Restauro W123 LONGO

Hoje troquei o botão, que ligava o rádio, por um original.


Coloquei um fio de fibra óptica semi-novo que tinha por cá para garantir iluminação no botão novo.





Uma foto do detalhe restaurado :biggrin:


Esqueci-me de tirar mais fotos =S
Ontem tinha comprado duas lâmpadas de led's para iluminar os comandos da chauffagem, já que com a lâmpada tradicional aqueciam bastante. Creio que vou comprar mais meia dúzia deles para conseguir realizar o mesmo trabalho para o comando que falta, e quiçá para o painel da chauffagem.
 
AndreGaspar disse:
O sistema de Fibra óptica já vinha com o carro?

Bons trabalhos Fábio! Detalhes como o das pinças fazem muita diferença!
É verdade André, e até ao que sei, o w115 já utilizava esse sistema antes, para iluminar o painel da chauffagem.

Obrigado.

Agora vou mudar para um que suja mais as mãos, reparar o SLS (Self Leveling Suspension) que anda a derramar óleo. Amanhã já vou comprar os devidos o-rings.
Como vou ao Porto, vou também tentar encontrar um par de raspadores para o interior das portas, e as guias para as janelas. A ver se tenho sorte ;)
 
Ontem fui ao porto e lá consegui arranjar algum material para conseguir passar mais uns dias à volta da máquina.
Encontrei algumas coisitas que me vão entreter no mínimo dois dias.

Bem comprei uns o-rings para reparar o sistema SLS do Longo.









5

Abrir a válvula








Infelizmente as medidas dos o-rings, que vi no tutorial estavam mal, ou então foi o vendedor que me enganou, é o mais provável -.-'

10



Ordem de montagem do pistão


O trabalho da válvula fica em stand-by.

Direccionando-me para outro trabalho... Aplicar as guias das janelas novas.



Toca a desmontar a porta.


Ui como a guia antiga estava =S
15



Cortar à medida.




Porta montada novamente. Não tenho aqui fotos mas apliquei óleo dentro da porta, e depois coloquei um revestimento plástico entre a porta e a quartela da mesma.


Porta traseira, mesmo procedimento.
20

Quando tirei a guia reparei num bocado de ferrugem superficial que apareceu na esquina da porta. Lixei, apliquei conversor de ferrugem, e depois uma pincelada com tinta preta.


Fiquei à espera que secasse, e entretanto parti para outro trabalho.

Já estava farto de ver os pilares do carro em ferro, porque nunca mais encontrava napa para os estofar. Pois bem, enquanto não encontrar a dita cuja, vão ficar assim.






Trabalho concluído, toca a montar.
25

Bem esta estava ainda pior...Com a tinta já meia seca, toca a arranjar a guia nova.






Guia colocada. Repeti o mesmo procedimento para esta porta.


30

É certo que não fica bonito, mas pelo menos não fica com o aspecto grosseiro e tosco que antes tinha. E sempre é provisório... Quando conseguir, trocasse.





 
Carlos Jorge Sol Teixeira disse:
Muito bem Fábio . Essa do pilar esta muito bem ,ate parece de fabrica , falo a serio ,
Pena os orings :( :(
Obrigado. Mas é apenas provisório, quando encontrar napa, salta logo fora :p

Relativamente aos o-rings arranjei-os hoje a todos. Mas ainda corri 5 casas. Já tenho a SLS reparada, a ver se hoje ainda vou montar aquilo.
 
Hoje fui à cidade tentar encontrar os o-rings apropriados para a válvula de suspensão autonivelante.

Aqui estão os o-rings que me faltavam.


Pistão exterior, já com os dois o-rings montados.


Orifício da haste nivelante também com os dois o-rings montados.


Corpo da válvula já reparada.


5

Já montada.


Finalização do trabalho. Amanhã de manhã vou ao mecânico perguntar qual o óleo apropriado para o sistema de suspensão e fazer o teste. Se conseguir, vou fazer um filme para verem o carro a subir e a descer ;)
 
Obrigado.
Por acaso já tinha conhecimento dessa situação nos citroen.

Quanto ao óleo, não me parece que seja um óleo tão específico. De qualquer das formas, este tipo de o-rings é o requirido para a reparação destas válvulas, tratam-se de o-rings Buna-n.

Abraço
 
Boas,

O fluído hidráulico utilizado nos sistemas de suspensão Mercedes é o ZH-M. Pode ser adquirido numa casa de peças e a Febi-Bilstein fabrica este fluído.

Sobre os o-ring´s, independentemente do fluído utilizado, deverão ter uma duração curta pois os Buna-n são material low-cost. Para maior durabilidade deveriam ter sido aplicados vedantes em Viton.

Cpts,
 
Joaquim Hermenegildo disse:
Boas,

O fluído hidráulico utilizado nos sistemas de suspensão Mercedes é o ZH-M. Pode ser adquirido numa casa de peças e a Febi-Bilstein fabrica este fluído.

Sobre os o-ring´s, independentemente do fluído utilizado, deverão ter uma duração curta pois os Buna-n são material low-cost. Para maior durabilidade deveriam ter sido aplicados vedantes em Viton.

Cpts,
Sim, hoje consegui arranjar 2 lts para encher o depósito.
Quanto aos o-rings, se já em Buna-n são difíceis de encontrar as medidas indicadas, em viton nem falo. Infelizmente a oferta não é a que muitas vezes desejamos. De qualquer das formas, já para salvaguardar novas avarias, comprei o-rings que dão para 3 reparações ;)

Abraço
 
Agora estou com um problema.

Tenho o sistema montado e com óleo, e nada acontece.

Não é necessário sangrar o sistema, pois ele próprio se sangra, já que se trata de um circuito fechado, em que todo o ar do sistema é expelido no tubo de retorno para dentro do reservatório do óleo hidraúlico. Dizem que, por vezes, o processo de auto sangramento demora "n" tempo, mas já andei com o carro 30 min e até ver não notei qualquer alteração. Mexo na haste de auto-nivelamento e nada, nem mexe.

Será que a possibilidade de a bomba hidraúlica ter trabalhado em seco, estará agora a prejudicar o bom funcionamento da suspensão nivelante? Mas uma coisa é certa, quando abro o sangrador da válvula esta espirra óleo, o que quer dizer que está a bombar correctamente, ou estarei errado?
 
Voltar
Topo