Outra Marca Citroën BX 16 TRS - 1988

Andre calado

Clássico
Garagem
Registo
18 Abr 2026
Membro
#150 / 345
Melhor que 56.5%
Olá a todos,

O meu nome é André e decidi inaugurar o diário de restauro do meu velhinho BX.
Sou um novato nestas andanças pelo que este diário será, para mim, também uma forma de recolher alguns conselhos e aprender um pouco mais. Espero conseguir ir atualizando e apresentar tudo de forma interessante.

Vou começar por recuperar os passos que fui dando, no último par de meses, na recuperação do meu carro até ao presente. Espero que gostem.

O carro foi comprado em meados de março.
Entre as primeiras peripécias, na viagem inaugural para casa, infelizmente, perdi 2 tampões originais. O carro só trazia 3 tampões e não me lembrei de os retirar por precaução. Erro de principiante. 🤦‍♂️

IMG_2945.webp

Guardei o último tampão e gostava de encontrar 3 tampões originais para conseguir completar.

CBB1A68B-8416-4546-9698-C3DB2ED4F5C3.webp

80E2CD4C-14EE-454C-B936-973EA960071B.webp0A022CCD-CB91-4325-89F9-F947C8242691.webp

A nível interior o carro encontra-se razoavelmente bem estimado, tirando alguns pequenos detalhes que comecei por tentar resolver.

image.webp

O volante original já viu melhores dias, por isso foi uma das primeiras peças que decidi trocar. A missão parecia simples: encontrar outro em melhor estado. Mas o problema é que os anos também passaram pelos outros BX, e a oferta não é propriamente abundante. O único volante que acabei por encontrar, num estado impecável, é castanho. Não combina totalmente com o interior, mas é melhor do que o antigo. Vai ficar em funções provisoriamente, à espera que apareça um volante cinzento, ou, em alternativa, preto, que esteja em bom estado.

image.webp

image.webp

O relógio digital já acusava a idade: vários segmentos do visor não estavam a funcionar. Ainda tentei dar-lhe uma segunda vida com limpeza e substituição das lâmpadas, mas o resultado foi o oposto do esperado e deixou de funcionar completamente. Decidi procurar um relógio de substituição, instalei-o e ficou impecável. Além de devolver alguma dignidade ao tablier, garante que, daqui para a frente, não chego atrasado às reuniões. ⏰ 😂

2EB5FF1E-CB25-40B4-ABD9-0ACE3892B71E.webp02C4AB5F-F77E-4BF2-AF35-3371454095D1.webp

Outro pequeno detalhe no interior que me estava a chatear sempre que conduzia: o botão do desembaciador do vidro traseiro. À primeira vista parecia avariado, pois carregava nele e não fazia o característico “click” nem acionava a função. Ao investigar melhor, descobri a razão. Debaixo do volante estava escondido um interruptor improvisado, instalado pelo antigo proprietário para contornar o problema do comando original. Pensei que fosse o botão de Ejectar o passageiro à 007, mas não. 😄 Não gostei da solução e encomendei um mecanismo usado de substituição que, apesar de vir com um botão preto, tinha a parte mecânica em perfeito estado. Bastou transplantar o botão cinzento original e voltar a montar tudo no lugar. O botão voltou a funcionar exatamente como devia e o interruptor improvisado passou finalmente à história. Mais um pequeno pormenor resolvido e uma satisfação por resolver esta engenhoca e restaurar um pouco da originalidade do carro.

16CC3FAD-1DC6-4A13-97C8-83081968AC7F.webpD1D9C769-9CC5-4AC7-88A0-DB4088AE5601.webp76c46a36-d966-4d1a-8dbb-67e426ec4c55.webp837A49C8-FC8A-414B-9D89-795D5FCEF75F.webp
image.webp

Após estes pequenos melhoramentos, decidi renovar a placa da matrícula traseira, que estava em péssimo estado.

4BD4854F-9F76-49EB-BA5A-D265DF5C2536.webp

As perfurações eram cima dos caracteres. Para não os estragar decidi aproveitar apenas o parafuso central e fixar tudo com fita de dupla face. Ficou mais limpo e está bastante seguro. A traseira começa a parecer menos cansada.

AC28A692-61D5-4BB8-984E-0685DDA7F3A8.webp

No exterior há vários detalhes por resolver. O carro trouxe um aileron de borracha desmontado e os furos estão expostos. Os retrovisor muito riscados e o esquerdo está solto e a cair, faltam frisos de borracha, faróis traseiros diferentes, pintura do guarda-lamas esquerdo e porta do condutor completamente baça. Os pára-choques estão a descascar, riscados e descaídos.

IMG_3343.webp

IMG_9242.webp

IMG_9159.webp

No que diz respeito à mecânica, sou um perfeito zero à esquerda. A prioridade passa por verificar correias, sistema hidráulico? O carro está a travar muito bem, direção assistida suave e a suspensão a funcionar. Não faço ideia do que se passará debaixo do capô e o desafio, aparentemente, passa por arranjar uma oficina ou um profissional que me possa ajudar com o carro. Tenho feito alguns contactos na minha zona, mas fica a sensação que só querem ver estes carros ao largo.

É este o cenário atual.

IMG_9297.webp

E com isto, pausa… mas só por um bocadinho! 😅🚗

Chegou a altura de levar o carro à inspeção, por isso os trabalhos ficam em pausa por um instante.

-

Última edição:

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom