Chapa e Pintura Aventura com Mercedes S211 220 cdi do ano de 2003

Bruno Rvca

YoungTimer
Registo
8 Ago 2023
Membro
#162 / 313
Melhor que 48.2%
Caros colegas, venho partilhar convosco a autêntica aventura que tenho vivido com a compra de uma mercedes S211 220 cdi, ao mesmo tempo que tenho esperança de receber alguma dicas que me ajudem a solucionar um autêntico quebra cabeças relacionado com a entrada de água.
Resumindo de forma muito resumida, adquiri a carrinha em questão o ano passado, supostamente a uma família de confiança, e a um preço que me parecia na altura um bom negócio com margem para tratar de eventuais surpresas que pudessem aparecer ao começar a utilizá-la.. Pois.. não podia estar mais enganado.
Fui percebendo com o tempo que a carrinha não podia ter sido mais mal tratada. Um autêntico teste à resistência de um carro que me parece muito bem conseguido para a altura dele.
Felizmente não o conseguiram destruir mas conseguiram fazer bastantes estragos. Mecânica à parte que essa parte já resolvi praticamente toda, estou com um problema grande de entrada de água em vários pontos que não estou a conseguir resolver na totalidade. Quando chovia o carro transformava se praticamente numa banheira. O porta malas enchia de agua, todo o fundo do carro metia tanta agua que subia acima do tecido do forro do chão. Os erros eletronicos eram tantos que só me apetecia entregar o carro para abate. Respirei fundo, esperei que o tempo melhorasse, uma trabalheira para secar toda a esponja que fica no fundo do carro, cablagens todas secas, iniciei a procura da entrada de água. Os pontos de entrada de agua que conseguir perceber e ir resolvendo aos poucos foram:

* Isolamento dos farois traseiros;
* Ventiladores laterais do porta mala;
* Barreiras anti vapor das portas;
* Borrachas de isolamento de todas as portas;
* Furos de drenagem abaixo do pára brisas junto à firewall;
* isolamento da caixa do filtro do habitáculo.

Consegui melhorias significativas, mas continuo com entrada de água com abundância mesmo com pouco chuva. A água agora entra ao que parece por uma costura junto ao pára choques traseiro, pelo que parece por uma costura de chassi (a carrinha sofreu um acidente.. também só percebi depois). Não muita, mas o suficiente para ensopar o forro do porta malas.
Depois entra algures pela frente, não consigo perceber por onde mas fica acumulada no chao, abaixo do forro junto ao pedal do acelarador, ou um pouco mais à esquerda dependendo da inclininação do carro e tenho agua tambem acumulada na base do pilar A no esmo lado (condutor). A água que fica na base do pilar A não me parece que venha de cima, dá me a sensação que entra por outro lado e simplesmente escorre para lá por enchimento de outra travessa qualquer. Não consigo descobrir por onde entra. Pergunta.. a longarina (não sei se é assim que se chama) principal tem ligação desde a frente até à traseira? A agua poderia entrar por alguma costura e acumular na base do pilar?
Foi feito despiste de tubos de drenagem do teto de abrir que estão a escoar bem, e não me parece para brisas mal colado. Alguma dica ou alguém me pode ajudar a perceber quais os pontos por onde a água está a entrar, e por onde a água pode circular dentro do chassi?
Muito obrigado

É uma situação ingrata porque pode ser realmente por muitos sítios, numa primeira avaliação falta verificar a drenagem das longarinas que tem umas saídas de borracha que evitam a entrada de água da estrada.
Já me aconteceu ter um aquário nas longarinas que fazia tchec tchec.

É uma situação ingrata porque pode ser realmente por muitos sítios, numa primeira avaliação falta verificar a drenagem das longarinas que tem umas saídas de borracha que evitam a entrada de água da estrada.
Já me aconteceu ter um aquário nas longarinas que fazia tchec tchec.
Muito obrigado pela resposta e sugestão Nuno. Para aceder aos pontos de drenagem da longarina tenho de retirar a embaladeira de plastico? A questão é que com a carrinha parada sem circular entra mais agua ainda. Por exemplo agora choveu bem por aqui. A carrinha está esctacionada. Fui vê la e voila!.. base do pilar A cheia a transbordar e fundo do piso do condutor com bastante água mesmo.

Nos w202 que conheço melhor é de fácil acesso por baixo sem tirar embaladeiras.

Últimos tópicos

Voltar
Topo Bottom