A nossa Aventura - Volta a Europa em Clássico em 2015

No OLX está anunciado um Citroen DS com preço muito apelativo... precisa inspeção B, mas se estiver em bom estado (como é indicado no anúncio) pode ser aquilo que procura.
Também no OLX está anunciado um BMW 3.0si que é um dos outros modelos que pondera adquirir.

Parabéns pela coragem e espero que faça relato da jornada. :)
 
Última edição:

Eduardo_Silva

Clássico
De facto não é fácil encontrá-los, mas aparecem. Nas minhas pesquisas rápidas encontrei 3 Coupés, um 1600 e dois da terceria série (não especificam a cilindrada, pode ser 1600 ou 1800).

Este é de longe o mais bonito (1600 da segunda série, o mais divertido de conduzir), mas tem por ali uns pormenores não originais, embora não seja nada de grave, podem servir de base para regatear um pouco:

http://campo-viseu.olx.pt/fiat-124-sport-coupe-1970-1-600-c-c-iid-433505910

Conheço pessoalmente o vendedor deste carro.
Foi todo restaurado a nível mecânico, chapa e pintura à uma meia dúzia de anos atrás.
Caso esteja interessado, posso dar uma palavrinha ao dono.
O preço deve ser bastante negociável... ;)
 
Caro Gomes Miguel,

Em primeiro lugar, os meus parabéns (extensivos à sua mulher) por esta iniciativa. Espero que continue a alimentar este tópico durante e após a viagem.

Vejo que tem este projecto bem pensado e delineado desde há algum tempo, o que é um factor decisivo para que corra bem.

Já trocou aqui ideias com outros Portalistas que lhe deram boas sugestões, pelo que não tenho muito a acrescentar em relação ao que aqui já foi escrito.

Nitidamente, o maior risco que corre advém do pouco tempo que tem para comprar e testar o seu clássico. Mas se os prazos são estes, lá terá que ser...

Apenas aproveito para lhe desejar boa sorte e que apesar do pouco tempo que tem para decidir qual o clássico que vai comprar, que adquira um que verdadeiramente o apaixone.

Pelo que li, o clássico que vai adquirir acompanhá-lo-á em muitos mais kms do que aqueles que pretende fazer neste passeio. Por isso, é importante que as bases para uma relação duradoura sejam lançadas logo desde o início. A parte "racional" é importante (fiabilidade, custo das peças, assistência, etc), mas o lado "passional" também é...

Se a sua relação com este clássico não se vai esgotar neste passeio, sugiro que procure algo que tenha verdadeiramente significado para si (ou porque foi um modelo que passou pela sua família, ou porque é uma marca e modelo de que verdadeiramente gosta, ou porque a motorização é algo de extraordinário...).

Procure um clássico em relação ao qual daqui a algumas décadas este passeio seja apenas uma pequena (mas importante) parte das suas recordações.

Eu sei que o tempo não é muito, mas espero verdadeiramente que encontre um carro com significado para si e que não seja apenas um veículo antigo em que vai fazer um passeio. Porque assim o gozo será muito maior...

Um abraço,

António
 

Joao Cunha

Celicas Clube Português
Excelente ideia,eu também quero fazer o mesmo aliás está na lista do top 10 afazeres antes de ir para o outro lado.
Pela minha vasta passagem por marcas de carro aconselhava sem qualquer sombra de dúvida um simples Mercedes w115,tem discos ás 4 rodas,direcção assistida,são super confortáveis,óptima brecagem e alguns até ar condicionado (já tive um que tinha) e em termos de fiabilidade....é para esquecer.
Deixo aqui a minha dica.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Este já é um pouco menos prático para uma viagem destas, mas não resisti... é tão lindo!

http://malveira.olx.pt/fiat-850-coupe-iid-468262338

À partida tem muito bom aspecto, e sendo bem revisto, era carro para aguentar. Com uns pozinhos de modernidade (um alternador em vez de dínamo, quiçá uma ignição electrónica e bomba de gasolina eléctrica) ficava uma maquininha espectacular. E com um charme difícil de igualar.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Este já é um pouco menos prático para uma viagem destas, mas não resisti... é tão lindo!

http://malveira.olx.pt/fiat-850-coupe-iid-468262338

À partida tem muito bom aspecto, e sendo bem revisto, era carro para aguentar. Com uns pozinhos de modernidade (um alternador em vez de dínamo, quiçá uma ignição electrónica e bomba de gasolina eléctrica) ficava uma maquininha espectacular. E com um charme difícil de igualar.

É uma óptima opção, embora possa ser um pouco lento em AE.

Mas o raio do carro é tão lindo...
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Gomes Miguel,

Sobre "debugging", ou tens muita sorte ou vais ficar a conhecer alguns mecânicos pelo caminho.

Há também a hipotese de eu ter tido sempre muito pouca sorte com os meus carros.

Sobre carros, esta capa parece mesmo dirigida a ti....

KG1_PORT1_zps0cc1f889.jpg

Por um lado já tens aqui uma amostra da diversas tribos, cada um a destacar as vantagens das marcas e modelos que se situam nas respectivas zonas de comforto e por outro parece que as tuas escolhas andarão sempre à volta de carros que de uma forma ou outra sejam "milestones" em termos de design e "aura" (DS, Karmman Ghia, 124 Spider...).
Resumindo um carro que não fique mal à porta de uma hotel nas margens do lago Cuomo, o que para mim é um factor muito importante. Há uns anos, pouco antes de partir para Bruxelas no Scirocco, alguem me perguntou porque é que, tendo um Golf novo na garagem ia de Scirocco.
Eu respondi que quando olho para o carro tenho de o situar no filme em que me imagino e para fazer uma viagem num carro igual aos outros em termos de linhas e "sabor" preferia ir de avião, sempre era mais rápido e barato.
Note-se ainda que um Scirocco MkII nunca completará o cenário à porta de um hotel em Biarritz, tão bem como um Ds ou um 124 Spider...

Para além dos carros aqui mencionados eu juntaria os Volvos, 122 (S duas portas...) e P1800, fiáveis, confortáveis, potentes qb e com uma linhas interessantes.

Os coupés e cabrios Peugeot serão também excelentes opções a todos os niveis

Em termos de fiabilidade eu iria para os carro suecos ou alemães, que do meu ponto de vista, situam-se na tal zona de conforto. No entanto um Mercedes mal tratado vai ser sempre um pesadelo e ainda por cima caro.

Sobre os VW ar, nomeadamente o KG, são carros fiáveis, desde que mantidos conforme as especificações da marca e utilizados dentro dos parâmetros da época em que foram concebidos.

KG1_PORT2_zpscc7f48f0.jpg

Eu escolheria sempre uma versão 1500 ou 1600, com eletricidade a 12v, discos na frente e caixas mais longas.
A versão 1500 seria a minha escolhida. A carroçaria ainda tem grande parte dos detalhes da 2ª série, a primeira "low light" é pouco prática, está fora do price range e os 1200 limitados a nivel de potência. Terá alguns quilos a menos relativamente ao 1600 que já parachoques grossos, o que compensará em parte a diferença de 6cv (44cv) para os 1600(50cv).
O 1500 será também mais económico.

Na entanto é um carocha em fato de treino e todos sabemos que o fato de treino não faz o atleta.

Se estiverem em bom estado não trarão problemas de maior em longos percursos, o consumo andará à volta dos 10L/100km com tendência para baixar se for um 1500 bem conduzido e em bom estado.
São simples e fiáves e com menos probabilidades de ter problemas. Só o facto de serem refrigerados a ar/óleo e sem electrónica, elimina logo metade das fontes de problemas.

As peças são abundantes e pouco caras, mas deves ter cuidado com algumas reproduções de pouca qualidade.

Os bancos são desconfortáveis para os standrats actuais e sem apoio lateral, o que em estradas de montanha se torna cansativo.
Com chuva vai embaciar muito e com calor vais ter de andar com os vidros abertos.
Terás de levar as bagagens dentro devido ao facto de a mala estar praticamente preenchida pela roda sobressalente e depósito de gasolina. Podes sempre instalar uma "verónica"...

Sendo um motor refrigerado a ar/óleo, vais ter de levar uma lata de lubrificante e corrigir o nivel de óleo todos os dias de manha. Nestes carros convém mudar o óleo a cada 5000kms sem esquecer de limpar o o filtro...

Amanhecer em Ourique, a verificar o nivel de óleo na primeira viagem, no meu primeiro carro (1983)...

OLD_NONE2-1.jpg


Poderás ainda fazer melhorias, por exemplo eu nunca iria para uma viagem dessas com platinados e os bancos de origem deixam muito a desejar em termos de conforto em longas distânciaa.

Embora creio que não te digam nada, a nivel de VW ar, os type 3 são talvez o melhor compromisso, aqui o meu 1600 TL "Fastaback"...

T3_FastBack_73.jpg

Falando de carros no cenário,

Na Normandia (França), o Scirocco num dos parques de hotel que até hoje tive o prazer de "ajudar" a compor...

Militares_Scirocco_zpse2a1e1ff.jpg

O Scirocco em frente hotel em Edam (Holanda) ...
Edam1_zpsc6791f08.jpg

O Audi numa casa de turismo rural na Normandia (França), nesta fase eu ainda não tinha o treino dos RRs, para escolher o melhor ângulo de modo não aparecerem outros carros.

Vilet1_zps186dd7db.jpg

... e no Mont St MIchel, também na Normandia...

StMich_Nuno_zpsd206bac1.jpg

O 1303 LS algures no norte de Espanha (1987)...
13031.jpg


Na minha fase de VW ar o hotel na zona de Biarritz era mais isto...

FRANCA_T2-1.jpg

Antes dos VW ar, tive outras fases em que levava o hotel às costas...

RZ1-1.jpg

RZ3-1.jpg

RZ2-1.jpg

À partida da primeira viagem que fiz...

CASALTRIAL1.jpg

Fui do Porto a Coimbra na minha "Casal trial" ver o festival "Só Rock 81" em 1981.



Debugging à parte estou com uma inveja do catano...


nuno granja
 

Anexos

  • KG1_PORT1_zps0cc1f889.jpg
    KG1_PORT1_zps0cc1f889.jpg
    97.8 KB · Vistos: 16
  • KG1_PORT2_zpscc7f48f0.jpg
    KG1_PORT2_zpscc7f48f0.jpg
    113.1 KB · Vistos: 17
  • OLD_NONE2-1.jpg
    OLD_NONE2-1.jpg
    38.8 KB · Vistos: 17
  • T3_FastBack_73.jpg
    T3_FastBack_73.jpg
    123.8 KB · Vistos: 17
  • Militares_Scirocco_zpse2a1e1ff.jpg
    Militares_Scirocco_zpse2a1e1ff.jpg
    106.4 KB · Vistos: 17
  • Edam1_zpsc6791f08.jpg
    Edam1_zpsc6791f08.jpg
    146 KB · Vistos: 17
  • Vilet1_zps186dd7db.jpg
    Vilet1_zps186dd7db.jpg
    150.8 KB · Vistos: 17
  • StMich_Nuno_zpsd206bac1.jpg
    StMich_Nuno_zpsd206bac1.jpg
    63.3 KB · Vistos: 17
  • 13031.jpg
    13031.jpg
    31.7 KB · Vistos: 17
  • FRANCA_T2-1.jpg
    FRANCA_T2-1.jpg
    61.7 KB · Vistos: 17
  • RZ1-1.jpg
    RZ1-1.jpg
    47 KB · Vistos: 17
  • RZ3-1.jpg
    RZ3-1.jpg
    43.9 KB · Vistos: 17
  • RZ2-1.jpg
    RZ2-1.jpg
    63.1 KB · Vistos: 17
  • CASALTRIAL1.jpg
    CASALTRIAL1.jpg
    39.8 KB · Vistos: 17
Última edição:
OP
OP
Gomes Miguel

Gomes Miguel

Clássico
Meus caros,

A todos vós, sem exceção um muito obrigado pela ajuda e pelas palavras motivadores. Noto realmente uma qualidade neste fórum difícil de igualar e não estou nada arrependido em me ter registado e lançado esta aventura aqui dentro.


Ainda estou indeciso quanto ao carro e, infelizmente, por motivos profissionais só em Fevereiro vou ver os 5 ou 6 que tenho na lista já partilhada.

Amigos dos fiat's, adoro o 124 coupé, mas não é a escolha da minha mulher! Nós, felizmente, estamos a fazer isto a dois... desde o planeamento do carro, itinerário, locais a visitar, estilo de viagem etc... Não era, propositado dizer que o 124 coupé é o carro que eu quero e ponto final. De qualquer maneira devemos incluir na lista para visitar.

A escolha dela recaiu sobre 2 carros específicos, a minha recaiu sobre 4 e o único denominador comum entre eles todos foi o Karmann Ghia.

Existe algo que acrescento ao tópico que ainda não tinha falado. A beleza que comprar, independentemente qual seja, dificilmente (queria ver se nunca) irá ver as mãos de um mecânico. Embora trabalhe na aeronáutica e seja licenciado numa engenharia em que a electrónica abundava, tenho um passado na mecanica (o meu pai) e já trabalhei num restauro, embora não tenha grande experiência. Estou disposto e tenho fome em aprender tudo o que haja sobre o carro que comprar, mas conhecendo as minhas limitações iniciais, acho que o karmann ghia e as sua genesis simples, era sem duvida uma opção em conta.

António Rodigues e Nuno Granja, mais uma vez, muito obrigado pelas palavras.
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Primeiro que tudo, os meus parabéns pela iniciativa... como compreendo!

Eu também sou mais um maluco que já fez bastantes viagens por essa Europa fora, mas ainda sou mais maluco que os outros porque fui sempre de Alfa Romeo, o tal que dá problemas.

Aqui ficam umas fotos de algumas:

1782784.jpg

6709056.jpg

j933.jpg

6wi3.JPG

87aw.jpg

Das experiências que tive tenho a salientar que, em relação á segurança, muitas vezes um carro rápido é mais importante do que um com travões de disco á frente. Se não conseguirmos acompanhar o trânsito moderno com o nosso clássico a viagem rapidamente se torna numa amargura. Dá gozo olhar mais para a frente do que para trás, enerva saber que somos um empecilho e quando os camiões apitam atrás de nós para andarmos mais depressa o gozo ficou na nossa imaginação. O karman Ghia que conduzi era assim e não quero fazer uma viagem num carro desses, aquilo é bonito e até pode ser fiável, mas manter 120 ou 130 é difícil.

Sem querer entrar na discussão das marcas e modelos (quem sou eu para isso!!!) ;) o que é realmente importante é ser minimamente rápido e estar em boas condições mecânicas, o conforto depende apenas da companhia...

Em relação ao Sapo, também eu tenho um e não me aventuraria na Europa com esse carro. Até pode ser confortável (demais) e rápido, mas se acontecer alguma avaria pode ser mesmo o fim da viagem quer pela mão de obra especializada, quer pela raridade de algumas peças e quer pelo preço proibitivo de algumas. Não aconselho. Se tivesse que ir de DS, comprava um por 30.000 euros e nunca um por 4.500 o primeiro sairia no final MUITO mais barato.

Se tivesse que fazer uma outra viagem pela Europa, neste momento escolheria uma Alfa Romeo Berlina 2000 ou 1750, são baratíssimos e extremamente fiáveis, mas isso sou eu...

Um abraço,
Pedro Marques
 

Anexos

  • 6709056.jpg
    6709056.jpg
    59.6 KB · Vistos: 17
  • 1782784.jpg
    1782784.jpg
    33.3 KB · Vistos: 17
  • 87aw.jpg
    87aw.jpg
    87.3 KB · Vistos: 17
  • 6wi3.JPG
    6wi3.JPG
    55.7 KB · Vistos: 17
  • j933.jpg
    j933.jpg
    60.4 KB · Vistos: 17
Parabéns! A aventura já começou.
O gozo começa no planear a viagem - época do ano, itinerários a seguir, locais a visitar, etc...
Claro que um dos detalhes principais é o carro com que se vai partir à aventura. E se essa férias vão ser este ano, então há que decidir muito depressa e muito bem (não é fácil...).
Nos finais dos 80's percorri boa parte da Europa(antiga Jugoslávia incluída) num Fiat Uno 45s dos primeiros, com bem mais de 100.000kms e um capotanço no cadastro. Lembro-me de na altura me terem dito que eu era louco em ir fazer uma viagem de +- 15000kms numa "coisa" daquelas. Fui, vi coisas que não volto a ver pois já não existem, voltei e esse carro ainda resistiu mais alguns anos. Era um Fiat, e se acontecesse algum imprevisto onde quer estivesse havia sempre alguém por perto para desenrascar!
Acho o orçamento atribuído para compra de carro + viagem muito curto. A despesa com o carro não termina com a compra(muitas vezes é precisamente aí que começam os gastos não previstos...). A juntar à despesa de compra haverá sempre( e na melhor das hipóteses...) algumas partes a melhorar/fiabilizar. Estamos a falar de carros com 40 anos!
Mas a opção tem de ser tomada!
Como vai ser uma viagem a dois, o espírito de aventura a dois e o glamour estarão com certeza presentes. Há que viajar com estilo!
Assim, os "4 portas" ficam excluídos.
Da lista restante eu escolheria o KG.
Mas não seria a minha 1ª escolha.
Para uma viagem dessas, as minhas permissas seriam:

Carro minimamente robusto e fiável, com pouca e fácil manutenção.
Carro que tenha espaço suficiente para dois mais a bagagem de aventura.
Carro que seja minimamente cómodo para dois e que permita viajar em razoável velocidade de cruzeiro. Que tenha boa condução em estradas secundárias mas se for necessário também em auto estrada.
E "last but not the least" um carro que, como diz o Nuno Granja, complete o cenário tanto à porta de um hotel em Biarritz como noutro local qualquer.

Exacto, teria que ser um descapotável.

1ª escolha - Fiat 124 Spider
2ª escolha - MGB


Boa viagem!
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
(...)
Acho o orçamento atribuído para compra de carro + viagem muito curto. A despesa com o carro não termina com a compra(muitas vezes é precisamente aí que começam os gastos não previstos...). A juntar à despesa de compra haverá sempre( e na melhor das hipóteses...) algumas partes a melhorar/fiabilizar. Estamos a falar de carros com 40 anos!
(...)

Ora aí está um ponto importantíssimo. Tenho um exemplo muitíssimo recente que corrobora esse argumento.
António, lembras-te de em Abril de 2014 o meu pai ter comprado um Fiat 1500 azul de 1963?
Pois... o debugging terminou hoje.
Andamos com o carro várias vezes e os problemas foram aparecendo...
Os últimos foram um parafuso estragado no diferencial e os travões com algum ar no circuito.
Hoje o mecânico entregou o carro e, quase um ano depois, está perfeito, segundo a mensagem que recebi do meu pai.

Miguel, não estamos a ser agoirentos nem desmotivadores, mas o facto é que os problemas podem de facto surgir.
O Karmann Ghia é uma boa opção, mas tem as desvantagens que o Pedro Marques e o Nuno Granja referiram - não é propriamente o carro ideal para andar minimamente depressa e não é o cúmulo do conforto.
Mas se é esse o eleito, força na compra, na preparação e na viagem em si.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
"Das experiências que tive tenho a salientar que, em relação á segurança, muitas vezes um carro rápido é mais importante do que um com travões de disco á frente. Se não conseguirmos acompanhar o trânsito moderno com o nosso clássico a viagem rapidamente se torna numa amargura. Dá gozo olhar mais para a frente do que para trás, enerva saber que somos um empecilho e quando os camiões apitam atrás de nós para andarmos mais depressa o gozo ficou na nossa imaginação. O karman Ghia que conduzi era assim e não quero fazer uma viagem num carro desses, aquilo é bonito e até pode ser fiável, mas manter 120 ou 130 é difícil.


Um abraço,
Pedro Marques"


O Pedro referiu este aspecto não negligênciavel sobre carros lentos e eu ainda acrescentaria;

Um carro rápido e sobretudo com bom binário torna a viagem mais relaxada e confortável, porque escolhemos o ritmo (e o consumo) e toca desfrutar a viagtem.

Num carro lento haverá muitos momentos laboriosos e stressantes que tirarão parte da piada à viagem.
Na minha fase dos VW ar nunca me ralei com estes detalhes, mas se calhar tinha a ver com a época e a idade.

Hoje, se calhar notava.


nuno granja
 
OP
OP
Gomes Miguel

Gomes Miguel

Clássico
Não comprarei o Karmann Ghia se ele não conseguir manter uma velocidade de autoestrada na ordem dos 120km/h. Mas acho que não terei problema se comprar um com a motorização de 1500cc, as versões pós 1967 acho que já conseguem ser minimamente rápidas para a função.

Mas meus caros, ainda não comprei. A lista ainda está em aberto e a escolha ainda não está feita. Mas a verdade é que se eu fosse amanhã comprar, comprava um KG de 1968...

Vocês acham mesmo que um MGB era uma possibilidade?
 

Luis Manuel

Sprint
Caro Gomes Miguel
Excelente ideia e que invejo
Quanto a minha experiencia, ja percorri a Europa por diversas vezes, sempre de clássico e sempre diferentes.
Acho que deverás ter em consideração que o carro deve ter mala fechada e relativamente grande, pois não estarás sossegado a almoçar ou jantar e deixares o carro um pouco mais afastado e com coisas dentro pousadas nos assentos. Ou até a dormir em qualquer parque de campismo. Estraga-te de certeza a viagem.

A pior e que não desejo a ninguem : de Morris Marina 1.500 diesel - a pior por manifesta falta de velocidade, muito complicado quando o carro tem de velocidade máxima 90 Kms h, e fazer as subidas por essa Europa fora, na fila dos camiões e sentir-me empurrado, não é minimamente agradável. Não tive uma unica avaria, foi mesmo a falta de potencia.

A 2ª pior foi de Citroen : um BX Sport, potente e confortavel quanto baste, mas pouco fiável - desde problemas electricos a ter que estar parado 3 dias por falta de um termostato especifico para aquele carro.

Bastante boa num Fiat 850 sport Coupé. Apenas a questão dos sacos e malas dentro do carro por falta de espaço na mala. Tinhamos que parar para comer apenas onde houvesse sitio para parar o carro a vista e para dormir tirar tudo do carro todos os dias.

Muito boa, apenas um pequeno problema de embraiagem no Triumph Dolomite Sprint.

Muito boa numa Peugeot 504 Renforcé ( Gasolina ), potencia e conforto qb, mas como era a gasolina o consumo foi altissimo e estragou-me todo o orçamento.

A melhor de todas num Alfa Romeo Berlina 2000 - zero problemas, potencia e conforto que baste e consumo relativamente normal.

Posto isto, do teu leque julgo uma boa opção o Mercedes- sou dono de um W115 a gasolina, tem conforto e fiabilidade quanto baste, só acho que deves verificar primeiro o consumo ( o meu é o 2.3- 6 cilindros e gasta cerca de 15 litros ), pois para uma viagem destas é sempre importante.
Quanto ao tema de fiabilidade, acho que apenas deves experimentar bem o carro antes de ires, mas isso não é garantia de zero problemas, pois mesmo se estiverem bem experimentados nada garante que um determinado parafuso ou porca se parta ou se desaperte

Boa viagem e que aproveites ao máximo

Luis Manuel
 

Carlos Vaz

Pre-War
Ora aqui está um tópico deveras interessante! Um daqueles que me faz sentir "inveja"!
A extensa experiencia de viagens em classicos ou pré classicos do Nuno devem ser mesmo tomadas em conta. De resto partilho a opinião geral de que o periodo para resolver eventuais problemas é demasiado curto!
De resto, estou como o Pedro, um Kharman Ghia era certamente uma das ultimas escolhas para uma viagem destas... manter cruzeiros de 120 com um carro destes é, na minha opinião, ficção.
Os Alfas são efectivamente escolhas brutais e as Berlinas tal como refere o Pedro são uma escolha muito sensata e bem adaptada a este tipo de "aventura"... desde logo 118 a 130cv e... cx de 5 velocidades, ou seja: cruzeiros de 120, 130, 140 e até 160 são brincadeira de crianças... e... estão perfeitamente dentro do orçamento.

O 124 Sport Coupé BC que aqui apareceu era outra opção muitissimo boa.

Para uma viagem a 2... (não sei se cabe no orçamento) e com um certo estilo (mesmo tento um "motor de tirar água") um MGB Gt com overdrive era seguramente uma escolha interessante.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Quanto ao KG, nem tanto ao mar nem tanto à terra, um KG 1500 ou 1600 pode viajar a 120 sem grandes problemas (e sem grandes subidas ;) ) mas as recuperações e as ultrapassagens serão sempre "laboriosas".

Nunca tive um KG mas fiz centenas de milhares de kms em VWs ar 1500cc e 1600cc e sei do que estou a falar.

Creio que a opinião generalizada sobre este ponto tem como base o facto de que maioria dos exemplares em Portugal serem 1200cc e esses sim são mais limitados. Por este motivo encontrar um 1500 ou um 1600 também vai ser mais dificil...

Um MGB com overdrive em bom estado poderá ser uma excelente opção. Na penultima Gasoline vem o relato de uma viagem em dois MGBs Gt.

Uma berlina ou coupé Alfa em bom estado também será uma excelente opção. Desaconselharia o Montreal, mas creio que não faz parte da short-list.

Voltando ao cerne da questão o debugging e a compra de um carro que não venha com "traumas" serão os maiores obstáculos.

nuno granja
 
Antes de mais, os meus parabéns pela iniciativa.
Penso que tudo o que havia para ser dito, já foi aqui referido pelos restantes portalistas mas, ainda voltando à questão do modelo a adquirir, e uma vez que será um carro para fazer parte do agregado, este, deverá essencialmente ser um que realmente goste e ponto final. Mas...sempre descapotável :D
 

Marco Reis

marcor
Tenho planos para o mesmo. Não sei se consigo em 2015, até porque já tenho outras ferias-aventura agendadas.

As minhas ideias para carro, recaem num Fiat 127 ou 128 familiare.

Tenho visto algumas aventuras com clássicos e todo-terreno até países africanos, ao estilo do que dá no Travel, e é também um caso de se investigar.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
O Nuno mencionou outro que é um clássico feito para estas coisas, que eu me queria ter lembrado e se varreu... o Volvo 122 S (também conhecido como Amazon). Rápido q.b., estupidamente robusto e fiável, pecará apenas pela dificuldade relativa de encontrar algumas peças se for preciso, mas se o carro for bem preparado daqui dificilmente falha. E conseguem-se arranjar bons exemplares dentro do orçamento.

Pessoalmente, pela falta de performance suficiente para se desembaraçarem no trânsito, não optaria por um Karmann-Ghia. Até o 850 Coupé é mais despachado, com metade da cilindrada...

O ideal é um carro com um bom desempenho estradista, como o Pedro referiu, porque andar a stressar com quem vem atrás tira um bocado o brilho à viagem.
 
Topo