Clássicos Do Ultramar

Bom dia meus Amigos


Ao ver este topico bateu-me uma saudades que voces nunca conseguirao imaginar sempre foram 27 meses e ja la vao 43 anos, para alem de me rever com os 20 aninhos cheios de candura e ingenuidade como eram os mancebos daquele tempo.Bom mas deixemos as pieguisses e vamos ao que interessa.
Como naquela altura, muito embora ainda nao tivesse carta mas ja os automoveis eram a paixao
mas as condiçoes eram as minimas e portanto as fotos que vou colocar nao tem grande interesse mas foi o que se pode arranjar, espero terem algun interesse .
as minhas saudaçoes
Vieira Leitao
 
Boa dia Eduardo Flor

Tem piada porque eu tenho uma historia identica nao com um vW mas com um fordson de 3 velocidadas para a frente e uma para traz tinha uma alavanca enorme que chegava ao volante e entao, voces certamente nao sabem mas a Cidade de Luanda estava cercada de arame farpado, e tinha portas de entrada guardadas por sentinelas, e nessa epoca eram camaradas do meu Batalhlao que la estavao, e entao havia a estalagem do Leao que ficava fora de portas, ou seja para la o arame farpado e nessa estalagem comia-se muito bem e como a foma era muita todos os dias a noite la estavamos caidos, so que um dia a carro avariou e tivemos que vir a pe ate aos sentinelas e pedir que nos fossem rebocar, ate porque o carro era de tio do Cabo condutor e entao foi facil, mas foi uma peripecia sujeitos a ser-mos apanhados a mao pelos grupos na altura "terroristas.
Mas na verdade foram tempos muito bem passados que deixam uma saudades que voces nao podem calcular e ja la vao mais de 40 anos, e muitas mais historias haveria para contar, mas nao quero chatea-los com isso, so achei piada a estoria do vw e lembrei-me da do Fordsun.
as minhas saudaçoes
Vieira Leitao
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
AUTOMOBILISMO 3 HORAS DE LOURENÇO MARQUES, NOVEMBRO DE 1972:
Springbok Series

Esta série de endurance disputava-se durante o Inverno africano e tinha início após as 9 Horas de Kylami . Desse modo, nos dois últimos meses de cada ano, algumas pistas da África do Sul, da Rodésia e mesmo o Circuito da Costa do Sol, em Lourenço Marques recebiam os melhores pilotos do sul do continente africano juntamente com alguns especialistas europeus que eram pagos para correr neste campeonato. Deixou de se disputar em 1973, devido à crise do petróleo gerada pela Guerra do Yom Kippur.


Na corrida disputada em Moçambique no ano de 1972 compareceram dois concorrentes claramente favoritos entre os 30 que alinharam à partida : o March 73S BMW de Jody Scheckter, equipado com um motor BMW de 2 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, capaz de debitar cerca de 280 CV e um dos novos Chevron B-23 (para Jochen Mass e Gerry Birrell) com motor BDA de 1990 cc e mais de 250 cv de potência (curiosamente, com o capot de motor "lightweight" - cortado na traseira - que fora banido das corridas da FIA mas que aqui ainda era regulamentar). Correram também mais alguns Chevron B21 e B19, equipados com motores FVC de 1990cc (240/245 cv) e ainda alguns B8 também com motores de 2 litros. Paddy Driver compareceu com um Lola T290 com motor Chevy Vega, alegadamente a debitar uma potência que rondaria os 270 cv. Impressionante era o Chevrolet Firenza sul africano de Basil Van Rooyen e Geoff Mortimer, cujo motor V8 de 5 litros desenvolvia cerca de 480 cv e permitia acompanhar as acelerações dos protótipos de 2 litros. Robert Grant que tinha corrido poucos dias antes na corrida do Europeu de GT disputada no Autódromo do Estoril, alinhou com um Datsun 240Z (220 cv) que impressionou pela falta de andamento, tal como já sucedera na prova portuguesa. Entre os pilotos locais, o melhor equipado era Jorge Leite com um novo BMW 2002 "full Grupo 2". Prata Antunes com o 1275 GT era o piloto mais aguerrido e um dos mais rápidos valores moçambicanos. Aliás, os dois em conjunto eram os melhores valores do automobilismo moçambicano e, curiosamente, trinta e cinco anos depois da corrida que aqui relatamos o primeiro ainda continua a sua carreira desportiva, agora no Campeonato Nacional de Clássicos em Portugal! Para terminar a apresentação das principais equipas e pilotos falta referir o representante de Angola, António Peixinho que além da participação nas 3 Horas, queria também negociar a disputa de uma manga da Springbok Series em Luanda, no ano seguinte. Na prova partilhou a condução de um Alfa Romeo 2000 Berlina com o Sul-africano Arnold Chatz.

A corrida

"Será preciso dizer que as 3 Horas de Lourenço Marques é a melhor corrida de todo o espaço português" Começa assim a reportagem sobre esta prova que Oliveira Pais fez para a revista Equipa. Independentemente de ser ou não a melhor corrida, de facto era muito interessante sob qualquer prisma que queiramos analisar. As 3 Horas de 1972 tiveram início pelas 15 Horas quando 29 dos 30 carros que tinham alinhado na grelha arrancaram para a prova. O Mazda S102 A de Collin Burford não conseguiu arrancar e saiu com um grande atraso em relação ao pelotão. O jovem Jody Scheckter, ainda longe de imaginar que alguns anos mais tarde viria a ser Campeão do Mundo de Fórmula 1, tomou o comando com o March 73S, seguido a alguma distância pelos Chevron de Birrrell e Charlton. Este último viria a ter problemas e perdeu algum tempo na box, caindo para as profundezas da classificação. Ao fim da primeira hora, Jorge Leite entrou na box com dois pneus furados, comprometendo a boa prova que estava a fazer e perdendo assim o comando entre os pilotos portugueses. Depois do primeiro abastecimento do Alfa Romeo , António Peixinho tomou o lugar de Chatz e pouco depois regressou à box com problemas de travões. Entretanto Schekter entra na box para mudar pneus e perdeu dois minutos a tentar resolver um alegado problemas de embraiagem, cedendo então o comando ao Chevron de Birrel e Mass. Mas estes viriam a ter alguns problemas e deixaram o March vermelho e branco aproximar-se novamente do comando.

Já perto do final, o Chevron de Peter Gethin e o BMW de Jorge Leite colidiram e o piloto português saiu da estrada. Pouco depois Charlton passou para o comando com o March e manteve a posição até 15 minutos do final quando se viu obrigado a entrar nas boxes para trocar os pneus da frente. Foi assim que a equipa do March ofereceu o triunfo ao Chevron B23 de Mass e Birrell que tinha sido relegado para a segunda posição. Ainda antes do fim , o rebentamento de um pneu do Alfa Romeu provocou um despiste e a desistência de Peixinho e Chatz.

Esta prova tinha também uma classificação por rendimento na qual o mais eficaz foi o Toyota Celica de Koos Swanepoel.


Jochen Mass com o Chevron B21 vencedor, na frente do Chevron B8 de Billy Scheepers, de um dos Mazda S102A da equipa Datona Race e do Austin 1275 GT de Carlos Antunes


Dave Charlton tapa o sol poente com a mão, enquanto curva com o March 73S BMW que partilhou com Jody Scheckter, futuro Campeão do Mundo de F1. O Austin 1275GT de Carlos Prata Antunes, o melhor concorrente Moçambicano. Como se corria com um sistema de "handicaps" não era de todo descabido alinhar com um carro como este Mini de Grupo 2. No final foi 11º da geral e 4º no índice de rendimento: 1º J.Mass-G.Birrell Chevron B21/23 Hart ,2º Scheckter-Charlton March 73S BMW,3º Peter Gethin Chevron B23,4º P.Driver-Guy Edwards Lola T290 Chevrolet Vega,5º Robinson-Claessens Chevron B21 Hart,6º Scheepeers-Wicks Chevron B8 BMW,7º Basil Van Rooyen Chevrolet Firenza CA 302,8º Angelo Giovannoni Mazda S102A,9º Koos Swanepoel Toyota Celica,10º Spaemer-Peter BMW 2002 tii,11º Carlos Prata Antunes Austin 1275GT,12º F.Capela-J.Paixão Morris Cooper S,13º B.de Groot - T.Martin Lotus 23B,14º Ian Smith- R.Young Morris Cooper S,15º Robert Grant Datsun 240Z,16º A.Chatz- A.Peixinho Alfa Romeo 2000 Berlina,Pole Position: Jody Scheckter, March 73S BMW, 1'21"6

O testemunho de Manuel Portela

Estive presente nesta corrida e o que mais me impressionou foi o barulho do Mazda do Ian Schekter , fabuloso , o Mini do Prata Antunes (fazia parte da equipa Ronil do Otto Barbosa da Silva , avô de um dos meus primos) .

Se o minha memoria não me falha, o Chevron do Niki Lauda pegou fogo mesmo à nossa frente , na curva antes da recta da meta.

O Alfa Romeo do Chatz e do Peixinho era uma bomba. O piloto sul-africano chegou a Lourenço Marques ao volante do seu belo Ferrari verde e o Peixinho ao volante parecia meio maluco. Nessa altura a rivalidade entre os moçambicanos e angolanos era muito forte , tendo os segundos maior poder financeiro e melhores carros . Entre os estrangeiros presentes, recordo-me particularmente do Firenza do Van Rooyen, equipado com um motor Chevy V8 e que andava muito depressa. Por seu lado, limitado pelo carro que possuía, o Angelo Giovannoni era piloto muitíssimo rápido ao volante do Mazda S102 .

Entre os pilotos locais, a rivalidade entre o Prata Antunes , o Kikas Paixão e o Fernando Capela enorme e o melhor talvez fosse o Paixão que chegou a correr no Reino Unido.

Nessa prova faltou aquele que talvez fosse um dos melhores pilotos de Lourenço Marques, o Manuel Antunes Guimarães (que há anos que tento descobrir o seu endereço). Nesse mesmo fim de semana fui com ele dar uma volta no Izuzu Bellet de rallyes , o que para um miúdo de nove anos , são coisas que marcam...
 

Anexos

  • sata3.jpg
    sata3.jpg
    25.7 KB · Vistos: 33
  • sata1.jpg
    sata1.jpg
    45.5 KB · Vistos: 38
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Circuito de Benguela, Circuito da Praia Morena, Rallye da Baía Azul e 500 Km de Benguela
 

Anexos

  • benguela.gif
    benguela.gif
    36.5 KB · Vistos: 51
  • Benguela73_T212_Mab_lio_de_Albuquerque.jpg
    Benguela73_T212_Mab_lio_de_Albuquerque.jpg
    97.5 KB · Vistos: 49
  • Benguela74Helderde_Sousa.jpg
    Benguela74Helderde_Sousa.jpg
    107.1 KB · Vistos: 49
  • Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo.jpg
    Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo.jpg
    97.6 KB · Vistos: 58
  • Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo_2.jpg
    Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo_2.jpg
    126.2 KB · Vistos: 61
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_2.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_2.jpg
    152 KB · Vistos: 53
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_001.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_001.jpg
    87.7 KB · Vistos: 64
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago.jpg
    86.8 KB · Vistos: 64
  • Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo_4.jpg
    Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo_4.jpg
    123.6 KB · Vistos: 65
  • Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo_3.jpg
    Benguela_cedida_por_Fernando_Arroyo_3.jpg
    136.7 KB · Vistos: 62
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_3.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_3.jpg
    121.6 KB · Vistos: 61
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_003.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_003.jpg
    76.2 KB · Vistos: 61
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_002_sized.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_002_sized.jpg
    99.4 KB · Vistos: 56
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_2_003.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_2_003.jpg
    58.5 KB · Vistos: 50
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_2_002.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_2_002.jpg
    171.1 KB · Vistos: 47
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_3_001_sized.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_3_001_sized.jpg
    84.7 KB · Vistos: 58
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_3_002.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_3_002.jpg
    111.1 KB · Vistos: 58
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_4.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_4.jpg
    41.5 KB · Vistos: 53
  • Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_5.jpg
    Benguela_cedida_por_Jos_Saiago_5.jpg
    107.5 KB · Vistos: 56
  • Benguela_cedida_por_Jose_Saiago.jpg
    Benguela_cedida_por_Jose_Saiago.jpg
    192.2 KB · Vistos: 59
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Benguela - Angola com 3 monstros nacionais António Peixeinho, Nicha Cabral e Helder de Sousa
 

Anexos

  • benguelaHelderde_Sousa_March74S_Lis_1.jpg
    benguelaHelderde_Sousa_March74S_Lis_1.jpg
    116.5 KB · Vistos: 19
  • Benguela_imagem_cedida_por_Toninho_Roque.jpg
    Benguela_imagem_cedida_por_Toninho_Roque.jpg
    126.3 KB · Vistos: 21
  • Benguela_cedido_por_Eduardo_Ferreira_sized.jpg
    Benguela_cedido_por_Eduardo_Ferreira_sized.jpg
    148.8 KB · Vistos: 16
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Circuito de Carmona - Angola
 

Anexos

  • Carmona_cedida_por_Carlos_Loureiro.jpg
    Carmona_cedida_por_Carlos_Loureiro.jpg
    47.5 KB · Vistos: 56
  • Carmona_cedida_por_Carlos_Loureiro_2.jpg
    Carmona_cedida_por_Carlos_Loureiro_2.jpg
    64.4 KB · Vistos: 52
  • Carmona_cedida_por_Carlos_Loureiro_3.jpg
    Carmona_cedida_por_Carlos_Loureiro_3.jpg
    105.4 KB · Vistos: 58
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz.jpg
    56.4 KB · Vistos: 64
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_001.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_001.jpg
    46 KB · Vistos: 55
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_5.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_5.jpg
    48 KB · Vistos: 49
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_4.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_4.jpg
    48.9 KB · Vistos: 62
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_3.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_3.jpg
    46 KB · Vistos: 64
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_2_001.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_2_001.jpg
    48.6 KB · Vistos: 60
  • Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_2.jpg
    Carmona_cedida_por_Jos_Vaz_2.jpg
    56.9 KB · Vistos: 55
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Taça Cidade de Luanda e Circuito de Cela - Angola
 

Anexos

  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_1_sized.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_1_sized.jpg
    201.3 KB · Vistos: 59
  • Cedida_por_MGV.jpg
    Cedida_por_MGV.jpg
    30.8 KB · Vistos: 55
  • Cedida_por_Fernando_Arroyo_4.jpg
    Cedida_por_Fernando_Arroyo_4.jpg
    132.5 KB · Vistos: 48
  • Cedida_por_Beto_Xavier_sized.jpg
    Cedida_por_Beto_Xavier_sized.jpg
    122.4 KB · Vistos: 51
  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_2.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_2.jpg
    34.8 KB · Vistos: 61
  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_3.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_3.jpg
    28.9 KB · Vistos: 52
  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_4.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_4.jpg
    27 KB · Vistos: 53
  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_5.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_5.jpg
    55.1 KB · Vistos: 54
  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_6.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_6.jpg
    39.5 KB · Vistos: 49
  • Cela_cedida_por_Jos_Saiago_7.jpg
    Cela_cedida_por_Jos_Saiago_7.jpg
    59.1 KB · Vistos: 38
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Circuito da Restinga - Lobito Angola
 

Anexos

  • Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_2.jpg
    Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_2.jpg
    100.8 KB · Vistos: 56
  • Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_3.jpg
    Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_3.jpg
    91.3 KB · Vistos: 57
  • Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_4.jpg
    Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_4.jpg
    47.5 KB · Vistos: 48
  • Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_5.jpg
    Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_5.jpg
    74 KB · Vistos: 52
  • Lobito_Cedida_por_Fernando_Arroyo_6_sized.jpg
    Lobito_Cedida_por_Fernando_Arroyo_6_sized.jpg
    97.9 KB · Vistos: 59
  • Lobito_cedida_por_Jos_Saiago.jpg
    Lobito_cedida_por_Jos_Saiago.jpg
    92 KB · Vistos: 54
  • Lobito_cedida_por_Jos_Vaz.jpg
    Lobito_cedida_por_Jos_Vaz.jpg
    49.4 KB · Vistos: 60
  • Lobito_cedida_por_Jos_Vaz_2.jpg
    Lobito_cedida_por_Jos_Vaz_2.jpg
    47.3 KB · Vistos: 62
  • Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_sized.jpg
    Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_sized.jpg
    118.7 KB · Vistos: 59
  • Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_7.jpg
    Lobito_cedida_por_Fernando_Arroyo_7.jpg
    120.1 KB · Vistos: 66
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Luanda, um turbilhão de emoções :cool:
 

Anexos

  • Angola3.jpg
    Angola3.jpg
    111.6 KB · Vistos: 55
  • Alfa33.jpg
    Alfa33.jpg
    107.9 KB · Vistos: 50
  • 2HLuanda_Opel1.jpg
    2HLuanda_Opel1.jpg
    71.3 KB · Vistos: 49
  • 2HLuanda_Alfa33.jpg
    2HLuanda_Alfa33.jpg
    107.9 KB · Vistos: 54
  • 1.jpg
    1.jpg
    55.7 KB · Vistos: 56
  • SA27_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    SA27_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    126.7 KB · Vistos: 66
  • SA26_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    SA26_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    110.8 KB · Vistos: 75
  • SA14_Trofeu_Palanca_Negra_1969_sized.jpg
    SA14_Trofeu_Palanca_Negra_1969_sized.jpg
    130.9 KB · Vistos: 82
  • Recorte_da_Revista_Not_cia_cedido_por_Victor_Rodrigues_2_sized.jpg
    Recorte_da_Revista_Not_cia_cedido_por_Victor_Rodrigues_2_sized.jpg
    156.6 KB · Vistos: 75
  • Recorte_da_Revista_Not_cia_cedido_por_Victor_Rodrigues.jpg
    Recorte_da_Revista_Not_cia_cedido_por_Victor_Rodrigues.jpg
    113.3 KB · Vistos: 72
  • SA28_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    SA28_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    104.6 KB · Vistos: 63
  • SA29_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    SA29_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    120 KB · Vistos: 58
  • SA30_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    SA30_Autodromo_de_Luanda_1972.jpg
    97.4 KB · Vistos: 56
  • Luanda_cedida_por_Carlos_Loureiro.jpg
    Luanda_cedida_por_Carlos_Loureiro.jpg
    76.7 KB · Vistos: 63
  • Luanda_cedida_por_Carlos_Loureiro_2.jpg
    Luanda_cedida_por_Carlos_Loureiro_2.jpg
    66.7 KB · Vistos: 65
  • Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_3.jpg
    Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_3.jpg
    52.2 KB · Vistos: 54
  • Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_2.jpg
    Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_2.jpg
    57.1 KB · Vistos: 70
  • Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_001.jpg
    Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_001.jpg
    54.4 KB · Vistos: 76
  • Luanda_cedida_por_Jos_Vaz.jpg
    Luanda_cedida_por_Jos_Vaz.jpg
    59.4 KB · Vistos: 75
  • Luanda_cedida_por_Jos_Saiago.jpg
    Luanda_cedida_por_Jos_Saiago.jpg
    72.6 KB · Vistos: 74
Boas! E parabéns pelas fotos!!
Quanto a esta última:

Anos 60...a avaliar pelo Capri na linha da frente é no mínimo 1969, correcto?:huh:
(Inicio da pagina)
Já agora, o meu Capri veio de Angola...:p


Cumprimentos!!
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Mais de Luanda :D
 

Anexos

  • Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_8.jpg
    Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_8.jpg
    43 KB · Vistos: 62
  • Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_7.jpg
    Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_7.jpg
    48.3 KB · Vistos: 52
  • Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_6.jpg
    Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_6.jpg
    47 KB · Vistos: 56
  • Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_5.jpg
    Luanda_Cedida_por_Jos_Vaz_5.jpg
    43.2 KB · Vistos: 57
  • Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_4.jpg
    Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_4.jpg
    45.5 KB · Vistos: 58
  • Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_9.jpg
    Luanda_cedida_por_Jos_Vaz_9.jpg
    51.8 KB · Vistos: 65
  • Luanda_cedida_por_MGV.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV.jpg
    114.7 KB · Vistos: 63
  • Luanda_cedida_por_MGV_001.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_001.jpg
    118.8 KB · Vistos: 64
  • Luanda_cedida_por_MGV_3.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_3.jpg
    107.5 KB · Vistos: 75
  • Luanda_cedida_por_MGV_4.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_4.jpg
    144.3 KB · Vistos: 62
  • Luanda_cedida_por_Zagan.jpg
    Luanda_cedida_por_Zagan.jpg
    85.7 KB · Vistos: 67
  • Luanda_cedida_por_MGV_9.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_9.jpg
    99.7 KB · Vistos: 67
  • Luanda_cedida_por_MGV_8.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_8.jpg
    128.3 KB · Vistos: 67
  • Luanda_cedida_por_MGV_6.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_6.jpg
    142.3 KB · Vistos: 72
  • Luanda_cedida_por_MGV_5.jpg
    Luanda_cedida_por_MGV_5.jpg
    132 KB · Vistos: 63
  • Luanda_imagem_cedida_por_Caluanda.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Caluanda.jpg
    108.5 KB · Vistos: 53
  • Luanda_imagem_2_cedida_por_Victor_Carrilho.jpg
    Luanda_imagem_2_cedida_por_Victor_Carrilho.jpg
    138.6 KB · Vistos: 69
  • Luanda_imagem_2_cedida_por_Caluanda.jpg
    Luanda_imagem_2_cedida_por_Caluanda.jpg
    104.4 KB · Vistos: 71
  • Luanda_cedida_por_Zagan_3.jpg
    Luanda_cedida_por_Zagan_3.jpg
    88.2 KB · Vistos: 66
  • Luanda_cedida_por_Zagan_2.jpg
    Luanda_cedida_por_Zagan_2.jpg
    142.9 KB · Vistos: 74
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Uff que tempos animados ...:D

Fotos dos posts acima retirados de Sanzalangola
 

Anexos

  • Luanda_imagem_cedida_por_Caluanda_3.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Caluanda_3.jpg
    114.8 KB · Vistos: 33
  • Luanda_imagem_cedida_por_Manuel.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Manuel.jpg
    44.9 KB · Vistos: 38
  • Luanda_imagem_cedida_por_Caluanda2223.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Caluanda2223.jpg
    101.9 KB · Vistos: 39
  • Luanda73_Marta.jpg
    Luanda73_Marta.jpg
    110.7 KB · Vistos: 41
  • Luanda64_Angola4.jpg
    Luanda64_Angola4.jpg
    126.8 KB · Vistos: 43
  • Luanda_imagem_cedida_por_Paulo_Salvador_do_livro_Era_uma_vez_Angola.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Paulo_Salvador_do_livro_Era_uma_vez_Angola.jpg
    97.6 KB · Vistos: 36
  • Luanda_imagem_cedida_por_Rui_Ribeiro_4_001.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Rui_Ribeiro_4_001.jpg
    99 KB · Vistos: 43
  • Luanda_imagem_cedida_por_Toninho_Roque.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Toninho_Roque.jpg
    123.5 KB · Vistos: 46
  • Luanda_imagem_cedida_por_Victor_Carrilho.jpg
    Luanda_imagem_cedida_por_Victor_Carrilho.jpg
    117.4 KB · Vistos: 36
  • Luanda64_Angola2_Porsche_904_GTS.jpg
    Luanda64_Angola2_Porsche_904_GTS.jpg
    106.7 KB · Vistos: 41

Marco Reis

marcor
o meu pai ia ao palanca negra!!!

tinha por la um 1602 e dpois um manta !

qd veio para portugal, comprou um austin seven de 1959... esse era uma boa reliquia...que trocou por um SSS!

o meu 127 veio de angola... a matricula la era: ALD-41-20
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
O Nosso PR a recordar o Clássico..:D


Ana Sá Lopes Enviada especial a Maputo (DN)

Cavaco Silva só recordou o passado feliz vivido em meados dos anos 60

Era uma vez um alferes e um carro em segunda mão. Mobilizado em Lourenço Marques em 1963, Aníbal Cavaco Silva comprou um automóvel por 22 contos com um empréstimo do Montepio Geral e "desbravou África". A história comum que o Presidente da República ontem quis recordar, no primeiro dia da visita oficial a Moçambique, foi a do "jovem alferes recém-casado que, há muitos anos, teve a ousadia de, com poucos recursos, comprar um automóvel para conhecer uma terra que logo o fascinou", exemplo que aconselhou os investidores portugueses a seguir.

Construir um novo ciclo, para o Presidente da República, não implica pedir desculpas pelos massacres da guerra colonial, como o de Wiriamu (massacre de uma aldeia moçambicana pelas tropas portuguesas em 1971, denunciado internacionalmente por missionários dois anos mais tarde). A pergunta, feita na conferência de imprensa conjunta de Cavaco Silva e Armando Guebuza, é respondida com uma expressão vaga: "A História é feita pelos homens todos os dias, com os seus defeitos e virtudes". Na História, segundo Cavaco, "encontramos sempre aspectos positivos e negativos". Não devemos "ficar sempre a olhar para o passado". "O que fizemos sempre foi olhar para o futuro". "Estamos a percorrer um caminho".

O Presidente da República também esteve na guerra, colocado em Lourenço Marques com funções administrativas. Este é o testemunho do antigo alferes, ontem, ao lado do antigo combatente pela independência Armando Emílio Guebuza: "Eu que estive aqui nesse tempo, vim aqui em meados dos anos 60, apesar de já haver alguma instabilidade, nem isso me levou a ficar preso em Maputo. Agarrei num carro e desbravei África". A mensagem do carro em segunda mão comprado por um casal com poucos recursos para "desbravar África" precede uma outra: deve-se, segundo o Presidente, "olhar para o futuro com confiança e optimismo".

Há um gosto particular de Cavaco Silva pelas imagens com automóveis. Mais de 20 anos depois de ter decidido aparecer num congresso do PSD porque precisava de fazer a rodagem de um Citröen novinho em folha (segundo as palavras do próprio convertidas em mitologia), o carro em segunda mão comprado em Lourenço Marques nos anos 60 foi ontem elevado a significante semi-emocional, semi-empresarial, no primeiro dia da visita de Estado a Moçambique.

Depois de se lembrar do velho Renault Dauphine quando se lhe pergunta se o Estado português deve desculpas a Moçambique por causa dos massacres da guerra colonial, Cavaco Silva discursará mais tarde no Conselho Municipal de Maputo (Câmara Municipal) para agradecer as chaves da cidade e o automóvel virá, novamente, àcolação. A jornalista viajou a convite da Presidência da República
 

Anexos

  • dauph.jpg
    dauph.jpg
    51.7 KB · Vistos: 68
  • ALFERES-CAVACO-em-LM-1965.jpg
    ALFERES-CAVACO-em-LM-1965.jpg
    19.3 KB · Vistos: 66
ATCM....Automove touring club de Moçambique..
o meu mini cooper era assistido na Beira nesta firma.. Ronil ... grandes corridas essas com o kikas e Capela nos seus cooper, vi tambem correr o Ian Shecketer no GP da A.SUl em Jburg..nos anos 70s.
belos tempos
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Alfredo Rodrigues disse:
sou já um classico tambem par com os meus primeiros carros, o cooper 1000 foi o meu primeiro e o mazda o segundo na Beira... Moçambique..é pena não poder encontra-los..já fazem a mto tempo..

Um desses Mazda 1000 ( matricula ZE Branco e tudo) foi parar às mãos de um tio meu a seguir ao 25 de Abril que usou cá até ao fim da vida. Bela Máquina.
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Citando:
From: [email protected] (Feb 07, 2005 14:19 EST) Este é o GT-40 do Ferreira do Uíge. Custou novo cerca de 800 contos livre de impostos (ajuda do Governo Civil). Foi comprado via Robert Hudson (Ford-Luanda). O carro era novo, veio da Inglaterra. Esta "prenda" ao Ferreira Pires tem uma história bonita. Se me lembro (estou aqui agora para ser corrigido), Pires foi Campeão?? Angolano de Velocidade em 65?? ou 66?? com um Volvo 122S. Depois comprou um Lotus Elan que transportava numa carrinha Volkswagem (tipo Pão de Forma de caixa aberta ). Numa prova em Moçamedes ou em Luanda, bateu feio numa árvora e o Lotus ardeu. Ficou sem carro. Então os velhos amigos do Uíge, entre eles e com muito orgulho, o meu velhote, fizeram um peditório (em folhas de 35 linhas, á boa maneira)para se comprar este carro. Dei uma volta nele ( ao lado) na recta do Candombe em 70???. Nesta mesma pista de Sá da Bandeira, em 72, Ferreira Pires teve um acidente do qual resultou a morte de 2 crianças. O carro foi depois reparado. Após o acidente F, Pires nunca mais foi o mesmo piloto. Acabou por vender o carro ao Emílio Marta e com o dinheiro comprou um Porsche 911T branco. Ferreira Pires é um dos "velhos do Uíge", era examinador das cartas de condução e foi com ele que tirei a carta em 74. Soube á uns meses que estava ainda vivo lá para os lados de Coimbra. Se ele ler esta mensagem, aqui vai um abraço. Penso que o emilio Marta conseguiu trazer para Portugal o GT 40. Ele vivia em Vila Nova De Gaia e era dono da Auto Mombaka na Av. da república junto à ponte do metro. Penso que a seguir a 1975 participou no circuito de Vila do Conde. Não sei se ainda vive.
 

Anexos

  • fpir.jpg
    fpir.jpg
    56.8 KB · Vistos: 36
Topo