Ford Ford Cortina 1600 E (1969)

Ford  Ford Cortina 1600 E (1969)

Não percebo muito da poda mas, qual é a diferença deste 1600E para o GT ?

Pois como têm tantas semelhanças?

Podes ver aqui toda a informação.

As principais diferenças, para o GT, são a suspensão e o sistema de travagem do Cortina Lotus e os acabamentos interiores mais luxuosos e revestidos a madeira envernizada correspondentes ao acabamento "E" de Executive.

Com duas portas foram apenas produzidas 2749 unidades todas com volante à esquerda.

As principais diferenças, para o GT, são a suspensão e o sistema de travagem do Cortina Lotus e os acabamentos interiores mais luxuosos e revestidos a madeira envernizada correspondentes ao acabamento "E" de Executive.

Com duas portas foram apenas produzidas 2749 unidades todas com volante à esquerda.

1658428512451.png

1658428128424.jpeg

1658428259528.jpeg

Carro lindíssimo!!
Acho que há uma relação entre estes Cortina MkII E e os futebolistas ingleses que ganharam o Mundial de 66. Vou procurar o artigo.

As jantes Rostyle são algo à parte, vinham de origem no meu Mini 1275GT em 10" mas troquei-as para ter discos maiores.... andei doido à procura de jantes Rostyle em 12", mas são raríssimas (Austin Victoria) e têm o PCD diferente.

Carro lindíssimo!!
Acho que há uma relação entre estes Cortina MkII E e os futebolistas ingleses que ganharam o Mundial de 66. Vou procurar o artigo.

As jantes Rostyle são algo à parte, vinham de origem no meu Mini 1275GT em 10" mas troquei-as para ter discos maiores.... andei doido à procura de jantes Rostyle em 12", mas são raríssimas (Austin Victoria) e têm o PCD diferente.
1659548107501.png

Pois é....... esta provocação merece resposta.

Eu atingi uma idade em que comecei a pensar comprar um Ferrari, para gozar a reforma, mas a única coisa "vermelha" que encontrei nos classificados, pelo dinheiro que eu tinha, ....... foi este Cortina.

"Quando Deus quer castigar os homens faz-lhes as vontades".

Hoje passei numa lomba e caiu o escape (ronca que nem um Ferrari).

Antes de chegar a casa fiquei sem embraiagem, porra para os carros vermelhos.

Onde é fica a arriba mais próxima?

Pois é passaram dois anos e o Cortina continuava encalhado dentro da garagem, mas na 5ª feira, com a ajuda do Santo António, fui-me a ele.

A bomba de embraiagem está tão apertada entre o guarda lamas e o suporte do servofreio que não tenho mãos que lá caibam nem ferramenta.

O óleo no copo estava tão espesso que não corria para a bomba secundária, tirei-o com a ajuda de uma seringa, coloquei óleo novo e para ferrar as bombas alarguei o orifício de respiração existente na tampa e com uma pistola de ar comprimido empurrei o óleo para ferrar as bombas.

Posto isto as mudanças continuavam a não entrar ............. porque depois de dois anos parado o disco colou.

Marcha atrás engatada ......... motor de arranque ....... e depois de uns solavancos ouviu-se um estalo ........... e já está voltaram as mudanças.

Não há como uma dose certa de brutalidade para as coisas funcionarem.

Aproveitei a minha dose de sorte para levar o Cortina à oficina mais próxima.

1718453420985.jpeg

Isto é que é bom gosto!
Parabéns pelo carro e boa sorte.
Tenho inveja das 3 luzes da marchas atrás? O meu não tem nenhuma. Menos uma chatice na inspecção.

Última edição:
Pois é passaram dois anos e o Cortina continuava encalhado dentro da garagem, mas na 5ª feira, com a ajuda do Santo António, fui-me a ele.

A bomba de embraiagem está tão apertada entre o guarda lamas e o suporte do servofreio que não tenho mãos que lá caibam nem ferramenta.

O óleo no copo estava tão espesso que não corria para a bomba secundária, tirei-o com a ajuda de uma seringa, coloquei óleo novo e para ferrar as bombas alarguei o orifício de respiração existente na tampa e com uma pistola de ar comprimido empurrei o óleo para ferrar as bombas.

Posto isto as mudanças continuavam a não entrar ............. porque depois de dois anos parado o disco colou.

Marcha atrás engatada ......... motor de arranque ....... e depois de uns solavancos ouviu-se um estalo ........... e já está voltaram as mudanças.

Não há como uma dose certa de brutalidade para as coisas funcionarem.

Aproveitei a minha dose de sorte para levar o Cortina à oficina mais próxima.

Ver anexo 1304212

Não voltes a deixar a cortina do tópico fechada por muito tempo.

Com ou sem brutalidade, é sempre um espetáculo a ler!

Que boas notícias! Já temos o cortina a andar! Agora é não parar para que fique a rolar!

A bomba de embraiagem nova já lá está com a cortesia do "Costa Peças".

Agora, só falta desmanchar a bomba auxiliar e ir à procura de borrachas.

Tem ainda que passar no eletricista para ver porque é que a luz do dínamo permanece acesa.

E é claro, não vai passar sem um escape novo. Tenho pena de deixar ir aquela soberba panela de dupla saída cromada.

1718654415744.jpeg

Este carro tem muita pinta, já nem me lembrava que existia um tópico dele. ;)

Fico a aguardar pelos próximos desenvolvimentos.

A bomba de embraiagem nova já lá está com a cortesia do "Costa Peças".

Agora, só falta desmanchar a bomba auxiliar e ir à procura de borrachas.

Tem ainda que passar no eletricista para ver porque é que a luz do dínamo permanece acesa.

E é claro, não vai passar sem um escape novo. Tenho pena de deixar ir aquela soberba panela de dupla saída cromada.

Ver anexo 1304292
Viva! As borrachas que falas são para as portas? Se sim, tenho aqui umas que não serviram para o Taunus, se calhar podem servir para ti. Ofereço-te de bom agrado!

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom