Proibido circular em Lisboa - ZER

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Acho curioso é o timing... e passou na RTP como "aconselhado" para poder circular em Lisboa... só não sei se já faz parte das excepções...

Rafael não percebo se o objectivo é ser mais limpo/green ou se para poupar combustivel? Podes elucidar um pouco através da tua experiência?

Abraço
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
O que eu quero é saber como estão os valores das emissões nas zonas "quentes" da ZER, para perceber que grande resultado teve esta palhaçada toda até agora... não acham estranho que ninguém venha mostrar resultados?

Já toda a gente que quis abrir os olhos percebeu que o mal é dos motores a gasóleo, modernos ou antigos, mas especialmente dos de grande calibre... ou seja, autocarros. Enquanto esses não forem tratados, o mal permanece.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Banha da cobra pura.

Primeiro fazem leis mal feitas e depois inventam expedientes para não as cumprir em época eleitoral. Obviamente que se «um novo redutor de partículas que tem por base a indução de hidrogénio» fosse a solução mágica Portugal poderia registar a patente vende-la aos chineses e acabar com o aquecimento global e ainda ficar rico!


nuno granja
 
O novo loby...

Vai sair um novo "Socrates" deste "Costa" de Lisboa...

Mas sai mais em conta meter esta trampa falsa do que pagar anualmente a clubes pela certificação histórica não? Falando apenas de valores não dos beneficios caso existam...

Cumprimentos
 

Carlos Vaz

Pre-War
Esta coisa tresanda a "negociata"!
Há quase 1 mês que vi uma reportagem na televisão sobre este aparelho.
Há uns 5 anos que ando para fazer um artesanal e conheço um Fiat Punto TD que anda com um "home made" com excelentes resultados ao nivel dos consumos.

Acredito que o sistema possa funcionar embora não se conheçam (ainda) efeitos colaterais na durabilidade dos motores. Já agora como é ao nivel da IPO?
É que eu não me importava nada de investir numa coisa destas e nem tem a ver com a ZER.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
À partida é possível que algo assim resulte, a ideia não deixa de ter o seu mérito, mas é preciso ter MUITO cuidado com o hidrogénio perto de fontes de combustão... aquilo é altamente explosivo. Não sei se me agradaria muito a ideia de ter algo assim no compartimento do motor sem estar muito bem protegido.
 
Até posso estar enganado, mas... parece mesmo ser o "magalhães - take 2".

Depois de ter visto isto http://www.di9.pt/certificado.pdf e partindo do princípio que todo este processo foi elaborado com rigor( o que não me parece...), como é que se pode dizer que há redução de consumos, aumento de eficiência do motor, etc...?

A acreditar nos valores apresentados nos quadros fornecidos neste teste do ISQ, as conclusões para uma utilização do carro em circuito urbano são exactamente as opostas.

Está tudo maluco? Não sabem interpretar os dados? ou há outros interesses, nomeadamente financeiros, por trás disto?

Em 1992, em visita profissional, estive no estive no FIZ (BMW Munique) e tive a oportunidade de conhecer o protótipo(série 7 E32) a hidrogénio que a BMW estava a desenvolver no âmbito do projecto Prometheus. Como é sabido várias condicionantes tornam esta opção inviável.

Fica um link com info sobre o assunto e o modelo definitivo, d que chegaram a circular algumas unidades.

http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_Hydrogen_7

Será que os amigos da CML "descobriram o milagre"? :lol: :lol:
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Portanto, anda China doida com a poluição em Pequim, a França com problemas da mesma ordem em Paris, o mundo sem saber o que fazer com com as emissões de carbono e vai dai a CML descobre o ovo de colombo?

Quem desenvolveu ou vai ficar rico com a patente ou está a passar ao lado de uma carreira bem remunerada num grande fabricante de automómeis.


nuno granja
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
(...)
Será que os amigos da CML "descobriram o milagre"? :lol: :lol:

Se algum milagre houvesse, de certeza que não eram esses idiotas a descobri-lo.... mas rapidamente se colocariam no local a negociá-lo.

Quanto ao ensaio, e não querendo duvidar do rigor da prova, temos que questionar efectivamente os resultados, mas simplesmente porque não houve diminuição do consumo às velocidades típicas do circuito urbano... e no quadro seguinte percebe-se logo porquê: a curva de binário reduziu toda, à excepção da zona do pico. Ainda assim, comprova-se a redução de emissões poluentes, mesmo nessas condições de consumo desfavorável.

Não sei como é feita a instalação do sistema, mas cheira-me que há ali uma questão por resolver com a admissão dos gases a regimes baixos, pois o sistema só assume a plena eficácia a alta rotação.

Portanto, anda China doida com a poluição em Pequim, a França com problemas da mesma ordem em Paris, o mundo sem saber o que fazer com com as emissões de carbono e vai dai a CML descobre o ovo de colombo?

Quem desenvolveu ou vai ficar rico com a patente ou está a passar ao lado de uma carreira bem remunerada num grande fabricante de automómeis. (...)

Isto é tudo muito bonito, mas as reduções são fraccionárias... não é nenhum milagre, apenas uma limpeza parcial, a fazer fé nos resultados daquele ensaio. E se uma percentagem de hidrogénio misturada na admissão faz isto, imaginem o que faria em larga escala naqueles dinossauros da Carris que se passeiam por toda a parte a poluír a sério.

O problema continua a ser o mesmo... a maior culpa não é dos carros. O automóvel continua a ser o bode expiatório de todas as parvoíces que a humanidade faz, e já era tempo de mudar de disco e fazer alguma coisa verdadeiramente positiva para resolver o problema em vez de o atirar para o quintal dos outros e apontar o dedo.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
E... feed back disso?
Foram montados em viaturas a gasóleo, em duas resultava, faziam perto de 100 mil Kms ano, na outra penso que nunca me disseram nada, mas fazia aproximadamente 10 mil por ano, se calhar nem deram pela diferença...
Em carros a gasolina nunca montei...
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
E aspecto práticos (ou pouco práticos) como é?

Sempre que um carro com esse sistema passar por um policia municipal é mandado para para verificar se esta instalado?


nuno granja
 
Esse sistema ainda esta em fase de homologação no IMTT, sei disso pois a oficina da minha família esta a tratar de vender e instalar esses kits... mas sei que as versões anteriores não são eficientes a baixas temperaturas, e a ultima versão que estão a desenvolver já resolve esse problema.
Já me explicaram como é que funciona o kit, mas ja foi algum tempo atras, basicamente tem um catalisador que absorver hidrogenio do ar, e injecta na admissão.... teoricamente reduz consumos e emissões.
Na instalação, tem que ser afinada para o motor em causa...
Acho que uma célula da para um motor de 4 cilindros... mas isso tambem depende do da cilindrada e por ai fora...
Quem criou isso foi um gajo do norte da Europa, mas a patente foi comprada e desenvolvida por uma empresa Portuguesa....
Quando tiver mais informações, posto aqui...
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Essa fantástica maravilha tecnológica é tão boa que está acima da 1a lei da termodinâmica… Nem vou comentar mais para não ser mal educado...


E eu vou seguir o teu exemplo; isto dos comportamentos gerarem comportamentos tem que se lhe diga .... e até porque sinto que estou a ficar "burro".
 
Pondo de lado as considerações técnicas acerca do dito dispositivo, há outra questão que considero mais importante:

Se é verdade a notícia do Expresso, então a CML está a cometer novo erro.

Uma vez que foi a CML a criar legislação que impede a circulação de determinados veículos automóveis, a mesma CML devia propor o tal dispositivo a custo zero aos proprietários desses veículos e assim ressarci-los dos prejuízos causados por tal legislação.
 
Topo