Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Austin Seven 850 1967

Tópico em 'Minis' iniciado por Nuno Silva Ferreira, 19 Jul 2010.

Tópico em 'Minis' iniciado por Nuno Silva Ferreira, 19 Jul 2010.

  1. Boa noite,

    Se bem se recordam, há cerca de um ano iniciei-me nesta “doença” que é procurar Minis com praticamente o dobro da minha idade e bem mais podres do que eu...

    Foi também nessa altura que arranjei a minha primeira carroçaria, com documentos de 61, para iniciar um restauro profundo. Infelizmente, essa carroçaria ainda está no mesmo sítio. E isso porque, em conversa com o mecânico onde deixei esse “carro”, ele me disse que conhecia ali perto um projecto de restauro, precocemente abandonado por falta de paciência do dono. Fiquei curioso e fui ver.

    [​IMG]

    Mais uma vez encontrei um MK1 “disfarçado” (a minha sina diga-se de passagem). Era um Austin Sven de 67 já seu há longos anos mas que, por se apresentar mau de chapa, decidiu desmontá-lo e arranjar um chapeiro que lhe fizesse o trabalho. Estava portanto todo reparado de chapa, mas com algumas alterações não muito ao meu gosto. De transmissão e suspensão também tinha sido reparado e ainda conservava o hydrolastic original (com circuitos em aparente bom estado). O motor também tinha sido mexido, mas não se recordava do que tinha sido posto, pois já tinha o carro parado há uns anos.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
    (ainda tinha pires mas já não tinha chávena...)

    [​IMG]
    (mais uma fotografia que mostra que, se o antigo dono tivesse galinhas, provavelmente já lá passavam o próximo inverno ;))

    [​IMG]
    (o motor com uma interpretação de Verde BMC)

    Depois de apurada negociação, lá comprei o carro ao homem. Como bónus, ofereceu-me um motor 850 (mais um para a colecção ehehhe).

    Apesar do carro ter estado uns anos ao relento, não tinha sinais de ferugem ou podres. Estava no bom caminho! Era altura de deixar o Mini de 61 em standby e avançar com este.

    Apesar das fotos não o mostrarem, o carro vinha completo, com vidros e interiores (não originais infelizmente). Ainda tinha o velocímetro de origem (com o quadrante incluído).

    Depois de chegado à oficina, começou a olhar-se a sério para o carro e a pensar nos passos a seguir.

    Mas o cronograma fica para uma próxima...

    Espero que gostem.
     
  2. grande projecto nuno...vai sair dai um grande mini..:D

    abraço
     
  3. boas nuno grande projecto vamos lá ver o que tens ai em mente amigo força começa o trabalho siga em frente queremos mais nuticias
     
  4. Bom restauro que o carro merece
     
  5. Nutícias era uma cena da sic radical. Falando por mim, dispenso que o Nuno nos dê dessas nutícias :D
     
  6. Boa sorte para o restauro...
     
  7. Obrigado pela força de todos. Prometo noticias para breve...
     
  8. Chegado o carro à oficina, era prioritário tirar toda a “tralha” lá acumulada nos últimos anos. Era possível encontrar de tudo, mas o que saltou à vista foi o aparente bom estado de todos os painéis. Também se notou o trabalho que o chapeiro teve a fazer umas abas em chapa, com tudo soldado como manda a lei. Segundo me foi dito (pois eu não consigo ver a diferença), estas abas foram todas soldadas por um processo já em desuso por ser muito mais demorado, em que não recorriam às agora vulgares pistolas de soldagem. Estava ali um trabalho de paciência, mas que era preciso sair em prol da originalidade do carro.
    Era então imperioso devolver a originalidade ao carro. Para isso, criou-se a primeira (de muitas) listas:

    1. Cortar as abas em chapa
    2. Colocar embaladeiras novas
    3. Frente nova (a que estava no carro estava demasiado alterada)
    4. Guarda lamas novos.
    5. Chapas para colocação de farolim de MK1
    6. Rectificar tampa de mala e devolver forma original.

    Depois disso, levar o carro ao jacto de areia e preparar a carroçaria.

    Aqui surgiu o primeiro problema: CHAPEIRO! O único que arranjei para me fazer este trabalho na oficina de Mecânica onde o carro se encontra é algo dado à preguiça e ao absentismo... Para que se tenha uma ideia, o carro foi comprado em Setembro e só vi o chapeiro perto do Mini em Fevereiro/Março.

    Aliado a este “atraso”, o inverno que tivemos também não ajudou nada. Quando estavam três ou quatro dias sem chuva e nos preparávamos para levar o carro para a decapagem, recomeçava a chuva. Por isso é que o carro só foi decapado no passado mês de Maio...

    Num próximo post irei mostrar-vos o que foi feito em termos de acertos na carroçaria. Estou certo que irão gostar.

    Quanto à pergunta que me colocaram acerca da cor, só vos digo uma coisa: GN37. Para bom entendedor meia palavra basta:D:D:D
     
  9. Nuno,força nesse restauro...um MINI mereçe sempre ser restaurado...esteja como estiver:huh:;)

    Já agora o meu pai teve um mas era de 66...e imagina o paradeiro dele:huh::huh: como eu já aqui li..."galinheiro":p:wacko:

    Eu na altura queria era bicicletas e fazer asneiras:huh: e o meu pai deu o a um amigo...e o que é que ele fez:huh::huh: tirou algumas peças,vendeu as e fez do mini um galinheiro...:p:wacko:

    Ainda me restam os doc's em nome meu pai...é a unica recordação que tenho dele...

    AbraÇos
     
  10. :D:D

    Força com esse restauro ;)

    Será para acompanhar de perto. Projectos em que se prefere manter a aparência original são sempre os meus preferidos :feliz:
     
  11. Então, se o teu pai ainda tem os docs, e se o Mini ainda "vive", porque não o tentas recuperar? Seria um projecto interessante, e com algum valor sentimental :feliz:

    Acabas por ter mais sorte que eu: de todos os que o meu pai teve, vendeu-os, ainda em África :huh:, e outro que a minha tia teve, um Wolseley Hornet, ficou debaixo de um camião :(-
     
  12. Bom projecto. Adoro os Mini MK1.
     
  13. Muito obrigado pelos comentários e força que têm dado. Como alguns já terão notado, o meu tempo é pouco, por isso nem sempre será fácil acrescentar o que for sendo feito na devida altura. No entanto, a vontade existe, por isso vai-se sempre arranjando mais um pouco...

    Concordo com o que André disse. Se esses documentos existem, acho que deveria avançar com o projecto. Se precisar de ajuda, até lhe posso arranjar uma parte...
     
  14. e que belas nuticias a Paulo Coelho apresentava B):D
     
  15. siga mostrar então novidades da maquina! fico satisfeito por ter decidido manter a originalidade ;)
     
  16. Tendo ficado encarregue de tratar dos charriots, venho aqui avisar (e mostrar) que já estão prontos! Pode vir buscar... :huh:

    [​IMG]
     
  17. Ricardo, queres mais 4 charriots para tratar? :huh:

    Estão impecáveis!
     
  18. André, de momento não me cabe nada na garagem. E ainda falta a carroçaria vir do pintor! Mas posso-te dizer onde os mandei decapar, metalizar e lacar. Até posso ir contigo se quiseres.
     
  19. Espectáculo!!! Dado que eu ando a falhar (e muito) ao não deixar cá as novidades, ninguém melhor que o Ricardo para mostrar os charriots. Pela foto parecem estar óptimos! Muito obrigado pela ajuda, Ricardo!

    Entretanto, tenciono mostrar mais algumas peças que fui comprando para compôr o 850. Aguardem pelas novidades...
     
  20. parabens nuno e ricardo está a ficar 5* força
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página