Volkswagen VW Tipo 1 1300L 1970-04

Diários de Bordo

Volkswagen VW Tipo 1 1300L 1970-04

OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Ainda estou vivo e o carro também :)
Esteve complicado para o meu lado (nada de saúde) e o carro teve 90 dias (intermitentes) de oficina... O colector de admissão novo, foi mail colocado, tinha uma fuga com o consumo a disparar e o motor a funcionar muito mal ao ralenti. Desconfio que eventualmente deixaram a anilha de compressão do anterior no lado esquerdo, ou meteram mal o novo. Não consegui que me dissessem o que se passava. Depois mais uns problemas que a oficina disse serem do carburador (a confirmar...), mas já estava por tudo e substitui o Solex 30PICT 3, por um Brosol 31 novo pois já não há os 30PICT3 novos. Guardei o velho para análises forenses e eventual reconstrução. Tinha lido que o Brosol é o que se usa hoje em dia em vez do 30PICT3 e que seria um pouco melhor. Bom, em termos de durabilidade não sei, mas para já o carro parece que ficou mais folgado, pois eu tenho aqui para cima umas subidas jeitosas em que tenho a coisa calibrada e nunca subiu tão bem, ainda que estivesse com a gasolina com 90 dias... Já está com gasolina nova, agora é ver os consumos.
Ah! Como o motor andou a ser tirado e posto duas vezes, finalmente tem duas placas que ficam por baixo e "entre" os corpos dos cilindros e que os ajudam a arrefecer.
A cábula que fiz para a oficina em anexo. Só devem tentar colocá-las com as cabeças fora, com o motor montado é eventualmente quase impossível. Penso que só o 1200 é que tem placas diferentes porque o corpo dos cilindros é diferente, mas por exemplo o tipo 3, que tem um motor "plano" já tem outras chapas eventualmente até mais eficientes e já vi quem as adapte ao tipo 1 (carocha).
Por favor, não digam que não faz sentido (as placas) e que os engenheiros que pensaram neste carro desde os anos 30 a 2000 estavam errados...
Para quem não sabe o que é o Tipo 3 (coloquei o fastback -gosto mais, mas há notchback e carrinha) e as placas deste motor.

1968-volkswagen-type-3-fastback.jpg cooltin-2.jpg

No vídeo - O tipo 3 tem um portabagens à frente onde a maioria tem o motor e na parte de trás onde a maioria dos carros tem um portabagens, ele tem...
 

Anexos

  • VW Tipo 1 1968 e posteriores - Placas deflectoras para arrefecimento.jpg
    VW Tipo 1 1968 e posteriores - Placas deflectoras para arrefecimento.jpg
    381.7 KB · Vistos: 0
Última edição:
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
100km com o novo carburador. O consumo está mais baixo e eventualmente até mais baixo que os do Solex 30Pict3 nos seus tempos áureos. Quando voltar a encher logo se vê.
Nas rotações altas não sei se há grande diferença, agora em baixas é nítida a melhoria o que pode estar associado aos consumos, pois dá para engatar uma mudança mais alta mais cedo e sem esforço do motor.
Atenção: estou a comparar coisas que não são comparáveis de forma rigorosa, pois é um carburador novo vs um já muito usado, embora com gicleurs novos e com dimensão ajustada para a gasolina com etanol.
Porque de outras atividades minhas sei que uma pequena diferença de diâmetro pode dar uma diferença surpreendente de fluxo, por curiosidade fui ver a diferença teórica de fluxo com um venturi de 30mm [Solex 30Pict3] para 31mm [Brosol 31] e deu-me mais 8% (em "contas de merceeiro" mais 3,2 HP's).
Nota final com uma situação que pode ser contra-intuitiva, um tubo com a área A comparando com dois tubos que somados têm a área A, o primeiro permite mais fluxo que os segundos, se não perguntem aos Sr. Bernoulli :)

Exemplo (calculadora)
Parte comum - fluxo num tubo com 1m de comprimento e 1m de queda entre a entrada e saída.
Tubo com 100mm2 de área; diâmetro - 1,128cm; fluxo 0,315L/s
Tubo com 50mm2 de área; diâmetro - 0,797cm; fluxo 0,126L/s X 2 = 0,252L/s
 
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Caro Moisés Trovisqueira, suponho que essas argolas não viessem de fábrica porque nos manuais indicam usar os apoios do parachoques atrás e à frente, e os tubos das barras de torção à frente. Vai a imagem de um manual de 69 em inglês e uma outra do manual que tenho de 1970 em alemão que bate certo com a origem dos carros na Europa. O inglês pode ser dos EUA.
De qualquer forma, as argolas devem facilitar o reboque "normalizado" pelo que é aproveitar que estão lá :)

Tradução do que está no alemão (google tradutor...)
Reboque
Um cabo de reboque pode ser preso na parte dianteira ou traseira do suporte do para-choque, desde que não sejam necessárias forças de tração inadmissíveis e não ocorram cargas repentinas. Ao rebocar fora da estrada pavimentada, existe sempre o risco de que as peças de fixação na carroceria sejam sobrecarregadas e, portanto, danificadas. O condutor do veículo rebocador deve engatar a embreagem de forma particularmente suave ao dar a partida e ao mudar de marcha. Nesse caso, o se o carro que reboca tiver caixa automática tem mais facilidade: o conversor de torque entre o motor e a transmissão contribui significativamente para uma partida e troca de marchas suaves. O condutor do veículo rebocado deve certificar-se de que a corda se mantém sempre esticada. A corda de reboque deve ser elástica. para que o reboque e o veículo rebocado sejam poupados. As cordas de fibra sintética são particularmente elásticas. " Mais informações sobre reboque e arranque com o VW automático na página 28.
Os suportes do para-choque do VW 1200 não são adequados para reboque. Aqui, o cabo é preso a um suporte do amortecedor na parte traseira. Na frente, ele fica no tubo de suporte inferior da carroceria do eixo dianteiro, o mais próximo possível da cabeça do chassi.


1969_bug_Owners_Manual.jpg 1970.jpg
 
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Ontem estive a desmontar a forra da porta e filmei o procedimento. Descobri que ainda faltavam borrachas para os clips que seguram o forro, pelo que também mostro. O mais difícil foi levantar o forro para sair do engate da porta e a operação contrária também, se não fosse preguiçoso e tivesse tirado os clips era mais fácil. Acho que se percebe, mas qualquer dúvida avisem.
 

Mario_Marques

Veterano
A montagem desse puxador é muito semelhante ao golf 1... tempos em que a VW pegava em coisas que funcionavam bem e apenas as melhorava, era uma melhoria constante e só se necessário.
 

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Portalista
Ontem estive a desmontar a forra da porta e filmei o procedimento. Descobri que ainda faltavam borrachas para os clips que seguram o forro, pelo que também mostro. O mais difícil foi levantar o forro para sair do engate da porta e a operação contrária também, se não fosse preguiçoso e tivesse tirado os clips era mais fácil. Acho que se percebe, mas qualquer dúvida avisem.

Fizeste-me lembrar que à 3 semanas atras fiz a mesma operação ao meu carocha (cabriolet), porque quando puxava no puxador interior para abrir a porta, com a janela aberta, o puxador ficava bloqueado no aro do vidro da janela, desmontei o forro e tive que afinar a calha do vidro que estava ligeiramente para o interior do carro, em baixo do lado da fechadura tem uma porca num sem fim, ajustei até o fio de metal que vai do puxador até a fechadura deixar de tocar no aro.
De seguida aproveitei para colocar novos tampões de borracha na porta (untando-os em colicone liquido para não traçarem com facilidade) e substitui por clipes novos os fanados, também coloquei um pouco de forro silenciador atraz do fio de metal para evitar ruidos, o meu carro tem um plastico a proteger o forro da portas, voltei a colar o plastico e ficou tudo muito melhor e sem ruidos.
 
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Estive ausente...
Moisés, pois também tenho o projecto de um dia rever as borrachas mais os clips e ainda... fazer uns buracos na placa de madeira (onde está apoiado o forro) para acrescentar uns clips que não existem, pela falta dos buracos :)
o meu carro tem um plastico a proteger o forro da portas
Quanto ao plástico, tanto quanto sei, saiam todos de fábrica com ele para evitar a entrada de humidade no habitáculo e salvaguardar o forro. Portanto o teu com o plástico ou ainda está de origem, que será algo fabuloso, ou foi bem restaurado, parabéns!

Jorge e Moisés, das vossas experiências e da minha, faço aqui um desabafo, cada vez mais gosto destes carros simples e não tenho paciência para o que nos impingem nos carros novos. Não criticando as opções de segurança dos carros novos, pergunto, será que um elevador de vidros com manivela não tem menos impacto ambiental que os sistemas eléctricos? Ecrãs táteis por todo o lado... e o ambiente? Deviam existir versões simplificadas até ao osso, portanto mais ecológicas e aí já ficava convencido.

O (pouco) que fiz ultimamente foi substituir o emblema "VW 1300L" pois a fixação com rebites estava-me a enervar. Foi difícil encontrar com o L mas lá o arranjei depois de muito procurar. Para setembro vou dar uma volta aos faróis, à partida só os da frente, mas se calhar ainda faço um melhoramento nos outros que parece que ninguém vê e ouve o carro na rua. Não é com leds...

Antes:
P7300210_f_s.jpg
Durante :)
P7300211_f_s.jpg
Depois:
P7310231_f_600.jpg
Acredito que o rebitado seja original (ficou guardado). Há diferenças entre o suposto original, em cima na imagem, e a reprodução, mas só na parte de trás. O número da peça está em ambos no "1", o "símbolo" VW e um outro estão nos zeros na cópia. Vou começar a ser conhecido como o maluco que anda à cata dos detalhes...:) o código 113845368 é para o "VW 1300" e o L à frente do código distingue a versão L.

1300_L_05_600.jpg
A fixação é com estas peças que entram à pressão (não foi fácil, mas ficou bem seguro):
111-853-939_A.jpg


P7310219_f_600.jpg
 
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
O tempo tem passado.
Estava a arrumar e identificar uma caixa com a bomba de combustível original do carro, uma A. Pierburg KG W7, que um dia sabe-se lá quando, espero reconstruir e lembrei-me de colocar aqui as minhas cábulas, que já ficaram dentro da caixa caso fique para as gerações vindouras :). Falta-me fazer um suporte próprio para montar o diafragma da bomba. Não assumo que estejam inteiramente correctas, mas foram feitas com muita pesquisa e pode ser que seja útil a alguém, até com outro modelo, pois estas bombas ou semelhantes foram usadas em carros não VW e há o detalhe da montagem do diafragma que suspeito ser importante.
A caixa (costumo guardar tudo devidamente identificado para que terceiros não eliminem como lixo).

P9100169.JPG

As instruções (tem 1/4 páginas, mas na 4 só tenho imagens das diferentes bombas que podem ser usadas):
VW Bomba de combustível_0300001.jpg VW Bomba de combustível_0300002.jpg VW Bomba de combustível_0300003.jpg
Esquema da bomba
VW.Workshop.Manual.K.(Fuel System)_02.jpg

Ferramenta original da VW para montar o diafragma (motores 1300 40Hp e penso que é igual para os 1500 e 1600, os 1200 é outra peça)

328d.jpg
Ferramenta caseira mas que já com as indicações para o 36hp. Original em inglês no The Samba
pr_Load_tool_PT.jpg
 

Anexos

  • P9100169.JPG
    P9100169.JPG
    74.1 KB · Vistos: 0
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Ontem fui sensibilizar jovens para os clássicos com este carro (fica para outro post) e lembrei-me de um célebre VW carocha verde parecido com o meu, não é no filme Herbie até porque é branco, ora vejam (devem conseguir ativar as legendas traduzidas para português, que já confirmei estarem a 80% do correcto mas dá para perceber):
 
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Então em tua honra, só na cena de perseguição mais célebre do cinema contei 22 tipo 1 e 3 tipo 2 e devem-me ter escapado alguns :)
Sugestão: no fórum podia haver uma secção de clássicos nos filmes e depois organizado por marcas/modelos, talvez restringindo aos carros atores principais (neste caso o Ford Mustang e o Dodge Charger RT) por que carros "atores secundários" é um mundo... pesquisando encontrei apenas tópicos isolados: "Clássicos Míticos do Cinema"; "Clássicos que a TV tornou famosos"; "Os clássicos dos filmes Portugueses - Ainda existem?" talvez haja mais alguns mais antigos. Não sei se é fácil organizar.

Untitled 1b(null).jpg Untitled 4(null).jpg

Untitled 6(null).jpg
Untitled 7(null).jpg
Untitled 8(null).jpg
Reparem como se estaciona numa rua inclinada, rodas a viradas para o passeio! Já não ensinam isto aos nosso jovens.
Untitled 9(null).jpg
Untitled 10(null).jpg
Untitled 11(null).jpg
Untitled 71(null).jpg
Untitled c(null).jpg
Untitled d(null).jpg
Untitled_a(null).jpg
Untitled_e(null).jpg
Untitled_g(null).jpg
Untitled_i(null).jpg
 

Anexos

  • Untitled 10(null).jpg
    Untitled 10(null).jpg
    34.4 KB · Vistos: 0
OP
OP
José H Almeida

José H Almeida

Portalista
Portalista
Estive a afinar os travões.
Algum erro que tenha colocado a seguir avisem (há quem saiba muito destes insectos motorizados (Coccinella septempunctata) no fórum). [nota - daí em francês ser conhecido por coccinelle]
Segurança acima de tudo!
Travar as rodas da frente com uns blocos principalmente se só formos levantar a traseira (tração atrás e travão de mão atrás, significa que as rodas da frente ficam sempre soltas quando se levanta o carro).
Para trabalhar debaixo do carro colocar preguiças.
Atrás cada uma fica na respectiva manga da suspensão (à frente do semieixo) e uso a zona do chassis onde o motor está apoiado (faz um "Y") para colocar o macaco.
À frente cada uma nas extremidades do eixo da frente e o macaco a meio do eixo da frente.
As fotos não são de agora mas dá para ver (foi da penúltima vez que "parafinei" a parte de baixo - as zonas alaranjadas foi onde coloquei "parafina" a mais, é transparente mas com o excesso...). O ponto vermelho é onde coloco o macaco atrás.
P7160063__800f.jpg
P7140042_f.jpg
O "A" falta em muitos VW Tipo 1, tal como todas as peças que lhe estão associadas. Alguém sabe o que é ;)

P7140034__800f.jpg
Estado as rodas soltas pressionar o travão de pé para centrar bem os calços. Depois é começar num orifício a rodar o parafuso em estrela até bloquear completamente a roda com o calço e rodar em sentido contrário 3 a 4 ressaltos (manual da VW) a roda deve ficar solta.
Imagens do manual de oficina onde dá para ver os tais ressaltos/estrela. Atenção que falta a "tampa" só vamos ver os buracos - dois para afinar e outros dois nas extremidades que permitem ver o desgaste dos calços sem desmontar tudo.
Screenshot 1.jpg Screenshot 2.jpg
Repetir para os sete restantes. Eu carrego no pedal do travão entre cada calço. O que uso é uma chave de fendas que dobrei a imitar (mal) a ferramenta da VW. Uma chave de fendas normal também dá, mas, ou é psicológico, ou de facto esta facilita o trabalho. Antes de entortarem uma vejam se o tamanho (comprimento) é o adequado, porque se for muito comprida nos travões de trás é uma chatice que a suspensão bloqueia a amplitude de movimentos.
P9120192_fs.jpg
Não tenho imagens, mas o que queria mesmo partilhar e motivo deste post é a cábula que fiz para saber o sentido de aperto e desaperto de cada parafuso em estrela, porque estava farto de me enganar e perder muito tempo. Nunca vi em lado nenhum algo semelhante e até já vi pessoal que só trabalha em VW a ar na internet a enganar-se no sentido.

regulagem de travões VW.jpg
Travão de mão:
Segundo o manual da VW:
- Desacoplar as duas porcas (porca e contra porca - a de cima).
- Desenroscar a contra-porca para ganhar espaço.
- Segurar o cabo com uma chave de fendas e apertar ou desapertar a porca de regulação.
Como afinar:
- Quando se puxa o travão de mão ao segundo click as duas rodas devem oferecer a mesma resistência.
- Ao quarto click as rodas devem ficar completamente bloqueadas. As minhas, ao terceiro click com as rodas no ar quase não as conseguia fazer mexer. O que noto, com três clicks em zonas inclinadas o carro desliza lentamente, com quatro não.
P9120191_f.jpg

Bons passeios!
 
Última edição:

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Portalista
Então em tua honra, só na cena de perseguição mais célebre do cinema contei 22 tipo 1 e 3 tipo 2 e devem-me ter escapado alguns :)
Sugestão: no fórum podia haver uma secção de clássicos nos filmes e depois organizado por marcas/modelos, talvez restringindo aos carros atores principais (neste caso o Ford Mustang e o Dodge Charger RT) por que carros "atores secundários" é um mundo... pesquisando encontrei apenas tópicos isolados: "Clássicos Míticos do Cinema"; "Clássicos que a TV tornou famosos"; "Os clássicos dos filmes Portugueses - Ainda existem?" talvez haja mais alguns mais antigos. Não sei se é fácil organizar.

Ver anexo 1286412 Ver anexo 1286413

Ver anexo 1286414
Ver anexo 1286415
Ver anexo 1286416
Reparem como se estaciona numa rua inclinada, rodas a viradas para o passeio! Já não ensinam isto aos nosso jovens.
Ver anexo 1286417
Ver anexo 1286418
Ver anexo 1286420
Ver anexo 1286421
Ver anexo 1286422
Ver anexo 1286423
Ver anexo 1286424
Ver anexo 1286425
Ver anexo 1286426
Ver anexo 1286427
Obrigado, tenho este filme em DVD , fiquei com vontade de rever
 
Topo