Fiat 1500C Berlina 1966 "voltar À Estrada"

Marco Reis

marcor
Como disse o Eduardo Relvas, uma limpeza na placa do distribuidor, e certamente vais ter corrente nas velas.

Só tens que confirmar se chega gasolina ao carburador, e acredito que deva trabalhar.
 
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
Ontem lá se fizeram mais uns avanços no Fiat. Infelizmente não tirei fotos porque "ataquei" logo e fiquei com as mãos num estado lastimável.
Fiz a mudança de óleo, não mudei o filtro porque o novo que comprei não servia, mas como penso mudar o óleo ao fim de poucos km´s, para lavar o motor, fica por trocar. Mudei também todos os tubos de gasolina e coloquei um filtro novo de gasolina. Abri também a bomba de gasolina para verificar se o diafragma não estava furado e foi testado o seu funcionamento, mas terá de ser mudada pois deixa passar gasolina no sentido contrário ao funcionamento.
Verifiquei o funcionamento do platinado até à bobine e está ok. A falha de faísca nas velas continuava e vim a descobrir que o cabo que vai da bobine ao distribuidor apresentava sinais de corrosão nos contactos, mas mesmo depois de limpos, não dáva continuidade.
Espero receber esta semana a bomba principal e secundária de embraiagem, que necessitam de ser substituidas e vou comprar o cabo das velas que está danificado. Se tudo correr bem no próximo fim de semana já se deve mexer pelos próprios meios. Depois é só fazer a necessária revisão aos travóes, verificar fugas e fazer a manutenção ao circuito de refrigeração.

Alguém me sabe dizer qual a medida das escovas de limpa vidros deste carro? É que tenho uma de 350mm no lado do condutor e uma de 400mm no lado do pendura, e gostava de confirmar se são mesmo assim.

Antes que me "batam" fica já prometido que para a próxima tiro fotos laugh.png .
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Marco, troca os cabos todos, porque com estes anos de certeza que já passaram há muito da validade... e vais ter chatices com passagens de corrente a torto e a direito. O meu consleho é que ponhas um conjunto completo em silicone, são bem mais eficazes e seguros de manusear. Não são originais, mas há coisas que valem a pena, e esta é uma delas. Leva o conjunto a uma loja de peças e pede cabos dessas medidas, eles vendem à peça, e não são caros... recentemente comprei um conjunto para um VW por cerca de 25€, se não me falha a memória.

A bomba de gasolina é habitual não sobreviver aos anos de imobilidade, e é sempre de trocar.

Limpaste os platinados? Passa uma folha de lixa d'água entre os contactos, porque ficam vidrados e deixam de passar a corrente.

Boas continuações!

Um abraço!
 
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
Hoje lá fui mais uma vez destapar o 1500 e mexer-lhe debaixo do capôt. Depois de algumas verficações na parte eléctrica, uma boa limpeza nas velas, coloquei-lhe a bateria da Kangoo e vamos lá ver no que isto dá.
Um bocadinho de gasolina directamente no carburador e o motor começa a dar sinais de vida, mas só num ou noutro cilindro. um pouco mais de persistênciae o resultado...

http://www.youtube.com/watch?v=kvjSTveL-8Y

As várias paragens e arranques foram propositadas para demonstrar como pega bem.

Motor a trabalhar, vamos aos seguintes passos.

Desmontei a bomba principal da embraiagem, mas ainda estou a aguardar que chegue a nova. talvez para a semana já a consiga montar.

Depois susbtitui este tubo de travão que estava estalado num dos extremos.
Ver anexo 314531

E já o novo
Ver anexo 314532

Para a semana será a vez da embraiagem e dos travões, se tiver tempo

Eduardo, obrigado pelas dicas. Antes de insistir para o meter a trabalhar limpei os contactos todos, verifiquei se chegava o sinal do platinado à bobine, e ensaiei com as velas fora para ver se todas faziam faísca. Também já tinha ensaiado se a bomba de gasolina estava a puxar a gasolina, com o tubo fora do carburador.

Só um aparte, a bomba de gasolina desferra. É possível reparar este defeito ou tem de ser uma nova?

Obrigado a todos pelo apoio que me têm dado.
 

Anexos

  • IMG_0140.JPG
    IMG_0140.JPG
    217.7 KB · Vistos: 0
  • IMG_0141.JPG
    IMG_0141.JPG
    284.3 KB · Vistos: 0

José de Sá

"Life's too short to drive boring cars"
Portalista
Até soa muito bem laugh.png E os platinados estão bons!
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
José de Sá disse:
Até soa muito bem laugh.png E os platinados estão bons!
Aparentemente sim, não detectei nada de anormal.
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
AndreGaspar disse:
Parabéns a ele! O motor parece estar excelente! Agora antes da voltinha deixa o beber umas litrosas! biggrin.png
Isso não há problema, o depósito está cheio de gasolina, mas se calhar vou retirar uma boa parte e misturar com nova.
 

Anexos

  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
Hoje lá foi mais um dia de labuta no Fiat. Afina de contas o depósito não está cheio como aparentava, mas não consegui determinar a quantidade de gasolina que ainda lá se encontra. Mas já me decidi a retirar toda a gasolina velha e não a utilizar.
Básicamente hoje estive de volta do circuito hidráulico da embraiagem e dos travões da frente. Substitui a bomba principal e a secundária da embraiagem, mas não foi fácil sangrar o circuito, porque aparentemente é necessário fazer um pequeno truque na bomba secundária, coisa que só ao fim de algum tempo descobri. Penso que tenha o circuito bem sangrado, mas apenas tenho entre 10 a 20mm de curso na haste da embraiagem. Tenho de verificar se esse curso está correcto, mas se estiver tenho mesmo a embraiagem colada wacko.png . Tentei empurrar ligeiramente o carro para a frente e para trás, estando engatado em terceira e com o pedal de embraiagem todo pressionado e mesmo assim nada.
Nos travões a coisa complicou-se e não consegui fazer a purga. Ao accionar o pedal não há sinais de óleo a escorrer na purga. Tenho de confirmar o circuito para ver se está a entrar ar por algum lado. Antes de ter substituido o tubo de travão que vai à roda, tinha pressão no circuito. tive o cuidado de nunca deixar baixar o nivel de óleo no reservatório, e o tubo colocado na purga tinha a ponta submergida dentro de uma garrafa para não aspirar ar.
Pensava que este fim de semana já ia colocar o menino a rolar, mas ainda não foi desta.
Peço desculpa mas mais uma vez fiquei atascado de óleo até aos cotovelos e não tirei fotos.
 

Anexos

  • wacko.png
    wacko.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wacko.png
    wacko.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wacko.png
    wacko.png
    1 KB · Vistos: 0
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
Mais um episódio.

Hoje como já vai sendo hábito aos sábados de manhã, lá rumei até à garagem onde está o meu 1500. Para não me perder nos trabalhos, levo já na cabeça os objectivos do dia.
Para começar levantei a traseira e coloquei as preguiças debaixo do eixo traseiro, e retirei toda a gasolina velha que ainda estava no depósito.

As fotos não ficaram grande coisa porque foram com o telemóvel.

Ver anexo 315362
Ver anexo 315363

Como já tinha o carro com o eixo traseiro no ar, fui tentar descolar a embraiagem. Engatei a terceira, dei à chave, deixo embalar um pouco, carrego na embraiagem e puxo o travão de mão. Resultado, o carro foi-se abaixo. repito a operação mais uma vez e oiço um estalido e já não se foi abaixo :D embraiagem descolada.

Depois virei-me para os travões novamente. Na semana passada não conseguia sangrar os travões. Hoje com mais calma tentei novamente, mas só fazia sair bolhas no reservatório do óleo e na purga nada. Retiro o parafuso no topo da bomba, que reparte para as rodas e vejo ar dentro da bomba. Coloco óleo na bomba directamente e volto a tentar. Mais uma vez nada e voltam a aparecer as bolhas no reservatório. Resolvi desmontar a bomba, mas cá me parece que vou ter de encomendar uma nova. Provávelmente os vedantes da bomba estão a deixar entrar ar quando se acciona o pedal.

Vista da bomba de cima onde se pode ver que onde deveria estar cheio de óleo está ar.
Ver anexo 315365

Uma foto da nova bomba de embraiagem que foi instalada na semana passada.
Ver anexo 315364

Se hoje tivesse conseguido sangrar os travões o Fiat tinha saido à rua para respirar ar puro.

Depois disto tudo ainda tenho de verificar luzes, colocar a buzina a funcionar e o mija mija. Depois é uma lavagem, uma afinade-la no carburador e segue para a inspecção, para vir de lá com um chumbo carregado de anotações.

Para a semana há mais.
 

Anexos

  • IMG_0162.JPG
    IMG_0162.JPG
    110.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0163.JPG
    IMG_0163.JPG
    169 KB · Vistos: 0
  • IMG_0165.JPG
    IMG_0165.JPG
    118.7 KB · Vistos: 0

João C Silva

Veterano
Marcocab disse:
Alguém me sabe dizer se a medida 145 R13 é a medida equivalente à original para este modelo? É a medida que está averbada no livrete.
Marco, a medida de livrete e de origem do meu é 560 S13.
Tive a sorte de este ano arranjar uns novos da Camac.
Antes da compra, contactei a TDS - Engenharia e Gestão Automóvel que emitiu, a meu pedido, uma declaração para posterior averbamento ao livrete, onde consta a medida de 165/70 R13. Eles consideram esta medida a mais aproximada da original.
À data eu tinha uns 175/70 R13 que segundo eles também os poderia averbar.
 
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
João C Silva disse:
Marco, a medida de livrete e de origem do meu é 560 S13.
Tive a sorte de este ano arranjar uns novos da Camac.
Antes da compra, contactei a TDS - Engenharia e Gestão Automóvel que emitiu, a meu pedido, uma declaração para posterior averbamento ao livrete, onde consta a medida de 165/70 R13. Eles consideram esta medida a mais aproximada da original.
À data eu tinha uns 175/70 R13 que segundo eles também os poderia averbar.
Obrigado joão, tinha a idéia que a medida original seria mais larga do que a que tenho averbada. Estou desconfiado que em tempos este carro teve os documentos cancelados e quando foram reactivados alteraram a medida no livrete para a medida standard, mas devem-se ter enganado e averbaram uma medida um pouco inferior. Digo isto porque o registo de propriedade é o original mas o livrete é mais recente (verde).
Como penso alterar a côr do carro, quando tratar da carroçaria, vou esperar e altero também a medida dos pneus, mas vou entrar em contacto com a Fiat directamente para me passarem a declaração (tenho um conhecido que lá trabalha laugh.png ).
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Tenho andado mais ausente do fórum devido ao final de semestre, mas hoje lembrei-me de vir ver os progressos. Já vi que as coisas estão a andar no bom sentido, ainda bem.

A gasolina tem um prazo de vida útil de cerca de 6 meses, por isso fizeste bem em a retirar, não ia dar bons resultados. Mesmo assim, se não tens um filtro na linha antes da bomba, recomendo-te que lhe ponhas um quanto antes, porque há sempre resíduos no fundo do tanque.

A bomba de embraiagem nem sempre é fácil de sangrar. Lembro-me que num dos meus carros tive de injectar o óleo pela secundária com uma almotolia, porque de cima não corria bem.

Se vais trocar a bomba principal (e deves, porque decididamente num carro parado tanto tempo é um risco enorme, deves rever todo o circuito), se calhar recomendava-te que visses de uma de circuito duplo para trocar por essa de circuito simples. É um bom seguro. Na bomba de circuito simples, todos os travões são alimentados pela mesma linha (aquela da coroa de ligação que tens na ponta da bomba principal). Isto significa que se tiveres uma fuga numa das rodas, ficas sem travões... resta-te o travão de mão.

Se tiveres uma bomba de circuito duplo, só falham os da frente ou os de trás, consoante o que tiver a fuga. Sempre é mais seguro.

A bomba que tinha o meu Spider era igual a essa, e troquei pela do Spider da segunda série, é transplante directo, e os tubos ajeitaram-se bem para ligar às posições novas, há margem de manobra. Para o teu, como tem tambores atrás, o modelo cuja bomba mais se adeque talvez seja o 131 Mirafiori... se alguém já tiver feito isto num 1500, que diga de sua justiça.

Os pneus convinha que tivessem o perfil o mais alto possível. Um 5.60-13 tem cerca de 140 mm de largura, por isso aproxima-se mais de um 145. Mas o perfil dos pneus antigos era perto do 100, logo a lateral teria perto dos 140 mm também. Um 165/80 tem 132 mm, será o ideal. É a medida que usam os 124 Sport, e que o meu Spider calça. Não convém ir para larguras maiores, porque causa muito esforço à suspensão, por isso não recomendo mais que o o 165.

Um abraço e boas continuações!
 
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
Eduardo Relvas disse:
Tenho andado mais ausente do fórum devido ao final de semestre, mas hoje lembrei-me de vir ver os progressos. Já vi que as coisas estão a andar no bom sentido, ainda bem.

A gasolina tem um prazo de vida útil de cerca de 6 meses, por isso fizeste bem em a retirar, não ia dar bons resultados. Mesmo assim, se não tens um filtro na linha antes da bomba, recomendo-te que lhe ponhas um quanto antes, porque há sempre resíduos no fundo do tanque.

A bomba de embraiagem nem sempre é fácil de sangrar. Lembro-me que num dos meus carros tive de injectar o óleo pela secundária com uma almotolia, porque de cima não corria bem.

Se vais trocar a bomba principal (e deves, porque decididamente num carro parado tanto tempo é um risco enorme, deves rever todo o circuito), se calhar recomendava-te que visses de uma de circuito duplo para trocar por essa de circuito simples. É um bom seguro. Na bomba de circuito simples, todos os travões são alimentados pela mesma linha (aquela da coroa de ligação que tens na ponta da bomba principal). Isto significa que se tiveres uma fuga numa das rodas, ficas sem travões... resta-te o travão de mão.

Se tiveres uma bomba de circuito duplo, só falham os da frente ou os de trás, consoante o que tiver a fuga. Sempre é mais seguro.

A bomba que tinha o meu Spider era igual a essa, e troquei pela do Spider da segunda série, é transplante directo, e os tubos ajeitaram-se bem para ligar às posições novas, há margem de manobra. Para o teu, como tem tambores atrás, o modelo cuja bomba mais se adeque talvez seja o 131 Mirafiori... se alguém já tiver feito isto num 1500, que diga de sua justiça.

Os pneus convinha que tivessem o perfil o mais alto possível. Um 5.60-13 tem cerca de 140 mm de largura, por isso aproxima-se mais de um 145. Mas o perfil dos pneus antigos era perto do 100, logo a lateral teria perto dos 140 mm também. Um 165/80 tem 132 mm, será o ideal. É a medida que usam os 124 Sport, e que o meu Spider calça. Não convém ir para larguras maiores, porque causa muito esforço à suspensão, por isso não recomendo mais que o o 165.

Um abraço e boas continuações!
Obrigado amigo Eduardo, é sempre bom "ouvir" os seus concelhos. Essa da bomba com dois circuitos nunca me tinha ocorrido mas quando li o seu post, já tinha recebido a bomba nova. A bomba de embraiagem custou um pouco a sangrar mas com jeitinho lá ficou a funcionar.
Ontem tive um tempinho livre e fui montar a bomba de travões, ao fim de uma hora estava substituida e todas as rodas bem sangradas. Como já tinha o carro a trabalhar, com travões e embraiagem fiz a volta inaugural já tão desejada. Apenas andei um pouco para trás e para a frente numa rua sem saida que fica ao lado da garagem e começei logo a ter problemas de alimentação de combustivel. Em principio foi a bomba de gasolina que entregou a alma ao criador, pois o carburador tinha a cuba seca e não chegava lá gasolina. Como já estava a prever que isto aconteceçe, já tinha comprado uma bomba de gasolina e estava de reserva. No sábado já a monto e verifico o resto.

Em relação aos pneus, os que estão montados são uns 145 R13 e depois têm uma inscrição mais à frente 76S, não sei se será a altura!

Para já vou montar uns iguais, mas primeiro quero dar um tratamento às rodas, decapar e pintar para ficarem logo tratadas.

Aqui o menino finalmente ao sol.
Ver anexo 315760
Ver anexo 315759
 

Anexos

  • 59219_696271210389746_1963543962_n.jpg
    59219_696271210389746_1963543962_n.jpg
    52.4 KB · Vistos: 0
  • 1000863_559786584079238_89660551_n.jpg
    1000863_559786584079238_89660551_n.jpg
    20.7 KB · Vistos: 3

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Marco, essa parte do 76 S escrita nos pneus representa os índices de carga e de velocidade.

O índice de carga 76 corresponde a cerca de 400 kg (por pneu, claro).
O índice de velocidade S corresponde a cerca de 180 km/h.

Resumindo, nunca chegarás perto dos limites com esse 1500 de origem. wink.png

Adorei ver esse carro de regresso à estrada. Parabéns!
 

Anexos

  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Marcocab disse:
Obrigado amigo Eduardo, é sempre bom "ouvir" os seus concelhos. Essa da bomba com dois circuitos nunca me tinha ocorrido mas quando li o seu post, já tinha recebido a bomba nova. A bomba de embraiagem custou um pouco a sangrar mas com jeitinho lá ficou a funcionar.
Ontem tive um tempinho livre e fui montar a bomba de travões, ao fim de uma hora estava substituida e todas as rodas bem sangradas. Como já tinha o carro a trabalhar, com travões e embraiagem fiz a volta inaugural já tão desejada. Apenas andei um pouco para trás e para a frente numa rua sem saida que fica ao lado da garagem e começei logo a ter problemas de alimentação de combustivel. Em principio foi a bomba de gasolina que entregou a alma ao criador, pois o carburador tinha a cuba seca e não chegava lá gasolina. Como já estava a prever que isto aconteceçe, já tinha comprado uma bomba de gasolina e estava de reserva. No sábado já a monto e verifico o resto.

Em relação aos pneus, os que estão montados são uns 145 R13 e depois têm uma inscrição mais à frente 76S, não sei se será a altura!

Para já vou montar uns iguais, mas primeiro quero dar um tratamento às rodas, decapar e pintar para ficarem logo tratadas.

Aqui o menino finalmente ao sol.
attachicon.gif 1000863_559786584079238_89660551_n.jpg
attachicon.gif 59219_696271210389746_1963543962_n.jpg
É bom ver a máquina regressar à acção... ainda bem.

Quanto à bomba dos travões, paciência... pelo menos reparou-se o problema e já tens travões operacionais, isso é que importa.

A bomba de gasolina convém trocares rapidamente, porque o diafragma pode estar a deixar fugir gasolina para o cárter, e a misturar-se com o óleo, que não convém nada. É por essas e outras que eu tiro as dos meus e meto bombas eléctricas.

Quanto aos pneus, recomendo que ponhas os 155 SR 13, ou seja, um tamanho acima desses que tens. O perfil dos 145 já é muito pequeno em comparação com o que devia ter de origem, ficas com a relação final muito curta. É o tamanho que vinha de fábrica nos 124, que substituíram os 1500. Não diferem muito em largura, e o perfil sempre é mais próximo do que deveria ter.

Um abraço e boas continuações!
 

Anexos

  • attachicon.gif
    attachicon.gif
    59 bytes · Vistos: 0
  • attachicon.gif
    attachicon.gif
    59 bytes · Vistos: 0
  • attachicon.gif
    attachicon.gif
    59 bytes · Vistos: 0
  • attachicon.gif
    attachicon.gif
    59 bytes · Vistos: 0
  • attachicon.gif
    attachicon.gif
    59 bytes · Vistos: 0
  • attachicon.gif
    attachicon.gif
    59 bytes · Vistos: 0

João C Silva

Veterano
Boa tarde Marco,

folgo em saber que esse 1500 já rola.
Se ainda subsistirem dúvidas relembro-lhe que nos ficheiros que tive o gosto de lhe enviar, foi um respeitante à conversão de medidas de pneumáticos.

Com os de medida de origem, os 560 S 13 reconheço que em termos de estabilidade não são os mais aconselhados. Nota-se dificuldades na linha dos eléctricos, na "noiva" da ponte 25 de Abril e nas curvas onde se ouve o cantar dos rebordos laterais.
Mas em termos de manobrabilidade ficou um espectáculo, a direcção está muito mais leve.
Terá que ter em conta, igualmente, a inspecção periódica. Não sei se por aí são muito exigentes mas por aqui são-no bastante.
Depois existe a probabilidade de sermos abordados pela autoridade e estarmos sujeitos a uma coima mínima de € 250 se a medida dos referidos não coincidirem com as do livrete
 
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
João C Silva disse:
Boa tarde Marco,

folgo em saber que esse 1500 já rola.
Se ainda subsistirem dúvidas relembro-lhe que nos ficheiros que tive o gosto de lhe enviar, foi um respeitante à conversão de medidas de pneumáticos.

Com os de medida de origem, os 560 S 13 reconheço que em termos de estabilidade não são os mais aconselhados. Nota-se dificuldades na linha dos eléctricos, na "noiva" da ponte 25 de Abril e nas curvas onde se ouve o cantar dos rebordos laterais.
Mas em termos de manobrabilidade ficou um espectáculo, a direcção está muito mais leve.
Terá que ter em conta, igualmente, a inspecção periódica. Não sei se por aí são muito exigentes mas por aqui são-no bastante.
Depois existe a probabilidade de sermos abordados pela autoridade e estarmos sujeitos a uma coima mínima de € 250 se a medida dos referidos não coincidirem com as do livrete
Olá João, sim nos ficheiros que me enviou está uma tabela de equivalência das medidas dos pneus e pela tabela os equivalentes aos 560 S 13 são os 165 / 80 R13. A minha dúvida em fazer a alteração dos pneus é mesmo essa,. se com uns 165 a direcção não se tornará muito mais pesada. Em termos de livrete apenas tenho a medida 145 R13 averbada. Como já tinha mencionado anteriormente, este carro, provávelmente já teve a matricula cancelada e ao reactivá-la foi averbada esta medida, portanto se montar uns 145/80 R13 não tenho problemas com as autoridades. Para já devo mesmo montar esta medida e quando tratar da carroçeria altero a côr do livrete e fao logo o averbamento dos 155 e dos 165, assim se não gostar do comportamento do carro posso montar outra medida e andar legal na mesma. Desde que arranje a declaração da Fiat onde conste que o carro permite montar essas medidas.
 
OP
OP
M

Marcocab

Clássico
Eduardo Relvas disse:
É bom ver a máquina regressar à acção... ainda bem.

Quanto à bomba dos travões, paciência... pelo menos reparou-se o problema e já tens travões operacionais, isso é que importa.

A bomba de gasolina convém trocares rapidamente, porque o diafragma pode estar a deixar fugir gasolina para o cárter, e a misturar-se com o óleo, que não convém nada. É por essas e outras que eu tiro as dos meus e meto bombas eléctricas.

Quanto aos pneus, recomendo que ponhas os 155 SR 13, ou seja, um tamanho acima desses que tens. O perfil dos 145 já é muito pequeno em comparação com o que devia ter de origem, ficas com a relação final muito curta. É o tamanho que vinha de fábrica nos 124, que substituíram os 1500. Não diferem muito em largura, e o perfil sempre é mais próximo do que deveria ter.

Um abraço e boas continuações!
Obrigado, mais uma vez, pela dica Eduardo. Nunca tinha pensado nesse pormenor de no caso de perfuração do diafragma, poder haver contaminação do óleo. Para a próxima vez que trocar a bomba já lhe meto uma eléctrica.

João Luís Soares disse:
Marco, essa parte do 76 S escrita nos pneus representa os índices de carga e de velocidade.

O índice de carga 76 corresponde a cerca de 400 kg (por pneu, claro).
O índice de velocidade S corresponde a cerca de 180 km/h.

Resumindo, nunca chegarás perto dos limites com esse 1500 de origem. wink.png

Adorei ver esse carro de regresso à estrada. Parabéns!
Obrigado joão, mas o carro ainda não voltou à estrada, apesar de já não faltar muito.

Para resolver ainda está:

-Para a inspecção
- Esguinchos do limpa vidros que não deitam água
- Revisão ao mecanismo do limpa vidros, que está um pouco perro e substituição das escovas
- Buzinas que não fazem som
- Colocar pneus novos e tratar das rodas
- Substituir o tubo que liga o bocal de abastecimento ao depósito (verte quando se abasteçe)
- Colocar bomba de gasolina nova e afinar carburador
- Colocar todas as luzes a funcionar
- Colocar um espelho no retrovisor

-Trabalhos secundários:
- Manómetro de combustivel marca sempre cheio (o ponteiro sobe com o contacto da ignição mesmo com os fios desligados da bóia do depósito)
- Ventilador da sofagem não funciona (pode ser o motor preso ou queimado)
- Substiuir a valvolina da caixa de velocidades e diferêncial
- Lavagem ao motor e chassis
- Nova mudança de óleo e filtros
- Colocar cintos de segurança atrás para transportar crianças

Ou seja colocar o carro 100% funcional e depois ir tratando dos pequenos pormenores estéticos. Mais tarde penso fazer um restauro a 100% à chapa e aí mudo-lhe a côr. Acho que uma côr escura realça mais o ponto forte destes carros, os cromados.

Espero em Agosto já ter o bólinhas a circular para as férias no Algarve biggrin.png . Senão vou ter de trabalhar nele durante as férias tongue.png e a "Maria" pode não gostar.
 

Anexos

  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • tongue.png
    tongue.png
    1 KB · Vistos: 0
  • tongue.png
    tongue.png
    1 KB · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • wink.png
    wink.png
    1 KB · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • tongue.png
    tongue.png
    1 KB · Vistos: 0
Topo