Quizz automobilístico.

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Esqueci-me completamente disto. Desculpem!

Vamos meter isto a andar...

O que é que têm em comum o Alpine A110, o Fiat 1500, o Jaguar Mark X e o Volkswagen Type 3?
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Ora bem...

Por lapso coloquei a imagem de um carro que foi construído em exemplar único no Quizz Júnior. Como acho que o carro é suficientemente interessante coloco-a agora aqui e deixo três pistas:

- É italiano

- É de baixa cilindrada

- Foi vendido recentemente depois de ter estado escondido em colecções particulares por mais de trinta e cinco anos


1620467892600.png
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Já li algures , mas sem certeza , não é um protótipo Lancia 1600?
Certíssimo mais uma vez

O projecto deste carro foi ideia de Alejandro De Tomaso, proprietário da Carrozeria Ghia, que, no final dos anos 1960 pensava que poderia convencer a Ford a comprar a Lancia se ele pudesse demonstrar que a empresa teria no futuro a capacidade de rivalizar com a Ferrari. Para isso nada melhor que construir uma montra tecnológica do que se poderia fazer com a capacidade da aparentemente vetusta Lancia.

1620474865615.png

Nasce assim o Lancia HF Competizione. O objectivo final de De Tomaso era que, ao arquitectar a compra da Lancia pela Ford, o seu amigo Lee Lacocca então CEO da Ford Motor Company o instalaria como CEO da Lancia, cumprindo assim a sua velha aspiração de ter a sua própria construtora de automóveis. Infelizmente para De Tomaso, o negócio nunca se concretizou, pois a FIAT percebeu o estratagema e comprou a Lancia. No entanto, o carro que serviria de isco foi construído e foi revelado nos Salões Automóveis de Geneva e de Turim de 1969 despertando grande interesse.​

1620474942315.png

Construído sobre um chassis de Fulvia 1600 HF Coupé (#818.540 002279), foi apresentado como um carro com dupla personalidade; perfeitamente adequado a uma utilização GT, mas pronto para atacar um circuito a qualquer momento. Era, portanto, leve e apresentava aerodinâmica de ponta para a época, com faróis escamoteáveis e uma asa traseira retráctil e ajustável, que supostamente aumentava a aderência proporcionalmente à velocidade atingida.

1620474995094.png

Um capot em concha, a tampa do bocal de abastecimento de combustível, os ‘vidros’ em acrílico e o rollbar interno piscavam o olho a uma utilização em pista. O chassis foi alterado para permitir que o motor V-4 de 1600cc se situasse 30 mm abaixo do de série, o eixo traseiro rígido foi substituído por braços oscilantes independentes e um para-brisas especial foi encomendado à empresa belga Glaverbel, sendo 3 mm mais fino que o de série, para diminuir o peso. Acredita-se que o carro foi posteriormente testado em Le Mans em 1970, antes de o programa ser abandonado.​

1620475019172.png

Tom Tjaarda descreveu o Lancia HF Competizione como uma das suas melhores criações quando se reuniu com ele pela primeira vez ao fim de 50 anos numa reportagem da revista Thoroughbred and Classic Cars em 2017. O carro pertenceu ao sobrinho de Afredo Vignale, que o manteve por 20 anos.

Próximo desafio sff​
 
Última edição:

Luis Antonio Cardoso

Pre-War
Premium
Portalista
Certo!


Volkswagen EA-48 (1955)



Austin’s revolutionary Mini might not have been born had Volkswagen released the EA-48.

Engineers began developing an entry-level model positioned below the Beetle in 1953. This was a significant move, because they decided to design the car in-house, without any input from Porsche, and they chose to start from scratch instead of hacking away at the Beetle’s platform to reduce its footprint.

Called EA-48 internally, the prototype featured unibody construction and a 600cc air-cooled flat-twin that sent 18hp to the front wheels via a four-speed manual transmission.

The two-cylinder was essentially a Beetle engine cut in half. Gustav Mayer, the project’s lead engineer, considered creating a small diesel engine but Volkswagen boss Heinz Nordhoff turned down his request.

Mayer developed a McPherson-like front suspension for the EA-48; if launched, it would have been one of the most advanced small cars available in Europe.

The project reached an advanced stage, but Nordhoff cancelled it due to fears the car – which could have worn the 600 nameplate – would steal sales from the Beetle.

Politics played a role in the decision, too. Ludwig Erhard, Germany’s minister for economic affairs, warned Volkswagen that thousands of jobs would be lost if the EA-48 outsold other small cars made by companies such as Lloyd.

EA-48 development ended in 1956. One of the two prototypes survived.
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Eu vou arriscar: International Harvester.
Em primeiro lugar quero felicitar-te pela tua iniciativa.

É muito parecida (e talvez baseada) mas não.

Vou deixar algumas pistas.

- Esta marca é europeia.

- A marca ainda existe mas já não constroi veiculos ligeiros.

- Este carro foi construido especialmente para as colonias que esse país tinha então espalhadas pelo mundo
 
Topo