Alfa Romeo Alfa Romeo Junior Zagato - Viagem A Itália de Alfa Romeo

Diários de Bordo

Alfa Romeo Alfa Romeo Junior Zagato - Viagem A Itália de Alfa Romeo

Grande aventura!
Já estive em Milão no verão, gostava de ver como é no inverno com neve e tudo mais.
Boa viagem de regresso!

(...) A primeira viagem foi em 2007, fui de 1750 Gtv de 1969, o meu primeiro carro aos 18 anos. Nunca pensei que ele fosse e viesse, mas apesar de tudo o que aquele carro já passou comigo, foi, veio e ainda vez o rallye de Sestriere! Grande carro. Aquele motor tem 20 anos sem ser aberto e ainda hoje é extremamente fiel e não gasta uma pinga de óleo. (...)

Devido a esse parágrafo, não resisti em postar esta foto com a respectiva legenda:
"Duri a morire" prossimamente in tutti i cinema.

14653862_pzQ1B.jpe
 

Anexos

  • 14653862_pzQ1B.jpe
    14653862_pzQ1B.jpe
    53.1 KB · Vistos: 0
  • 14653862_pzQ1B.jpe
    14653862_pzQ1B.jpe
    53.1 KB · Vistos: 0
  • 14653862_pzQ1B.jpe
    14653862_pzQ1B.jpe
    53.1 KB · Vistos: 28

Carlos Vaz

Pre-War
Isto, obviamente a um nível muito diferente lembra-me algumas (pequenas viagens) que fiz de Alfa clássico por Portugal.

Durante 3 anos participei num rallye no Algarve em que me encontrava com algum pessoal do Clube Triumph. Espero não ser mal interpretado, pois cada um gosta do que gosta e o objectivo não é "deitar abaixo", mas a verdade é que nunca conseguimos fazer a viagem para Lisboa em conjunto... isto porque a malta dos Triumphs arrancava a seguir ao almoço, pois a viagem ainda era longa e os carros "velhotes" pelo que as médias seriam baixas.

A malta dos Alfas, ficava a desfrutar até bem mais tarde e depois... na nacional por ali acima, era um festival de ultrapassagens que era uma maravilha! Lembro-me que num ano participei com um Gt junior sul africano (volante á direita) gentilmente cedido por um amigo. A viagem para cima foi feita junto com um Gtv 2000 e rodamos muitas vezes acima dos 160kms/h...

No ano anterior tinha participado de Giulia e a viagem para cima foi feita exactamente no mesmo tipo de andamento... são carros que se estiverem em bom estado fazem médias em estrada perfeitamente ao nível de qualquer outro dos recentes.

O limite está mais ao nível da razoabilidade do que se pode fazer em estrada aberta do que propriamente nos carros!
 

Carlos Vaz

Pre-War
Lembro-me ainda de uma viagem em conjunto Lisboa/Madrid para participar num evento do clube espanhol... seguiamos em caravana entre os 120/140 quando o Leonel mete uma abaixo na 2000 Berlina e passou toda a gente nas horas... acto continuo, o Orlando arranca atrás com um 147 1.6 TS novo e... gess what? Teve que desligar o A/C e só o alcançou porque o Leonel "aliviou" um pouco o pé!

Numa outra ocasião, num evento do ARCP que se realizou na zona de Vila de Rei, havia um ponto de encontro para a malta que vinha do Norte, pelo que uns 10 minutos antes do arranque da "caravana" (que partia tipo rallye de minuto a minuto), arranquei eu de 75 TS e um 75 Turbo (com dopping)... fizemos os mais de 100 kms até ao ponto de encontro sempre acima dos 200... uns 15 minutos depois de lá estarmos, chega um outro 75 TS vindo de sul... o que pela hora da partida mostrava que o ritmo foi sensivelmente o mesmo... giro, giro é que uns 5 minutos depois começam a chegar os velhinhos... 3 Gtv 2000 que tinham feito o percurso todo a "afinar os carburadores" e... logo a seguir o resto da maquinaria! São mesmo surpreendentes os Alfas dos anos 60 e 70!
 

Carlos Vaz

Pre-War
Surpreendentes por andarem bem e não avariarem? Mas isso não era suposto?

Ora... acabaste de me "apanhar na curva"! Éra suposto ser no outro forum! :lol:

Ainda assim... com a idade dos que referi, é surpreendente a forma como acompanham o transito "moderno"!
Até porque não sendo unicos, são ainda assim raros os carros com 40 anos que o façam daquela forma!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Muito bem, tal como seria de esperar de uma máquina destas nas mãos de quem cuida... esperamos ansiosamente por essa história.

Um abraço!
 
OP
OP
Pedro Pereira Marques

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Estou a ter problemas com as fotos! Fiz uma importação para o computador e apaguei as fotos todas da máquina, o problema é que depois não tinha as fotos no computador!!!! :eek:

Já estou a tentar recuperar as fotos e vídeos do cartão com um programa para esse efeito, senão perco tudo.

Enquanto o programa faz o seu trabalho (lentamente) posso fazer uma introdução:

O Alfa Romeo Junior Zagato foi comprado em Outubro do ano passado e quem o vendeu disse-me que o motor tinha um problema e tinha que ser aberto. Perguntei qual era o problema, mas ele não me soube responder, porque o carro era do falecido pai e apenas sabia que tinha um problema e que estava parado há 6 anos!

Sendo assim tive que indagar e mal coloquei o carro na oficina tentei por o carro a trabalhar. Gasolina nova e o carro nada... não tinha corrente. Platinados e condensador novos e o carro trabalhou! O carro só trabalhava com gasolina nas cubas dos carburadores e não havia maneira da bomba de gasolina fazer o seu trabalho. Após várias tentativas a bomba de gasolina lá descolou e começou a debitar combustível para o sistema. Logo de seguida fez-se uma mudança de filtros (ar, gasolina e óleo), mudou-se todos os fluídos (gasolina, óleo de motor, óleo de travões e embraiagem e valvulinas), inspecção, seguro, bateria nova, afinações várias e fui para a estrada experimentar o carro. A ideia era fazer uns quilómetros para melhor conhecer o carro, para depois saber o que fazer num futuro restauro.

Após cerca de 2000 quilómetros em voltinhas e passeios pelo país, vi que o carro fumava um pouco e gastava óleo. Também não se podia esperar outra coisa depois de 6 anos parado. Perdia líquido de travões pelos tubos velhos e ressequidos, e perdia gasolina pelo tubo roto que sai do depósito. A caixa arranhava a segunda e o sistema eléctrico estava cheio de enxertos e já tinha visto melhores dias. Em relação à chapa, tem uns podres nas portas, frente e tampa da mala. Em relação às coisas positivas, o carro está de facto todo original, à excepção de um alternador "Lucas"?!?!?!?!? completo, boa suspensão, boa direcção e trava bem. Conclusão: o carro precisa de um restauro. Antes desse restauro que tal fazer 5000 quilómetros de rajada? Porque não. :)

Em relação à viagem em si, eu e o Figueiredo não planeámos nada, já fizemos muitas, o que combinámos foi levar um farnel, porque estar a parar 10 vezes pelo caminho e demorar em cada paragem 30 min são 5 horas perdidas que a 120 kms/h corresponde a 600 kms que se podia ter feito e não se fez só pra estar a coçar os coisos. Então o planeamento foi isso mesmo: enquanto um põe gasolina, o outro vê os níveis, um vai pagar e o outro vai mijar e muda-se de papéis na paragem seguinte a 400 kms. :)

Antes da viagem mudei os tubos hidráulicos, o de gasolina, afinei os carburadores, vi níveis, comprei 5 pneus novos e... mais nada. Deve dar. As ferramentas que se levaram foram: um canivete, a chave de rodas e.... não me lembro! Ah, levámos umas correntes para a neve também.

Partimos na quarta-feira da semana passada às 7:30 da manhã e às 21:30 do mesmo dia estávamos em Aix-en-Provence, ainda pensámos seguir até Milão, pois à 01:00 chegaríamos, mas a provável neve e o facto de ninguém estar à nossa espera fez com que optássemos por dormir em França, assim podíamos acordar cedo no dia seguinte e enfrentar prováveis neves de dia e ter tudo pronto para a nossa chegada.

Ok, neste momento já estão a faltar fotos, vou ver se o programa já fez o seu trabalho e continuo o relato a cores.... já venho.
 
Topo