Um já muito antigo interesse por motos!

@Carlos Vaz partilho da tua paixão por motos embora eu so goste de roadsters, desportivas gosto muito de as ver mas nada mais, nao gosto de as coduzir, muito porque nunca gostei da velocidade em motas a partir de um certo ponto, e porque gosto mais das sensações que uma roadster proporciona.
A minha primeira moto foi uma CB500 verde, que troquei mais tarde por uma das primeiras CB600 Hornet Azul de 1998 que, salvo erro tinha o motor das CBR600 de 95, sendo apenas diferente o radiador que era maior, e o escape, hà quem diga "mito urbano", que a primeira HORNET evolui de uma CBR 600 naked. Depois quando voltei ao Luxemburgo depois da tropa comprei uma Ducati Monster 620IE vermelha de 2002 e mais tarde troquei as duas e comprei uma Triumph Speed Triple 1050 de 2006 branca^^e que é o que tenho actualmente. Se tivesse que trocar , comprava uma harley Sportster forty-eight ou uma iron , mas como não ando muito, muito por causa da familia a Triumph cega para matar o bichinho de vez em quando.

Em motorizadas tenho a Sachs V5 do meu pai, a EFS que era do meu sogro e que me deu ano passado, e a aprilia RX50 das primeiras. de 95 salvo erro.
IMG_0252.JPG IMG_0253.JPG
 

Anexos

  • IMG_0251.JPG
    IMG_0251.JPG
    349.9 KB · Vistos: 1
  • IMG_0252.JPG
    IMG_0252.JPG
    264 KB · Vistos: 29
  • IMG_0253.JPG
    IMG_0253.JPG
    320.7 KB · Vistos: 29
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Pois bem... como disse, isto é ciclico.
Foi um bixo que nasceu no tempo das 50cc em que tive uma Macal Porsche GT igual a esta mas que pintei de vermelho e branco.
Macal.JPG

A minha, como disse, era igual a esta mas acabou pintada de vermelho com umas listas brancas. O motor original tinha desaparecido e montei-lhe um Zundapp de 4 velocidades (o original era de 5) mas com todo o "hardwere" do de 5. Cabeça, parte electrica e um carburador Mikuni 21... foi a minha fiel companheira e o primeiro veículo motorizado em que fiz "o troço".
Tinha a particularidade de lhe trocar de escape de 2 em 2 meses pois ele acabava por se furar de tanto arrastar no alcatrão nas curvas para a direita... refiro-me ao melhor escape que se podia ter na época nestas máquinas: um escape de V5 versão curta... fazia um pequeno angulo e essa zona ficava um pouco mais baixa acabando pr raspar no chão... Ah... claro, a panela de escape tinha 2 furinhos estratégicamente colocados.
As aventuras com esta máquina foram tantas que já nem dá para escolher uma... e a minha experiencia nas duas rodas ficou por aqui... sempre tive vontade de comprar uma mota mas por uma ou outra razão nunca o fiz...
Daí que ciclicamente esta vontade volta.
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Assim, tenho olhado para aquelas que estão (em teoria) ao alcance da minha bolsa e nos dias de hoje, algo que seja prático, bom e adequado a uma utilização alargada, surge mais uma vez um produto com a chacela da Yamaha que foi algo inovador no seu tempo:
Yamaha TDM 850:

Yamaha TDM850 92  3.jpg


Esta sería nos dias de hoje a moto polivalente que eu compraria. Tendo sido lançada, se a memória não me falha em 1991 é também já (até pela idade) merecedora de figurar aqui.
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Como já aqui disse, não sou apreciador de motos antigas ou pelo menos muito antigas... tudo o que vai para lá dos anos 60 começa a parecer-me pouco utilizável.
Por outro lado e apesar da entrada da electrónica quer nos motores quer nas ajudas á condução, o mundo das motas é ainda relativamente analógico.
É possivel ainda hoje comprar motos novas em que a unica ajuda electrónica á condução é o ABS... assim, neste momento vou apresentar o conjunto de máquinas novas que povoam o meu imaginário.

Desde já, temos uma digna sucessora (pelo menos no conceito) das Yamaha SRX-6 do principio do tópico:
Monicilindro de estrada, leve e extraordinariamente ágil, com uma estética no minimo, diferente:

Husqvarna 701 Vitpilen
vitpilen-2020.jpg

vitpilen-701-2020-8-1024x683.jpg


Para mim era exactamente isto, eventualmente com o volante da Svartpilen, mais alto e que permite uma posição mais urbana.
Leves, simples e com material de alta qualidade, Brembo, White Power... era máquina que tinha guarida na minha garagem, já.
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
A R 9 tem várias outras derivações, qualquer delas muito interessante mas esta é realmente a minha preferida e aquela que me levaria os euros.

Falar de R 9 T é quase impossivel sem trazer a sua principal concorrente a belissima Triumph Truxton RS
A marca tem nestas motos "revivalistas" várias opções todas muito interessantes, esta é a que capta a minha atenção... não consigo preferi-lá á R9T mas o contrário também não é verdade... quase se torna bom não ter dinheiro para não ter o embaraço da escolha... ou as 2... ou estaria sempre a pensar na outra... damn good looking bikes...

triumph-thruxton-rs-2020-2-1200x800.jpg

triumph-thruxton-rs-2020-3-1200x800.jpg
triumph-thruxton-rs-20202.jpg
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Continuando nesta senda das motos revivalistas, apresento agora aquela que me parece ser a melhor mistura de todas.
Guarda muito bem a imagem inicial da Z1... especialmente na cor que vos vou apresentar, tem uma excelente mistura entre moderno e clássico.
Atentem no pormenor dos instrumentos, visual clássico com o velocimetro e conta rotaçóes mas enquadrando muito bem o mostrador digital.
Rodas de liga leve que recriam muito bem o desenho das raiadas e um preço muito mais convidativo que as anteriores... porventura com menos caracter mas... a haver uma só escolha, era bem provável que fosse esta.


Kawasaki Z900 RS

Kawa900.jpg

Kawa9001.jpg

Kawa9002.jpg

kawa9003.jpg

Esta numa outra cor, também absolutamente fantástica.

Kawa9006.png

kawa9004.jpg

kawa9005.jpg
 

Hugo_Noronha

Clássico
Boa tarde Carlos

Eu se fosse colocar aqui fotos das minhas motos e das clássicas, estava lixado (risos), tenho lá tanta coisa que já me cansa só de ver

Essa Macal Porsche, motor Zundapp 5, tenho lá uma por casa com o mesmo motor e até tenho uma carenagem original que era usada de fábrica, olha só a diferença

De origem vinha com esta cor, jantes especiais Macal com aros de aluminio, e a dita carenagem

1600783321467.png
 

Fernando Trindade

YoungTimer
(continuação)

Ainda na marca Yamaha e apesar de serem 2 mastodontes de 4 cilindros há 2 máquinas que tenho que referir. uma delas porque tinha na época um equilíbrio de linhas que a tornavam efectivamente muito bonita e pela sua longevidade. Lançada em 1984 a FJ1100 mais tarde declinada em FJ1200 durou até 1996. Uma turistico/desportiva de respeito:
YAMAHAFJ1100-751_2.jpg


A outra Yamaha deste género que não posso deixar de referir trata-se da demonstração da coragem comercial desta marca, lançada em 1993 a GTS 1000 exibia uma frente completamente inovadora sobretudo em relação a grandes fabricantes, exibia também injecção electrónica e ABS, há-de ser sempre sinónimo de inovação:
Yamaha_GTS1000_01.jpg
Essa gts....

Esta foi a minha por 23 anos:

FB_IMG_1624398315352.jpg FB_IMG_1624398405530.jpg
 
Topo