Fiat Fiat Uno 60SX (1990)

Um dos melhores utilitários da história. Ágil, barato, fiável, pequeno por fora e enorme por dentro. Foi a minha cobaia para apreender mecânica básica. E tornou-se uma paixão.
Diários de Bordo

Fiat Fiat Uno 60SX (1990)

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
(...)
Bom, para continuar as arrumações é que me deu para tirar de lá o Uno. E o resto veio atrás. Se bem que continuo sem encontrar a porcaria da chave. Já fui à Norauto (onde comprei os suportes) e não vendem. Não sei bem como vou resolver a coisa. Também não me apetece comprar um kit de chaves torx com buraquinho (pois não sei a dimensão) e depois chegar à conclusão de que não servem, por não serem suficientemente compridas.

Mete uma foto do sítio onde a chave atua. Pode haver quem tenha e te empreste.


Para desanuviar das intermináveis arrumações (que teimam em não conduzir à chave perdida), também fui fazer qualquer coisa no Uno.
Estive a rever os posts anteriores (de 2019-2020) e vi que só tinha trocado um dos apoios centrais do escape. Fui confirmar se la tinha metido o outro ou não. Não pus. Nem sei se sou capaz de o fazer sozinho.

O do lado que troquei:
Ver anexo 1252668

O que falta trocar. Acho que consigo, é com uma chave de fendas que se põe, se bem me lembro: Ver anexo 1252669 Já que me meti debaixo do carro (coisa que consigo fazer sem preguiças nem macaco — há que adorar o Uno), fui ver se descobria a razão pela qual o travão de mão está a travar cá em cima. Até porque estive a ver o DB e cheguei à conclusão que tinha trocado tudo nos travões de trás muito pouco tempo antes do assalto.

Trocas isso bem. Arranja maneira de puxar ligeiramente o escape para esse lado e quase que o pões â mão (de luvas).

O afinador está na posição em que me lembro de o ter deixado: Ver anexo 1252670 Claro que as patifarias todas que lhe fizeram (os piões e afins) podem ter dado cabo dos travões. Sobretudo a julgar pelo estado em que me deixaram os da frente.
Mas acho estranho.

Oh diabo: Ver anexo 1252671 Ver anexo 1252673

Digam-lá, isto é o que eu penso que é? A espia (é assim que se escreve?) do travão de mão parece estar a começar a partir. Ou aquele alto tem outra explicação? Compro uma nova? Metê-la vai ser um 31….

A foto é de que zona? Isso está a romper, aparentemente...

Bom, não podendo continuar por aqui, avancei para o passo atrás. O banco do condutor.
Ver anexo 1252678 Lembrava-me que sai retirando aqueles parafusos e depois fazendo-o deslizar para trás até sair dos carris.

Só que não. Tinha-me esquecido totalmente dos travões de metal em cada lado dos carris. Que têm de ser neutralizados martelando com uma chave de fendas. Ver anexo 1252679 Ver anexo 1252680

Depois da martelada, temos um Uno sem banco. E podem ir matando saudades só GS. Ver anexo 1252681 Ver anexo 1252682 Ver anexo 1252683

Trouxe-o para cima. Ver anexo 1252684

E na varanda estive a ver o estrago. Ver anexo 1252685


A culpa é certamente da dieta, mas se bem me lembro partiu exactamente no local onde tínhamos soldado.



Que vos parece? Soldo de novo ou mais vale procurar outro banco?


Eu fazia as duas coisas - soldava esse e procurava outro. Enquanto esse não parte de novo, procuras outro com calma.
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Muito obrigado a todos pelas ajudas!

A fiat ainda tem disponível, na linha Classic Line. 70 e poucos euros +IVA cada um. Só te consigo dar referencia no fim do mês, que estou de ferias. Se quiseres um conjunto de jantes 13 em vez de reparar essas manda-me mensagem!

Estás a falar de amortecedores, certo? Se for o caso, e como não sei se o carácter saltitante se deve aos amortecedores ou ao estado das jantes, vou esperar para ter o carro pronto e levar à IPO. Então aí logo vejo se é deles ou não. A minha crónica falta de espaço impede-me de ir adquirindo material que não seja para aplicar imediatamente.

Estive novamente a ver o tópico após o roubo e, posso garantir-te que não tens junta queimada. Tens sim é a junta da tampa das válvulas com fuga para os coletores. Vou te enviar mensagem, sou capaz de te ajudar com o banco
Obrigado. Vou ver se arranjo tempo para ver se o banco do 45S tem mesmo a estrutura igual à do SX ou não. Diria que sim, que a diferença é apenas nas forras e que é só delas que resulta o maior apoio lateral do SX. Mas tenho de confirmar no ePER e ainda não tive vagar para isso.


Muito fixe ver te novamente com as mãos na massa.

Gostava que viesses um dia destes a Tábua para bebermos uma cerveja com o meu irmão também.

Grande abraço! Força!!

Ansioso pela bela da cerveja! De preferência, se for de Uno. ;)

Na zona que é da para reparar novamente, mas é uma questão de tempo até voltar a partir (o aço deve estar muito fatigado).
Em relação ao cabo de travão de mão, quando de certeza que tens as cintas gastas. Experimenta tirar um tambor e ver o estado. Podes sempre dar mais umas voltas no afinador que não faz mal nenhum. No meu está mesmo já no limite.

Quanto ao banco, tens razão. Vai partir de novo. O ponto é que há muitos que partem por essa zona. Aliás, quando recuperei o carro, o @joao p vasconcelos fez-me o favor de ir ver um banco de um Uno que estava à venda pelo Porto e ficou com a sensação que a estrutura estaria partida no mesmo exacto local. Vou ver se procuro, em qualquer caso, um que me dê mais garantias.

Quanto ao cabo do travão de mão: não excluo que me tenham dado cabo das cintas. O ponto é que elas tinham acabado de ser substituídas (bem como os bombitos) antes do assalto. Deram cabo delas num instante? Talvez, sim. Mas também pode ser a espia a ceder... ou um pouco de ambos.


Afonso, julgo que é mais sensato comprar a estrutura do banco. Já existiu uma soldadura e nada garante, mesmo que se desbaste essa região danificada, que não volte a ceder pois a ferrugem que surge pode indiciar uma menor resistência do material que se desfaz se lhe tocar-mos. Para mais, é preciso notar que o local vai suportar o peso do condutor o que obriga a uma resistência da estrutura adequada a esse fim. Preferia jogar pelo seguro.

Quanto ao apoio do escape, não se antevê tarefa difícil. Se bem me recordo isso dá mais trabalho devido à posição de trabalho pouco ortodoxa.

Em relação ao cabo do travão-de-mão, notas que já tens os arames soltos ou é só esse revestimento plástico rasgado?

Quanto ao escape: tens razão. Eu já meti todos, na história do carro (estive a ver o Diário de Bordo). Quem faz um cesto, faz um cento...

Quanto ao banco: toda a razão.

Quanto ao cabo do travão de mão: não consigo ter a certeza se, na espia, aquilo a sair é apenas o revestimento plástico exterior que a protege; ou se é mesmo o metal a partir. Trocá-lo será difícil? Se calhar dou um aperto do afinador (para não travar só "lá em cima") e vejo se ele volta a lassar. Se sim, tenho o diagnóstico feito.


Mete uma foto do sítio onde a chave atua. Pode haver quem tenha e te empreste.




Trocas isso bem. Arranja maneira de puxar ligeiramente o escape para esse lado e quase que o pões â mão (de luvas).



A foto é de que zona? Isso está a romper, aparentemente...



Eu fazia as duas coisas - soldava esse e procurava outro. Enquanto esse não parte de novo, procuras outro com calma.
(off topic: já comprei uma chave na Norauto. É uma Torx T30, com buraco no meio. Já terei bicicletas nas férias).

Escape: isso!
Cabo do travão de mão: a fotografia é mais ou menos a meio do carro. Depois do afinador, em direcção às rodas traseiras.
Banco: és a voz da sensatez, @João Luís Soares ! ;)


A borracha do escape metia com a ajuda desta ferramenta do Lidl

Ver anexo 1252754

Bem apanhado. Se a chave de fendas comprida não for suficiente, já sei o que procurar.


Adiante. Ontem ainda voltei à garagem. Nada como ter várias tarefas todas a meio.
Não se devem recordar (nem eu me recordo!) mas apenas tinha colocado o novo canhão de chaves na ignição. O que significa que, actualmente, o Uno funciona com 3 chaves diferentes:
1. Ignição - a única do kit novo que já instalei;
2. Portas - as chaves originais do meu Uno;
3. Depósito da gasolina - o carro veio sem depósito (os larápios partiram o meu e usavam um pano para tapar), pelo que comprei outro. Que vem com outra chave.

Achei que era o momento para começar a empreitada de ir instalando os canhões do kit novo nas demais fechaduras. E resolvi começar pela porta do condutor, já que os ladrões - algures antes ou depois de partir o vidro - devem ter forçado qualquer coisa lá para dentro e abria com várias chaves diferentes.

O Haynes é totalmente omisso sobre trocar o canhão das portas. Apenas explica como retirar a fechadura. Mas depois de investigar por fóruns italianos, li em dois deles que trocar o canhão não obriga a desmontar a fechadura. Embora não tenha a certeza se essa asserção - que é válida para os de 3 portas, estou certo - valha também para os de 5 portas.
Nada como experimentar.
Desforrar a porta, retirando os vários parafusos, o comando dos vidros eléctricos e o rebordo do manípulo de abertura.


778F86D4-6848-4E5B-80A3-E36B832EE701.jpeg FD41E0DB-63F2-4488-832E-482866E133BC.jpeg E6F35A42-5636-441F-B0D0-3203A415DE3C.jpeg B0BA9FC4-2BBB-45CA-AA89-41AC65100D58.jpeg

Tirando a forra, temos a porta com um protector plástico, colado. DE5CF07A-ED60-47B0-BDC7-F02CE8C66863.jpeg

(Sim, eu sei. Devia ter desligado o comando todo dos vidros eléctricos e não apenas o rebordo de fixação. Acontece que está partido e quando ia retirar o comando todo, saltou o rebordo. Que, agora me lembro, tinha colado com supercola3. Vai ser uma chatice quando quiser voltar a montar).

Descolei a parte em que entra o canhão para ver se, de dentro, encontrava algum pin em que carregar e que o soltasse. De acordo com o que li nos fóruns italianos, com a chave metida no canhão, há que procurar um qualquer pin que se pressiona e faz soltar o canhão. FF8B8212-1D9D-4239-8671-3C34D9364014.jpeg

Acontece que aqui não há nada disso. Pelo que decidi retirar o puxador exterior - que tem o canhão integrado - para ver se do lado de fora é possível encontrar o tal pin (nesta foto já tinha tirado uma das porcas que prendem o puxador exterior).

CDA83EF5-B74A-4775-9FA6-D3D32CEEC6B1.jpeg

No buraco que aqui aparece, não se chega ao canhão. Mas há um mais próximo da chave. Acontece que estou farto de lhe meter uma chave de fendas e o canhão não sai.
Os conhecedores de Unos que já sofreram assaltos (@fernando tavares ?) ou de veículos com sistemas parecidos. Podem dar-me uma dica? O que raio estou a fazer mal? Tenho de soltar o espigão que liga à fechadura? Ou consigo trocar o canhão assim?

Obrigado, desde já.
 

fernando tavares

Veterano
Premium
"Os conhecedores de Unos que já sofreram assaltos (@fernando tavares ?) ou de veículos com sistemas parecidos. Podem dar-me uma dica? O que raio estou a fazer mal? Tenho de soltar o espigão que liga à fechadura? Ou consigo trocar o canhão assim?"

Bom dia

Ainda não troquei a fechadura estragada no assalto, como o carro fica fechado em garagem tenho adiado o arranjo a mesma.
 

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Epá, então posso ficar com ele para substituir o que está no 33 ex-Rafael, que têm o comando de AC.
Afonso bem-vindo de volta a casa ;)
As estatísticas de "post's" do fórum já estão a aumentar.

Continuo a fazer piscinas recorrentes entre o Porto e Lisboa, o desvio não é grande por Coimbra e há até um "negoce" portalista a resolver por essas bandas, posso facilmente levar ou trazer qualquer peça neste trajecto.
 

joao p vasconcelos

Pre-War
Premium
Bem vindo de volta! Já estávamos ansiosos por novidades da frota!

Correto, aquele banco também já não estava nas melhores condições.

Se as jantes estão ovalizadas, penso ser melhor (ou pelo menos mais barato..) arranjar umas em bom estado em que, eventualmente, apenas precisem de uma pintura.
 

José Olazabal

Viciado em Clássicos
Premium
Não te conheço @afonsopatrao, mas sinto a mesma satisfação que outros por voltares aqui, já ouvi tantas vezes mencionarem-te te em conversas entre Portalistas, que parece que já nos conhecemos!
Adoro especialmente o teu GS, em breve irei ter um também, a em breve Ex do @Renato Martinho!
Entretanto, não sei se viste mas, desde o teu "desaparecimento", atracou por aqui um certo Transatlântico que já tem tido a sua quota parte de aventuras em alto mar...
Espero que nos venhamos a conhecer em breve, bom regresso!
 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Quanto ao cabo do travão de mão: não consigo ter a certeza se, na espia, aquilo a sair é apenas o revestimento plástico exterior que a protege; ou se é mesmo o metal a partir. Trocá-lo será difícil?

Continua a parecer-me que é só o revestimento plástico a enrolar por estar a roçar em algo. Contudo, nada como ir lá com a mão ver se há arames do cabo quebrados. Mas pelo sim pelo não, começava por despistar o problema com aquilo que disseste. Sempre se elimina uma opção.

Se calhar dou um aperto do afinador (para não travar só "lá em cima") e vejo se ele volta a lassar. Se sim, tenho o diagnóstico feito.

Em relação à montagem não te sei responder se o grau de dificuldade é elevado. Confesso que nunca montei ou vi montar um cabo do travão.
 
Muito obrigado a todos pelas ajudas!



Estás a falar de amortecedores, certo? Se for o caso, e como não sei se o carácter saltitante se deve aos amortecedores ou ao estado das jantes, vou esperar para ter o carro pronto e levar à IPO. Então aí logo vejo se é deles ou não. A minha crónica falta de espaço impede-me de ir adquirindo material que não seja para aplicar imediatamente.


Obrigado. Vou ver se arranjo tempo para ver se o banco do 45S tem mesmo a estrutura igual à do SX ou não. Diria que sim, que a diferença é apenas nas forras e que é só delas que resulta o maior apoio lateral do SX. Mas tenho de confirmar no ePER e ainda não tive vagar para isso.




Ansioso pela bela da cerveja! De preferência, se for de Uno. ;)



Quanto ao banco, tens razão. Vai partir de novo. O ponto é que há muitos que partem por essa zona. Aliás, quando recuperei o carro, o @joao p vasconcelos fez-me o favor de ir ver um banco de um Uno que estava à venda pelo Porto e ficou com a sensação que a estrutura estaria partida no mesmo exacto local. Vou ver se procuro, em qualquer caso, um que me dê mais garantias.

Quanto ao cabo do travão de mão: não excluo que me tenham dado cabo das cintas. O ponto é que elas tinham acabado de ser substituídas (bem como os bombitos) antes do assalto. Deram cabo delas num instante? Talvez, sim. Mas também pode ser a espia a ceder... ou um pouco de ambos.




Quanto ao escape: tens razão. Eu já meti todos, na história do carro (estive a ver o Diário de Bordo). Quem faz um cesto, faz um cento...

Quanto ao banco: toda a razão.

Quanto ao cabo do travão de mão: não consigo ter a certeza se, na espia, aquilo a sair é apenas o revestimento plástico exterior que a protege; ou se é mesmo o metal a partir. Trocá-lo será difícil? Se calhar dou um aperto do afinador (para não travar só "lá em cima") e vejo se ele volta a lassar. Se sim, tenho o diagnóstico feito.



(off topic: já comprei uma chave na Norauto. É uma Torx T30, com buraco no meio. Já terei bicicletas nas férias).

Escape: isso!
Cabo do travão de mão: a fotografia é mais ou menos a meio do carro. Depois do afinador, em direcção às rodas traseiras.
Banco: és a voz da sensatez, @João Luís Soares ! ;)




Bem apanhado. Se a chave de fendas comprida não for suficiente, já sei o que procurar.


Adiante. Ontem ainda voltei à garagem. Nada como ter várias tarefas todas a meio.
Não se devem recordar (nem eu me recordo!) mas apenas tinha colocado o novo canhão de chaves na ignição. O que significa que, actualmente, o Uno funciona com 3 chaves diferentes:
1. Ignição - a única do kit novo que já instalei;
2. Portas - as chaves originais do meu Uno;
3. Depósito da gasolina - o carro veio sem depósito (os larápios partiram o meu e usavam um pano para tapar), pelo que comprei outro. Que vem com outra chave.

Achei que era o momento para começar a empreitada de ir instalando os canhões do kit novo nas demais fechaduras. E resolvi começar pela porta do condutor, já que os ladrões - algures antes ou depois de partir o vidro - devem ter forçado qualquer coisa lá para dentro e abria com várias chaves diferentes.

O Haynes é totalmente omisso sobre trocar o canhão das portas. Apenas explica como retirar a fechadura. Mas depois de investigar por fóruns italianos, li em dois deles que trocar o canhão não obriga a desmontar a fechadura. Embora não tenha a certeza se essa asserção - que é válida para os de 3 portas, estou certo - valha também para os de 5 portas.
Nada como experimentar.
Desforrar a porta, retirando os vários parafusos, o comando dos vidros eléctricos e o rebordo do manípulo de abertura.


Ver anexo 1252779 Ver anexo 1252778 Ver anexo 1252777 Ver anexo 1252775

Tirando a forra, temos a porta com um protector plástico, colado. Ver anexo 1252774

(Sim, eu sei. Devia ter desligado o comando todo dos vidros eléctricos e não apenas o rebordo de fixação. Acontece que está partido e quando ia retirar o comando todo, saltou o rebordo. Que, agora me lembro, tinha colado com supercola3. Vai ser uma chatice quando quiser voltar a montar).

Descolei a parte em que entra o canhão para ver se, de dentro, encontrava algum pin em que carregar e que o soltasse. De acordo com o que li nos fóruns italianos, com a chave metida no canhão, há que procurar um qualquer pin que se pressiona e faz soltar o canhão. Ver anexo 1252776

Acontece que aqui não há nada disso. Pelo que decidi retirar o puxador exterior - que tem o canhão integrado - para ver se do lado de fora é possível encontrar o tal pin (nesta foto já tinha tirado uma das porcas que prendem o puxador exterior).

Ver anexo 1252773

No buraco que aqui aparece, não se chega ao canhão. Mas há um mais próximo da chave. Acontece que estou farto de lhe meter uma chave de fendas e o canhão não sai.
Os conhecedores de Unos que já sofreram assaltos (@fernando tavares ?) ou de veículos com sistemas parecidos. Podem dar-me uma dica? O que raio estou a fazer mal? Tenho de soltar o espigão que liga à fechadura? Ou consigo trocar o canhão assim?

Obrigado, desde já.
Boas, o pino que assinalei a vermelho tens que tirar fora com ajuda de um prego ou chave de fendas a fazer de ponção e um martelo.

Tirando o pino, com a chave metida o canhão sai fora.
 

Anexos

  • CDA83EF5-B74A-4775-9FA6-D3D32CEEC6B1.jpeg
    CDA83EF5-B74A-4775-9FA6-D3D32CEEC6B1.jpeg
    435.6 KB · Vistos: 0
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Uma inspiração... tenho de me inspirar também!... Bem-vindo de volta @afonsopatrao!

Muito obrigado, Hugo! Também tenho de ir investigar como estão as tuas máquinas, estou a leste. Sobretudo o 33. ;)

Epá, então posso ficar com ele para substituir o que está no 33 ex-Rafael, que têm o comando de AC.

Eu posso tratar da adjudicação, claro. Como faço?

Afonso bem-vindo de volta a casa ;)
As estatísticas de "post's" do fórum já estão a aumentar.

Continuo a fazer piscinas recorrentes entre o Porto e Lisboa, o desvio não é grande por Coimbra e há até um "negoce" portalista a resolver por essas bandas, posso facilmente levar ou trazer qualquer peça neste trajecto.

Obrigado, Nuno! Eu também faço Coimbra-Lisboa todas as semanas, em qualquer caso. Fico ao dispor!

Bem vindo de volta! Já estávamos ansiosos por novidades da frota!

Correto, aquele banco também já não estava nas melhores condições.

Se as jantes estão ovalizadas, penso ser melhor (ou pelo menos mais barato..) arranjar umas em bom estado em que, eventualmente, apenas precisem de uma pintura.

Não tenho ainda a certeza que as jantes estejam mal. Verdadeiramente, só saberei quando levar o bicho a uma casa de pneus. Se precisar de outras, o @João Luís Soares já me ligou hoje com soluções!

Já tinha saudades deste tópico, parabéns pelo regresso!
Obrigado, Alexandre!

Não te conheço @afonsopatrao, mas sinto a mesma satisfação que outros por voltares aqui, já ouvi tantas vezes mencionarem-te te em conversas entre Portalistas, que parece que já nos conhecemos!
Adoro especialmente o teu GS, em breve irei ter um também, a em breve Ex do @Renato Martinho!
Entretanto, não sei se viste mas, desde o teu "desaparecimento", atracou por aqui um certo Transatlântico que já tem tido a sua quota parte de aventuras em alto mar...
Espero que nos venhamos a conhecer em breve, bom regresso!

Muito obrigado! Já vi isso mencionado, sim! Boa sorte com a GS, são carros magníficos. Vais ficar com a azul? A FrankenCitro de Mangualde (Pallas por fora, Semi-Club por dentro e mecâncica de Spécial)? Ou com a creme?

Quanto ao Transatlântico, ainda não li o tópico. Suponho que seja literatura para umas horas valentes. Estou a guardar-me, como fazem os miúdos com os doces. ;)



Continua a parecer-me que é só o revestimento plástico a enrolar por estar a roçar em algo. Contudo, nada como ir lá com a mão ver se há arames do cabo quebrados. Mas pelo sim pelo não, começava por despistar o problema com aquilo que disseste. Sempre se elimina uma opção.



Em relação à montagem não te sei responder se o grau de dificuldade é elevado. Confesso que nunca montei ou vi montar um cabo do travão.

Muito obrigado! Quando voltar a Coimbra, vou pôr-me debaixo do carro. Talvez seja só o revestimento, mas se calhar cravo o teu olho treinado para dares uma opinião. Vou ver se tiro fotografias melhores!


Boas, o pino que assinalei a vermelho tens que tirar fora com ajuda de um prego ou chave de fendas a fazer de ponção e um martelo.

Tirando o pino, com a chave metida o canhão sai fora.
Obrigado, Pedro. O que sai é todo o anel (cinzento mais escuro) que assinalaste na bola vermelha? Ou só o pino saliente? Desculpa a ignorância e obrigado pela ajuda.
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Voltei à operação canhão da fechadura. Irrita-me tanto que acabe por empancar sempre nas coisas simples!
Desmontei o puxador todo do sistema da fechadura, para ter mais espaço de manobra. 43CDF1C1-A3EE-4008-B576-C187BCF55219.jpeg

E estive de volta do pino e do anel indicados pelo @pedrolopes303 . Mas claramente falta-me perícia. Ou não percebi bem, ou não consigo tirar. 6C34F424-7C8B-486D-8046-AC626DAD7222.jpeg 05050757-3586-4A04-89BF-FF3E73387E47.jpeg

O “anel” é a parte que acciona a fechadura. Os pinos (tem um de cada lado) parecem-me soldados a essa parte (e, de todo o modo, muito longe do canhão). Aqueles orifícios têm uma mola. Ainda achei que fosse ela a prender o canhão, mas nem puxando para cima dos dois lados (com uma pequena chave de fendas) o canhão se soltou. 88E693A1-AF83-44D0-AF36-133CFE997F33.jpeg

Também há outro orifício na extremidade mais perto da chave. Andei a ver se conseguia accionar algum pino que soltasse o canhão, mas não consegui. Pode ter sido nabice.
Pelo único relato que descobri na internet (aqui), será um pin em qualquer lado que devo accionar. É isso que entendo (e o meu italiano não é péssimo!):

“2- x le portiere, a 2 o 5 porte credo sia indifferente... Sempre con chiave inserita, e serratura già estratta dalla portiera, se ci fate caso noterete anche qui una fessura con una piccola levetta. Anche in questo caso basterà pigiare con un cacciavite la levetta x estrarre il nottolino”.


Enfim, vou continuar à procura.
 
Topo