image.jpeg

Fiat Fiat Uno 60SX (1990)

Fiat  Fiat Uno 60SX (1990)

Hoje foi dia de birra.
IMG_7758.webp

Estava eu a levar uma das garotas à sua intensa vida social quando, numa recta — a 40 kms por hora, suavemente sob o ronronar do FIRE —, Puf!
A alavanca da caixa fica morta; e ouve.se um "TIM TIM TIM TIM TIM TIM" constante, como se fosse um pau metal a bater em algum lado.

Parei o carro (é bonito, mesmo quando avariado).
IMG_7761.webp

Fui levar a miúda a pé e depois voltei a ver o que se passava.
IMG_7760.webp

Que bonito. O tirante da caixa soltou-se! Não sei o que o prendia, não faço ideia. Mas felizmente uma mecânica tão simples permite resolver tudo. Voltei a encaixar e consegui meter segunda, achando que o conseguia trazer para casa sem tocar na caixa.
Foi desafiante. A cada duas ruas, o tirante caía. E eu nem sempre o conseguia encaixar de maneira a estar bem preso. Mas pouco a pouco consegui trazê-lo até casa.

IMG_7762.webp

Agora vou para uma semana de loucos e depois trato de perceber como raio se fixa o tirante. Será simples, espero. Não creio que seja preciso trocá-lo, mas sei lá...

Agora vou para uma semana de loucos e depois trato de perceber como raio se fixa o tirante. Será simples, espero. Não creio que seja preciso trocá-lo, mas sei lá...
Vais ao ePer e vês o esquema de fixação.
Aproveitas para ver os números de peça et voilá!
Com 5 tostões volta à vida quotidiana.

Se te vires atrapalhado, reunimos aí uma "tropa" debaixo de um certo viaduto junto à estação e arranja-se isso.
Entretanto essa "tropa" já adquiriu competências (e ferramenta) para tão elaborado trabalho :xD:

Esse carro é de bom tempo.
Precisas de um kit "desenrasca": Arame, fita-adesiva e um alicate. Por norma os FIAT já trazem a chave de fendas.
Alicate de corte de cabos elétricos dos grandes ... Dá para cortar o arame apertar porcas, e caso haja chatice corta o cabo da bateria...
Três funções para uma ferramenta

:xD::xD::xD::xD:

Que bom ter te de volta Afonso !

Impressão minha ou esse comando dos vidros é exatamente igual ao do alfa 33 3a serie?

Screenshot_20260315_230128_Chrome.webp

Além do mais o meu tem exatamente o mesmo problema.
A moldura parte os encaixes e depois o botão afunda se quando carregamos no botão...

A super cola 3 resolveu ?

Abraço amigo

É um simples casquilho de borracha, o n.° 7.
Vou ver se o compro. Espero atrever-me a meter aquilo.
Ver anexo 1349226

Como é suposto meter lá aquilo? Empurrando com o quê?

Provavelmente é um casquilho cortado em duas peças ... logo entra uma por cada lado ...
senão, se for inteiriço, coloca vaselina ... entra melhor :xD::xD::xD:
Provavelmente tem um pino que atravessa de um lado ao outro ...

É um simples casquilho de borracha, o n.° 7.
Vou ver se o compro. Espero atrever-me a meter aquilo.
Ver anexo 1349226

Como é suposto meter lá aquilo? Empurrando com o quê?
Bom ver estes diários de bordo de novo em "movimento".
Acho que tens por aí um kit de reparação destes tirantes.

Que bom ter te de volta Afonso !

Impressão minha ou esse comando dos vidros é exatamente igual ao do alfa 33 3a serie?

Ver anexo 1349227

Além do mais o meu tem exatamente o mesmo problema.
A moldura parte os encaixes e depois o botão afunda se quando carregamos no botão...

A super cola 3 resolveu ?

Abraço amigo

Pois é, exactamente iguais! Sim, a super cola resolveu perfeitamente.
Provavelmente é um casquilho cortado em duas peças ... logo entra uma por cada lado ...
senão, se for inteiriço, coloca vaselina ... entra melhor :xD::xD::xD:
Provavelmente tem um pino que atravessa de um lado ao outro ...
Obrigado! Quando chegar, assim farei.

Compra já dois @afonsopatrao. Em princípio entrará só com a força da mão, senão um alicate ajuda sempre.
Ah, boa. Resta saber se consigo contorcer-me debaixo do carro. O Uno é tão alto que a tentação de não o levantar é grande. Até porque as rodas no chão me fazem sentir mais seguro do que preguiças postas por mim.

Atenção que á dois tipos, uns que não não valem nada e outros um bocadinho melhores, eu tive comprar os dois para chegar a essa conclusao.
Ah! Espero ter sorte no que mandei vir.
Obrigado!

Ah, boa. Resta saber se consigo contorcer-me debaixo do carro. O Uno é tão alto que a tentação de não o levantar é grande. Até porque as rodas no chão me fazem sentir mais seguro do que preguiças postas por mim.
Rampas.webp

Tenho umas destas, compradas na empresa AveiMaster, que elevam cerca de 17cm.
Custaram na altura cerca de 45€ já com portes incluídos.
Dão outra confiança mas, em carros baixos, não são suficientes.
Para o Uno penso servirem bem, no Punto cá de casa fazem maravilhas. E são muito práticas, leves e arrumam-se com facilidade.

Hoje fui para a garagem, com esperança de pôr o Uno a funcionar a tempo de ir a Águeda.
E, como habitualmente, a minha falta de jeito para coisas simples, a ausência de ferramentas adequadas (a que acresce a minha resistência em levantar o carro) deixaram-me parado.
Tomem isto como um pedido de ajuda, a ver se hoje à tarde ou amanhã à noite ainda consigo ligar os tirantes da caixa.

Ora bem, a tarefa é esta:
IMG_0288.webp
IMG_0287.webp

Colocar a porcaria deste casquilho na junção dos tirantes. Já o besuntei todo com vaselina e não estou a conseguir nada.
O casquilho tem de entrar dentro do orifício do tirante que vem da alavanca:
IMG_0281.webp

E depois entrar naquela bola que controla a caixa:
IMG_0289.webp

Isto tudo deitado debaixo do carro e sem nenhuma ferramenta especial.

Desisto já?
Estive lá duas horas (não gozar, se faz favor) e pouco avancei.
A minha ideia era primeiro colocar o casquilho no tirante fêmea (talvez com um alicate) e, depois, encaixá-lo no macho (talvez com martelo).
Mas não passei do primeiro passo.

Alguma ideia a tempo de eu ir ainda a Águeda?

(Para não ser manhã perdida, ainda coloquei o tampão de gasolina original que o @João Luís Soares me conseguiu arranjar e substituí a escova traseira, que estava partida . Tudo ainda reminiscências do assalto:
IMG_0292.webp
IMG_0278.webp
IMG_0280.webp
IMG_0285.webp

Duas anilhas bem largas, um parafuso bastante comprido e uma porca. Quaisquer Leroy's ou MaxMat's desta vida têm disso.

Com um alicate de pressão
1780573074014.webp

inseres o sinobloco primeiro aqui
1780573152323.webp

depois alinhas com
1780573181784.webp

e abraças com o alicate de pressão, podes sempre enroscar o alicate para fechar mais a "boca".

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom