Quizz automobilístico.

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Em primeiro lugar quero pedir desculpas pela demora em colocar um novo desafio.

Para isto não ficar parado mais tempo aqui vai uma perguntazita de algibeira mas fácil.:blush:

Que carro da ultima década do século passado foi lançado no mercado pintado com cores que representavam as quatro estações?
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Nissan Figaro?
A Dongfeng está agora com essa ideia na calha através do Lingzhi Plus Travel Edition.
E está certíssimo

Apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 1989, o Nissan Figaro era um projecto especial da Nissan que, utilizando o algo cinematográfico slogan ‘Back to the Future’, pretendia mostrar novas avenidas para o desenvolvimento dos carros de nicho do futuro. Baseado na primeira geração do Nissan Micra, o Figaro era um descapotável 2 + 2, fabricado para o ano-modelo de 1991, na Aichi Machine Industry, e comercializado exclusivamente no Japão nas Nissan Cherry Stores.​

1629072298563.png
Pale Acqua (Verão)

O Figaro utilizava um motor turbo de 987 cc, com 76cv acoplado a uma transmissão automática de três velocidades que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 170km/h. A carroçaria do Figaro era um descapotável de perfil fixo, modelo antiquado em que os elementos laterais superiores da carroçaria permanecem fixos, enquanto a capota em tecido se retrai em conjunto com um painel sólido com uma janela traseira em vidro. O design nitidamente retro faz lembrar vagamente o Gutbrod Superior, um medíocre carrinho alemão comercializado entre 1950 e 1954.

1629072413836.png
Lapis Grey (Inverno)

Este tipo de carroçaria, relativamente comum nos anos quarenta e cinquenta, quando foi muito utilizada por muitos modelos como os Renault 4CV (1947), Peugeot 203 (1948) Vespa 400 (1957), Citroën 2CV (1948), Nash Rambler Landau (1950) e Fiat 500 de 1957, foi na prática recuperada pelo Figaro tendo depois sido utilizada em alguns veículos com menor (Citroen C3 Pluriel) ou maior êxito (Fiat 500 de 2007). Outra curiosidade são os guarda-lamas dianteiros que para baixar o peso do veículo são de materiais plásticos.​

1629072490996.png
Emerald Green (Primavera)

O equipamento muito rico incluía bancos em pele de cor marfim com chassis em cor contrastante, ar condicionado, leitor de CDs, botões em estilo baquelite e cromado, pintura suave na parte superior do painel, velocímetro com acabamento cromado e conta-rotações cromado com relógio embutido. As cores da pintura externa representavam as quatro estações: Topaz Mist (outono), Emerald Green (primavera), Pale Aqua (verão) e Lapis Grey (inverno).​

1629072542008.png
Topaz Mist (Outono)

No início, estava prevista a produção de 8.000 Figaros mas para satisfazer a imensa procura foram produzidos mais 12.000 exemplares. Assim acabaram por ser produzidos um total de 20.073 exemplares no único ano de produção em série, alegadamente todos com direcção à direita. Só para chatear já vi um em Portugal com volante à esquerda. Uma percentagem considerável dos sobreviventes destes carros têm sido importados para a Europa sendo bastante comuns em Londres e nos Países Baixos.​

Próximo desafio sff
 

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Então também vou seguir sem recorrer a fotografias (pelo menos para já).

O que - ao que este Portal interessa - têm em comum as cidades de Nagakute e Melbourne (e cuja origem remonta aos EUA do pós-guerra)?
 
Última edição:

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Não. Vou dar mais uma pista - o automóvel em causa é comum a Nagakute, a Melbourne e também ao Brasil (aqui não posso ser mais específico sob pena de dar a resposta).
Para encontrar outros exemplares temos de atravessar o Atlântico norte.
 

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Sabem qual é o objeto da fotografia com as estatuetas? É um Ford, mas não é esse o carro americano que está aqui em causa.
O @João Paulo C. Ribeiro deu uma indicação importante relativamente ao primeiro dos locais que eu indiquei, mas é preciso lembrar que estamos no portal dos "clássicos" e é nestes que nos devemos focar.
Perguntem-se, qual era a coisa que todos gostaríamos de ver se lá estivéssemos?
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Vamos lá ver...

Em Nagakute também existe o museu da Toyota. Portanto será um automóvel que tenha laços com Melbourne e cujo desenvolvimento se tenha feito na América... E esteja no Museu Toyota?

Um Holden?
 
Topo