Ford Ford Taunus 12m turnier 1970

Boas a todos.
Eu sou o Rúben Pereira, tenho 17 anos e sou novo no portal. Venho apresentar-vos a mais recente aquisição de cá de casa, uma Ford Taunus 12m Turnier de 1970.
Decorria o ano de 1975, quando o meu avô comprou o seu primeiro carro (carrinha), tendo sido a escolha uma Ford Taunus 12m Turnier de 1968 1.5 cc.
Apenas consegui reunir 3 fotos da carrinha dos meus avós, sendo esta a mais antiga de um pic-nic em Fátima;
taunus 1.jpg
Esta foto tirada nas grutas do Escoural, em Montemor-o-Novo, com 2 vizinhos sentados no capot da carrinha;
taunus2.jpg
E última foto já nos últimos tempos que esteve por casa dos meus avós, num casamento de uma afilhada. taunus3.jpg
Esta carrinha foi companheira de muitas viagens ao longo do país tendo feito entre 1975 até ter sido vendida em 1986 cerca de 100.000 Km sem ter dado problemas de maior, trazendo muitas memórias aos meus avós e ao meu pai.

O inicio
Eu sempre tive um bichinho por veículos clássicos, sejam eles de 2 ou 4 rodas e aqui à uns questionei o meu pai e o meu avô sobre a carrinha e comecei a pesquisar informações sobre esta na Internet, apercebendo-me que este era um modelo pouco comum de se ver. O meu avô e o meu pai só tinha visto outra para além da do meu avô. A partir daí comecei a pesquisar regularmente nos sites de classificados nacionais, mas sem sucesso.

A descoberta
Numa tarde de inicio de Dezembro do ano passado, enquanto tentava explicar a um fornecedor do meu pai (que também tem clássicos) qual era a carrinha que o meu avô tinha tido, quando vejo uma carrinha à venda num site Inglês, (deixei o senhor sair), abri o anúncio e qual não é o meu espanto quando vejo que a carrinha estava na zona Norte do nosso país e que sempre tinha sido Portuguesa, estranhei... Mas mesmo assim enviei um e-mail sem o meu pai saber e no dia seguinte tinha a resposta do vendedor. Só quando tive a resposta do vendedor é que mostrei a carrinha ao meu pai que ficou fascinado com a carrinha, mostrei as fotos lá por casa e acharam a carrinha muito bonita,ficamos todos rendidos à beleza da carrinha. :wub:
Após troca de e-mails e telefonemas. Ficou combinado ir ver a carrinha no fim-de-semana antes do Natal, a minha mão torceu o nariz.
Visto que a carrinha estava em Santo Tirso eu sugeri "Então e porque não passamos o fim-de-semana no Porto?" e para meu agrado a ideia foi aceite rapidamente por todos em casa, juntámos o útil ao agradável fui conhecer o Porto e ver a carrinha que eu tanto ansiava.;)

A primeira impressão

Partimos no sábado de manhã de Vila Franca de Xira, parámos no Porto almoçamos e na parte da tarde fomos até Santo Tirso. O meu pai e eu, tínhamos o receio de chegarmos ao pé da carrinha e apanharmos uma enorme decepção, mas eu só de puder estar ao pé de uma carrinha igual à que o meu avô teve, já ficava mesmo muito feliz.
Chegados ao pé da carrinha, tivemos a ver "as zonas mais criticas", pelo menos as zonas que o meu pai se lembrava que apodreceram na do meu avô. Passadas mais de 2 horas a ver a carrinha e conversar como o dono, a minha mãe e a minha irmã já se estavam a cansar, fomos fazer um test-drive, aproveitando para conhecer Santo Tirso do qual só tenho esta foto, onde apareço eu e o meu pai. DSC01135.JPG
Felizmente a carrinha estava dentro do esperado para um carro com mais de 40 anos e feito o negócio, só faltava combinar o modo como a carrinha viria para Vila Franca de Xira, tínhamos 2 hipóteses em cima da mesa, ou a carrinha viria de reboque ou viria a rolar.
Ponderámos muito bem tudo o que poderia acontecer durante a viagem,os prós e os contras e decidimos que a carrinha vinha a rolar, pois seria uma viagem que nos ficaria para sempre marcada.

O tão esperado dia
Ficou combinado que eu e o meu pai iríamos de comboio até à estação de Campanhã no Porto e o vendedor estaria lá à nossa espera.
Preparámos uma catrefada de ferramentas, material e uns cintos (a carrinha não tinha cintos). 20161224_171829.jpg
O dia escolhido para ir buscar a carrinha foi dia 26 de Dezembro, segunda-feira após o Natal, assim sendo, tratei de comprar os bilhetes de comboio que partiam ás 06h09 no Oriente, sendo que ainda tínhamos de apanhar o comboio de V.F.Xira até ao Oriente pensámos que se nos levantássemos ás 04h30 teríamos tempo suficiente, pois bem o entusiasmo era tal, que na nossa casa ninguém pregou olho, literalmente, estávamos todos tão eufóricos e ansiosos que passámos a noite em branco.:lol:
Chegados ao Porto, lá estava, como combinado o vendedor para nos levar até á carrinha.
Preenchida a papelada e feito o pagamento, estava na hora da partida. Foi feito o registo dos kms com uma foto. 20161226_101510.jpg atestado o depósito e siga viagem pela A1, com muitas buzinadelas e acenos pelo caminho, que decerto não era pelos 80 km/h com que nos fazíamos viajar, com muitas paragens para verificações, arrefecimento de pneus e recarregamento de energias do "piloto" e "co-piloto" chegámos a Vila Franca de Xira por volta das 16 horas sem utilizar mais do que a chave para montar os cintos (portou-se melhor do que esperávamos) :thumbs up:. Como o cansaço apertava arrumamos a carrinha na garagem e fomos descansar.
Agora vamos ás fotos da carrinha (foram as fotos enviadas pelo vendedor) IMG_4042.JPG IMG_4036.jpg IMG_4055.jpg P1010477.jpg IMG_4030.JPG IMG_4038.JPG IMG_4032.JPG
IMG_4047.JPG P1010484.jpg
Espero que gostem:)

Cumprimentos,
Rúben Pereira
 

Anexos

Luis Cristovao

Veterano
Fantástico historia!
A carrinha tem uma linha muito bonita e aparenta estar em muito bom estado!
Parece toda original !!!

Muitos Parabéns!

Próximo passo: colocar a grade de tejadilho semelhante à que aparecia nas fotos de época...

Grande abraço!
 
Boas a todos,
obrigado a todos pelos comentários positivos.
Sr. @Luis Cristovao de facto a carrinha apresenta um estado muito original.:D
A colocação de uma grade de tejadilho era uma opção desejada, contudo as calhas do escoamento da água, estão tão perfeitas, que estamos indecisos se colocamos ou não a grade, de modo a não estragar.

Sr. @João Pereira Bento a cor da carrinha realmente parece que foi escolhida a dedo, assenta-lhe muito bem, na minha opinião.
A carrinha dos meus avós, BG-45-17, não tem a matricula cancelada, contudo deve ter ido para o ferro-velho há muitos anos e nunca foi dada baixa da matrícula. Eu próprio "segui" todos os proprietários da carrinha após ter sido vendida, mas cheguei a um ponto em que não consigo encontrar o último comprador da carrinha, é uma pena...:(
Sr. @Nuno Filipe Pinto Ferreira a carrinha tem alguns trabalhos de cosmética a fazer, que serão feitos aos poucos, espero eu.

Sr @Simao Pedro o taunus do seu avô também era um p6?

Sr. @João Luís Soares , sr. @Abílio Teixeira Gomes e sr. @JorgeMonteiro obrigado pelos comentários sobre a beleza da carrinha.

Cumprimentos,
Rúben Pereira
 

João Pereira Bento

128coupe
Portalista
Pediste o registo no IMT para ver quem foi mesmo o último proprietário da BG?

As fotos até podem enganar mas aparenta mesmo estar muito original. Não tem peças sujas de tinta, é a pintura original?
 
A carrinha tem circulado regularmente, no segundo fim-de-semana de Janeiro, fomos os 4 até ao Encontro Mensal em Sintra, o primeiro encontro da Taunus nas nossas mãos. DSC01229.JPG
depois uma voltinha pela Marginal de Cascais até Belém DSC01242.JPG
De salientar, que segundo o vendedor os plásticos que envolvem as palas do sol, são de origem.

Depois até ao final do mês deu umas voltinhas aqui por Vila Franca de Xira, mas coisa pouca.
No Domingo, dia 5 foi dia de ir até ao Cartaxo, ver a exposição de clássicos. 20170205_161255.jpg Quando saímos, já de noite a Taunus tinha uma companhia especial, uma Ford cortina 20170205_185427.jpg
Viagem de regresso até casa sem percalços.

No fim de semana passado, a taunus foi para a oficina do meu pai, para durante o fim de semana fazer-mos umas reparações e um balanço do que era preciso fazer e do material que é preciso comprar ou reparar. 20170203_180046.jpg Tiramos os faróis para limpar os espelhados e os vidros que estavam cheios de pó e terra. 20170204_162705.jpg Aproveitamos e substituídos as lâmpadas das originais 45/40 para umas H4 70/75 20170204_165710.jpg

Desmontámos as polis, para ver o estado dos travões de trás e ainda bem porque estavam a precisar de uma boa limpeza e as máxilas estão a começar a descolar-se. 20170204_190508.jpg

Passámos para a parte de frente para ver folgas e eis que de um guarda-lamas o meu pai tira um pedaço de terra. 20170204_235726.jpg Após verificar que a carrinha não tem folgas de maior. Fizemos um ponto de situação do material a comprar com prioridade para os cintos de segurança porque os que lá estão são emprestados (se alguém tiver ou souber de uns cintos para venda avise), umas maxilas e uns bombites ou kit de reparação para os mesmos e um vidro de farolim traseiro direito, pois o que lá está, está partido. IMG_4053.jpg

Em resposta ao Sr. @João Pereira Bento a carrinha já foi pintada, mas o tom de cor manteve-se.
Sabe-me dizer como se processa esse pedido no IMT?
Sr. @Bruno M.D. Martins você foi um vendedor impecável, pondo-nós á vontade e enviando-nos fotos e um video pormenorizado do estado da carrinha, correspondentes à realidade. Obrigado;)

Cumprimentos
Rúben Pereira
 

Anexos

Última edição:

Nelson C. Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
ADORO! ADORO! ADORO! :wub:
Bem vindo ao portal! Muitos parabéns pela aquisição e obviamente vou acompanhar. Talvez possamos um dia juntar o meu 12M à Turnier 12M num dos encontros do portal em Belém. ;)
 

João Pereira Bento

128coupe
Portalista
Vai ao IMT e pede um registo histórico de matricula.

Completo custa 7 euros e fica com o nome completo e morada de todos os proprietários da carrinha. Por 5 euros fica a saber apenas do último, neste caso se tiver informatizado é na hora.


Que carro é aquele no poster da oficina? É oficina de mecânica?

As lâmpadas não sei se não fizeram mal em mudar.
 

Simao Pedro

Clássico
Boas a todos,
obrigado a todos pelos comentários positivos.
Sr. @Luis Cristovao de facto a carrinha apresenta um estado muito original.:D
A colocação de uma grade de tejadilho era uma opção desejada, contudo as calhas do escoamento da água, estão tão perfeitas, que estamos indecisos se colocamos ou não a grade, de modo a não estragar.

Sr. @João Pereira Bento a cor da carrinha realmente parece que foi escolhida a dedo, assenta-lhe muito bem, na minha opinião.
A carrinha dos meus avós, BG-45-17, não tem a matricula cancelada, contudo deve ter ido para o ferro-velho há muitos anos e nunca foi dada baixa da matrícula. Eu próprio "segui" todos os proprietários da carrinha após ter sido vendida, mas cheguei a um ponto em que não consigo encontrar o último comprador da carrinha, é uma pena...:(
Sr. @Nuno Filipe Pinto Ferreira a carrinha tem alguns trabalhos de cosmética a fazer, que serão feitos aos poucos, espero eu.

Sr @Simao Pedro o taunus do seu avô também era um p6?

Sr. @João Luís Soares , sr. @Abílio Teixeira Gomes e sr. @JorgeMonteiro obrigado pelos comentários sobre a beleza da carrinha.

Cumprimentos,
Rúben Pereira
Ruben sim era um P6 com os stops traseiros 'a "Chines"...
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Rubén,

Parabéns e obrigado pela partilha, tanto da V. carrinha original como da recente aquisição.
Excelentes fotos e prosa a condizer.
Creio que a carrinha teve sorte e o dono também porque parece uma excelente base.

Quanto à Taunus, não me lembro de ter visto alguma nos últimos anos, tenho um fraco por pelos Fords "made in west germany", esta carrinha é muito interessante. Não sendo um veículo muito inovador em termos técnicos tem a enorme vantagem de ser simples e bem construído, e em princípio não te dará grandes dores de cabeça.

Bons kms.


nuno granja
 
Ruben, também acho que vocês fazem mal em trocar as lampadas de origem, por duas razões.

-A originalidade do carro.
-Serà que com essas lampadas o carro com os farois acesos não terà um maior consumo de electricidade da bateria?
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
É tão feia, estranha e rara que se torna impossível não gostar dela, parabéns, aparenta estar muito boa, esses modelos não apodreciam muito e esse motor 1500 V4, apesar de ser de carburador simples, é muito suave e tem muita força, (faço coleção de motores V4:lol:) e a caixa que o acompanha torna-o muito elástico e um excelente estradista, boa compra.
 
Boas,
Sr. @Nelson C. Santos por acaso estávamos mesmo a pensar em aparecer amanhã pelo Encontro de Belém.:D

Sr. @João Pereira Bento não tinha conhecimento que se podia pedir o registo histórico, vamos fazer isso.:thumbs up:
Sim, a oficina é de mecânica e o poster é de um MG, era publicidade do representante da marca em V.F.Xira. 20170224_155117.jpg
Sr. @Nuno Filipe Pinto Ferreira realmente deixou-nos a pensar nisso, apesar da nossa ideia ser a de ter uma maior visibilidade, possivelmente trocaremos novamente as lâmpadas para as originais.:)

Sr. @nuno granja de facto a Taunus não é um veículo inovador para a sua época, mas com fiabilidade e como diz espero que não dê muitas dores de cabeça.;)

Sr. @Rafael S Marques esta carrinha tem um motor 1.3 HC, não obstante, força não lhe falta (para um 1.3) e a caixa torna-o de facto elástico.:)

Cumprimentos,
Rúben Pereira
 

Anexos

Topo