Restauro EFS 120m

Carlos Silva Ferreira

Portalista
Portalista
Boa noite,
Antes ainda de iniciar o restauro da minha EFS gostaria de construir uma cabine de jateamento, não vou dizer que vou poupar dinheiro em fazer o jateamento em casa, porque ainda é preciso bastante material para construir a cabine, mas pelo menos gasto mais ou menos o mesmo valor que gastaria para mandar jatear uma motorizada e fico com uma cabine para quando precisar.
Depois dá para fazer uma série de coisas mesmo para a nossa casa, por exemplo tenho uns bancos de jardim que estão a ficar todos ferrugentos, retirar a ferrugem à mão é um trabalho enorme porque são cheios de feitios, com o jacto de areia é uma brincadeira e fica mais perfeito.
A cabine que tenciono fazer não é de jateamento por pressão mas sim por sucção, é mais simples de fazer e funciona muito bem, já adquiri a pistola agora falta fazer o caixote, deixo aqui um link de um video espectacular da construção de uma dessas cabines por sucção: A minha pistola é igual a esta, já a testei e funciona muito bem, só lhe fiz um bico mais fino para não gastar tanto ar, o meu compressor só é de 50 litros:
Pistola.jpg
 

Anexos

Carlos Silva Ferreira

Portalista
Portalista
Boa noite,
Este fim de semana como o tempo não ajudou para trabalhos na rua, virei-me para a minha EFS. Já na oficina nova, estive a dar um jeito á parte de trás, endireitar o guarda lamas que estava bastante empenado, a furação á frente junto á malas vai ter de ser tapada e refeita de novo, o furo de passagem do cabo para o farolim traseiro está muito grosseiro, acho que foi feito com um ponteiro, vou ter de o tapar e abrir um novo mas não sei o local exacto para isso. O guarda correntes vai ter de ser bem trabalhado, está muito danificado, este estalou e foi mal soldado, vou ver o que consigo fazer, não consigo arranjar outro!!!
Deixo aqui umas fotos:
DSC07642.JPG DSC07643.JPG DSC07644.JPG DSC07645.JPG DSC07649.JPG DSC07650.JPG DSC07653.JPG
 

Anexos

Carlos Silva Ferreira

Portalista
Portalista
Boas
Já compras-te peças (novas) agora vai.
Boas,
Novas é uma maneira de falar, os guarda lamas estão estalados e todos empenados têm muito trabalho de chaparia pela frente, os amortecedores de trás estão cheios de folgas, a única peça que é nova é o cavaco. Mas devagarinho lá vai indo.
Mas antes de iniciar o restauro a sério gostava de ter já a cabine da jatear e uma spotter para tirar umas amolgadelas das malas da minha EFS e do depósito de uma Zundapp Perfecta de um amigo meu que também vou restaurar.
 

Carlos Silva Ferreira

Portalista
Portalista
Boas,
Hoje já passei mais algum tempo de volta do guarda corrente, já me agrada mais um bocadinho, já começa a parecer-se com alguma coisa. No guarda corrente cortei o que estava a mais para que o cavaco encaixasse direito, acho que não está muito mal, mas ainda precisa de mais horas de trabalho para ficar mesmo bom e muita solda.
Aqui ficam umas fotos:
guarda corrente 3.png
DSC07655.JPG DSC07657.JPG DSC07658.JPG DSC07659.JPG DSC07660.JPG DSC07663.JPG
Acho que nesta parte falta uma chapa
DSC07662.JPG
 

Anexos

Boa tarde. Sou novato por aqui, ando a recolher informação para restaurar uma mota de família. Zundapp com motor de 3 velocidades de 1964. As minha pergunta é, Esta mota de origem tem dois escapes ou não?
Outra questão, não tem chave de igniçao mas sim um corta corrente, tipo o das luzes é assim de origem? Já vi fotos das duas situações e comentários nesse sentido. Agradeço a vossa ajuda
 

Carlos Silva Ferreira

Portalista
Portalista
Boas Antonio,
Antes de falar da tua máquina aconselhava-te a abrires um tópico só teu, no qual pões o titulo que quiseres e onde poderás tirar todas as duvidas sobre essa máquina fantástica que possuis.

Á primeira vista é uma EFS 120m que pode ser de escape duplo, mas sendo a motorizada da família ninguém te pode dizer se ela tinha esse escape, não há fotos onde ela possa aparecer? o que acho estranho são as malas que não parecem pertencer a esse modelo. A 120m tem as malas mais arredondadas nas beiras e com a fechadura do lado esquerdo e nessa foto não se vê a tal fechadura... e parece ter uma beira saliente onde as duas cores se encontram, que normalmente deveria ser lisa.
Podes pôr mais fotos, do pormenor do símbolo do depósito, das malas e da motorizada de vários ângulos, para te poder ajudar melhor.
Deixo aqui umas fotos do modelo que penso ser igual á tua e com escape duplo, pelo menos os guarda lamas, as hastes destes, o guarda corrente entre outras coisas são iguais ou muito parecidos.
efs 2 escapes dp entrada (1).jpg
efs 2 escapes dp.jpg
Aqui podes comparar mais facilmente as duas e podes ver que muito material material é igual
Comparador.jpg
Mas não te esqueças abre um tópico só teu :thumbs up:
 

Anexos

Carlos Silva Ferreira

Portalista
Portalista
Bom dia Antonio,
Afinal de qual das duas motorizadas estavas a falar no teu primeiro post? porque quando te respondi ainda não havia as outras fotos com a motorizada que se encontra completa.
 
Topo