Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alfa Romeo Alfa Romeo Junior Zagato - Viagem A Itália de Alfa Romeo

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Pedro Pereira Marques, 18 Fev 2013.

1. As razões são difíceis de explicar e um fórum não é geralmente o melhor sítio para falar sobre assuntos mais reservados, porém posso dizer que é em jeito de homenagem a um grande amigo...

A primeira viagem foi em 2007, fui de 1750 Gtv de 1969, o meu primeiro carro aos 18 anos. Nunca pensei que ele fosse e viesse, mas apesar de tudo o que aquele carro já passou comigo, foi, veio e ainda vez o rallye de Sestriere! Grande carro. Aquele motor tem 20 anos sem ser aberto e ainda hoje é extremamente fiel e não gasta uma pinga de óleo.

Em 2009 fui de Giulia 1300 monocarburador, era Inverno e por azar até nevou em Barcelona! Em Perpignan até tive que apitar a um Porsche Cayenne para sair da frente, os pneus 155 com jante 15 numa Giulia fazem milagres e até conseguimos chegar ao último hotel com o último quarto disponível naquela cidade. Era o caos, havia sítios de recolha de emergência, a auto-estrada fechou, mas a Giulia mesmo sem correntes foi sempre a andar. Nessa viagem fomos à entrega de prémios anual da Scuderia del Portello, da qual sou sócio, que se realizou dentro do museu Alfa Romeo.

Em 2010, comemorava-se os 100 anos Alfa Romeo e não podia faltar à festa. Nessa viagem levei o meu Giulia Sprint Gt Veloce de 1967. Como os outros, para além de ir e vir ainda deu para fazer um track day em Monza... aquele motor 1600 é sem sombra de dúvida o meu preferido.

Todas estas viagens só foram possíveis graças a esse meu amigo. Pessoa muito acarinhada em Itália, bem recebido em todo o lado. Proporcionou-me muitas visitas a sítios fantásticos que nunca hei-de esquecer. Uma vez até fez que eu conseguisse andar de Gta 1300 Junior em Milão, nunca andei num carro assim e não tenho vocabulário rico o suficiente para sequer tentar explicar como foi.

Este senhor ensinou-me muito e é por ele que vou realizar mais uma viagem a Itália de Alfa Romeo, desta vez vou (tentar) ir de Junior Zagato 1300. A Scuderia vai entregar um prémio em homenagem e alguém tem que o ir receber, penso que não existe melhor maneira do que ir como ele quereria ir: de estrada em Alfa Romeo antigo.

O início de viagem será esta quarta-feira dia 20, vou eu e o nosso colega Mousinho de Figueiredo por carro e mais um amigo de avião. Contamos chegar a Milão na quinta-feira.

A preparação está a ser bastante fácil: ainda não fizemos nada! Desta vez, vou ser sincero, estou com medo. Comprei o carro em Outubro, não o conheço minimamente, apenas lhe mudei o óleo, filtros, platinados e condensador. Não faço a mínima ideia de quantos quilómetros e em que estado estão as partes mecânicas do Alfa e até digo que é expectável que avarie.

Se avariar, fico contente de ele ter chegado onde chegou, independentemente do sítio, chamo o reboque da assistência em viagem e apanho um avião para a premiazione. Paciência...

Amanhã vou pegar no Zagato e vou medir-lhe a compressão dos cilindros e mais umas outras coisitas. Vou dando notícias.

2. Boa viagem, Pedro!

Confesso uma pontinha de inveja, mas não vou rogar nenhuma praga e espero que, tal como das outras vezes, vás e voltes de Alfa Romeo.

Tens é de fazer uma reportagem aqui para os agarrados.

Eu um dia também quero voltar a Itália, mas desta vez de Fiat antigo...

3. Vai correr tudo bem, vai ser mais uma daqueles epopeias para contar daqui a 20 anos!

4. Bem, é uma iniciativa louvável e que, tenho de confessar, me deixa uma pontinha de inveja!

Quem me dera ter disponibilidade para poder fazer o mesmo... mas além da profissão (que me limita a escolha do período de férias), a família e o orçamento também travam essas ideias. Mas ainda não perdi a ideia de levar o Spider de volta ao país de origem, talvez seja para o 50º aniversário... quem sabe?

Renovo o comentário do João... a malta aqui vive é de material documental para colorir a história... queremos FOTOS! :lol:

Venha de lá um retrato da "penca" desse JZ, que acho que ainda nunca vi nenhum nacional...

Um abraço e tudo de bom para esta aventura!

5. As fotos, as fotos! É verdade.

Aproveito estas que tenho das outras viagens:

Alfa Romeo 1750 Gtv 1969:
    [sharedmedia=core:attachments:301828]

Alfa Romeo Giulia Sprint Gt Veloce 1967:

[sharedmedia=core:attachments:301829]

Alfa Giulia 1300 Ti:

Em relação ao Zagato podes vê-lo nas fotos da minha garagem.

Moises Trovisqueira gostou disto.
  6. Há quem queira ir a Inglaterra, e vai (mais tarde ou mais cedo), por isso...

Boa sorte... ;)

miguelcristovao gostou disto.
  7. Boa viagem! Mais uma excelente iniciativa by Alfa Romeo team B)
    Tive possibilidade de ver o "foto-report" da viagem de 2010 e fiquei maravilhado. Fico a aguardar o próximo!

8. Foi tudo à pressa, mas ainda consegui fazer uma revisãozita ao carro hoje. Amanhã de manhã partimos e, se tudo correr bem, chegaremos quinta-deira à noite... o problema é a valente gripe que me anda a chatear.

Vou dando notícias.

9. Ora então: BOA VIAGEM!

Pedro Pereira Marques gostou disto.
  10. Pedro, apesar do nosso alfismo bem distinto, continuo a achar q é mt mais o q nos une que o que nos separa, e este tópico é uma prova disso... Vais realizar ela 3ª vez aquilo que é um sonho meu de há já alguns anos... Desculpa lá mas vou beber a informação que vais depositar neste tópico numa perspectiva de investigador a olhar prá cobaia... :lol: :lol: :lol: :lol:

Espero que o JZ se porte à atura (basta a normalidade) pra não dar motivos a ouvirmos novamente bitaites já gastos...

Espero que o som do bialbero te afugente a gripe e que corra tudo pelo melhor... Estou a torcer pelos 2 (tu e o JZ)! Forza ragazzi!

Pedro Pereira Marques gostou disto.
  11. Grande aventura :) Boa viagem!

12. Invejavel, sdm duvida!
    Boa viajem e mantem o pessoal informado, please!

Pedro Pereira Marques gostou disto.
  13. Eh..mão na roda! Cuidado com as avarias dos carros italianos... ;) são dramáticos como a ópera..!
    Estou a brincar! Tenho a certeza de excelente estima e estado do mesmo e com bons piloti a coisa vai segura até à China se for preciso! E de Zagato devem ser, provavelmente os primeiros exploradores nacionais..digo eu!?
    Deve ser uma aventura e pêras!

Estou com "inbejice" como se diz no pastor..

Boa viagem! E esperamos por uma história ilustrada, claro!

14. Pedro,

Que corra tudo pelo melhor e que o Zagato se porte como deve de ser. Vai dando novidades, quero seguir de perto as incidências.

Um grande abraço e muitos parabéns pela iniciativa, é um dos meus sonhos também

15. Pedro,

Acabei de ficar no último lugar da fila dos "com inveja".

Obrigado pela partilha, parabéns pelas viagens já feitas e bons kms nesta. Os agarrados estão à espera das fotos.

Quanto a avarias, á minha perspectiva é, "um dia vai ter de acontecer". Em 96 fiquei em Salamanca num regresso de França na minha VW Type 2 Split de 63, ( não era a primeira nem a segunda vez que fazia a viagem e já tinha 100.000 nas minhas mãos).

Acontece.

Boa viagem!

nuno granja

16. Break a leg

17. Grande Pedro!!
    Antes de mais, que corra tudo bem!! ;)

Outra coisa...

Seria possível saber, em traços gerais, como foi feita a plananificação desta viagem?
    Rotas, estradas nacionais/outras vias; média calculada de velocidade, km's diários a percorrer, dormidas, turnos de condução/pausas para descansar, etc etc...

Sem querer estar a ser "xato", agradecia.. ;)

18. Só agora vi, a data de partida é hoje!! Já devem ir a caminho!!! :eek: :eek: :D

19. Espero que esteja a correr bem esta aventura, e aguardo o seu relato. :D :D :D
    Por curiosidade, que prémio é esse que vão receber e que motivou esta viagem?