Portal Quizz Júnior

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Fiat 1100?
Se for falta a versão, até porque este não tem portas assassinas.

Quase... Este é um derivado do Fiat 1100.
Fiat 1200 "Luxo"?
O padrinho do meu pai tinha um, foi o carro que o levou no casamento :)

É isso! Ainda que não seja essa a designação precisa, é isso!

Fiat 1200 Granluce :p

Exactamente!




O Fiat 1200 Granluce foi produzido entre 1957 e 1960. Teve duas séries, a primeira durou até 1959 e a segunda de 1959 a 1960. O exemplar em causa é da 2ª série. A foto é de um catálogo que tenho.
Um exemplar da primeira série:
FIAT-1200-2346_10 (Small).jpeg

E um da segunda série:
Fiat_1200_GRL'60-61.png
Tinha um motor de 1221 centímetros cúbicos e 58 cv e uma caixa de 4 velocidades (2ª. 3ª e 4ª sincronizadas) com alavanca na coluna de direcção.
A principal característica, que aliás lhe dava o nome, era a grande luminosidade do interior, possibilitada por um para-brisas e vidro traseiro panorâmicos.
A pintura era sempre bicolor, como se vê nas fotos.
O carro era produzido no departamento de viaturas especiais da Fiat - Sezione Carrozzerie Speciali - e tinha o respetivo emblema no guarda lamas direito, com também se pode observar nas fotos.

Já agora, deixo uma curiosidade sobre o modelo. Durante a fase de projecto e pré-produção o carro foi sempre pensado com portas "suicidas", mas na fase de produção a ideia foi abandonada e foi sempre produzido com portas "convencionais".
Na foto podemos ver uma foto de época (de um catálogo) ainda com as portas de abertura ao contrário.
ce3113d77e45009441c4b149aa848290.jpg

Gostava muito de um dia ter um Fiat 1200...



Sigam com o Quiz @Rafael Isento ou @João Pereira Bento.
 
Última edição:

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Tens razão...:blush:

Detesto os eléctricos mas nos últimos vinte anos tenho coleccionado tudo o que encontro sobre eles... Para ver se estou errado...

As americanadas são os meus favoritos... mas não sei onde está exposto.

Está na ADEGA ALTA. :p Circuito de Talladega International Motorsports Hall of Fame.

Gostava de ir lá, não está fora de questão por ter família direta na zona. Curiosamente tenho uns tios que vivem ao lado do Hall of Fame do Basketball.

Home - Talladega Superspeedway
Sears XDH-1 - Wikipedia

O Sears foi pioneiro em vendas por catálogo e agora não aguentou com o catálogo que é a internet. :(
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Certo

Na realidade o primeiro carro que Paul McCartney comprou novo foi um Ford Consul Classic Deluxe e esta foto é alegadamente o momento de recepção do pópó. Nos anos 80 vi um programa de televisão onde o Paul McCartney comentava varias fotos do inicio dos Beatles e estava lá esta. Ele dizia que quando saiu do stand para ir para casa viu um antigo professor e parou para o cumprimentar. O sábio senhor olhou para ele com algum desdém e disse-lhe que ele nunca viria a ser nada na vida.

O Ford Consul Classic era um carro familiar apresentado em Maio de 1961 e construído pela Ford of Britain de 1961 a 1963. Estava disponível com carroçarias de duas ou quatro portas, nas versões Standard ou De Luxe, e com alavanca da caixa de velocidades no piso ou na coluna de direcção. O nome Ford Consul 315 foi usado nos mercados de exportação. O Ford Consul Capri era a versão coupé de 2 portas do Classic e esteve disponível de 1961 a 1964.​
1609343839986.png

O motor que equipava o Consul Classic era um Kent pre-crossflow de 1.340cc de quatro cilindros que apresentou grandes deficiências ao nível da fiabilidade tendo sido substituído em Agosto de 1962 pelo motor de 1.498 cc com uma nova cambota de cinco apoios e uma nova caixa de velocidades inteiramente sincronizada.​

1609343892778.png

Muitos dos equipamentos do carro, incomuns na época, tornaram-se posteriormente universais como o comutador de sinais de luzes (máximos), os quatro faróis, o isqueiro, o reóstato de iluminação do tablier e os limpa pára-brisas de velocidade variável. A capacidade do porta-bagagens era gigantesca, com uma enorme tampa que permitia um acesso excepcional. O carro foi criado para ser um Anglia mais crescido mas a moda das asas já tinha passado, o que aliado aos problemas de fiabilidade, tornaram o Consul Classic num flop de vendas. Mesmo assim foram feitos 111.200 Classics e 19.000 Capris.​

1609344115154.png

Em 1985 quando eu andava a tirar a carta de condução um colega meu, que costumava dar-me boleia, tinha um carro destes. Era um veiculo muito resistente, espaçoso e confortável mas lento (não passava dos 130 apesar do motor 1500 GT tirado de um Cortina Mk I acidentado) e gastador. Em compensação as acelerações eram fulgurantes com traços de borracha no chão e tudo. O pai desse meu colega era um pequeno empreiteiro de construção civil e às vezes quando os materiais acabavam pedia ao filho para ir a um armazém ali para Loures buscar tintas, azulejos, tijolos e outros materiais. Era incrível a quantidade de tralha que este carro transportava. Foi substituído por uma 504 Renforcé que não tinha a mesma piada.​

Próximo desafio sff
 
Última edição:

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Certo

Na realidade o primeiro carro que Paul McCartney comprou novo foi um Ford Consul Classic Deluxe e esta foto é alegadamente o momento de recepção do pópó. Nos anos 80 vi um programa de televisão onde o Paul McCartney comentava varias fotos do inicio dos Beatles e estava lá esta. Ele dizia que quando saiu do stand para ir para casa viu um antigo professor e parou para o cumprimentar. O sábio senhor olhou para ele com algum desdém e disse-lhe que ele nunca viria a ser nada na vida.

O Ford Consul Classic era um carro familiar apresentado em Maio de 1961 e construído pela Ford of Britain de 1961 a 1963. Estava disponível com carroçarias de duas ou quatro portas, nas versões Standard ou De Luxe, e com alavanca da caixa de velocidades no piso ou na coluna de direcção. O nome Ford Consul 315 foi usado nos mercados de exportação. O Ford Consul Capri era a versão coupé de 2 portas do Classic e esteve disponível de 1961 a 1964.
Ver anexo 1195709

O motor que equipava o Consul Classic era um Kent pre-crossflow de 1.340cc de quatro cilindros que apresentou grandes deficiências ao nível da fiabilidade tendo sido substituído em Agosto de 1962 pelo motor de 1.498 cc com uma nova cambota de cinco apoios e uma nova caixa de velocidades inteiramente sincronizada.

Ver anexo 1195710

Muitos dos equipamentos do carro, incomuns na época, tornaram-se posteriormente universais como o comutador de sinais de luzes (máximos), os quatro faróis, o isqueiro, o reóstato de iluminação do tablier e os limpa pára-brisas de velocidade variável. A capacidade do porta-bagagens era gigantesca, com uma enorme tampa que permitia um acesso excepcional. O carro foi criado para ser um Anglia mais crescido mas a moda das asas já tinha passado, o que aliado aos problemas de fiabilidade, tornaram o Consul Classic num flop de vendas. Mesmo assim foram feitos 111.200 Classics e 19.000 Capris.

Ver anexo 1195711

Em 1985 quando eu andava a tirar a carta de condução um colega meu, que costumava dar-me boleia, tinha um carro destes. Era um veiculo muito resistente, espaçoso e confortável mas lento (não passava dos 130 apesar do motor 1500 GT tirado de um Cortina Mk I acidentado) e gastador. Em compensação as acelerações eram fulgurantes com traços de borracha no chão e tudo. O pai desse meu colega era um pequeno empreiteiro de construção civil e às vezes quando os materiais acabavam pedia ao filho para ir a um armazém ali para Loures buscar tintas, azulejos, tijolos e outros materiais. Era incrível a quantidade de tralha que este carro transportava. Foi substituído por uma 504 Renforcé que não tinha a mesma piada.

Próximo desafio sff

Há algum sobrevivente em Portugal? É dos meus Ford favoritos, pouco depois do GT40 na lista.
 
Topo