Restauro de BMW 2002Ti de 1970

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
Boas.

Há cerca de um mês tive a oportunidade de adquirir esta máquina diabólica chamada BMW 2002Ti.

Sempre tive o desejo de encontrar um algum dia e finalmente proporcionou-se a oportunidade que não deixei fugir, pois como diz o ditado : " Oportunidade perdida dificilmente volta a aparecer na vida ..." :feliz:

Este 2002Ti foi vendido originalmente para Angola em 1970, tendo sido trazido para Portugal pelo seu primeiro e unico proprietário até ao mês passado em 1973.

Assim sendo, comecei este fim de semana a desmontar o carro para o posterior restauro, aproveitando o facto do tempo não estar famoso, o que me fez ter tempo para desmontar o interior com calma, catalogar todas as peças, parafusos, etc...á medida que ia retirando do carro.

Abaixo seguem umas fotos com o carro ainda inteiro e os avanços já efectuados durante este fim de semana, sendo que todo o interior do carro se encontra neste momento já desmontado, arrumado e catalogado ;) .

O veiculo trabalha e circula normalmente, isto apesar de ter estado parado dentro de uma garagem durante alguns anos.

A côr original era o Colorado ( laranja ), o anterior proprietário fez a asneira de o pintar de azul, mas irei pintar mais tarde o carro na sua côr original, pois considero o laranja uma das cores mais bonitas da série 02 ( existiam dois laranjas, o colorado mais claro e o inka, o laranja mais escuro ), além disso é minha intenção fazer este restauro de forma a colocar o carro o mais original possivel, pois segundo o meu conhecimento em Portugal apenas existem 4 BMW's 2002Ti conhecidos , sendo que apenas dois circulam e outros dois estão em processo de restauro ( incluindo este ).

Nas fotos depois do tablier desmontado pode observar-se a côr original do carro.

O carro têm um espelho retrovisor que não é dele ( parece ser de uma Peugeot 504 ), mas tenho um original para lhe colocar. No entanto têm ainda a antena original, com a ponta de rubí da Hirschmann, que foi a primeira vez que ví em todos os 02 que conheço.

Como pontos negativos a tratar de chapa, temos as situações que as fotos documentam, alguns podres localizados nas cavas das rodas traseiras direita e esquerda e nas portas de ambos os lados. No entanto tudo o resto está impecável, capot de motor e mala impecáveis e os fundos que estão sem qq vestígio de ferrugem como se pode ver nas fotos onde o carro já se encontra sem as alcatífas.

Já tenho painéis de portas novos para aplicar depois, assim como dois guarda lamas da frente esquerda e direita tb novos, só me falta arranjar o fundo do pneu suplente que tb terá de ser restaurado ( tipico nos BMW 02...o_O ).

Na traseira o antigo proprietário resolveu abrir dois buracos para colocação de colunas, que irão tb ser obviamente tapados.

O tablier está rachado em vários locais, mas tenho já um tablier completo para este modelo na minha garagem que está impecável :cool:

Igualmente tenho um conjunto completo de bancos que estão impecáveis para colocar neste carro, dado que os que ele tem estão bastante acabados....infelizmente o que eu não tenho são as forras das portas para ele, pois as que lá estão estão cheias de parafusos para serem seguras ás portas....:wacko:

Assim que existirem mais avanços vou colocando mais fotos, ainda tinha mais fotos mas não as consigo colocar para já.

De seguida passarei á desmontagem do exterior ( frisos, faróis, farolins, simbolos, etc...) e finalmente será a vez da parte de baixo do veiculo ( caixa, diferencial, etc...etc....) e do motor.

Caso queiram dar ideias para o restauro...sugestões são sempre bem vindas !! :D

Saudações Clássicas

Jorge
 

Anexos

Rui Rego

bmw2002t
De facto o Ti é uma maquina diabolica, muitos parabens pela sua aquisição, no que diz respeito a sugestões não tenho nenhuma pois acredito que sabes bem o que fazes, se tiveres alguma duvida ou opiniao sobre um ponto concreto aí ja posso te ajudar.

Força com o restauro, que esse Ti veio parar a boas maos.
 

Ricardo Moreira

Moreira
Portalista
Bela máquina!! ;)

É bom ver mais um carrinho levar o tratamento que merece, ainda mais sendo um Ti.

Parabéns Jorge e força no restauro.

Vai colocando fotos consoante os progressos do restauro.

Moreira
 
Oh capitalista andaste a dar forte no fim de semana pah! :D

Essa cor é a que estava escondida debaixo das cavas das rodas do meu 2002, apesar de supostamente o carro ser chamonix...
Ou seja, em alguma altura da sua vida, o meu carro levou uma carroceria diferente, daí os faróis quadrados, aquela frente e instalação de 6 fusíveis e o número de chassis a começar por "QS" (quadro de substituição?)

Se precisares de ajuda apita.

Abraço

Pedro Henriques
 
Estou a ver que deste inicio à hostilidades, e que já tiraste o carocha da garagem: gear_grin:
Força com isso se precisares de ajuda diz, de preferência ao fim de semana.
 

Jose Ramos

Bimer Convicto
Boas Jorge , agora que vi as fotos do Ti como está espero por velo ao vivo pois pelos teus outros carros que vi até agora sei que vai ficar irrepreensivel , eheheheheh
Bom restauro e se precisares de ajuda já sabes apita que tudo se arranja.Té 5ºfeira.
Jose Ramos
 

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
Restauro BMW 2002Ti 1970 - UPDATE 02-10-2006

Boas a Todos.

Já efectuei mais alguns avanços na minha máquina :huh:

O interior encontra-se neste momento totalmente desmontado, incluindo portas, sofagem, falta só mesmo o forro do tejadilho que vou deixar para o fim, antes da pintura do carro.

Ao nivel do chassis e laterais traseira, foram arrancados todos os betuminosos do veiculo através da aplicação de uma combinação de pistola de ar quente e espatula...

Após dois dias de guerra e três bolhas na mão, lá conseguí arrancar os cerca de 25kgs de alcatrão que fazem a insonorização deste modelo - Esta operação é algo que poucos fazem, pois dá um trabalho enorme, mas é mandatória, pois nunca se sabe o que se esconde debaixo das placas de betuminoso antigas, e no meu caso concreto descobrí um pequeno buraco junto á junção das 3 placas de frente, no local do condutor, que as imagens documentam, e que iria ficar tapada caso não tivesse arrancado o alcatrão....;)

Tirando este pequeno buraco, o chassis está de facto em excepcional estado de conservação. Depois da pintura irá levar novas placas de betuminoso e assim sei a 100% em que estado se encontra o chassis do veiculo :feliz:

A instalação electrica encontra-se catalogada através de etiquetas brancas para que mais tarde não hajam esquecimentos do tipo : " Hann...Este fio servia para ? "...:huh:

Abaixo seguem mais umas fotos dos avanços - Proxima fase : Desmontagem total do exterior !

Saudações Clássicas

Jorge
 

Anexos

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Bom trabalho amigo Jorge!!!

Mas vale bem a pena, sendo um 2002Ti !

E o carro, pelas fotos, está em muito bom estado geral de chapa...Pois tive a "sorte" do meu E21 323i estar em bom estado de chapa nos interiores, a parte das embaladeiras ( as tuas estão boas? ) que foram novas...

Continuação de um bom trabalho...Pois terás uma máquina "infernal" em condições, vale bem todo o teu esforço e trabalho!

força!

Vejo-me no futuro a fazer algo semelhante também num 02.

Saudações clássicas...
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Que dizer? Um restauro que segue todas as regras e boas maneiras... que sorte esse Ti ter ido parar a boas mãos!

Exigimos :)gear_wink2:) a continuação do diário de restauro.

Obrigado por partilhar!
Vitor Reis
 

duarte nuno

YoungTimer
os meus parabens, ainda bem que esse 2002 ti vai ser recuperado, o meu 1602 tambem tinha essa antena com a ponta em ruby, que saudades eu tenho desse carro:rolleyes:
continuacao de bom trabalho.;)
 

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
Obrigado.

Em brevo vou postar mais avanços no restauro, assim como alguns extras de época para este carro da BMW que tenho adquirido e que vou colocar na maquina ;)

Cumps

Jorge


duarte nuno disse:
os meus parabens, ainda bem que esse 2002 ti vai ser recuperado, o meu 1602 tambem tinha essa antena com a ponta em ruby, que saudades eu tenho desse carro:rolleyes:
continuacao de bom trabalho.;)
 

Miguel Fruter

YoungTimer
Fantastico!!!

Eu tb tou a recuperar o meu 1600...

Eu comprei um livro sobre restaurar o modelo 02 e pareceu-me existir modelos 02 com ar condicionado é isso verdade?
 

Rui Rego

bmw2002t
Miguel Fruter disse:
Fantastico!!!

Eu tb tou a recuperar o meu 1600...

Eu comprei um livro sobre restaurar o modelo 02 e pareceu-me existir modelos 02 com ar condicionado é isso verdade?

È verdade sim senhor.
 
Miguel Fruter disse:
Fantastico!!!

Eu tb tou a recuperar o meu 1600...

Eu comprei um livro sobre restaurar o modelo 02 e pareceu-me existir modelos 02 com ar condicionado é isso verdade?
É verdade sim senhor, ainda há poucas semanas andei num com o AC a funcionar. Maravilha!
Ando com vontade de mandar vir um dos EUA, pois muitos dos os 2002 que para lá iam tinham essa opção.

O Jorge Ribeiro, que não para quieto, conseguiu arranjar um 02 com isso numa sucata, e lá conseguiu arrancar aquilo do carro por um preço... conseguiu enganar o sucateiro: :D e olhem que é difícil.
 

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
He,He....

Grande Malandro, lá me estragas-te a surpresa.....;)

Mas ainda tenho mais umas coisitas aki para colocar na mákina, mas só vou revelar ( e k fotos ) dentro de alguns dias... :huh:

Tenho de ter tempo para tirar as fotos e depois fazer o report.

Saudações Clássicas

Jorge


Jorge Faustino disse:
É verdade sim senhor, ainda há poucas semanas andei num com o AC a funcionar. Maravilha!
Ando com vontade de mandar vir um dos EUA, pois muitos dos os 2002 que para lá iam tinham essa opção.

O Jorge Ribeiro, que não para quieto, conseguiu arranjar um 02 com isso numa sucata, e lá conseguiu arrancar aquilo do carro por um preço... conseguiu enganar o sucateiro: gear_lol2: e olhem que é difícil.
 
Topo