image.jpeg

Fiat Fiat Uno 60SX (1990)

Fiat  Fiat Uno 60SX (1990)

Tinha planeado que neste fim de semana lhe mudasse o óleo, mas infelizmente não deu. E já estou fora de Coimbra, sem saber em que dia consigo voltar.

Em qualquer caso, duas coisas boas,,
1. Usei-o. E gosto tanto. Ver anexo 1320153

2. Resolvi pequenos pormenores.
Por um lado, acho que consegui forrar a parte de baixo do rádio com alcatifa, de modo a não fazer barulho no mau piso.
Por outro, consegui consertar o travão da porta do condutor (ainda me lembrava do truque!). Agora conserva-se aberta. Ver anexo 1320155

(Sim, eu sei. Na próxima oportunidade é tratar dos fios todos atrás do rádio. Devagar se vai ao longe!)

Em uso normal, a temperatura está ali nos 70.
Ver anexo 1320154Acho que o termostato não deve estar a fechar completamente. Vou comprar um novo para quando trocar o líquido.
Que truque é esse?

Ando a precisar no meu!

Nos últimos tempos, tem dado umas voltas de vez em quando. E hoje achei que não podia passar nem mais um dia com o óleo que lá estava, desde antes do assalto.
IMG_4950.jpeg

Vamos a isto, a ver se ainda não perdi o treino:
IMG_4951.jpeg

Prepara-se o material:
IMG_4952.jpeg

Abrir o bujão (o Uno é suficientemente alto para mudar o óleo sem ter de o levantar):
IMG_4954.jpeg

Tirar o filtro velho:
IMG_4955.jpeg

IMG_4956.jpeg

Já agora, vai o do ar também:
IMG_4957.jpeg

E pronto, que delícia andar nele e vê-lo renascer aos pedaços. No fim-de-semana aventuro-me ao filtro da gasolina e depois só falta a refrigeração, para estar já nas condições de rolar até um encontro do Portal!
IMG_4960.jpeg

Que truque é esse?

Ando a precisar no meu!
Ah, não vi isto! Isto está mais ou menos explicado algures neste DB...
O travão da porta é feito através de uma pequena roldana que está colocada na dobradiça da porta. Essa roldana tem duas "dentadas" que fazem a porta travar-se algures quando está totalmente aberta e a meio.
Ora, a roldana pode sair do sítio, descaindo, deixando a dobradiça funcionar livremente. O que fiz foi, com uma chave de fendas longa e muita paciência, pressionar a roldana para voltar a entrar no sítio certo, empurrando-a para cima.

Se encontrar a página do DB em que isto está, dou notícias!

Ah, não vi isto! Isto está mais ou menos explicado algures neste DB...
O travão da porta é feito através de uma pequena roldana que está colocada na dobradiça da porta. Essa roldana tem duas "dentadas" que fazem a porta travar-se algures quando está totalmente aberta e a meio.
Ora, a roldana pode sair do sítio, descaindo, deixando a dobradiça funcionar livremente. O que fiz foi, com uma chave de fendas longa e muita paciência, pressionar a roldana para voltar a entrar no sítio certo, empurrando-a para cima.

Se encontrar a página do DB em que isto está, dou notícias!

Penso que te referes a este post: Fiat - Fiat Uno 60SX (1990)

Muito bom ver que está de volta ao uso e com bons ares!

Ver o teu Uno dá -me vontade de ir ver os classificados, tanto o meu pai em 1991 teve um como segundo carro (60SX vermelho), como o avô materno teve um em finais de 1992 como primeiro carro (depois de uma carreira longa nas duas rodas, um 45S branco no caso) e tal como o avô paterno que lá para 95-96-97 também teve um também (60SX cinza rato). Com tantos na família, era carro que não dizia que não (também o padrinho teve um de 3p e 70cv)

Cumprimentos,
RicardoG

ou a via é de sentido único???
Acho que se fosse de sentido único tinha a risca branca da passadeira toda do mesmo lado e não metade de cada lado...:ph34r:

A menos que fosse uma via de dois sentidos transformada em sentido único com o trabalho feito só pela metade... nada é impossível :xD:

No fim de semana consegui finalmente recolocar o comando dos vidros, à custa de super-cola no encaixe dos botões ao seu rebordo plástico.
IMG_5503.jpeg
IMG_5504.jpeg

Depois foi só usar o bicho.
IMG_5506.jpeg

Para a semana ou ataco o canhão da porta do passageiro, ou mudo o líquido de refrigeração e o termostato (está a abrir aos 70°).

Pois o Uno tem vindo a ser usado com muito afinco. Na última semana, diariamente.
Até transportando móveis baratos!

IMG_6782.webp

Mas não tenho tirado fotografias e não tenho conseguido dar-lhe os mimos de que precisa: trocar o óleo mais uma vez e trocar o líquido de refrigeração e o termostato. E limpar, já agora...

A ver vamos quando arranjo tempo para a coisa. ;). Bem como para pelo menos vir ao portal todos os dias um bocadinho!

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom