Fiat Punto 60SX (1999) - Diário De Bordo

Clássicos Modernos

Fiat Punto 60SX (1999) - Diário De Bordo

OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Bom dia. Tenta, com uma lata de spray de contactos, colocar-lhe o aplicador comprido e fino (vermelho) e junto a uma das arestas do botão do elevador borrifa bem. Por vezes é apenas alguma humidade. Safei assim um colega que já estava decidido a desforrar a quartela da porta de um Saxo de 98 e funciona bem até hoje, já lá vão alguns meses.
Tenho de ver isso!

Agora já só lhe devo mexer no feriado do dia da cidade na terça... tenho trabalhos da universidade para fazer mas espero despachar isso rápido.
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Ainda não tive tempo favorável para mexer no Punto... o tempo por cá tem estado uma miséria, e tendo coisas para fazer por casa não apela muito a sujar as mãos...

No entanto, o Punto tem continuado o seu trabalho duro todos os dias. Na quinta-feira finalmente lhe tirei uma foto de jeito... e foi ajudar a transportar uns quantos litros de água a uma fonte que frequentamos regularmente...

1685227188439.png 1685227265807.png

E hoje mais uma vez a servir de burro de carga...

1685227355512.png
1685227381259.png

Faz-me desejar que o 127 tivesse um porta-bagagens como deve ser! :)
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Como disse no tópico do 127... o Punto não tem estado parado! Anda todos os dias e não se queixa...

1687220710408.png

Ao início da última semana foi também a ser lavado... porque as árvores aqui do nosso bairro fartam-se de deitar seiva em cima do carro... para não falar que as jantes estavam "um nojo!" - dizia-me o @MartimSilva ...

Lá fui eu mostrar-lhe como se lava um carro como deve ser...

1687220848334.png 1687220871770.png 1687220954620.png

Pronto... já tá satisfeito?

Depois de lavadinho continuou o seu serviço, claro...

No outro dia, acompanhou-me à casa de uma amiga, que me pediu para lhe instalar um disco novo do computador dela... :rolleyes: e aproveitei para fazer um videozinho das estradas daquela zona...



Para além disso, hoje foi visitar umas carroças inglesas...

1687221070285.png

Até ficou todo arrepiado!!!

Bem, mas não querendo repetir muito... tenho andado com a ideia de eventualmente pegar na ideia do @josecarlosromao de utilizar daquelas canetas de correção de tinta para "limpar" aqueles risquitos que andam pelo carro a ver se ele fica melhorzito... mas estou meio indeciso até porque a porta do lado do passageiro dele não tem lá muito bom aspeto.... mas isso é trabalho para outra altura!

Até lá vou é desfrutar do carro...

Um abraço! ;)
 

josecarlosromao

Veterano
Premium
Bem, mas não querendo repetir muito... tenho andado com a ideia de eventualmente pegar na ideia do @josecarlosromao de utilizar daquelas canetas de correção de tinta para "limpar" aqueles risquitos que andam pelo carro a ver se ele fica melhorzito... mas estou meio indeciso até porque a porta do lado do passageiro dele não tem lá muito bom aspeto.... mas isso é trabalho para outra altura!;)
A primeira vez que usei não ficou da mesma cor do carro muito provavelmente porque não misturei bem... No caso do Saab mandei mesmo fazer uma lata de meio litro, daí a necessidade de misturar. Mas agora já estou no bom caminho. Também pelo preço acho que vale a pena tentar, quando a alternativa é mandar pintar o painel, com o custo que isso carreta e eventuais erros que possam também acontecer, nomeadamente também não ficar exatamente a mesma cor, mas agora numa área muito maior.
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
A primeira vez que usei não ficou da mesma cor do carro muito provavelmente porque não misturei bem... No caso do Saab mandei mesmo fazer uma lata de meio litro, daí a necessidade de misturar. Mas agora já estou no bom caminho. Também pelo preço acho que vale a pena tentar, quando a alternativa é mandar pintar o painel, com o custo que isso carreta e eventuais erros que possam também acontecer, nomeadamente também não ficar exatamente a mesma cor, mas agora numa área muito maior.
Sim, também acho que valha a pena... e se acabar por fazer se calhar vai ter de ser em lata também porque acho que a caneta não deve ter tinta o suficiente...
O punto é mais velho que tu @Francisco Relvas, certo?

Não me entra na cabeça.
Yep. Eu sou de 2002 e o Punto de 1999!
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
10 dias, e uns quantos exames e frequências depois, o Punto continua a fazer o seu trabalho diário sem nunca se negar.

Hoje, depois de um exame relativamente complicado, decidi ir dar um banho (à mão) ao Punto... enquanto pensava em planos futuros para o carro.

1688086415010.png

Depois dum banho, dei-lhe um tratamento muito rápido em vários plásticos que normalmente estão muito tempo expostos ao sol... aquelas maravilhas do Alentejo!

Ainda deu umas voltinhas hoje... e já umas horas depois de jantar ainda tentou competir com a 124 do meu pai na subida da variante... foi muito renhido!

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para eu me orientar, e vocês poderem cuscar... :ph34r: aqui fica uma lista de coisas a tratar no Punto, já que eu quero que ele fique o mais direitinho dentro dos possíveis:

- Radiador da Sofagem
- Tratar de problemas elétricos (pisca traseiro, elevador do lado do condutor, faróis de nevoeiro, escova traseira, luz de travão traseira do aileron original, rádio... - vou adicionar mais aqui se entretanto me lembrar)
- Emblemas novos?
- Rádio Original FIAT
- Amortecedores mala
- Voltar a meter o aileron original
- Arranjar a chapeleira + as colunas traseiras
- Conjunto de tapetes novos (aqueles que lá estão estão tão velhos que de vez em quando aquilo desliza e fica preso no pedal da embraiagem)
- Limpeza geral + pinturas de peças pequenitas

Algumas destas vão ser alvo de intervenção em breve!

Para além disto, estou a pensar em fazer umas modificações ligeiras ao carro (para fazer a longo prazo), das quais vou falar já a seguir:

1. Slots por baixo do rádio:

O meu Punto tem muito pouco espaço de armezanamento na zona do tablier. Maior parte das vezes, acabo por deixar as coisas nos bancos, onde acabam sempre por deslizar. MAS, pelo pouco do que percebo do carro... já vi que havia outros Puntos da mesma geração com o seguinte add-on:

1688087577707.png

Uma modificação relativamente simples, e que ajuda muito no dia-a-dia. Pelo que vi, é apenas uma questão de desmontar a placa do meu e mudar a ficha de isqueiro de lugar... mas é algo que tenho de investigar melhor.

2. Amortecedores + Molas Punto GT / Cabrio

Alguns se calhar não vão gostar desta, mas é algo que me confunde neste carro é o quão alto ele é (que apesar de ser bom para umas coisas, é muito mau em termos de estética). Por isso pretendo fazer esta troca.
O Punto GT / Cabrio têm menos 2cm? de altura que o original e ratings de mola ligeiramente mais duros. Perde-se um pouco de comforto em troca de um look mais normal...

...e não, não pretendo comprar molas de "rebaixamento" porque, para além de não o querer averbar e não ter chatices com a polícia, não quero que o carro seja uma show-queen nem nenhum animal de pista.

3. Jantes de Época

Vou ser honesto... não sou grande fã destas jantes Speedline originais. Não, não vão ser vendidas... são para manter pelo menos enquanto tenho o carro. Simplesmento quero arranjar algo que diferencie o meu Punto um bocadinho mais dos outros, mas mantendo o mesmo look de época.

Ora, por isto comecei à procura de jantes dentro destes critérios:
- Jante de Época (anos 90 - início anos 2000) ou jante original FIAT / Alfa Romeo / Lancia
- R13, 14 ou 15 (ainda pensei em 16 mas já estive a ver e é claramente grande demais, mesmo com as medidas originais FIAT) - preferência por 14 ou 15 sendo que 15 já tira um pouco mais do comforto.
- Furação 4x98 ou 4x100
- De preferência algo que não me fure a carteira...

Há uns meses atrás, tinha a ideia de umas Cromodora CD781 (R15)... mas ao longo dos tempos comecei a perder o gosto pelas jantes no carro.

1688088413028.png

Mas entretanto apareceram outras opções... as quais fiz umas montagens no "shotophop" para mostrar....

1. Momo Design Ferrari (R14 - 4x100 - ET38?):

1688088562152.png

Estas apareceram à venda há uns tempos e pedem 150€ por elas... gosto bastante das jantes por várias razões:
- Dão um pouco mais de cor a um carro cinzento
- Não são demasiado grandes e conseguem sair dentro das jantes que se vêm habitualmente em outros carros
- São licensiadas pela Ferrari :p
- Não são caras...

A meu olho acho que ficam bem, mas já mostrei a outra gente que não gosta nada de ver o vermelho e o amarelo... não sei.

2. Jantes Lancia Delta HF Turbo (R14 - 4x98)

1688088804103.png

Adoro estas jantes mas acho que ficavam particularmente bem se fossem de 15 polegadas... mas essas são do Delta Integrale e hoje em dia são impossíveis de encontrar... então esta é a segunda hipótese.
A meu olho, acho que em 14 não ficam tão bem, mas não o consigo confirmar pois só visto ao vivo... Para além disso, a única desvantagem é que são jantes relativamente caras comparadas às anteriores.

3. Jantes Alfa Romeo 155 - ou outras - sugerido pelo @António_Vidal - (R14 - 4x98)

1688089139737.png

Honestamente não esperava de gostar ver estas jantes no carro mas acho que com um restauro eram capazes de ficar engraçadas, apesar de gostar de ver algo que dê ao carro um ar mais desportivo.
Não são particularmente caras, mas como requerem restauro podem custar tanto quanto as do HF Turbo no total...

4. Jantes Lancia Y Elefantino Rosso - sugeridas pelo Ricardo Barbosa (organizador do Driver's Cult) - (R15 - 4x98)

1688089505998.png

Estas são outra opção que eu adoro. Não são muito difíceis de arranjar, nem muito caras, mas são R15... um pouquito grandes (o photoshop tá ligeiramente maior do que seria).

No entanto, estou aberto a outras sugestões desde que sigam os critérios! Ideias são... Momo, OZ, Speedline... mas não conheço muitos modelos da altura, o que torna a pesquisa algo difícil.

Para além disto, vou ter muito provavelmente, de averbar as medidas no livrete (tenho de confirmar). Por isso, já fui pesquisar as medidas originais de pneus nos Punto para poder ter como referência:
- 155 / 70 R13
- 165 / 65 R13 (medida presente)
- 165 / 60 R14
- 185 / 55 R14
- 195 / 45 R15
- Há mais medidas mas estas são as que têm alturas semelhantes entre elas... as outras eram demasiado grandes.

Não sei se é possível averbar outras medidas que não estas mas é algo que vou investigar... preferia não ter de utilizar nada acima dos 185 de preferência.

Mas por hoje é tudo... amanhã ainda vou ver se consigo dar um jeito nalgumas coisitas aqui do carro, mas se não der tempo... vejo quando acabar os exames.

Um abraço! :)
 
Última edição:

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Gostei de ver a lista de correções, bem como as duas primeiras modificações (consola e suspensão). As correções são prioritárias e as modificações são uma mais-valia para o carro.

Já em relação às jantes, não consigo ver justificação para tal despesa. Não chega sequer a ser um investimento. Além disso, nenhuma das opções que apresentaste melhora particularmente o look do carro, pelo facto de ser um carro cinzento de 5 portas. Nunca vai ter um look desportivo coerente.

A fazer essa alteração, optaria sempre por umas do catalogo fiat da época e nunca por umas de outra marca, que parecem ter sido transplantadas à força. As do Punto GT, por exemplo, ficariam mais coerentes. Ainda assim, acho que te devias focar nos restantes pontos da lista.
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Gostei de ver a lista de correções, bem como as duas primeiras modificações (consola e suspensão). As correções são prioritárias e as modificações são uma mais-valia para o carro.

Já em relação às jantes, não consigo ver justificação para tal despesa. Não chega sequer a ser um investimento. Além disso, nenhuma das opções que apresentaste melhora particularmente o look do carro, pelo facto de ser um carro cinzento de 5 portas. Nunca vai ter um look desportivo coerente.

A fazer essa alteração, optaria sempre por umas do catalogo fiat da época e nunca por umas de outra marca, que parecem ter sido transplantadas à força. As do Punto GT, por exemplo, ficariam mais coerentes. Ainda assim, acho que te devias focar nos restantes pontos da lista.
Como disse, é algo que eatou a pensar a longo prazo... o resto das peças que preciso para tratar dos outros problemas já é algo que estou a tratar neste momento.

E percebo a questão das jantes, mas a meu ver não consigo mesmo gostar daquelas jantes... não gosto! Por isso é que insisto em ver de outras opções.

As do Punto GT eram uma opção... mas como o carro é cinzento aquilo perde-se um bocado ali (para não falar no design simples)... Por isso é que gostei da ideia das dos Lancias e / ou das do Alfa Romeo.
 
Última edição:

joao p vasconcelos

Pre-War
Premium
Concordo com o Jorge Monteiro, eu manteria as que tens ou, eventualmente, as do GT.
Estas eram comuns nos Punto, mas são as mais feias pelo desenho convexo (ainda por cima propensas a riscos).
IMG_20230701_231929.jpg


Se o teu carro fosse outra versão mais desportiva, as que experimentava era as de ferro originais do Barchetta.

Se fazes mesmo questão de mudar de jantes, vai para umas 14 e esquece as 15 (homologação, prestações, consumos, etc..).

Dentro do que há disponível atualmente à venda, sugiro estas:
IMG_20230701_232530.jpg Portugal Anúncios Classificados OLX

Ou estas:
IMG_20230701_232759.jpg


IMG_20230701_232827.jpg
 
10 dias, e uns quantos exames e frequências depois, o Punto continua a fazer o seu trabalho diário sem nunca se negar.

Hoje, depois de um exame relativamente complicado, decidi ir dar um banho (à mão) ao Punto... enquanto pensava em planos futuros para o carro.

Ver anexo 1279092

Depois dum banho, dei-lhe um tratamento muito rápido em vários plásticos que normalmente estão muito tempo expostos ao sol... aquelas maravilhas do Alentejo!

Ainda deu umas voltinhas hoje... e já umas horas depois de jantar ainda tentou competir com a 124 do meu pai na subida da variante... foi muito renhido!

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para eu me orientar, e vocês poderem cuscar... :ph34r: aqui fica uma lista de coisas a tratar no Punto, já que eu quero que ele fique o mais direitinho dentro dos possíveis:

- Radiador da Sofagem
- Tratar de problemas elétricos (pisca traseiro, elevador do lado do condutor, faróis de nevoeiro, escova traseira, luz de travão traseira do aileron original, rádio... - vou adicionar mais aqui se entretanto me lembrar)
- Emblemas novos?
- Rádio Original FIAT
- Amortecedores mala
- Voltar a meter o aileron original
- Arranjar a chapeleira + as colunas traseiras
- Conjunto de tapetes novos (aqueles que lá estão estão tão velhos que de vez em quando aquilo desliza e fica preso no pedal da embraiagem)
- Limpeza geral + pinturas de peças pequenitas

Algumas destas vão ser alvo de intervenção em breve!

Para além disto, estou a pensar em fazer umas modificações ligeiras ao carro (para fazer a longo prazo), das quais vou falar já a seguir:

1. Slots por baixo do rádio:

O meu Punto tem muito pouco espaço de armezanamento na zona do tablier. Maior parte das vezes, acabo por deixar as coisas nos bancos, onde acabam sempre por deslizar. MAS, pelo pouco do que percebo do carro... já vi que havia outros Puntos da mesma geração com o seguinte add-on:

Ver anexo 1279093

Uma modificação relativamente simples, e que ajuda muito no dia-a-dia. Pelo que vi, é apenas uma questão de desmontar a placa do meu e mudar a ficha de isqueiro de lugar... mas é algo que tenho de investigar melhor.

2. Amortecedores + Molas Punto GT / Cabrio

Alguns se calhar não vão gostar desta, mas é algo que me confunde neste carro é o quão alto ele é (que apesar de ser bom para umas coisas, é muito mau em termos de estética). Por isso pretendo fazer esta troca.
O Punto GT / Cabrio têm menos 2cm? de altura que o original e ratings de mola ligeiramente mais duros. Perde-se um pouco de comforto em troca de um look mais normal...

...e não, não pretendo comprar molas de "rebaixamento" porque, para além de não o querer averbar e não ter chatices com a polícia, não quero que o carro seja uma show-queen nem nenhum animal de pista.

3. Jantes de Época

Vou ser honesto... não sou grande fã destas jantes Speedline originais. Não, não vão ser vendidas... são para manter pelo menos enquanto tenho o carro. Simplesmento quero arranjar algo que diferencie o meu Punto um bocadinho mais dos outros, mas mantendo o mesmo look de época.

Ora, por isto comecei à procura de jantes dentro destes critérios:
- Jante de Época (anos 90 - início anos 2000) ou jante original FIAT / Alfa Romeo / Lancia
- R13, 14 ou 15 (ainda pensei em 16 mas já estive a ver e é claramente grande demais, mesmo com as medidas originais FIAT) - preferência por 14 ou 15 sendo que 15 já tira um pouco mais do comforto.
- Furação 4x98 ou 4x100
- De preferência algo que não me fure a carteira...

Há uns meses atrás, tinha a ideia de umas Cromodora CD781 (R15)... mas ao longo dos tempos comecei a perder o gosto pelas jantes no carro.

Ver anexo 1279094

Mas entretanto apareceram outras opções... as quais fiz umas montagens no "shotophop" para mostrar....

1. Momo Design Ferrari (R14 - 4x100 - ET38?):

Ver anexo 1279095

Estas apareceram à venda há uns tempos e pedem 150€ por elas... gosto bastante das jantes por várias razões:
- Dão um pouco mais de cor a um carro cinzento
- Não são demasiado grandes e conseguem sair dentro das jantes que se vêm habitualmente em outros carros
- São licensiadas pela Ferrari :p
- Não são caras...

A meu olho acho que ficam bem, mas já mostrei a outra gente que não gosta nada de ver o vermelho e o amarelo... não sei.

2. Jantes Lancia Delta HF Turbo (R14 - 4x98)

Ver anexo 1279097

Adoro estas jantes mas acho que ficavam particularmente bem se fossem de 15 polegadas... mas essas são do Delta Integrale e hoje em dia são impossíveis de encontrar... então esta é a segunda hipótese.
A meu olho, acho que em 14 não ficam tão bem, mas não o consigo confirmar pois só visto ao vivo... Para além disso, a única desvantagem é que são jantes relativamente caras comparadas às anteriores.

3. Jantes Alfa Romeo 155 - ou outras - sugerido pelo @António_Vidal - (R14 - 4x98)

Ver anexo 1279098

Honestamente não esperava de gostar ver estas jantes no carro mas acho que com um restauro eram capazes de ficar engraçadas, apesar de gostar de ver algo que dê ao carro um ar mais desportivo.
Não são particularmente caras, mas como requerem restauro podem custar tanto quanto as do HF Turbo no total...

4. Jantes Lancia Y Elefantino Rosso - sugeridas pelo Ricardo Barbosa (organizador do Driver's Cult) - (R15 - 4x98)

Ver anexo 1279099

Estas são outra opção que eu adoro. Não são muito difíceis de arranjar, nem muito caras, mas são R15... um pouquito grandes (o photoshop tá ligeiramente maior do que seria).

No entanto, estou aberto a outras sugestões desde que sigam os critérios! Ideias são... Momo, OZ, Speedline... mas não conheço muitos modelos da altura, o que torna a pesquisa algo difícil.

Para além disto, vou ter muito provavelmente, de averbar as medidas no livrete (tenho de confirmar). Por isso, já fui pesquisar as medidas originais de pneus nos Punto para poder ter como referência:
- 155 / 70 R13
- 165 / 65 R13 (medida presente)
- 165 / 60 R14
- 185 / 55 R14
- 195 / 45 R15
- Há mais medidas mas estas são as que têm alturas semelhantes entre elas... as outras eram demasiado grandes.

Não sei se é possível averbar outras medidas que não estas mas é algo que vou investigar... preferia não ter de utilizar nada acima dos 185 de preferência.

Mas por hoje é tudo... amanhã ainda vou ver se consigo dar um jeito nalgumas coisitas aqui do carro, mas se não der tempo... vejo quando acabar os exames.

Um abraço! :)
10 dias, e uns quantos exames e frequências depois, o Punto continua a fazer o seu trabalho diário sem nunca se negar.

Hoje, depois de um exame relativamente complicado, decidi ir dar um banho (à mão) ao Punto... enquanto pensava em planos futuros para o carro.

Ver anexo 1279092

Depois dum banho, dei-lhe um tratamento muito rápido em vários plásticos que normalmente estão muito tempo expostos ao sol... aquelas maravilhas do Alentejo!

Ainda deu umas voltinhas hoje... e já umas horas depois de jantar ainda tentou competir com a 124 do meu pai na subida da variante... foi muito renhido!

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para eu me orientar, e vocês poderem cuscar... :ph34r: aqui fica uma lista de coisas a tratar no Punto, já que eu quero que ele fique o mais direitinho dentro dos possíveis:

- Radiador da Sofagem
- Tratar de problemas elétricos (pisca traseiro, elevador do lado do condutor, faróis de nevoeiro, escova traseira, luz de travão traseira do aileron original, rádio... - vou adicionar mais aqui se entretanto me lembrar)
- Emblemas novos?
- Rádio Original FIAT
- Amortecedores mala
- Voltar a meter o aileron original
- Arranjar a chapeleira + as colunas traseiras
- Conjunto de tapetes novos (aqueles que lá estão estão tão velhos que de vez em quando aquilo desliza e fica preso no pedal da embraiagem)
- Limpeza geral + pinturas de peças pequenitas

Algumas destas vão ser alvo de intervenção em breve!

Para além disto, estou a pensar em fazer umas modificações ligeiras ao carro (para fazer a longo prazo), das quais vou falar já a seguir:

1. Slots por baixo do rádio:

O meu Punto tem muito pouco espaço de armezanamento na zona do tablier. Maior parte das vezes, acabo por deixar as coisas nos bancos, onde acabam sempre por deslizar. MAS, pelo pouco do que percebo do carro... já vi que havia outros Puntos da mesma geração com o seguinte add-on:

Ver anexo 1279093

Uma modificação relativamente simples, e que ajuda muito no dia-a-dia. Pelo que vi, é apenas uma questão de desmontar a placa do meu e mudar a ficha de isqueiro de lugar... mas é algo que tenho de investigar melhor.

2. Amortecedores + Molas Punto GT / Cabrio

Alguns se calhar não vão gostar desta, mas é algo que me confunde neste carro é o quão alto ele é (que apesar de ser bom para umas coisas, é muito mau em termos de estética). Por isso pretendo fazer esta troca.
O Punto GT / Cabrio têm menos 2cm? de altura que o original e ratings de mola ligeiramente mais duros. Perde-se um pouco de comforto em troca de um look mais normal...

...e não, não pretendo comprar molas de "rebaixamento" porque, para além de não o querer averbar e não ter chatices com a polícia, não quero que o carro seja uma show-queen nem nenhum animal de pista.

3. Jantes de Época

Vou ser honesto... não sou grande fã destas jantes Speedline originais. Não, não vão ser vendidas... são para manter pelo menos enquanto tenho o carro. Simplesmento quero arranjar algo que diferencie o meu Punto um bocadinho mais dos outros, mas mantendo o mesmo look de época.

Ora, por isto comecei à procura de jantes dentro destes critérios:
- Jante de Época (anos 90 - início anos 2000) ou jante original FIAT / Alfa Romeo / Lancia
- R13, 14 ou 15 (ainda pensei em 16 mas já estive a ver e é claramente grande demais, mesmo com as medidas originais FIAT) - preferência por 14 ou 15 sendo que 15 já tira um pouco mais do comforto.
- Furação 4x98 ou 4x100
- De preferência algo que não me fure a carteira...

Há uns meses atrás, tinha a ideia de umas Cromodora CD781 (R15)... mas ao longo dos tempos comecei a perder o gosto pelas jantes no carro.

Ver anexo 1279094

Mas entretanto apareceram outras opções... as quais fiz umas montagens no "shotophop" para mostrar....

1. Momo Design Ferrari (R14 - 4x100 - ET38?):

Ver anexo 1279095

Estas apareceram à venda há uns tempos e pedem 150€ por elas... gosto bastante das jantes por várias razões:
- Dão um pouco mais de cor a um carro cinzento
- Não são demasiado grandes e conseguem sair dentro das jantes que se vêm habitualmente em outros carros
- São licensiadas pela Ferrari :p
- Não são caras...

A meu olho acho que ficam bem, mas já mostrei a outra gente que não gosta nada de ver o vermelho e o amarelo... não sei.

2. Jantes Lancia Delta HF Turbo (R14 - 4x98)

Ver anexo 1279097

Adoro estas jantes mas acho que ficavam particularmente bem se fossem de 15 polegadas... mas essas são do Delta Integrale e hoje em dia são impossíveis de encontrar... então esta é a segunda hipótese.
A meu olho, acho que em 14 não ficam tão bem, mas não o consigo confirmar pois só visto ao vivo... Para além disso, a única desvantagem é que são jantes relativamente caras comparadas às anteriores.

3. Jantes Alfa Romeo 155 - ou outras - sugerido pelo @António_Vidal - (R14 - 4x98)

Ver anexo 1279098

Honestamente não esperava de gostar ver estas jantes no carro mas acho que com um restauro eram capazes de ficar engraçadas, apesar de gostar de ver algo que dê ao carro um ar mais desportivo.
Não são particularmente caras, mas como requerem restauro podem custar tanto quanto as do HF Turbo no total...

4. Jantes Lancia Y Elefantino Rosso - sugeridas pelo Ricardo Barbosa (organizador do Driver's Cult) - (R15 - 4x98)

Ver anexo 1279099

Estas são outra opção que eu adoro. Não são muito difíceis de arranjar, nem muito caras, mas são R15... um pouquito grandes (o photoshop tá ligeiramente maior do que seria).

No entanto, estou aberto a outras sugestões desde que sigam os critérios! Ideias são... Momo, OZ, Speedline... mas não conheço muitos modelos da altura, o que torna a pesquisa algo difícil.

Para além disto, vou ter muito provavelmente, de averbar as medidas no livrete (tenho de confirmar). Por isso, já fui pesquisar as medidas originais de pneus nos Punto para poder ter como referência:
- 155 / 70 R13
- 165 / 65 R13 (medida presente)
- 165 / 60 R14
- 185 / 55 R14
- 195 / 45 R15
- Há mais medidas mas estas são as que têm alturas semelhantes entre elas... as outras eram demasiado grandes.

Não sei se é possível averbar outras medidas que não estas mas é algo que vou investigar... preferia não ter de utilizar nada acima dos 185 de preferência.

Mas por hoje é tudo... amanhã ainda vou ver se consigo dar um jeito nalgumas coisitas aqui do carro, mas se não der tempo... vejo quando acabar os exames.

Um abraço! :)
Olá, Francisco. Sempre gostei essas Momo - Ferrari. E sim, dão vida e cor ao carro, não descanbando, contudo, na "azeitice".
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Concordo com o Jorge Monteiro, eu manteria as que tens ou, eventualmente, as do GT.
Estas eram comuns nos Punto, mas são as mais feias pelo desenho convexo (ainda por cima propensas a riscos).
Ver anexo 1279417


Se o teu carro fosse outra versão mais desportiva, as que experimentava era as de ferro originais do Barchetta.

Se fazes mesmo questão de mudar de jantes, vai para umas 14 e esquece as 15 (homologação, prestações, consumos, etc..).

Dentro do que há disponível atualmente à venda, sugiro estas:
Ver anexo 1279418 Portugal Anúncios Classificados OLX

Ou estas:
Ver anexo 1279419


Ver anexo 1279420
Por acaso até gosto destas opções... especialmente das MSW. Mas confesso que também já tinha olhado para umas iguais às primeiras no Seicento Sport do meu vizinho e fiquei a pensar se lá ficavam bem...

Olá, Francisco. Sempre gostei essas Momo - Ferrari. E sim, dão vida e cor ao carro, não descanbando, contudo, na "azeitice".
Compreendo que parece um bocado "azeitice" até porque maior parte das jantes da época deste carro o são (pelo menos no que toca a opções aftermarket). Estas mesmo assim são as que parecem mais normais... que não têm aqueles cromados falsos da altura ou os spinners até...
:xD::xD::xD::xD:
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Hoje tive um tempinho depois de chegar a casa de arranjar uma coisa no 127 (a qual estive a fazer na oficina), e fui trocar os amortecedores da mala... pesquisei um vídeo no YouTube e rapidamente meti mãos à obra...



Aqui fica o vídeo para referência... enquanto não chega o manual da Haynes tenho de me orientar assim!

Lá tirei os clips que seguram o amortecedor à mala... e rapidamente deu para perceber que aqueles amortecedores já tinham morrido há muito tempo...

1689276919118.png

Depois da troca...

1689276999554.png

...que diferença! Nota-se mesmo que os amortecedores fazem uma força descomunal para segurar aquilo... até ao fechar noto a resistência!
Isto faz-me concluir que... estes amortecedores provavelmente eram os originais. Passados uns anos a dona anterior deste carro não devia ter dinheiro para os amortecedores... então simplesmente removeram o aileron original e taparam os buracos...

Esse é o próximo passo - repor o aileron original! Já estive a fazer uns test fits...

1689277207939.png 1689277241477.png

Mas por agora é tudo... tenho que esperar que o meu pai passe por cá para tratar disto (porque eu não confio nas minhas skills para fazer os buracos disto direito...).

Até lá,
Um abraço!
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Um sobreaquecimento inesperado...
1689639176551.png Acho que pelo título... dá para perceber o que aconteceu... enfim! Vamos à história.

No dia 14 de Julho, tendo comprado bilhetes para mim e para um amigo meu, metemo-nos em viagem para o Super Bock Super Rock na praia do Meco em Setúbal. O Punto portou-se muitíssimo bem até lá e ainda deu para nos rirmos um bocado a caminho de lá com o andamento do carro!

Enfim... chegámos lá e ainda deu para ouvirmos um bocado de Nigel Rodgers, um dos membros da famosa banda CHIC, entre outros... Ficámos lá até por volta da meia-noite, hora que começámos a viagem para Portalegre...


Para lá tínhamos feito o caminho pelo qual o Waze nos mandou, maioritariamente nacionais e outras que não tenham portagem... o caminho praticamente igual ao que fazemos normalmente para Lisboa, mas com o desvio para a margem sul.

Ora, ao vir para cá, o Waze recomendou fazermos outro caminho, o qual aceitei - o caminho envolvia passar por Pavia e Avis, e a estrada era... interessante para dizer o menos. A primeira parte do percurso até foi engraçada, e ver Avis à noite foi espetacular, mas o pior estava para vir.

A estrada nacional que vinha a seguir estava simplesmente horrível. As curvas até eram engraçadas, mas o estado do alcatrão deixava muito a desejar... mas enfim! O que interessa é que correu tudo bem nessa parte...

A 6 quilómetros da casa olhei para o ponteiro da temperatura... e estava muito perto do vermelho... Aliás, ao parar ele estava literalmente praticamente em cima do vermelho. 1689639822157.png

Como é óbvio fiquei um bocado assustado... nunca tinha tido problemas com aquecimento em movimento no Punto, e ele na viagem para cá, ainda por cima quando está fresco, é que ele dá problema? Passa-se algo de errado.

O que é que aconteceu? Não faço a mínima ideia, mas tenho várias teorias:
a) Com a estrada terrível que apanhámos os cabos do sensor de temperatura desligaram-se e então não liga a ventoinha (a não ser com um interruptor manual que o meu vizinho instalou como extra no caso de acontecer alguma coisa) ou então o interruptor, que foi trocado antes do carro vir para as minhas mãos, foi à vida outra vez (não me admirava, já que o carro tem não sei quantos mil enxertos elétricos...);
b) Tem alguma bolha no sistema;
c) Pode ser por causa de, e só agora é que descobri isto, muito provavelmente ter água - ela tinha um ar castanho... e alguma dela escapou-se do radiador;

1689640305094.png Seja o que for, dentro dos próximos tempos ele vai levar um flush ao sistema... vou comprar líquido próprio para isso e a seguir levar um anti-congelante como deve ser. Já tinha um bocado de ódio ao meu vizinho por causa de alguns enxertos que fez no carro, e isto só o aumentou!

Ainda por cima hoje quando falei com ele, ele disse-me para não me preocupar com isso e simplesmente purgar as bolhas na parte de trás da cabeça... que não devia gastar deste dinheiro neste carro porque é carro para só durar 3 anos!!!!

Enfim... o que interessa é que eventualmente, com o carro mais fresco, chegámos a casa. E esse arranjo há-de vir em breve... quando tiver o material escrevo aqui outra vez...

No dia a seguir tinha outra viagem para fazer... vejo-vos no tópico do 127!

<-- Água a escapar-se

Um abraço!


 
Última edição:

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Um sobreaquecimento inesperado...
Ver anexo 1280906 Acho que pelo título... dá para perceber o que aconteceu... enfim! Vamos à história.

No dia 14 de Julho, tendo comprado bilhetes para mim e para um amigo meu, metemo-nos em viagem para o Super Bock Super Rock na praia do Meco em Setúbal. O Punto portou-se muitíssimo bem até lá e ainda deu para nos rirmos um bocado a caminho de lá com o andamento do carro!

Enfim... chegámos lá e ainda deu para ouvirmos um bocado de Nigel Rodgers, um dos membros da famosa banda CHIC, entre outros... Ficámos lá até por volta da meia-noite, hora que começámos a viagem para Portalegre...


Para lá tínhamos feito o caminho pelo qual o Waze nos mandou, maioritariamente nacionais e outras que não tenham portagem... o caminho praticamente igual ao que fazemos normalmente para Lisboa, mas com o desvio para a margem sul.

Ora, ao ir para lá, o Waze recomendou fazermos outro caminho, o qual aceitei - o caminho envolvia passar por Pavia e Avis, e a estrada era... interessante para dizer o menos. A primeira parte do percurso até foi engraçada, e ver Avis à noite foi espetacular, mas o pior estava para vir.

A estrada nacional que vinha a seguir estava simplesmente horrível. As curvas até eram engraçadas, mas o estado do alcatrão deixava muito a desejar... mas enfim! O que interessa é Ver anexo 1280907 que correu tudo bem nessa parte...

A 6 quilómetros da casa olhei para o ponteiro da temperatura... e estava muito perto do vermelho... Aliás, ao parar ele estava literalmente praticamente em cima do vermelho.

Como é óbvio fiquei um bocado assustado... nunca tinha tido problemas com aquecimento em movimento no Punto, e ele na viagem para cá, ainda por cima quando está fresco, é que ele dá problema? Passa-se algo de errado.

O que é que aconteceu? Não faço a mínima ideia, mas tenho várias teorias:
a) Com a estrada terrível que apanhámos os cabos do sensor de temperatura desligaram-se e então não liga a ventoinha (a não ser com um interruptor manual que o meu vizinho instalou como extra no caso de acontecer alguma coisa) ou então o interruptor, que foi trocado antes do carro vir para as minhas mãos, foi à vida outra vez (não me admirava, já que o carro tem não sei quantos mil enxertos elétricos...);
b) Tem alguma bolha no sistema;
c) Pode ser por causa de, e só agora é que descobri isto, muito provavelmente ter água - ela tinha um ar castanho... e alguma dela escapou-se do radiador;

Ver anexo 1280908 Seja o que for, dentro dos próximos tempos ele vai levar um flush ao sistema... vou comprar líquido próprio para isso e a seguir levar um anti-congelante como deve ser. Já tinha um bocado de ódio ao meu vizinho por causa de alguns enxertos que fez no carro, e isto só o aumentou!

Ainda por cima hoje quando falei com ele, ele disse-me para não me preocupar com isso e simplesmente purgar as bolhas na parte de trás da cabeça... que não devia gastar deste dinheiro neste carro porque é carro para só durar 3 anos!!!!

Enfim... o que interessa é que eventualmente, com o carro mais fresco, chegámos a casa. E esse arranjo há-de vir em breve... quando tiver o material escrevo aqui outra vez...

No dia a seguir tinha outra viagem para fazer... vejo-vos no tópico do 127!

<-- Água a escapar-se

Um abraço!



Limpa isso bem limpo, mas ao drenar o circuito manda essa água conspurcada para uma bacia e dá uma banhada ao tal vizinho.

Força no Punto, que esse carro ainda tem muito para dar!
 

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Como é que tu, com a qualidade dos trabalhos que já nos habituaste, ainda não tinhas tratado disso? Não me digas que precisas de recomendações de anticongelantes :mad::ph34r::ph34r::rolleyes::rolleyes:

Isso foi meramente um susto ;)

Achei piada o gajo dizer que o carro só durava uns 3 anos.............. A quem anda com regularidade num carro com 45 anos :xD:
 
Topo