Restauro Austin Seven 850 1967

Pedro Ns Silva

sim_ou_nao
Estou a gostar dos avanços e de todo o conhecimento sobre esse Mini em especial.

Boa sorte no restauro e nada de desanimar pela fraca participação no tópico, faça como eu, uso o tópico do meu restauro como um diário, para minha consulta no futuro :)
 

João Azeiteiro

Clássico
Pois, é Nuno. Não tens que desanimar aqui com o Fórum. Tu sabes que também eu criei a minha página e não tenho muitos comentários, mas fica para mais tarde recordar e guardar.

O teu carro como sabes tenho acompanhado bem de perto por partilhar o mesmo mecânico que tu, e sempre que vou lá à oficina pergunto pelos avanços. Sei que agora as coisas estão à andar e encaminharem-se. Em relação à colocação dos apoios para a colocação da matrícula foi inspirado no meu carro, pois ele tem uma diferente aplicação do resto dos outros carros que nós conhecemos.

Ficamos à espera de notícias, um abraço e qq coisa estás à vontade.
 
OP
OP
Nuno Silva Ferreira
Deixo-vos aqui um post telegráfico para vos dar conta das novidades das últimas semanas: O Mini já tem tinta!!!
Tenciono deixar aqui umas fotos logo que possível...
 

João Azeiteiro

Clássico
Nuno Silva Ferreira disse:
Deixo-vos aqui um post telegráfico para vos dar conta das novidades das últimas semanas: O Mini já tem tinta!!!
Tenciono deixar aqui umas fotos logo que possível...

Nuno ficou impecável a pintura. Parabéns tanto a ti como ao nosso Amigo Marco. Um abraço
 

João Azeiteiro

Clássico
Pois eu também não consigo ver nada aqui através do fórum, mas eu digo que ficou impecável porque já estive ao lado do carro, ou melhor, estive a ver o carro a ser pintado.
 
OP
OP
Nuno Silva Ferreira
Depois de mais de dois meses desde o último post, as novidades são muitas. Demasiadas para as conseguir relatar num só post. No entanto, hoje vou falar-vos do motor.
Como sabem, optei por manter o motor com componentes originais, inclusive a cabeça, que é de 850. O Marco lá foi desmontando os motores que eu tinha para seleccionar o que havia de melhor em cada um deles. Assim tirou os pistões de um, as válvulas de outro, os carretos de outro, etc.
Encomendei todas as juntas, vedantes, bomba de água, bomba de óleo, enquanto Marco mandou tratou do resto. Foram mudados os rolamentos da caixa, as válvulas rodadas, os segmentos feitos sob medida, etc, etc, etc.
Como o que se pretende com este carro é para utilização ocasional com uma fiabilidade razoável, acho que se conseguiu um bom compromisso. Ficará um 850 original...
Deixo-vos agora umas fotos de parte do material colocado.

img3247j.jpg


img3241b.jpg


Juntas de cabeça e de caixa

img3238g.jpg


img3237g.jpg


O tubo de pesca de óleo central, para evitar que o motor "sufoque" sem óleo nas curvas mais violentas

img3236jv.jpg


img3230z.jpg


E agora, o resultado final. Foi pintado no verde original BMC, já com tudo montado, como era feito quando foi montado inicialmente...

dscf1787h.jpg


dscf1786e.jpg


dscf1788z.jpg


dscf1783t.jpg


dscf1782s.jpg


Ainda não o vi ou ouvi a funcionar, mas pelo menos de aspecto acho que ficou excelente. Segundo o Marco me disse, está excelente em termos de pressão e está com um trabalhar bem certinho. Ainda não está acabado, faltando colocar o carburador definitivo, caixa de filtro de ar, placas novas na tampa das válvulas, etc...

Para além do motor, há ainda muitas mais novidades. Irei deixando mais algumas fotos sempre que possível. Até ao próximo post...
 
OP
OP
Nuno Silva Ferreira
Paciência Ricardo, paciência... Mas posso adiantar que o Marco está a fazer um trabalho espectacular! Este verão já devo ter carro para ir às Caldas!!!
 

Pedro Ns Silva

sim_ou_nao
Vendo assim as fotos, parece que todo o processo foi super rápido...

Assim como o Ricardo, também fico a aguardar mais novidades :)
 

João Azeiteiro

Clássico
Nuno Silva Ferreira disse:
Há mesmo mais novidades, mas vais ter que esperar para ver ;););)

Esta semana devo conseguir deixar por cá mais umas fotos...

Há muitas mais novidades...e eu sei quais, mas não vou comentar! Nuno mete fotos comentadas que nós gostamos de ver! abraço
 
OP
OP
Nuno Silva Ferreira
Como o João bem disse, as novidades são mesmo muitas. Mas, e para se perceber melhor a forma como tem sido feito o restauro, vou-vos mostrar algum do material que o carro levou.
Assim, e porque tinha sido decidido logo desde o inicio que o carro iria ficar dry (ou seja sem o sistema de hidrolastic que equipava originalmente este carro), optei por colocar cepos de borracha novos (os famosos Moulton) e Hi-los à frente e atrás.

img3120g.jpg


img3121r.jpg


Em prol da segurança e da fiabilidade, foi também colocada uma caixa de direcção nova, bem como as respectivas ponteiras e braços da direcção. De notar que estes são de MK 2, pois já não há disponíveis para Mk 1.

img3124q.jpg


img3125k.jpg


img3140k.jpg


Depois de conversar com algumas pessoas (o grande Ricardo sempre a ajudar), optei por comprar também isto:

img3139us.jpg


Os braços inferiores da suspensão são ligeiramente diferentes nas suas versões hidro e dry. Dado que ia fazer a conversão para dry, para que esta ficasse absolutamente correcta, seria melhor trocá-los.

img3137v.jpg


Aqui está um ainda antes de levar tinta...
Rolamentos de rodas foi também tudo novo:

img31272u.jpg


img31292z.jpg


Como sabem, a bomba de combustível eléctrica (a original da SU) fica “encaixada” no charriot traseiro. Depois de alguma procura nas peças, suportes para se encaixar a bomba era coisa que não se via. Optei por mandar vir também isto:

img3226u.jpg


img3227g.jpg


Um “towing eye bolt” também iria ser necessário, bem como apoios novos para o motor:

img3228c.jpg


img3229l.jpg


À medida que ia reunindo mais algumas peças para levar para a oficina do Marco, as prateleiras vão ficando mais vazias. Já falta pouco...

img3145b.jpg
 

João Azeiteiro

Clássico
Nuno queremos mais que há mais...

Off-topic: Por acaso tu já não devias ter-me mandado uma mensagem? Estou preocupado com isso!
 
Topo