Ford Puma 1.7 16V (1998) - Alma Danada

Ford Puma 1.7 16V (1998) - Alma Danada

Só tens de te preocupar se, com o óleo indicado, ele consumir mais que o normal.
Comparativamente ao 10W-40, muito provavelmente vai consumir sempre mais, mas também depende que 10W-40 lá andava/anda.

Avalia pelo que estiver no manual.
Se lá estiver escrito que é normal consumir até X por cada 1000kms, é essa a tua bitola.
Se consumir menos que esse X, à partida óleo, segmentos e juntas estão a fazer (bem) o seu trabalho.
Sempre pode trocar os segmentos sem mexer na camisa ...
:xD::xD:

@Fábio de Oliveira, quero referir que quando falei de consumos, era do consumo de óleo pelo motor.
Todo o motor queima óleo. Uns mais, outros menos, mas há sempre algum que fica na câmara de combustão e queima.
É a este consumo que me refiro.
Quanto ao consumo de combustível, garantidamente ao passar de 10W-40 para 5W-30 ele vai baixar. Podes nem dar pela diferença, mas baixa.

Parabéns pela compra, é um carro muito peculiar, diferente de quase todos os seus concorrentes da época, e a julgar pelas fotos que colocaste tem super bom aspecto, em especial a parte do cofre do motor.
Só uma nota, o maior inimigo do nikasil é o enxofre em especial dos combustíveis, mas alguns óleos antigos também tinham bastante, pelo que deves mesmo ver o que é recomendado, aqui não falo só na graduação mas sim na composição, deve ter uma norma específica, quando esses motores e outros saíram, em alguns países os combustíveis apresentavam níveis de enxofre mais altos que agora, e o enxofre dissolve o banho, como já mencionado e bem, o caso mais icónico documentado e conhecido foi nos BMW.
Outra falha é o banho deslaminar da superfície, que creio que será mais isso o problema destes Ford, uma das causas para isso é haver um aquecimento/arrefecimento muito brusco no motor, isso causa expansão/retração brusca do motor pode fazer o material despegar da parede, pelo que é fundamental respeitar o tempo de aquecimento/arrefecimento e ter o circuito de refrigeração em ordem, e ao mínimo problema não arriscar.
O nikasil é extremamente duro e muito superior a uma camisa "convencional", se nunca lhe fizerem nada de errado deve ser a coisa mais duravel do carro todo.
Ja mandei cilindros para fora para refazer o banho e sim, não é nada barato, o nikasil depois de aplicado é retificado e também já mandei retificar cilindros para medidas acima que ainda tinha camada suficiente para ser possível retificar para medida acima mas é algo raro de acontecer pois o nikasil é uma camada extremamente fina.

Parabéns pela aquisição :)

Também já tive um Puma (embora fosse o 1.4) e foi dos carros que mais me surpreendeu: aquele chassis e caixa de velocidades são absolutamente incríveis e se mesmo o 1.4 já andava tão bem, imagino esse 1.7! :wub:

Goza-o bem!

Obrigado ☺️ .
Tenho o carro há pouco mais de uma semana, mas já foi parar à oficina, o que significa que já está a dar despesas. Vai trocar o óleo, e também o termostato (e já agora o anticongelante, não é?), que o motor não está a aquecer quase nada.
Não obstante, eu diria que este carro foi comprado por um bom preço para aquilo que oferece. Aliás, já arrisco a dizer que se calhar até gastaria mais se recuperasse o Fiesta do meu pai todinho.
E sim, este brinquedinho anda bem e tem uma força descomunal. Principalmente para quem está habituado a carros com metade da potência, como eu :p. Ainda não fiz, digamos, uma incineração do carvão do sistema de escape por causa do motor não ter andado a trabalhar à temperatura ideal. Mas não consegui resistir à tentação e puxei por ele uma vez só mesmo para experimentar. Não digas nada a ninguém, mas já deu 190 km/h e queria dar ainda mais, mas tive de travar por causa de um energúmeno que se atirou para a minha via sem mais nem menos.

Em termos de níveis de comportamento dinâmico e potência, um dos poucos carros na altura do qual se poderia equiparar era o Alfa 147 1.6TS 120cvs, mas não sendo um coupé mas sim um hatchback familiar, perdia no peso...por isso os proprietários dos 147 1.6 diziam que este Puma era o único pequeno carro fora da bolha, até aos 130cvs (os dentro da bolha eram os pug e citro) que davam mais pica de picar 😅

Um "carrinho" com um comportamento do catrano.
Parabens, Boas curvas!
Aih o catano ...

1775241666874.webp

;);)

Catano
Catano
Catano
Repetir e escrever para não me olvidar.
Bem então eu explico ...

A mãe da minha mãe, tinha por habito, quando alguém a aborrecia, exclamar "o catano" e por vezes "oh catano". Então o pessoal mais chegado começou a entrar com ela só para a ouvir .
Até que um dia nos anos do meu avô; houve um encarregado da Vidreira da Fontela que levou propositadamente um gravador (daqueles de fita) e toca de colocar música, entretanto colocaram o dito a gravar, e toca de atazanar a Alice até que saiu "o catano" da praxe ... O pior foi quando ela ouviu a gravação ... e não estava a gravar ... Desnecessário será dizer que a avó era conhecida entre os primos por "o catano"...

:xD::xD::xD:

Bem, o carro está de volta, desta vez com óleo 5W30 conforme pedi.

IMG_20260422_230604(2).webp

O termostato também foi mudado, mas o antigo não estava muito mau. Ainda assim, o aquecimento do motor ainda não está perfeito, mas melhorou. O mecânico reparou que o radiador da sofagem está interrompido, e talvez o problema esteja aí.

Eis que arranjei um belo bico de obra.

No passado Domingo levei a namorada ao Bar da Serra, no Montejunto, que lá come-se uns belos cheeseburgers ou umas belas tostas. Estávamos a chegar quando descuidei-me e passei por um buraco, dando cabo do pneu. Após o lanche, saquei o macaco e a chave de cachimbo 19 que o carro traz, quem é que disse que eu conseguia desenroscar as porcas? Parecia que estavam soldadas, enquanto que a chave de cachimbo só se estava a passar, moendo as porcas. Lá tive de activar a assistência à viagem e trazer o carro para casa.
Chegado a casa, tentei com a cruzeta do meu pai, mas como já é antiga, também não me serviu de nada, senão para dar ainda mais cabo das porcas 😐.

IMG_20260521_153813(2).webp

A meio da semana, fui arranjar uma cruzeta nova... que para além de também não ter servido de nada, ainda ficou rebentada. Ou é o material que não presta, ou as porcas estavam mesmo soldadas. A cruzeta ficou assim 😶...

IMG_20260521_154748(2).webp

Lá tive de chamar o mecânico, que lá conseguiu desapertar o raio das porcas com uma chave roquete extensível (tenho de ver se arranjo duas, para o meu Clio ter também), e eu tratei do resto.
E uma vez que estou com cada vez menos esperanças de que o Desenrasca terá uma nova vida, até porque o prazo acabará daqui a 2 meses, tirei 4 porcas dele e meti lá as que ficaram meio moídas.

Entretanto, uma vez que os pneus da frente já são de 2018 e os de trás de 2016, aproveito e troco mas é os pneus todos, e aproveito um destes para servir de suplente, pois este ainda deve ser o de origem.

Quanto ao Montejunto, deve estar embruxado. Já na última vez que lá fui, no 25 de Abril, fui na XF-17 com a namorada, quando a corrente saltou fora a meio da serra (culpa minha, devia ter verificado a folga). Para agravar, a situação, os dados móveis estavam lentos ali, pelo que tivemos de descer a serra de empurrão. E pior ainda, nesse dia nem sequer chegámos a lanchar :mad: .

Entretanto, uma vez que os pneus da frente já são de 2018 e os de trás de 2016, aproveito e troco mas é os pneus todos, e aproveito um destes para servir de suplente, pois este ainda deve ser o de origem.
Se o pneu suplente for o de origem e não tiver sinais de grande uso, mais vale deixá-lo estar.
Será um pneu que não esteve sujeito a esforços, ao sol, aos elementos e sempre resguardado.
Com certeza a borracha estará melhor que um pneu bastante usado (e abusado) de 2018.

Confesso que tinha a ideia de que, mesmo estando mais resguardado, o pneu suplente teria menos aderência devido aos quase 30 anos.

Em todo o caso, o carro vai levar 4 pneus novos e vou aproveitar para ver o esgoto do ar condicionado, que quando o uso a água vai para o piso do lado do pendura. E ver a bateria ou o motor de arranque, que por vezes custa a pegar. E verificar as pastilhas e os discos, que se fizer uma travagem maior as rodas tremem. E por último mas não menos importante, se calhar vou mudar as velas, que sei lá quando foram mudadas, ou se sequer foram mudadas alguma vez.

Ora bem, o Alma Danada está de volta a casa.
Levou 4 pneus Avon (não sei se prestam), velas, discos e pastilhas. E ainda tenho de ir ao electricista para ver o motor de arranque, que às vezes custa a pegar a quente. Pensei que se tratava da bateria, mas não. Em todo o caso, até fiquei azul quando vi a conta :ph34r:.
Tenho este carro há 3 meses e já levei 2 bateladas. Começo a pensar se afinal compensaria se restaurasse o Desenrasca. Bem, se calhar até não..

:thumbs up: Ora bem, o Alma Danada está de volta a casa.
Levou 4 pneus Avon (não sei se prestam), velas, discos e pastilhas. E ainda tenho de ir ao electricista para ver o motor de arranque, que às vezes custa a pegar a quente. Pensei que se tratava da bateria, mas não. Em todo o caso, até fiquei azul quando vi a conta :ph34r:.
Tenho este carro há 3 meses e já levei 2 bateladas. Começo a pensar se afinal compensaria se restaurasse o Desenrasca. Bem, se calhar até não..
São duas realidades muito diferentes, sendo esta na minha opinião muito mais interessante :thumbs up:

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom