Utilização intensiva de carro antigo, as minhas impressões

Ainda não consegui ler todos os posts, infelizmente o trabalho não me permite acompanhar o tópico (ou felizmente, pois trabalho no privado) como gostaria.

Pondo isto aqui vai o que penso dentro da minha experiência:

Actualmente o meu carro diário é o Alfa Romeo Milano (vulgo 75) 2.5 V6 de 1987.
Os supostos modernos que conduzo com frequência são a Lancia Lybra 1.9jtd SW de 2000 e um Fiat Panda 1.2 de 2003.

É exclusivamente sobre estes que vou opinar...sem focus rs, méganes e outras coisas que nunca conduzi.

Para mim nada bate o Alfa. A Lancia trava melhor, tirando isso...o Alfa em termos de segurança é melhor. Porquê? Porque segurança passiva é algo que me diz muito pouco, quero lá saber dos 4 airbags que aquilo tem, eu quero é não precisar deles!

O Alfa dos 3 é o mais confortável, por muito incrível que possa parecer é o que melhor lida com as estradas em mau estado. Viagens longas em AE perde no isolamente acústico...a partir das 3.500rpm nem se ouve a buzina, mas até gosto disso, afinal é um V6 Busso a cantar!

Em termos de performance nem é preciso falar...a Lancia só ganha no consumo...16l vs 8,5 (modo "criminoso"). Mas isso é exclusivamente um caso financeiro nada tem haver com prazer.

O Panda, apesar de ser o mais recente, acaba por ser o que mais se identifica com os valores dos clássicos:

Baixo peso, jantes "13, cintura baixa e por isso excelente visibilidade, motor modesto, sem abs, sem AC, sem ESP, etc.
Um carro excelente para uso diário, principalmente em circuito urbano, suspensão elevada, direcção com opção "super assistida", dimensões super compactas com 5 portas, 5 lugares e mala! Bate qualquer smart em facilidade de utilização para quem tem filhos!

O motor acaba por ser o que mais deixa a desejar...mas isso só se nota quando tento andar MUITO depressa, ou seja, tentar passar tudo e todos ou manter um ritmo acima dos 150 em AE.

Assim sendo a minha conclusão é a seguinte:
Prefiro SEMPRE um carro velho ou clássico para o dia-a-dia. Por causa das vantagens e porque gosto dos seus defeitos (meio de transporte perfeito para mim é o comboio/metro), puro gozo é um carro com personalidade.
O Panda acaba por ser uma excepção...viva os italianos! :D
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
@Carlos Vaz, assim não vamos lá...
Sugiro uma jantarada, ganha o que comer o maior bife e beber mais tinto.
Fico à espera para marcar mesa!

PS: a falar é que a gente se entende, isto de teclar tem muito que se lhe diga :)

E o tema já foge um pouco ao tópico


Epá... também posso ir? :)

Mas atenção que vou de carro velho e posso não conseguir chegar ao jantar!!! ;)

Tema de conversa já temos, falta data, local e escolher o vinho. :)

Procuram-se tertulianos!

Chamaram?

Eu cá tenho poucos argumentos. Uso o Panda e gosto e pronto.

Mas enquanto vocês discutem eu vou comendo bifes e bebendo...
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Tu não me provoques... sim, eu como o cenário, e vocês comem o que não deviam... curiosamente, tem mais impacto ambiental a vossa escolha! Quatro vezes mais impacto que o sector dos transportes inteiro! Quem é que é poluente? :p

Poluentes são as vaquinhas que largam metano para atmosfera. Por isso toca a comer os bifes!

(Eu sei que é poluente. Muito. Demasiado. Mas essa discussão não é para aqui...)

Desculpem a fuga ao tópico.
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
Numa achega ao que foi dito, o Mini 1275GT foi 'vitima' do efeito 'montanha russa'. Quando saiu, em 69-70, os Coopers já não dominavam em Monte-Carlo e o mercado claramente viu com agrado a nova frente quadrada dos Clubman e dos GT.
Já conversei com condutores que compraram Minis novos nessa altura e, apesar de terem perdido dinheiro com a troca, foram vendê-los para comprarem um Clubman ou um GT.
Quando a fúria dos clássicos despertou (finais dos anos 80) os Coopers eram raros e a memória de Monte-Carlo estava em alta, os Coopers tornaram-se os Minis a ter (John Cooper voltou a faturar à grande) e os GT's, acabados de descontinuar foram desvalorizados à força toda...(fixe para mim que o comprei por tuta e meia)
Hoje em dia os Coopers são peças de museu, caras e inacessíveis, e os GT's são vistos como os Minis desportivos para a utilização quotidiana.
 

Iuri Isidoro

Clássico
Este argumento é efectivamente o melhor que aqui se leu. Mesmo. O Morris Marina é mal amado porque lhe faltou justamente a novidade.

Verdade que o Morris marina não trouxe nada a jogo com a sua aparição mas isso foi só a "root cause", a verdadeira razão para ser a referência negativa de um automóvel sem qualquer tipo de sal foi a campanha do top gear e Jeremy Clarkson. Esse também daria um study case engraçado: A influência gigante de um só ( o melhor é verdade) programa e de um pivot em particular em toda a comunidade de "petrolheads", lá está.



Recordo que os clássicos de hoje já foram novos e alguns (muitos) sofreram com o mesmo "preconceito" e espero estar vivo para ver quantos dos actuais "plasticos" vão ser muito considerados daqui a 30/40 anos.

Precisamente. Aliás, os carros mais mal sucedidos agora serão os clássicos raros do futuro. O Velsatis de agora será o tucker do passado ou a múltipla de agora será o DeLorean do passado etc.
É verdade que muitos ganham o lugar para a história pela sua beleza, competência, pedigree ou imortalizados através de um filme ou série mas há outros que o ganham por serem maus, a frente demais para o seu tempo, ou porque simplesmente não venderam muitos por alguma razão (taxação, preço elevado para o segmento, concorrência arrasadora, etc) e já novos são raros quanto mais no futuro.

A meu ver até o prius vai ser um clássico no futuro baseado por ser o primeiro híbrido de massas como o Ford t o é pela linha de produção e o fisker vai ser o DeLorean dos eléctricos, um projecto grande e aliciante demais para as capacidades do produtor que acabou na falência da companhia.

Claro está, corrijam-me se estiver errado em alguma informação.
 
Última edição:

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Ninguém tem uma obsessão com o teu carro. O maior obstinado és tu. Todos te dizemos que o teu carro dá perfeitamente para o dia-a-dia e que devias aproveitar. O único que não gosta do teu carro... és TU.
Desculpa lá Pedro, mas também não morro de amores por um fiesta, dá-me antes um arna...:lol:
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Se ler o meu post verá que digo que tenho problemas de ouvidos. Acho que é de mau tom usar uma deficiência física para atacar uma pessoa.

@Rui Meireles , estás a fazer um juízo errado de mim e de outros portalistas, não nos conheces, quando conheceres vais ver que é diferente, e não foi de forma alguma intenção minha atacar-te com isso até porque nem reparei nisso.

Voltando ao tópico, acho que tens um problema grave, tens o clássico errado, quanto a isso só vejo uma solução, ires experimentando outras máquinas até encontrares uma que tenho algo que te entusiasme e acompanhares os DB, se realmente gostas de clássicis, tenho a certeza que vais mudar de opinião e ficar contagiado.

Abraço.
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
VCI_1610.jpg

VCI, 8 da manha, quinta feira da semana passada,

Ainda bem que o carro só tem 13 anos, mas já tem AC, ABS, CD, VE, FC e 2 Air Bags.

Uff!!

Pensando bem, mesmo assim com CC, a CA, o LCD, o GPS e se não for pedir muito, o EXP, TTG, o PKJ e o GTY, é que era.


nuno granja

Estás mesmo desactualizado Nuno.

Hoje em dia já vêm com ROY; JKS; GNZ e até com KWQ!!! Se quiseres também podem vir com uma "facilidade" de financiamento e até podes ter hoje o que podes pagar amanhã!! Espectáculo não é?
 

Anexos

  • VCI_1610.jpg
    VCI_1610.jpg
    184.5 KB · Vistos: 4

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Estás mesmo desactualizado Nuno.

Hoje em dia já vêm com ROY; JKS; GNZ e até com KWQ!!! Se quiseres também podem vir com uma "facilidade" de financiamento e até podes ter hoje o que podes pagar amanhã!! Espectáculo não é?

Obrigado pela dica, amanha vou ligar ao meu gestor.


nuno granja
 
Última edição:

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
... mas sei que inexoravelmente terei que me adaptar a outras soluções.
E... pelo que já li dos Tesla... estou em crer que não vai ser tão "doloroso" como imaginamos.
Mas... por enquanto ainda posso usar o meu Primera GT com a panela de escape modificada... por isso calmamente vou disfrutando á espera do que virá.
@Carlos Vaz, o futuro está aí, já não dá para ter muita calma.
Audi anunciou o fim da sua participação no Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC) para se dedicar aos eléctricos (FIA Formula-E).
A Citroën também abandona este ano o FIA WTCC para se aventurar na Formula-E.

Estarão também os "PetrolHeads" em vias de extinção?
Será que os automóveis com motor OTTO irão ver os preços a oscilar? Para cima ou para baixo?
Será que estamos preparados para esta mudança? - Eu não estou... :(
 
Topo