a travem original com suportes para usar discos de 280mm deu agora lugar a uma travagem especifica de 280mm com cubos de disco ventilados, pinças maiores, entre outras coisas que podem acompanhar nas várias páginas.
Há ainda muitos detalhes que não estão incluidos, com tempo voltarei a editar este tópico e criar algo mais completo e organizado.
O objetivo principal das modificações é essencialmente tornar a experiência de condução mais interessante sem perder a originalidade e funcionalidade















Substituição de casquilhos traseiros e recondicionamento geral do eixo traseiro:









A um nível geral atendendo a idade o carro não se encontra muito mau mas longe de perfeito, o que motivou mais a compra foi mesmo a mecânica dele, motor 1.8 8V com injecção electronica digifant 2, código 2H, mecânica AP(144mm), caixa 5V código AUG, tem uma performance geral relativamente boa sem as dores de cabeça de todos os outros modelos.


Fica um pequeno apanhado apenas com algumas fotos do que já foi feito nas páginas seguintes, infelizmente não tenho oportunidade de ir a grande pormenor.


Kit Antichapinagem VW 8V montado


Teste da bomba de oleo, ainda está igual a nova :D




Ficam os dados e como medir, pode ser util a alguém.































O carro da Barbie em breve vai ter TPM.lol











image upload


E mais uma coisa estudada e preparada para iniciar



















Vários items de poliuretano















---------------------------------












Revisão á travagem, Bomba aluminio 22.60 wilwood + bombas traseiras em aluminio feitas em CNC (original em aço), revisão ás valvulas de vias etc.







Novo setup de travagem 280mm,o setup 280mm que tinha anteriormente era composto por um adaptador para espaçar a pinça e discos de golf mk4 modificados, tudo o resto era original do mk1, agora tem pinças de maior capacidade e discos de 280mm de 4 furos com cubo ventilado.

280mm com pinças originais usando discos de golf mk4 com furação modificada e um espaçador de pinça:


280mm com travagem completa corrado VR6:













Aqui são os últimos retoques e medições:







E aqui a menina finalizada com guias de válvulas novas, retentores novos, sedes de escape especiais já no sítio, face preparada, agora só apertar no sitio :D


 
Última edição:

Mario_Marques

Clássico
Muito obrigado Francisco e qualquer dúvida estás tu e toda a gente á vontade para questionar, terei imenso gosto em explicar.

Eu vou ver se entretanto organizo melhor o tópico inicial pois isto na verdade foi copy paste de outro sítio e como tal ficou mal organizado, também coloco mais detalhes e descrição para as pessoas perceberem melhor o que é cada coisa e o que está a ser exibido concretamente.
Vai haver várias várias atualizações pois o serviço que tinha iniciado não está concluído e mesmo a "molhada" de fotos que tem em cima representa apenas prai 10% de tudo o que já foi feito.
 
Última edição:

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Premium
Portalista
Parabéns pela máquina e dedicação.
Nunca tinha ouvido falar de jantes com esse nome, os bancos eram dessa cor originalmente?
Na minha opinião acho que fica melhor se criares um tópico para cada artigos, suspensões, caixa, travagem, motor (se calhar vários tópicos para este), etc.
Posso questionar a marca dos itens em poliuretano?
Não percebi uma coisa os discos de origem também eram de 280mm, terá sido erro da minha leitura ou escrita.
Muito material de marca reconhecida.
Boas curvas com ele!
 

Mario_Marques

Clássico
Olá Antônio, o tecido dos bancos nao é original apesar de ser da época(tem praticamente a idade do carro, foi colocado em meados de 1993).
Os itens de poliuretano são alguns da marca Empi/bugpack, e tem dois que foram fabricados, os da caixa de direção, nenhuma marca comercializa atualmente casquilhos para caixa de direção assistida, tive de comprar 2 blocos em bruto e maquinar em CNC.

A travagem teve várias evoluções, a primeira evolução forçada, foi a instalação da bomba principal wilwood, a original precisava de ser substituída pois uma das vias estava danificada e sem reparação possível que fosse viável, na altura, a bomba wilwood, para um carro original foi má escolha, a relação entre a bomba principal e as bombas secundárias ficou muito próxima fazendo o pedal ficar duro, muito direto e muito on/off, nesta altura também levou todas as tubagens de travão novas e em malha de aço e óleo moderno, na segunda evolução apliquei discos maiores, com 280mm mas tudo o resto como estava antes, ou seja, maxilas originais com recurso a um espaçador para a nova medida de disco, depois a terceira e atual evolução foi a aplicação de um sistema específico VW de 280mm idêntico ao do Corrado, ou seja, já com uma pinça de maior capacidade e um disco com os cubos ventilados também.
Com esta última evolução consegui voltar a ter a relação hidraulica original novamente, ou seja, o pedal já é suave e bastante controlável.

Estes carros originais direitos nesta especificação travam muito bem e tem uma enorme resistência á fadiga contrariamente ao que possivelmente muita gente as vezes ouve por aí, eu fiz isto por alguns motivos, o primeiro, as minhas jantes são péssimas a dissipar calor, uma coisa mesmo muito hardcore, eu uso este carro geralmente de forma bastante intensa e tenho planos de quando for possível participar em algumas provas desportivas, não pude recuperar a bomba original e ao meter outra a minha relação ficou diferente e tive de ir por este caminho para repor a relação original.
A nível de poder de travagem a melhoria foi praticamente nula, não corro é tanto o risco de os travões incendiarem ou algo parecido em uso intenso pois os testes que fiz com as soluções anteriores atingiram temperatura assustadora.
Além do sistema em si, agora também tem guias de ar e atrás apesar de não ser muito importante, o sistema também foi revisto e teve um upgrade as bombas que são agora de alumínio.

Deixo o conselho, não deixem andar o óleo de travões muitos anos no carro, o óleo dos travões é higroscópico, com tempo destroi o sistema de travagem, foi o caso aqui.
 
Última edição:

Mario_Marques

Clássico
Bem, sem grandes novidades e sem grande tempo, mas consegui finalmente começar a fazer algo no bloco do motor, o serviço aqui, correndo tudo bem e se não aparecerem surpresas será apenas desmontar, limpar, medir, o que estiver mau é trocado, o que estiver ok será reaproveitado.
Para já, do pouco que fiz, as coisas parecem promissoras.
O pouco que já verifiquei ainda está nos valores de medida de fabrica de um motor novo :)
Vai ser verificado, medidas dos cilindros em 3 pontos, folga de todos os segmentos em 3 pontos, folga dos segmentos nos pistões, medidas/geometria dos pistões.
P.S. aquela coisa que parece ranhetas no bloco é massa de proteção, para não oxidar pois este serviço não vou poder fazer de uma vez só nem rápido, e também ajuda a remover restos antigos.

IMG_20200914_174942_4.jpg IMG_20200914_221233_5.jpg IMG_20200911_212112_8.jpg IMG_20200911_213801_2.jpg
 

Nelson Jorge

Clássico
Gosto tanto!
Há uns anos tive para comprar um modelo "igual" cabriolet também, salvo erro 1800cc e já estava a GPL
Se o arrependimento matasse.... :rolleyes::unsure:
 
Última edição:

Mario_Marques

Clássico
Gosto! Gosto muito! :wub:
Obrigado Pedro, eu peço-vos desculpa a todos por não partilhar mais coisas e em mais detalhe mas acreditem que não tenho mesmo tempo, por ex, até hoje não tive hipótese vde mexer em mais nada, tenho pena pois há muita coisa que sei que certamente daria jeito a muita gente nos seus projetos de restauro ou manutenção.
 

Mario_Marques

Clássico
Gosto tanto!
À uns anos tive para comprar um modelo "igual" cabriolet tambem, salvo erro 1800cc e já estava a GPL
Se o arrependimento mata-se.... :rolleyes::unsure:
Houve alturas que se arranjava estes carros em bom estado a preço muito simpático.
Acredita que é carro que nunca me fascinou muito, na altura comprei por comprar, sentia falta de ter um carro, pois anteriormente tinha vários carros e motas assim mais antigos e vendi tudo, fiquei sem nada para me entreter e na altura tinha algum tempo livre, se fosse hoje em dia teria ido para um golf MK2 GTI de 8v com motor igual a este e faria nele o que estou a fazer neste, melhorar um pouco o desempenho e conduzir sempre que possível, este carro não está imaculado nem é esse o objetivo, o objetivo é conduzir e ter o carro mecanicamente o melhor possível.
Para quem não viu o tópico do início ou não percebeu tudo, eu estou a modificar o carro a nível de desempenho, claro que respeitando a originalidade dentro do possível, sem exageros, mas não deixa de ser modificações, o que num fórum de clássicos pode ser visto como um sacrilégio.
Neste caso, o carro não estava assim tão direito, dai ter ido por este caminho, se estivesse 100% original e tipo concurso nunca lhe faria nada.
 

Nelson Jorge

Clássico
Muito bom!
Relativamente às alterações mecânicas (e do que percebi no meu tópico) a malta até gosta :D
Desde que venha acompanhada de upgrades de travagem e suspensão para ficar o setup todo em harmonia :thumbs up:
Muita força!
 

Mario_Marques

Clássico
Estou a fazer uma preparação completa em que tudo no geral é revisto, nas mensagens em cima tem algumas fotografias de coisas que já foram feitas a esse nível.

Um ponto curioso, a travagem, contrariamente ao que muita gente diz por ai sobre estes carros, eles direitos travavam mesmo muito bem mesmo até para os dias de hoje, a má fama nasce da péssima manutenção que as pessoas faziam no geral, desgaste de componentes, e muitas vezes as pessoas fazerem "upgrades" com peças em muito mau estado e sem saberem realmente o que estão a fazer.
Eu renovei o meu sistema de travagem todo na sua forma quase original e agora até tenho um sistema mais "potente" na verdade a diferença foi zero, o carro já travava muito bem e mesmo em uso intenso não mostrava qualquer fadiga preocupante.


Para terem um ponto de referência em novo, vejam os testes de travagem:

Um golf cabriolet ligeiramente abaixo do meu


Um golf moderno topo de gama da época

O golf cabriolet acreditem ou não travava melhor, obviamente não tem é a ajuda do ABS, a vantagem de ser um carro leve.
 

António_Vidal

Portalista
Portalista
Realmente há muitos mitos sobre upgrade de travões. Mas se os sistemas são pensados daquela forma é porque os mestres sabem o que fazem. Sistemas originais bem mantidos travam super bem! (desde que os pneus estejam bons).
 

Mario_Marques

Clássico
Eu no meu caso optei agora por um sistema novo, maior, mais eficiente, pois futuramente o meu carro vai aumentar o peso com o novo motor, vai ser mais rápido e veloz, e vai ter borracha nas rodas mais aderente.
Atualmente não consigo sentir os benefícios desse sistema, pois o carro não é rápido ou pesado ao ponto de fazer diferença para já, mesmo que me esforce muito a tentar massacrar a travagem, nem os pneus atuais tem a aderência de uns pneus novos desportivos para poder usar o máximo possível dos travões.
A única vantagem para já é somente o controlo.

O carro tem atualmente a mesma travagem dos VW Corrado VR6 com discos de 280mm ventilados e com cubo ventilado, tem uma bomba principal wilwood em alumínio, as pastilhas são normais de estrada da pagid(as mesmas que vinham de fabrica nos VR6), tenho as linhas de óleo rígidas ou em malha de aço, bombas traseiras em alumínio de maior capacidade, o servofreio é o original pois estes carros já trazem de série um enorme, usa óleo de alta performance, atrás mantém o sistema de tambor mas este carro tem de origem os maiores tambores que existiam no grupo vw, tem válvulas redutoras para a traseira mesmo assim e conta com jantes de 15 com 195/50
 

Mario_Marques

Clássico
Pronto. Se vai levar pimenta aí sim convém que o resto acompanhe. O que disse era referente a tudo original.
Eu estou a usar como referência a relação peso potencia de alguns carros originais VW, pois é relativamente fácil ter acesso a dados para poder fazer uma previsão mais próxima do ideal, além de querer usar tudo o que possível peças originais VW para evitar muita invenção.
 

António_Vidal

Portalista
Portalista
Eu estou a usar como referência a relação peso potencia de alguns carros originais VW, pois é relativamente fácil ter acesso a dados para poder fazer uma previsão mais próxima do ideal, além de querer usar tudo o que possível peças originais VW para evitar muita invenção.
Eu que não percebo nada disto diria que faz sentido ter a travagem do modelo onde o motor saiu, mas sempre com bom material de desgaste.
 
Topo