Proibido circular em Lisboa - ZER

[Tenho uma Renaul4 de 79, que não pode circular na capital.
Pergunto:
Na minha Aldeia, poderá ser criada uma resolução de Assembeia, que só permita a entrada de carros de bois?
Olá, qualquer veículo de 1984 para trás, desde que registado como histórico, pode circular sem restrições.
O meu Range Rover ainda tem de esperar 10 anos :( , por outro lado a 850 porque está a GPL pode circular.
Eu sei que estas regras, principalmente para nós, são bastante incomodativas, mas alguma coisa tinha de ser feita. Pelo menos sempre acho melhor que a regra que só permite as matrículas par ou ímpar, como algumas cidades já adotaram.
Em relação às entidades existentes que aprovam o carácter histórico das viaturas, como por ex o CPAA, se não nos identificarmos com eles, podemos sempre constituirmo-nos como associação, para também podermos certificar veículos históricos.
 
Podes argumentar que a criação de gado e a produção de carne para comer contribui com quase 50% das emissões de CO a nivel global enquanto as emissões dos transportes no seu conjunto (carros, barcos, aviões e comboios) são responsáveis por 13% das emissões globais (os clássicos devem ser responsáveis por 0,+UM MILHÃO DE ZEROS1%).
nuno granja
Nuno, concordo com a tua ironia a 100%, defacto a nível mundial, por ex., a produção de carne bovina é muito mais prejudicial que todos os veículos juntos. Mas o que é certo é que nos meses de verão, na Av da Liberdade, o ar que respiramos está bem poluído, com valores acima do normal, e por azar é sempre nessa altura que os gajos da Europa cá vêm medir...
 
Sou Montes e de Trás-os- Montes. Também gosto de brincar, mas continuo na minha, dentro da minha aldeia só se pode circular com carro de bois. Saudações

Caro Montes:
A pergunta que fiz alem de ter vários pontos de interrogação tem muitos mais de admiração ....

Sendo de Lamego (como diz no perfil) fico ainda mais admirado que haja "problemas" com a qualidade do ar; aliás no norte, de problemas ambientais, apenas conheço o "problema" do ozono no parque do Alvão (Vila Real).
Lamego conheço, bastante bem, passei lá, em 1973 (nas Teixeiras) parte do mês de Agosto e a totalidade de Setembro, regressando a casa em Outubro para as aulas. Depois disso, e quando posso ... volto ...

Agora se na "sua aldeia" apenas se pode andar/circular de carro de bois, outras razões haverá que não a qualidade do ar; que é aquela que usaram para condicionar a circulação de veículos em Lisboa, e é o que trata o tópico ...

Uma pergunta se impõe ... afinal qual o nome da "sua aldeia".
 
Hoje foi aprovado pela maioria o plano que se apresentou para baixar as emissões poluentes do ar em Paris.
Se vos interessa para poderem comparar, a partir de julho proximo entre as 08:00 e as 20:00 vai ser interdito circular em Paris com veiculos pesados de mercadorias ou de passageiros anteriores a 2001.
A partir de julho de 2016 no mesmo horario passa a ser interdito circular com veiculos ligeiros anteriores a 1997 (7 carros sobre 10 em Paris) e as 'duas rodas' anteriores de 2000.
Vamos a vêr o que vai acontecer.
 
Estas medidas mostram o quanto quem as faz são imbecis quando atacam os veículos ligeiros... a massa poluidora é muito mas muito mais ligada aos pesados do que aos ligeiros! O impacto não tem comparação!

Eu percebo que os níveis de NOx sejam elevados, mas a culpa disso é de todos os palhaços que durante anos promoveram essa triste tecnologia dos motores diseasel! Agora querem voltar atrás... depois de terem posto todo o mundo e o cão dele a andar de tractores!

Limpem as frotas públicas de motores diseasel, dêem incentivos aos taxistas para que privilegiem o uso de carros a GPL, e vão ver a diferença estrondosa que faz... não é preciso massacrar o automobilista comum! As nossas emissões são uma ínfima parte do bolo... mas somos sempre quem paga a factura! Não era já tempo de alguém se preocupar a sério com o ambiente, em vez de simplesmente fazer vítimas?!?

Aliás, por mim deviam era inverter os preços dos combustíveis... porque é que eu continuo a pagar gasolina caríssima apesar de o barril de crude estar a ser quase dado, enquanto o gasóleo é mais barato? Se a procura é maior para esse líquido do demo que polui a montes, subam-lhe o preço e baixem o outro!
 
"Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão", lá diz o ditado ...
Parece-me que este "problema" da poluição na baixa lisboeta é um exacerbar de factos que existem há muitos anos ... e se os querem resolver é simples .... cortem toda a circulação automóvel na baixa ou no eixo Marquês -Av Liberdade - Praça do Comercio e "zonas envolventes".


Assim, eu conto ....
No mês de Agosto do ano de 1972 estive em estágio na Cruz Quebrada, mais propriamente no centro de estagio do que se dizia INEF. Um dia da parte da tarde apanhei o 15 e fomos, eu e uns amigos, até "Lisboa", melhor dizendo "baixa"; Praça do Comercio, Rua Augusta .... Rossio. Confusão mais que muita .... pessoal na rua, carros etc..., etc..., próprio de uma grande "urbe". No final do "passeio" regresso à Cruz Quebrada no mesmo meio de transporte.
Aí chegado o primeiro sintoma estranho que detectei foi um zumbido nos ouvidos... coisa natural do barulho da Baixa.
O segundo sintoma foi o nariz "tapado". Toca de assoar a um lenço de pano (era o que havia na época) e espanto ... as "postaletas" eram pretas, mas mesmo pretas.

Se isto me sucedeu em 1972 hoje deve manter-se ou agravou .... entendo que é de mudar esta situação, mas não vão lá com "paliativos" ... parece até (segundo um responsável da Quercos) que o problema se agravou apesar destas medidas restritivas.

Li não sei onde que no México os táxis não podem ter mais de 8 anos ... não será certamente por causa dos táxis que a poluição seja maior ou menor mas uma medida destas todos sabemos como seriam as reacções ....

É sabido que em Portugal projectos a longo prazo é para esquecer... por isso se "cozinham" soluções, muitas delas para ganhar eleições, que depressa se verifica não serem adequadas.

Por isso "Lá vamos, cantando e rindo", " Levados, levados sim ...."



Post scriptum - se é para acabar com a poluição é proibir a circulação de TODOS os meios motorizados térmicos. Sem excepções .... mesmo os senhores da CML, esses que vão a pé .....
 
Última edição:
...

Eu percebo que os níveis de NOx sejam elevados, mas a culpa disso é de todos os palhaços que durante anos promoveram essa triste tecnologia dos motores diseasel! Agora querem voltar atrás... depois de terem posto todo o mundo e o cão dele a andar de tractores!
....
O palhaço tem nome - bernie ecclestone - foi ele o responsável pela estagnação da evolução dos motores a gasolina porque a fórmula 1 sempre foi a montra tecnológica do mundo automóvel, quem não se lembra por exemplo da Renault que já tinha todos os topo de cada categoria equipados com turbo-compressor e teve de andar para trás por questões comerciais? Ao passo que a tecnologia diesel continuou a evoluir longe dos holofotes da competição! Esse taco de pia é o principal responçável.
 
Também é a ideia que eu tenho. Apesar de morar em Lisboa (fora da ZER) tenho de ter certificação para poder ir com o carro para o centro... Pagando, já posso "poluir"...
Olá Eduardo, eu tb comungo da tua indignação, mas a minha vem mais de trás! Porque razão eu tenho de levar os meus carros à IPO? Eu que tenho sempre os meus carros impecáveis a nível mecânico! Ainda se lá fosse só mostrar para confirmar o seu estado e por isso ser dispensado de deixar lá o guito.
Por uns pagam os outros. E ter-mos os nossos carros registados como históricos, na minha opinião tem muitas vantagens, como por exemplo passarem a ser patrimônio Nacional e as companhias de seguro serem obrigadas a restaurar sempre em caso de acidente sem culpa. Bem como valorizar todo o nosso esforço por manter os carros impecáveis!
 
Filipe,


A opção é tua, mas pagar para poder poluir da-me azia.

A lei está mal feita e é ilegal sobre diversos pontos de vista.

Começa por ser ecológicamente egoista ao mandar a poluição para o quintal dos outros, porque a pegada ecológica dos meus carros está mais do que amortizada e teria de andar muitos anos sem parar para que o diferêncial entre o que poluem a mais relativamente a viaturas novas do mesmo segmento fosse equivalente ao desgaste nos recursos e poluição resultantes da produção de um carro novo.

Sobre outras cidades europeias nem todos vão na conversa verde...

NOT_AMSTERDAM_zps366c4765.jpg


Por falar em conversa verde o que penso é isto...

ZER_DONTASK13_zps608558fa.jpg


Os idiotas da Querqus dizem isto num comunicado em que reconhecem que até às obras da rotunda do Marques a poluição continuou a aumentar...

CML_CT2_ANEXOS-1-2-3-4_zps96998f1f.jpg

Como não conseguem determinar quais as fontes poluidoras (muito complexo dizem eles...) toca a multar a malta que tem a ousadia de circular de Fiats Uno.


nuno granja
 

Anexos

  • NOT_AMSTERDAM_zps366c4765.jpg
    NOT_AMSTERDAM_zps366c4765.jpg
    81.1 KB · Vistos: 4
  • ZER_DONTASK13_zps608558fa.jpg
    ZER_DONTASK13_zps608558fa.jpg
    91.9 KB · Vistos: 4
  • CML_CT2_ANEXOS-1-2-3-4_zps96998f1f.jpg
    CML_CT2_ANEXOS-1-2-3-4_zps96998f1f.jpg
    163.3 KB · Vistos: 4
Última edição:
DA SÈRIE "COMO A ZER FOI BEM PENSADA" TAKE 2

(peço desculpa pelo tamanho do texto mas é dificil de condensar tanto disparate feito num só sinal)

ZER_BEM_PENSADA2_zps1905bfbe.jpg

Conforme podemos verificar ao comparar a sinalização implementada pela CML no âmbito da ZER no acesso da A5 a Lisboa, uma via de sentido único com 3 faixas de rodagem com características de acesso a auto-estrada e a informação implementada no mesmo acesso para informar os condutores sobre as restrições à circulação no Túnel do Marquês de Pombal, são radicalmente diferentes, nas dimensões, na forma e na configuração.
No local, a sinalização afecta à ZONA TÚNEL DO MARQUÊS está definida com letras de entre 20 e 40cm de altura e sinais específicos do código da estrada.
Na sinalização implementada no âmbito da ZER pela CML no mesmo local, verificamos que não existe nenhuma referência à ZER, apenas um sinal genérico de proibição de circulação e a designação dos veículos objecto de restrições por letras de 5 cm de altura. Note-se que a maioria das tabuletas de toponomia em Lisboa tem letras maiores, por exemplo a da "Praça do Municipio" tem letras com 10cm de altura.
Conforme podemos verificar ao comparar a sinalização, a informação sobre as restrições à circulação no Túnel do Marquês, tem dimensões adequadas ao tipo de via, é composta por sinais que constam do código da estrada, identifica as características da zona com restrições (1 sinal à esquerda) e as categorias de veículos interditos (os 3 sinais à direita).
Estas diferênças ilustram o total desenquadramento da sinalização implantada no local pela CML no âmbito da ZER no acesso na A5 a Lisboa.
Como se não bastasse tamanha demonstração de negligência pela parte da CML, relativamente ao Túnel do Marquês, os condutores são avisados 4 vezes antes de entrarem no túnel e enquanto existem alternativas, já quanto à ZER, o único sinal que delimita a ZER está implantado sem aviso prévio, a meio de uma via de 3 faixas com sentido único e separador central.

Uma vez que não é permitido por lei parar, fazer inversão de marcha ou circular em marcha-atrás em vias de sentido único com caratcterísticas de acesso a auto-estrada , este sinal é claramente ilegal uma vez que o cumprimento do mesmo implicaria infrigir a legislação em vigor e colocar em perigo a segurança dos utentes da via.

nuno granja
,
 

Anexos

  • ZER_BEM_PENSADA2_zps1905bfbe.jpg
    ZER_BEM_PENSADA2_zps1905bfbe.jpg
    92.9 KB · Vistos: 17
DA SÉRIE " A CONSTITUIÇÃO É MUITO BONITA, MAS É PARA OS OUTROS CUMPRIREM"...

"Artigo 52.º
Direito de petição e direito de acção popular
1. Todos os cidadãos têm o direito de apresentar, individual ou colectivamente, aos órgãos de soberania, aos órgãos de governo próprio das regiões autónomas ou a quaisquer autoridades petições, representações, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral e, bem assim, o direito de serem informados, em prazo razoável, sobre o resultado da respectiva apreciação."

CARTA1_zpsce9de967.jpg


nuno granja
 

Anexos

  • CARTA1_zpsce9de967.jpg
    CARTA1_zpsce9de967.jpg
    108.1 KB · Vistos: 16

Foi precisamente aqui que um colega nosso de fórum se deparou com esta incongruência.

Após ter, por sorte, visualizado o sinal e, por não ter qualquer alternativa de modo a cumprir a lei camarária, resolveu parar o carro no meio da estrada em forma de protesto:

HpKeU6.jpg

Como podem ver, o nosso amigo Camacho zelou sempre pelo compromisso legal e seguiu á risca todas as directrizes do código da estrada, como bom cidadão e como bom condutor: triângulo á distância regulamentada, sinais de emergência ligados e bem visíveis, colete reflector e... tudo isto cumprindo também, escrupulosamente, com o tal sinal camarário que o obriga, neste caso, a parar no meio da estrada.

Muitos outros automobilistas entenderam a mensagem e buzinaram em plena fraternidade pela causa. Houve um até que o conhecia das "conversas de garagem" do fórum e a foto em cima mostra o momento do reconhecimento e da simpática resposta do nosso amigo Camacho ao, digamos, seu fã... há que o dizer com toda a frontalidade.

A polícia logo chegou, explicou-se a situação, que foi totalmente compreendida pelos agentes da autoridade e, de modo a cumprir com a lei em vigor, mandou-se vir o reboque da câmara que prontamente chegou de modo a rebocar o 33 QV do Camacho para que pudesse passar por Lisboa, sempre desligado de modo a não poluir, como mandam as boas práticas e condutas de um ser-humano zeloso.

O grande problema aqui era precisamente o reboque que, sendo de 1999, não podia entrar em Lisboa. Filtros de partículas, centralinas inteligentes start/stop, Euro 3 e outras macaca... cof... soluções inteligentes de desempenho moderno efectivó/controlador de emissões de gases de escape e suas partículas tóxicó/nocivas vamos a votos que eu quero é o poleiro e mais outras coisas que não poluem, etc e tal... e assim não deu! Solução?

Pois é. O que vale é que, por ser boa pessoa, o amigo Camacho tem amigos em todo o lado, alguns inlusive com carros certificados que já não poluem porque pagaram e, vai daí, telefonema daqui, telefonema dali, coordenação com a polícia, autorização da câmara e de uns senhores engravatados que trabalham muito mas vivem há conta da produção dos outros e... conseguiu pôr uma Giulia 1300 a rebocar o reboque, que por sua vez, rebocava o 33. Reboque desligado, 33 desligado e Giulia a trabalhar em esforço, mas daquele escape só saíram rosas, golfinhos, pandas, alfaces e, finalmente... o John Kerry todo vestido de caqui.

JVojxR.jpg

John Kerry em Lisboa? Levantem-se os palcos, liguem-se as colunas, engomem-se as calças, cortejo aqui, folclore acolá, tragam o Santo António rapaziada. Sapatos bem engraxados, sola de borracha, paralelos molhados e nem um tombo. António Costa ergue-se na sua plenitude, sorriso de Alfama a Almada, dentes bem brancos, quais cacilheiros a navegar no Tejo. "Welcome Mr. John Kerry" disse o nosso presidente, ao que Kerry respondeu:

"Do you have a SMS free roaming sim card? Oh, and I a want also to send money abroad through Western Union or equivalent. Very... how do you say... very Shukria!"

Como não entendo muito bem o inglês, deixo para vossa consideração, mas notava-se que estava muito satisfeito. Tinha até a mão estendida com 20 euros os quais, obviamente, António Costa rapidamente escondeu dentro da camisa. Esta é que não entendi muito bem, parecia aquele gesto que as senhoras que trabalham na praça têm quando escondem algo como dinheiro dentro do sutiã, mas... enfim... políticos, outra esfera, outro patamar, outro nível, o qual não estou educado nem preparado para entender.

O Camacho, esse, lá continuava a sua epopeia por Lisboa quando, sem mais nem menos, num semáforo reparou no vizinho Toyota Prius. Como se sentia extremamente orgulhoso das suas emissões zero, em pleno acto de cidadania, cumprimentou efusivamente o condutor do Prius.

Q1de9j.jpg

Após chegarem á Ramada, em Odivelas (como o outro dizia: uma das mais belas freguesias do concelho), o 33 e o reboque lá puderam continuar a poluir, porque ali, como sabem, já são outro tipo de portugueses que podem levar com a poluição nas tromb... focin... coiso... prontos. Infelizmente para os portugueses de segunda, a poluição não carece de regulamentação, nem de controlo. Melhor do que isso, esses portugueses de segunda não podem ir poluir com os seus carros velhos, o ar e a estética de uma cidade cada vez mais eclética, onde, sem pudor, mostram-se as fortunas que se fizeram com os Bepeénes deste país. Acho muito bem!

LIBERTEM O ZÉ!!!
 

Anexos

  • ZER_BEM_PENSADA2_zps1905bfbe.jpg
    ZER_BEM_PENSADA2_zps1905bfbe.jpg
    92.9 KB · Vistos: 16
  • HpKeU6.jpg
    HpKeU6.jpg
    150.6 KB · Vistos: 17
  • JVojxR.jpg
    JVojxR.jpg
    163.7 KB · Vistos: 16
  • Q1de9j.jpg
    Q1de9j.jpg
    69.4 KB · Vistos: 16
Graças a Deus, não vivo em Lisboa (já vivi, 30 anos).
Estamos entregues a gente medíocre, corrupta, etc, etc, etc.....
Mas, em breve vão andar nas feiras a confraternizar alegremente com a "raia miúda"
Depois.... bem, já sabemos como é :wacko:
 
Voltar
Topo