Fiat Fiat 127 by garagem dos chaços

Diários de Bordo

Fiat Fiat 127 by garagem dos chaços

O 127 sempre a melhorar. :)
Pena o contratempo do carburador. Mas ver esses tampões com tão bom aspeto fazem logo um homem sorrir e não pensar nas coisas menos boas.

Força, o 127 merece!
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Fico contente que a minha ajuda, tenha dado frutos.
No carburador do 127 limpem bem os gicleurs do minimo, verifiquem bem a borracha que faz a injeção de gasolina e limpar bem como o local onde fica a boia. bem como o gicleur que esta no fundo da cuba. Resumindo. limpar bem o carburador e utlizem ar comprimido, para limpar aquelas zonas inacessiveis.
Vao dando noticias.
Vai tudo para a "panela" dos ultrassons.
 

Pedro Teixeira

Portalista
Portalista
Bem, agora que a surpresa foi revelada e com muita sorte à mistura correu bem, posso finalmente revelar como correu o processo de usucapião que permitiu salvar este 127, o GS-70-87 que foi moeda de troca do @Armando Manuel Baía Costa pelo meu Citroen GS.

O restauro da mecânica há muito que tinha sido iniciado com o intuito de um dia resolver a parte burocrática.

Este ano finalmente reuni todas as condições para avançar com o processo, reuni o valor necessário e fiz mais dois amigos porque para iniciar o processo são necessárias 3 testemunhas e eu ainda só tinha 1 amigo.

Em Fevereiro consegui enganar a mulher dizendo que um dia podíamos vender o 127 e acabar de pagar a casa com o valor da venda, então ela permitiu-me usar a verba necessária.

Um processo que julgava estar resolvido em 3, 4 meses , e que me permitiria ir aos 50 anos das celebrações do 127 no Caramulo Motorfestival, ficou resolvido na semana passada dia 21-9-2021 Terça-Feira (só da junta de freguesia da residência do antigo proprietário a espera foi de 2 meses, porque não sabiam como enviar o comprovativo de exposição do edital, teve que ser o notário a preencher a folha e enviar ao Presidente para ele assinar e enviar) quando recebi uma video chamada da minha mulher que tinha o livrete do 127 em meu nome na mão dela.

Não queria acreditar, achei que ela me estava a dar baile porque o tlm dela tem uma câmera algo fraca que não permitia ver com detalhe as letras ou o tipo de documento. As duvidas ficaram desfeitas quando ela me mandou uma foto!

Por achar que a documentação nunca chegaria a tempo do encontro Anual do Portal, perdi alguma vontade de o colocar com o interior montado como devia ser e fazer mais umas reparações mecânicas.

Mas tudo mudou, cravei ajuda à malta aqui de cima com o intuito de levar o 127 ao encontro e fazer uma surpresa à malta,era terça feira e tinha que tentar colocar o carro pronto pra ir à IPO, o pior que podia acontecer era o carro não passar, mas pelo menos sabia que tinha tentado.

Nessa mesma terça à noite o @Rafael Isento e o @Nuno Ferraz apareceram lá em casa para dar uma afinadela ao carburador depois do jantar.

O Nuno foi o primeiro a chegar e eu fui-lhe mostrando onde entravam algumas peças plásticas de proteção do distribuidor que assentam atrás da grelha na frente do carro, e inconscientemente desfiz a ligação de 2 fios.

O Rafael lá chegou, vamos colocar o carro na rua que já são 22h e eu não quero chatear o vizinho, bateria no sitio e damos à chave...

Nada!! nem as luzes do quadrante acendem, deve estar a fazer massa em algum ponto, talvez no cabo negativo da bateria, damos um jeito ao cabo que tinha alguma ferrugem superficial onde apertava no chassi e outra vez, nada!

- Rafael: "Pedro vai lá buscar o esquema eléctrico do carro sff".

- Rafael: "Este fio liga aqui, este aqui, isto é a caixa de fusíveis, este fio não devia ligar aqui, este fio devia ligar aqui... "

- Nuno e Eu: Deve ser ali algum fio na frente porque foi o único sitio onde se mexeu, e de facto tinham lá 3 fios
descarnados.

1:30H depois...

Rafael: " Este fio liga aqui, este aqui, isto é o motor de arranque, saem 4 fios dele, este fio não devia ligar aqui, este fio devia ligar aqui...epa isto esta muito aldrabado, vamos dormir que já não se pode fazer mais nada hoje..."

:xD::xD::xD:-_-

Antes de ir dormir vou ao meu tlm antigo tentar ver como estavam ligados aqueles 3 fios, talvez tenha alguma foto antiga, e de facto tinha, eles ficavam os 3 ligados.

No dia seguinte, estou no trabalho e tento dar mais uma hipótese a ver se consigo ou não, cravo ao @Armando Manuel Baía Costa se pode passar em minha casa na quinta de manhã pra ver porque o carro não liga e ver se consegue afinar o carburador, era suposto o Amando passar só a manhã mas ficou comigo até perto das 18h.

IMG_20210923_111254.jpg

Ele voltou a ligar os fios mas o carro nada, com a ajuda do multímetro reparou que o cabo negativo da bateria continuava a fazer massa, desmontou a porca que ficava na ponta do fio, limpou o enorme verdete que tinha la dentro e o carro voltou à vida. (Sim Rafael o esquema eléctrico continua meio manhoso)

Passamos o resto da manhã e inicio da tarde a afinar o carburador que continuava com um trabalhar manhoso, mas o armando deixou a coisa minimamente fiável sempre com a ideia que o carburador ainda não estava a 100%

"Oh Armando mete o carro lá fora e dá uma voltita que bem mereces, vê o que achas do gajo."

O armando dá umas 4 voltas e diz que ele está a puxar bem, o relantim é que está manhoso, dá mais uma volta e diz-me:

"Ficamos sem gota e sem mudanças" :rolleyes: :mad:

Dass outra vez? pensava que isso já estava resolvido, e o Armando junta-se ao Rafael ao dizer que se calhar é melhor desistir da ideia de levar o 127.

Fico lixado e triste, guardo o 127 na garagem.

Passados uns 15 min lembro-me, bem o @Eduardo Relvas tem o 127 dele desde os 16, ele tem que saber o porquê da peça estar sempre a sair, mando uma foto e explico ao Eduardo que já tinha mexido ali mas voltou ao mesmo, ele vê a foto e diz-me que ali entra uma peça de plástico duro/nylon que custa mt a entrar, ok, a que eu lá tenho não custou assim tanto a entrar e é de borracha.

- Relvas: " Essa peça é comum em vários Fiats dessa época, espera aí que já te envio uma foto de como ela é!"

Ele lá me envia a foto e realmente a que lá tenho não tem nada a ver, envio a imagem ao rapaz que me vende peças para o 127 e ele confirma que tem a peça e mais logo me arranja uma.

Ok, ainda posso ter sorte.

Ás 21h dessa mesma quinta feira fui buscar a peça e segui para a garagem do Isento para o ajudar com o 33, ficamos lá até a 1:30h da madrugada.
Depois fui para a minha garagem montar o casquilho, 2as da manhã, casquilho no sitio, testo a entrada das mudanças uns bons 3 min e fico com confiança para a sexta feira seguinte, agora falta alinhar a direcção, montar matriculas, ver luzes e ir à IPO.

Sexta de manhã, deixo o miúdo na escola e volto pra atacar no 127.

Matriculas ao sitio, e nas luzes falta-me um stop e os picas do lado esquerdo estão um bocado cansados a piscar, piscam a cada 3 seg.
IMG_20210924_104020.jpg

Deixa ver se na casa de pneus tem alguma artista que me possa ajudar com isso.

Depois do almoço chego com o carro cedo e sou o 1o a ser atendido, peço pra alinhar a direcção, encher os pneus que estavam já vazios e já agora focar os faróis.

E agora mais fotos.

IMG_20210924_143851.jpg

IMG_20210924_151236.jpg

Na casa de pneus não me conseguiram ajudar mas falaram-me de um electricista 1km à frente, chego ao electricista peço ajuda ao homem e ele muito prestável, deu uma olhadela, disse que era a relé que estava quase a ir à vida e viu os fios.
Disse-me pra comprar uma relé que depois ele conseguia arranjar o resto.

Obrigado pela ajuda, mas ainda assim estou lixado.
O sogro disse-me pra avisar à malta do IPO que era genro dele, para eles terem um bocado de paciência com o 127, mas mesmo assim estou sem 1 stop e com os piscas do lado esquerdo cansados.

Olha que se lixe, vamos tentar, são mais 300m até ao centro.

Chego lá e digo, eu sou o Pedro o genro de tal e tal, tenho um 127, mas estou com um ligeiro problema de luzes, falta-me 1 stop e os piscas cansados mas resolvo com uma relé nova.

"Não se preocupe!"

E folha verde!!!

Entretanto o @António Barbosa liga-me e pergunta-me se já tinha resolvido as luzes, (porque eu já o tinha chateado ao almoço) eu digo que já tenho folha verde mas as luzes estão assim e coiso e tal...

- António: "Eu passo já aí, vamos ali a uma loja comprar uma e monto-ta no sitio."

O António esteve comigo das 17 ás 20 e tal, montou uma relé e tentou colocar o stop a dar, só desistiu por falta de tempo, não por falta de vontade!

IMG_20210924_195939.jpg

Ok, tenho inspecção, o carro a andar e com luzes.

Epá ainda não me disseram nada do seguro, já mandei mail com tudo direitinho a pedir o que queria, são 17:45...Deixa-me ligar para fazer um choradinho.

"Sr. Pedro, não estamos a conseguir fazer seguros, o sistema da seguradora está em baixo, mas olhe, eu vou levar o pc para casa e durante a noite tento ver se já consigo fazer"

Olha vou morrer na praia, depois de tanto trabalho e sorte, por causa do seguro.

Foram 60 min a fazer refresh no tlm a ver se o email com o seguro caía.

21:00h Bem, toca a guardar o carro na garagem e arrumar a ferramenta.

Guardei o carro, pus o tlm a carregar e fui tomar um banho, volto, deito-me na cama e recebo o email com o seguro provisório, fantástico!!

Sábado 8 da manhã.

Diz-me o sogro, "podias dar uma mangueirada ao carro!"

"Deixe estar, vai chover."

Não caiu uma pinga de agua o fim de semana todo!!
IMG_20210925_075701.jpg

IMG_20210925_090740.jpg
Tem uma bóia nova mas o ponteiro não quer trabalhar.

IMG_20210925_103448.jpg

Encontrei-me com a malta em Gaia e seguimos caminho rumo a Leiria.
IMG_20210925_111527.jpg

Aqui encontramos mais malta!

IMG_20210925_111313.jpg

Capot aberto para eu acrescentar liquido de refrigeração, o @José H. Silva a apontar defeitos e o @JorgeMonteiro a escrever na tampa da mala.

IMG-20210925-WA0012.jpg

IMG_20210925_112952.jpg

Aqui já quase a chegar.

IMG-20210925-WA0003.jpeg
IMG-20210925-WA0007.jpeg
IMG-20210925-WA0005.jpeg

Aqui metade da malta ja tinha ido almoçar ao restaurante e a outra metade fazer piquenique.

Durante o almoço e falando entre outras coisas, também falamos do relantim do 127 com o @Armando Manuel Baía Costa , o @Francisco Relvas, o @MartimSilva e o @António_Vidal .

O Francisco diz ao @Eduardo Relvas, oh pai podias dar uma afinadela ao 127 depois do almoço!

A cara do Eduardo: <_<




Vamos arrancar malta, encontramos-nos no kartrodomo!
IMG_20210925_162821.jpg

IMG_20210925_163938.jpg

Siga de novo para o jardim, onde eu já farto de uma correia de alternador a precisar de esticar, peço uma chave de roquete ao @Armando Manuel Baía Costa.

Entretanto chega o @AndréFernandes que empresta uma chave maior, depois o Armando tentar dar mais um ajuste no relantim e aparece o Eduardo que pergunta ao Armando o que tinha sido revisto na mecânica do carro.

O Armando enumera todos os melhoramentos, e revela que o carburador ainda não deve estar bem porque é muito complicado deixar o carro afinado.
O Eduardo diz, chega aí uma chave de fendas!

Agora é serio!!!

- Eduardo: "Devia-se confirmar se o carro está no ponto."
- " Tenho ali uma pistola estroboscópica!" , diz o @José H. Silva .
- Eduardo: "O condensador está lixado."
"Tenho ali um na mala!", diz o @Tiago Jose Antunes.
- Eduardo: "Era preciso cola de juntas, entra ar pela base do carburador", tenho isso em casa, 10min e estou cá diz o @Ivo António Santos

IMG_20210925_182358.jpg
IMG_20210925_182017.jpg
IMG_20210925_191239.jpg
Descobrimos que entrava ar pelos colectores graças a uma dica do @Francisco Relvas, ao relembrar que acontecia o mesmo ao carro do @MartimSilva e que entrava também pela base do carburador.


Entretanto o 33 do @Rafael Isento:

IMG_20210925_172645.jpg

Recebia uma ajuda do Chuck Norris dos 33, o @NunoCouto .



Depois de mais alguns problemas resolvidos com a ajuda do Eduardo e de umas dicas do mesmo para as próximas intervenções, o 127 ficou com outro fulgor.

Foi para o jantar conduzido pelo @António José Costa (que já o tinha conduzido de tarde no kartodromo) e que segundo ele estava bem melhor, mas a ir abaixo quando se punha o pé na embraiagem.

Na manhã seguinte seguimos para o passeio e piquenique e eu já tinha outra impressão, carro com o relantim super acelerado, tipo 2 mil, ouvia-se bem.

IMG_20210926_115427.jpg

O Eduardo disse-me por msg para darmos mais um toque no parafuso do relantim que a coisa ficava como deve ser, ao fazer isso o Armando disse-me que não tinha o cabo do ar fechado até ao fim, ele estava a bater na caixa do filtro do ar, dei um jeito e agora sim esta muito bom de se conduzir, a viagem pra cima foi bem diferente que pra baixo, o motor está cheio de vida e com vontade de fazer rotação.

Paramos para um lanche, eu, o Armando e o @João Luís Soares, esticamos as pernas, vimos mais uns classicos num stand numa estrada nacional e seguimos viagem para o Porto, Maia e Gaia.

IMG_20210926_194543.jpg


Ás 19:00 estava em casa com 544km percorridos.

Fica aqui o agradecimento a toda a malta que me ajudou a salvar este 127, e à malta que me ajudou no encontro.

Espero que tenham gostado da surpresa no Encontro nacional do Portal.

Obrigado a todos pela ajuda, este é o espírito do Portal dos Clássicos!!!:cool:
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Post absolutamente fantástico! Delicioso mesmo.

Adorei a parte do "são necessárias 3 testemunhas e eu ainda só tinha 1 amigo." :xD::xD::xD::xD::xD:

Pedro, está priceless!!!

Fiquei tão contente de te ver com este carrinho que nem imaginas. Gostei também muito da volta pequenina que dei nele e não digo que valha os 7.000€ mas está muito justinho e parece mexer-se muito bem. Carrinho muito engraçado.

Parabéns!!

Assinado: Chuck Norris dos 33!!!!
 

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Grande Pedro!! É difícil não se atirar a toalha ao chão numa situação destas, os meus parabéns!

E num carro parado há tantos anos fazer assim uma viagem só mostra a qualidade do produto (e das muitas horas já investidas). Sou testemunha da cara do Eduardo, mas o bichinho de mexer falou mais alto (e ainda bem) :p

(eu também estava a contar com chuva para lavar o carro) :ph34r:
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Seu traidor!! A trabalhar pela calada e sem dizer nada a ninguém!? Eu há uns dias atrás a dar-te nas orelhas porque estavas a investir na manutenção do carro sem resolveres os documentos, e tu já com isso tudo tratado!?


Que grande aventura!! É mesmo assim que se fazem as coisas, para que sejam inesquecíveis. Foi muito fixe ver o azulinho a renascer.

Só queria ser mosca para ouvir as conversas com a tua mulher sobre este assunto. "Para que é que queres dois chaços que não valem um?" :lol:
 
Bem, agora que a surpresa foi revelada e com muita sorte à mistura correu bem, posso finalmente revelar como correu o processo de usucapião que permitiu salvar este 127, o GS-70-87 que foi moeda de troca do @Armando Manuel Baía Costa pelo meu Citroen GS.

O restauro da mecânica há muito que tinha sido iniciado com o intuito de um dia resolver a parte burocrática.

Este ano finalmente reuni todas as condições para avançar com o processo, reuni o valor necessário e fiz mais dois amigos porque para iniciar o processo são necessárias 3 testemunhas e eu ainda só tinha 1 amigo.

Em Fevereiro consegui enganar a mulher dizendo que um dia podíamos vender o 127 e acabar de pagar a casa com o valor da venda, então ela permitiu-me usar a verba necessária.

Um processo que julgava estar resolvido em 3, 4 meses , e que me permitiria ir aos 50 anos das celebrações do 127 no Caramulo Motorfestival, ficou resolvido na semana passada dia 21-9-2021 Terça-Feira (só da junta de freguesia da residência do antigo proprietário a espera foi de 2 meses, porque não sabiam como enviar o comprovativo de exposição do edital, teve que ser o notário a preencher a folha e enviar ao Presidente para ele assinar e enviar) quando recebi uma video chamada da minha mulher que tinha o livrete do 127 em meu nome na mão dela.

Não queria acreditar, achei que ela me estava a dar baile porque o tlm dela tem uma câmera algo fraca que não permitia ver com detalhe as letras ou o tipo de documento. As duvidas ficaram desfeitas quando ela me mandou uma foto!

Por achar que a documentação nunca chegaria a tempo do encontro Anual do Portal, perdi alguma vontade de o colocar com o interior montado como devia ser e fazer mais umas reparações mecânicas.

Mas tudo mudou, cravei ajuda à malta aqui de cima com o intuito de levar o 127 ao encontro e fazer uma surpresa à malta,era terça feira e tinha que tentar colocar o carro pronto pra ir à IPO, o pior que podia acontecer era o carro não passar, mas pelo menos sabia que tinha tentado.

Nessa mesma terça à noite o @Rafael Isento e o @Nuno Ferraz apareceram lá em casa para dar uma afinadela ao carburador depois do jantar.

O Nuno foi o primeiro a chegar e eu fui-lhe mostrando onde entravam algumas peças plásticas de proteção do distribuidor que assentam atrás da grelha na frente do carro, e inconscientemente desfiz a ligação de 2 fios.

O Rafael lá chegou, vamos colocar o carro na rua que já são 22h e eu não quero chatear o vizinho, bateria no sitio e damos à chave...

Nada!! nem as luzes do quadrante acendem, deve estar a fazer massa em algum ponto, talvez no cabo negativo da bateria, damos um jeito ao cabo que tinha alguma ferrugem superficial onde apertava no chassi e outra vez, nada!

- Rafael: "Pedro vai lá buscar o esquema eléctrico do carro sff".

- Rafael: "Este fio liga aqui, este aqui, isto é a caixa de fusíveis, este fio não devia ligar aqui, este fio devia ligar aqui... "

- Nuno e Eu: Deve ser ali algum fio na frente porque foi o único sitio onde se mexeu, e de facto tinham lá 3 fios
descarnados.

1:30H depois...

Rafael: " Este fio liga aqui, este aqui, isto é o motor de arranque, saem 4 fios dele, este fio não devia ligar aqui, este fio devia ligar aqui...epa isto esta muito aldrabado, vamos dormir que já não se pode fazer mais nada hoje..."

:xD::xD::xD:-_-

Antes de ir dormir vou ao meu tlm antigo tentar ver como estavam ligados aqueles 3 fios, talvez tenha alguma foto antiga, e de facto tinha, eles ficavam os 3 ligados.

No dia seguinte, estou no trabalho e tento dar mais uma hipótese a ver se consigo ou não, cravo ao @Armando Manuel Baía Costa se pode passar em minha casa na quinta de manhã pra ver porque o carro não liga e ver se consegue afinar o carburador, era suposto o Amando passar só a manhã mas ficou comigo até perto das 18h.

Ver anexo 1223495

Ele voltou a ligar os fios mas o carro nada, com a ajuda do multímetro reparou que o cabo negativo da bateria continuava a fazer massa, desmontou a porca que ficava na ponta do fio, limpou o enorme verdete que tinha la dentro e o carro voltou à vida. (Sim Rafael o esquema eléctrico continua meio manhoso)

Passamos o resto da manhã e inicio da tarde a afinar o carburador que continuava com um trabalhar manhoso, mas o armando deixou a coisa minimamente fiável sempre com a ideia que o carburador ainda não estava a 100%

"Oh Armando mete o carro lá fora e dá uma voltita que bem mereces, vê o que achas do gajo."

O armando dá umas 4 voltas e diz que ele está a puxar bem, o relantim é que está manhoso, dá mais uma volta e diz-me:

"Ficamos sem gota e sem mudanças" :rolleyes: :mad:

Dass outra vez? pensava que isso já estava resolvido, e o Armando junta-se ao Rafael ao dizer que se calhar é melhor desistir da ideia de levar o 127.

Fico lixado e triste, guardo o 127 na garagem.

Passados uns 15 min lembro-me, bem o @Eduardo Relvas tem o 127 dele desde os 16, ele tem que saber o porquê da peça estar sempre a sair, mando uma foto e explico ao Eduardo que já tinha mexido ali mas voltou ao mesmo, ele vê a foto e diz-me que ali entra uma peça de plástico duro/nylon que custa mt a entrar, ok, a que eu lá tenho não custou assim tanto a entrar e é de borracha.

- Relvas: " Essa peça é comum em vários Fiats dessa época, espera aí que já te envio uma foto de como ela é!"

Ele lá me envia a foto e realmente a que lá tenho não tem nada a ver, envio a imagem ao rapaz que me vende peças para o 127 e ele confirma que tem a peça e mais logo me arranja uma.

Ok, ainda posso ter sorte.

Ás 21h dessa mesma quinta feira fui buscar a peça e segui para a garagem do Isento para o ajudar com o 33, ficamos lá até a 1:30h da madrugada.
Depois fui para a minha garagem montar o casquilho, 2as da manhã, casquilho no sitio, testo a entrada das mudanças uns bons 3 min e fico com confiança para a sexta feira seguinte, agora falta alinhar a direcção, montar matriculas, ver luzes e ir à IPO.

Sexta de manhã, deixo o miúdo na escola e volto pra atacar no 127.

Matriculas ao sitio, e nas luzes falta-me um stop e os picas do lado esquerdo estão um bocado cansados a piscar, piscam a cada 3 seg.
Ver anexo 1223496

Deixa ver se na casa de pneus tem alguma artista que me possa ajudar com isso.

Depois do almoço chego com o carro cedo e sou o 1o a ser atendido, peço pra alinhar a direcção, encher os pneus que estavam já vazios e já agora focar os faróis.

E agora mais fotos.

Ver anexo 1223497

Ver anexo 1223498

Na casa de pneus não me conseguiram ajudar mas falaram-me de um electricista 1km à frente, chego ao electricista peço ajuda ao homem e ele muito prestável, deu uma olhadela, disse que era a relé que estava quase a ir à vida e viu os fios.
Disse-me pra comprar uma relé que depois ele conseguia arranjar o resto.

Obrigado pela ajuda, mas ainda assim estou lixado.
O sogro disse-me pra avisar à malta do IPO que era genro dele, para eles terem um bocado de paciência com o 127, mas mesmo assim estou sem 1 stop e com os piscas do lado esquerdo cansados.

Olha que se lixe, vamos tentar, são mais 300m até ao centro.

Chego lá e digo, eu sou o Pedro o genro de tal e tal, tenho um 127, mas estou com um ligeiro problema de luzes, falta-me 1 stop e os piscas cansados mas resolvo com uma relé nova.

"Não se preocupe!"

E folha verde!!!

Entretanto o @António Barbosa liga-me e pergunta-me se já tinha resolvido as luzes, (porque eu já o tinha chateado ao almoço) eu digo que já tenho folha verde mas as luzes estão assim e coiso e tal...

- António: "Eu passo já aí, vamos ali a uma loja comprar uma e monto-ta no sitio."

O António esteve comigo das 17 ás 20 e tal, montou uma relé e tentou colocar o stop a dar, só desistiu por falta de tempo, não por falta de vontade!

Ver anexo 1223499

Ok, tenho inspecção, o carro a andar e com luzes.

Epá ainda não me disseram nada do seguro, já mandei mail com tudo direitinho a pedir o que queria, são 17:45...Deixa-me ligar para fazer um choradinho.

"Sr. Pedro, não estamos a conseguir fazer seguros, o sistema da seguradora está em baixo, mas olhe, eu vou levar o pc para casa e durante a noite tento ver se já consigo fazer"

Olha vou morrer na praia, depois de tanto trabalho e sorte, por causa do seguro.

Foram 60 min a fazer refresh no tlm a ver se o email com o seguro caía.

21:00h Bem, toca a guardar o carro na garagem e arrumar a ferramenta.

Guardei o carro, pus o tlm a carregar e fui tomar um banho, volto, deito-me na cama e recebo o email com o seguro provisório, fantástico!!

Sábado 8 da manhã.

Diz-me o sogro, "podias dar uma mangueirada ao carro!"

"Deixe estar, vai chover."

Não caiu uma pinga de agua o fim de semana todo!!
Ver anexo 1223500

Ver anexo 1223501
Tem uma bóia nova mas o ponteiro não quer trabalhar.

Ver anexo 1223503

Encontrei-me com a malta em Gaia e seguimos caminho rumo a Leiria.
Ver anexo 1223506

Aqui encontramos mais malta!

Ver anexo 1223504

Capot aberto para eu acrescentar liquido de refrigeração, o @José H. Silva a apontar defeitos e o @JorgeMonteiro a escrever na tampa da mala.

Ver anexo 1223522

Ver anexo 1223507

Aqui já quase a chegar.

Ver anexo 1223523
Ver anexo 1223524
Ver anexo 1223525

Aqui metade da malta ja tinha ido almoçar ao restaurante e a outra metade fazer piquenique.

Durante o almoço e falando entre outras coisas, também falamos do relantim do 127 com o @Armando Manuel Baía Costa , o @Francisco Relvas, o @MartimSilva e o @António_Vidal .

O Francisco diz ao @Eduardo Relvas, oh pai podias dar uma afinadela ao 127 depois do almoço!

A cara do Eduardo: <_<




Vamos arrancar malta, encontramos-nos no kartrodomo!
Ver anexo 1223521

Ver anexo 1223520

Siga de novo para o jardim, onde eu já farto de uma correia de alternador a precisar de esticar, peço uma chave de roquete ao @Armando Manuel Baía Costa.

Entretanto chega o @AndréFernandes que empresta uma chave maior, depois o Armando tentar dar mais um ajuste no relantim e aparece o Eduardo que pergunta ao Armando o que tinha sido revisto na mecânica do carro.

O Armando enumera todos os melhoramentos, e revela que o carburador ainda não deve estar bem porque é muito complicado deixar o carro afinado.
O Eduardo diz, chega aí uma chave de fendas!

Agora é serio!!!

- Eduardo: "Devia-se confirmar se o carro está no ponto."
- " Tenho ali uma pistola estroboscópica!" , diz o @José H. Silva .
- Eduardo: "O condensador está lixado."
"Tenho ali um na mala!", diz o @Tiago Jose Antunes.
- Eduardo: "Era preciso cola de juntas, entra ar pela base do carburador", tenho isso em casa, 10min e estou cá diz o @Ivo António Santos

Ver anexo 1223518
Ver anexo 1223517
Ver anexo 1223516
Descobrimos que entrava ar pelos colectores graças a uma dica do @Francisco Relvas, ao relembrar que acontecia o mesmo ao carro do @MartimSilva e que entrava também pela base do carburador.


Entretanto o 33 do @Rafael Isento:

Ver anexo 1223519

Recebia uma ajuda do Chuck Norris dos 33, o @NunoCouto .



Depois de mais alguns problemas resolvidos com a ajuda do Eduardo e de umas dicas do mesmo para as próximas intervenções, o 127 ficou com outro fulgor.

Foi para o jantar conduzido pelo @António José Costa (que já o tinha conduzido de tarde no kartodromo) e que segundo ele estava bem melhor, mas a ir abaixo quando se punha o pé na embraiagem.

Na manhã seguinte seguimos para o passeio e piquenique e eu já tinha outra impressão, carro com o relantim super acelerado, tipo 2 mil, ouvia-se bem.

Ver anexo 1223515

O Eduardo disse-me por msg para darmos mais um toque no parafuso do relantim que a coisa ficava como deve ser, ao fazer isso o Armando disse-me que não tinha o cabo do ar fechado até ao fim, ele estava a bater na caixa do filtro do ar, dei um jeito e agora sim esta muito bom de se conduzir, a viagem pra cima foi bem diferente que pra baixo, o motor está cheio de vida e com vontade de fazer rotação.

Paramos para um lanche, eu, o Armando e o @João Luís Soares, esticamos as pernas, vimos mais uns classicos num stand numa estrada nacional e seguimos viagem para o Porto, Maia e Gaia.

Ver anexo 1223514


Ás 19:00 estava em casa com 544km percorridos.

Fica aqui o agradecimento a toda a malta que me ajudou a salvar este 127, e à malta que me ajudou no encontro.

Espero que tenham gostado da surpresa no Encontro nacional do Portal.

Obrigado a todos pela ajuda, este é o espírito do Portal dos Clássicos!!!:cool:
Muitos parabéns!

Confesso que quando vi o carro parecia saído diretamente do barracão, tipo "barn find", com o pó a dar-lhe carácter!

:)

Só depois fiquei contextualizado com a história e pensei... Ca granda maluco! Ora aí está a essência disto tudo!

És grande!
 
Bem, agora que a surpresa foi revelada e com muita sorte à mistura correu bem, posso finalmente revelar como correu o processo de usucapião que permitiu salvar este 127, o GS-70-87 que foi moeda de troca do @Armando Manuel Baía Costa pelo meu Citroen GS.

O restauro da mecânica há muito que tinha sido iniciado com o intuito de um dia resolver a parte burocrática.

Este ano finalmente reuni todas as condições para avançar com o processo, reuni o valor necessário e fiz mais dois amigos porque para iniciar o processo são necessárias 3 testemunhas e eu ainda só tinha 1 amigo.

Em Fevereiro consegui enganar a mulher dizendo que um dia podíamos vender o 127 e acabar de pagar a casa com o valor da venda, então ela permitiu-me usar a verba necessária.

Um processo que julgava estar resolvido em 3, 4 meses , e que me permitiria ir aos 50 anos das celebrações do 127 no Caramulo Motorfestival, ficou resolvido na semana passada dia 21-9-2021 Terça-Feira (só da junta de freguesia da residência do antigo proprietário a espera foi de 2 meses, porque não sabiam como enviar o comprovativo de exposição do edital, teve que ser o notário a preencher a folha e enviar ao Presidente para ele assinar e enviar) quando recebi uma video chamada da minha mulher que tinha o livrete do 127 em meu nome na mão dela.

Não queria acreditar, achei que ela me estava a dar baile porque o tlm dela tem uma câmera algo fraca que não permitia ver com detalhe as letras ou o tipo de documento. As duvidas ficaram desfeitas quando ela me mandou uma foto!

Por achar que a documentação nunca chegaria a tempo do encontro Anual do Portal, perdi alguma vontade de o colocar com o interior montado como devia ser e fazer mais umas reparações mecânicas.

Mas tudo mudou, cravei ajuda à malta aqui de cima com o intuito de levar o 127 ao encontro e fazer uma surpresa à malta,era terça feira e tinha que tentar colocar o carro pronto pra ir à IPO, o pior que podia acontecer era o carro não passar, mas pelo menos sabia que tinha tentado.

Nessa mesma terça à noite o @Rafael Isento e o @Nuno Ferraz apareceram lá em casa para dar uma afinadela ao carburador depois do jantar.

O Nuno foi o primeiro a chegar e eu fui-lhe mostrando onde entravam algumas peças plásticas de proteção do distribuidor que assentam atrás da grelha na frente do carro, e inconscientemente desfiz a ligação de 2 fios.

O Rafael lá chegou, vamos colocar o carro na rua que já são 22h e eu não quero chatear o vizinho, bateria no sitio e damos à chave...

Nada!! nem as luzes do quadrante acendem, deve estar a fazer massa em algum ponto, talvez no cabo negativo da bateria, damos um jeito ao cabo que tinha alguma ferrugem superficial onde apertava no chassi e outra vez, nada!

- Rafael: "Pedro vai lá buscar o esquema eléctrico do carro sff".

- Rafael: "Este fio liga aqui, este aqui, isto é a caixa de fusíveis, este fio não devia ligar aqui, este fio devia ligar aqui... "

- Nuno e Eu: Deve ser ali algum fio na frente porque foi o único sitio onde se mexeu, e de facto tinham lá 3 fios
descarnados.

1:30H depois...

Rafael: " Este fio liga aqui, este aqui, isto é o motor de arranque, saem 4 fios dele, este fio não devia ligar aqui, este fio devia ligar aqui...epa isto esta muito aldrabado, vamos dormir que já não se pode fazer mais nada hoje..."

:xD::xD::xD:-_-

Antes de ir dormir vou ao meu tlm antigo tentar ver como estavam ligados aqueles 3 fios, talvez tenha alguma foto antiga, e de facto tinha, eles ficavam os 3 ligados.

No dia seguinte, estou no trabalho e tento dar mais uma hipótese a ver se consigo ou não, cravo ao @Armando Manuel Baía Costa se pode passar em minha casa na quinta de manhã pra ver porque o carro não liga e ver se consegue afinar o carburador, era suposto o Amando passar só a manhã mas ficou comigo até perto das 18h.

Ver anexo 1223495

Ele voltou a ligar os fios mas o carro nada, com a ajuda do multímetro reparou que o cabo negativo da bateria continuava a fazer massa, desmontou a porca que ficava na ponta do fio, limpou o enorme verdete que tinha la dentro e o carro voltou à vida. (Sim Rafael o esquema eléctrico continua meio manhoso)

Passamos o resto da manhã e inicio da tarde a afinar o carburador que continuava com um trabalhar manhoso, mas o armando deixou a coisa minimamente fiável sempre com a ideia que o carburador ainda não estava a 100%

"Oh Armando mete o carro lá fora e dá uma voltita que bem mereces, vê o que achas do gajo."

O armando dá umas 4 voltas e diz que ele está a puxar bem, o relantim é que está manhoso, dá mais uma volta e diz-me:

"Ficamos sem gota e sem mudanças" :rolleyes: :mad:

Dass outra vez? pensava que isso já estava resolvido, e o Armando junta-se ao Rafael ao dizer que se calhar é melhor desistir da ideia de levar o 127.

Fico lixado e triste, guardo o 127 na garagem.

Passados uns 15 min lembro-me, bem o @Eduardo Relvas tem o 127 dele desde os 16, ele tem que saber o porquê da peça estar sempre a sair, mando uma foto e explico ao Eduardo que já tinha mexido ali mas voltou ao mesmo, ele vê a foto e diz-me que ali entra uma peça de plástico duro/nylon que custa mt a entrar, ok, a que eu lá tenho não custou assim tanto a entrar e é de borracha.

- Relvas: " Essa peça é comum em vários Fiats dessa época, espera aí que já te envio uma foto de como ela é!"

Ele lá me envia a foto e realmente a que lá tenho não tem nada a ver, envio a imagem ao rapaz que me vende peças para o 127 e ele confirma que tem a peça e mais logo me arranja uma.

Ok, ainda posso ter sorte.

Ás 21h dessa mesma quinta feira fui buscar a peça e segui para a garagem do Isento para o ajudar com o 33, ficamos lá até a 1:30h da madrugada.
Depois fui para a minha garagem montar o casquilho, 2as da manhã, casquilho no sitio, testo a entrada das mudanças uns bons 3 min e fico com confiança para a sexta feira seguinte, agora falta alinhar a direcção, montar matriculas, ver luzes e ir à IPO.

Sexta de manhã, deixo o miúdo na escola e volto pra atacar no 127.

Matriculas ao sitio, e nas luzes falta-me um stop e os picas do lado esquerdo estão um bocado cansados a piscar, piscam a cada 3 seg.
Ver anexo 1223496

Deixa ver se na casa de pneus tem alguma artista que me possa ajudar com isso.

Depois do almoço chego com o carro cedo e sou o 1o a ser atendido, peço pra alinhar a direcção, encher os pneus que estavam já vazios e já agora focar os faróis.

E agora mais fotos.

Ver anexo 1223497

Ver anexo 1223498

Na casa de pneus não me conseguiram ajudar mas falaram-me de um electricista 1km à frente, chego ao electricista peço ajuda ao homem e ele muito prestável, deu uma olhadela, disse que era a relé que estava quase a ir à vida e viu os fios.
Disse-me pra comprar uma relé que depois ele conseguia arranjar o resto.

Obrigado pela ajuda, mas ainda assim estou lixado.
O sogro disse-me pra avisar à malta do IPO que era genro dele, para eles terem um bocado de paciência com o 127, mas mesmo assim estou sem 1 stop e com os piscas do lado esquerdo cansados.

Olha que se lixe, vamos tentar, são mais 300m até ao centro.

Chego lá e digo, eu sou o Pedro o genro de tal e tal, tenho um 127, mas estou com um ligeiro problema de luzes, falta-me 1 stop e os piscas cansados mas resolvo com uma relé nova.

"Não se preocupe!"

E folha verde!!!

Entretanto o @António Barbosa liga-me e pergunta-me se já tinha resolvido as luzes, (porque eu já o tinha chateado ao almoço) eu digo que já tenho folha verde mas as luzes estão assim e coiso e tal...

- António: "Eu passo já aí, vamos ali a uma loja comprar uma e monto-ta no sitio."

O António esteve comigo das 17 ás 20 e tal, montou uma relé e tentou colocar o stop a dar, só desistiu por falta de tempo, não por falta de vontade!

Ver anexo 1223499

Ok, tenho inspecção, o carro a andar e com luzes.

Epá ainda não me disseram nada do seguro, já mandei mail com tudo direitinho a pedir o que queria, são 17:45...Deixa-me ligar para fazer um choradinho.

"Sr. Pedro, não estamos a conseguir fazer seguros, o sistema da seguradora está em baixo, mas olhe, eu vou levar o pc para casa e durante a noite tento ver se já consigo fazer"

Olha vou morrer na praia, depois de tanto trabalho e sorte, por causa do seguro.

Foram 60 min a fazer refresh no tlm a ver se o email com o seguro caía.

21:00h Bem, toca a guardar o carro na garagem e arrumar a ferramenta.

Guardei o carro, pus o tlm a carregar e fui tomar um banho, volto, deito-me na cama e recebo o email com o seguro provisório, fantástico!!

Sábado 8 da manhã.

Diz-me o sogro, "podias dar uma mangueirada ao carro!"

"Deixe estar, vai chover."

Não caiu uma pinga de agua o fim de semana todo!!
Ver anexo 1223500

Ver anexo 1223501
Tem uma bóia nova mas o ponteiro não quer trabalhar.

Ver anexo 1223503

Encontrei-me com a malta em Gaia e seguimos caminho rumo a Leiria.
Ver anexo 1223506

Aqui encontramos mais malta!

Ver anexo 1223504

Capot aberto para eu acrescentar liquido de refrigeração, o @José H. Silva a apontar defeitos e o @JorgeMonteiro a escrever na tampa da mala.

Ver anexo 1223522

Ver anexo 1223507

Aqui já quase a chegar.

Ver anexo 1223523
Ver anexo 1223524
Ver anexo 1223525

Aqui metade da malta ja tinha ido almoçar ao restaurante e a outra metade fazer piquenique.

Durante o almoço e falando entre outras coisas, também falamos do relantim do 127 com o @Armando Manuel Baía Costa , o @Francisco Relvas, o @MartimSilva e o @António_Vidal .

O Francisco diz ao @Eduardo Relvas, oh pai podias dar uma afinadela ao 127 depois do almoço!

A cara do Eduardo: <_<




Vamos arrancar malta, encontramos-nos no kartrodomo!
Ver anexo 1223521

Ver anexo 1223520

Siga de novo para o jardim, onde eu já farto de uma correia de alternador a precisar de esticar, peço uma chave de roquete ao @Armando Manuel Baía Costa.

Entretanto chega o @AndréFernandes que empresta uma chave maior, depois o Armando tentar dar mais um ajuste no relantim e aparece o Eduardo que pergunta ao Armando o que tinha sido revisto na mecânica do carro.

O Armando enumera todos os melhoramentos, e revela que o carburador ainda não deve estar bem porque é muito complicado deixar o carro afinado.
O Eduardo diz, chega aí uma chave de fendas!

Agora é serio!!!

- Eduardo: "Devia-se confirmar se o carro está no ponto."
- " Tenho ali uma pistola estroboscópica!" , diz o @José H. Silva .
- Eduardo: "O condensador está lixado."
"Tenho ali um na mala!", diz o @Tiago Jose Antunes.
- Eduardo: "Era preciso cola de juntas, entra ar pela base do carburador", tenho isso em casa, 10min e estou cá diz o @Ivo António Santos

Ver anexo 1223518
Ver anexo 1223517
Ver anexo 1223516
Descobrimos que entrava ar pelos colectores graças a uma dica do @Francisco Relvas, ao relembrar que acontecia o mesmo ao carro do @MartimSilva e que entrava também pela base do carburador.


Entretanto o 33 do @Rafael Isento:

Ver anexo 1223519

Recebia uma ajuda do Chuck Norris dos 33, o @NunoCouto .



Depois de mais alguns problemas resolvidos com a ajuda do Eduardo e de umas dicas do mesmo para as próximas intervenções, o 127 ficou com outro fulgor.

Foi para o jantar conduzido pelo @António José Costa (que já o tinha conduzido de tarde no kartodromo) e que segundo ele estava bem melhor, mas a ir abaixo quando se punha o pé na embraiagem.

Na manhã seguinte seguimos para o passeio e piquenique e eu já tinha outra impressão, carro com o relantim super acelerado, tipo 2 mil, ouvia-se bem.

Ver anexo 1223515

O Eduardo disse-me por msg para darmos mais um toque no parafuso do relantim que a coisa ficava como deve ser, ao fazer isso o Armando disse-me que não tinha o cabo do ar fechado até ao fim, ele estava a bater na caixa do filtro do ar, dei um jeito e agora sim esta muito bom de se conduzir, a viagem pra cima foi bem diferente que pra baixo, o motor está cheio de vida e com vontade de fazer rotação.

Paramos para um lanche, eu, o Armando e o @João Luís Soares, esticamos as pernas, vimos mais uns classicos num stand numa estrada nacional e seguimos viagem para o Porto, Maia e Gaia.

Ver anexo 1223514


Ás 19:00 estava em casa com 544km percorridos.

Fica aqui o agradecimento a toda a malta que me ajudou a salvar este 127, e à malta que me ajudou no encontro.

Espero que tenham gostado da surpresa no Encontro nacional do Portal.

Obrigado a todos pela ajuda, este é o espírito do Portal dos Clássicos!!!:cool:

Epá! Este post está mesmo espetacular! O que eu me ri...

Fiquei muito satisfeito de ver o teu 127 a andar! Muitos parabéns! E sim, o espírito dos amigos do Portal dos Clássicos é espetacular! Um arranja uns platinados, o outro tem a pistola estroboscópica... outros sabem o que fazer com estas coisas!
Muito bom!
 

Edgar.Guerra

Pre-War
Premium
Portalista
Quando vi o 127 estacionado em Leiria só pensei: "tu queres ver que este "ganda" maluco veio até aqui com o carro sem documentos??!!".

Incrível.
Na Terça-Feira o carro não tinha documentos, não tinha inspeção, não tinha seguro, não trabalhava e as mudanças não entravam.
No Sábado estava em Leiria, à sombra do Castelo.

Uma inspiração para muitos donos de projetos de santa engácia! :lol:
 
Ganda maluco! Merece o prémio coragem do encontro!

Relato espetacular. Gosto do teu sentido de humor!

Que aventura! A todos os níveis!

Muitos parabéns! Invejo a tua resiliência!

Foi um gosto conhecer-te!

O teu carro só veio demonstrar o espírito de companheirismo entre os portalistas! Parabéns a todos!

Agora é ir melhorando aos poucos e tens aí um brinquedo engraçado!

Abraços

PS. Ainda bem que estavas a espera que chovesse para levares o carro. O encontro agradeceu :ph34r::xD:
 

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Quando vi o 127 estacionado em Leiria só pensei: "tu queres ver que este "ganda" maluco veio até aqui com o carro sem documentos??!!".

Incrível.
Na Terça-Feira o carro não tinha documentos, não tinha inspeção, não tinha seguro, não trabalhava e as mudanças não entravam.
No Sábado estava em Leiria, à sombra do Castelo.

Uma inspiração para muitos donos de projetos de santa engácia! :lol:

A igreja de Santa Engrácia é hoje o Panteão Nacional. Este 127 está bem vivo... :p

Só com esta aventura ficou praticamente amortizado. :)

Tive especial prazer em conhecer-te e ao 127, muito esguio a andar, sem qualquer fumo. Gostei do perseguir. :)
 
Topo