Amarelinho R5 1973

Eh pah, trata-me por tu que só tenho 22 anitos, não me faças parecer mais velho... :p :D

Acredita Hugo, o que tens aí é muito raro mesmo... :eek: Só para teres uma noção, o Renault 5 mais antigo a circular em Portugal é de 1972, com a alavanca de mudanças igual à da 4L e veio de França! Esse tipo de mudanças nunca saiu nos modelos portugueses e, até à data, nem eu sabia que o logótipo tipo "Kent" que tens no capot tinha sequer saído em Portugal, o outro R5 de 1973 que vi à venda no OLX aí à meses já tinha o mais moderno...

Quanto ao código da pintura, aquilo não é uma chapa, são umas letras pintadas a preto, tipo decalque... Sendo o teu modelo mais antigo, ainda deve ser daqueles códigos simples tipo "R 311", ou coisa parecida... Não há como falhar, são as únicas letras a preto que devem existir no compartimento do motor. O meu palpite, é que devem de estar algures no guarda-lamas ou nas ilhargas (parte interior do guarda-lamas) onde tens as chapas que aqui meteste... ;)

As chapas que fotografaste dizem respeito ao número de produção do carro e o seu tipo... Por exemplo, a chapa oval diz respeito ao tipo, que neste caso é o R1242, depois tens a chapa do losango que é a placa do construtor que diz respeito também ao tipo, ao numero da série do tipo e aqueles dados típico como o peso, tara e carga máxima autorizada... :thumbs up:
Para finalizar, tens a chapa das I.L.R de Indústrias Lusitanas Renault, cuja fábrica se situava na Guarda... aí tens também o tipo, mas tens o número de produção local que, aparentemente, se trata do número 263 de produção nacional. Queres melhor prova de que tens um R5 português dos primeiros que saiu? :D

Quanto ao forro do tecto, é o menos, alguma coisa teria de ceder depois de 40 e tal anos... não te preocupes com isso! ;)
Vou mandar-te uma Mensagem Privada com alguns sites de peças para o teu bólide, muitas das coisas são "new old stock" o que é bom... :rolleyes:

Continuarei a acompanhar, estou a gostar imenso do que vejo... Boa sorte! :thumbs up:
 
Muito obrigado, gosto mesmo de saber mais acerca do carro, é incrivel ele ser da primeira geração. Quer dizer então que há poucos deste ano é isso?
Esse de 72 foi importado e qual é a diferença da caixa de velocidades?
 
Qual quê, é para isso que cá estamos...;)

Esse de 1972 tem a particularidade de ter o sistema da alavanca de mudanças idêntico ao da 4L, ou seja, tipo "bengala"... E esses ainda são mais raros, ora repara:

image.jpg
image.jpg

E sim, é muito raro encontrar esses primeiros modelos nacionais, até ao momento só tive conhecimento de pelo menos 2 da mesma altura, mas o teu, pela exclusividade do símbolo no capot, é certamente o mais antigo que se tenha conhecimento... No entanto pode ser que o @André Santos saiba de mais alguma coisa, ele é uma enciclopédia da Renault. :D

Oh André, vem lá dar uma mãozinha... :p
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    110.7 KB · Vistos: 145
  • image.jpg
    image.jpg
    133.1 KB · Vistos: 146
Já arranjei as borrachas que me faltavam para as pinças do freno. Por isso agora é só mandar vir, montar, testar e levar para o chapeiro para arranjar a mala.
Eu tambem adoro os interiores, estão num excelente estado e descobri ontem que os tapetes originais estão guardadinhos debaixo dos atuais. O meu avo contou me que quando comprou o carro mandou fazer uns mais amadores e rijos para colocar por cima para se poder sujar à vontade e assim ia mantendo os outros que estão novos a brilhar.
 
Mas que excelente notícia Hugo, percebe-se que o teu avô tinha muita estima pelo carro... :thumbs up:

Queremos fotos disso tudo...! :D

Já agora aproveito para perguntar como está o fundo do carro, debaixo dos tapetes? Essa zona costuma ser traiçoeira para os 5...:(
 
Estou completamente encantado com o estado deste carro!! Absolutamente fabuloso. Incrível como em 46 anos não tem quase nenhuma mazela na chapa!
Felicidades e parabéns!!
 
Amanha vou tirar fotos João, sim o meu avo sempre tentou estimar o seu carrinho ao maximo.
O chão do carro só tem um pequeno podre na aba esquerda perto da junta com o chassis, rápido de ser tratado. O resto está impecável à moda de limpar e pintar. O meu avo disse me que 5 em 5 anos dava uma tintasita debaixo do carro
 
Gostava mesmo que o tivessem mantido a andar porque o unico podre que tem nas juntas da mala foi feito devido a estar parado. Se fosse assim o carro estava quase perfeito
 
Isso até nem é nada de grave... verdade seja dita que já vi bem pior e em modelos mais recentes. Tem tudo a ver como o carro é preservado e felizmente, nesse aspecto, é de louvar que o teu avô tivesse tal carinho pelo R5... ;)
 
Sim, tudo está no preservar das coisas mas a mal nem fecha ahah
Digam me só uma coisa, é necessário ter o seguro para ir à inspeção ou basta depois?
 
Sim, tudo está no preservar das coisas mas a mal nem fecha ahah
Digam me só uma coisa, é necessário ter o seguro para ir à inspeção ou basta depois?

Antes de mais, muitos parabéns! Adorei!!!
Em relação ao que perguntas, a ordem é primeiro inspeção, depois seguro mediante apresentação da folha verde. Ao contrário não dá.

Mexe o menos possível nessa pérola! Original e com as mazelas todas, é o que se quer!
 
Ena cum catano :wub:

Tenho um 5C de 1976 e já não tem esse logotipo frontal.

Esse espelho retrovisor de plástico não é desse modelo é dos mais recentes.

Essas bombas dos travões tem de ser rectificadas pois estão picadas, não basta colocar o-rings novos.

Para fazeres a IPO ou levas o carro assim e arriscas a multa ou levas num reboque pois só depois de inspeccionado consegues fazer um seguro.
 
Obrigado Miguel, sim vou tentar manter tudo intocável mesmo por isso é que não estamos a desmontar praticamente nada do carro, só o necessário para ter uma condução segura e saudável. a nivel da pintura só vamos mesmo tratar das mazelas que podem alastrar-se, o resto da pintura vai só levar uma polidela.
 
Obrigado Jorge, sim as bombas dos travões já estão a ser tratadas e já encontrei as borrachas. Nós vamos levar o carro a andar para a inspeção porque o meu colega mecânico tem carta de seguro e pode andar com carros sem seguro mas obrigado pela dica à mesma
 
sim sim peço desculpa tem razão, mas em principio vai correr tudo bem a distância tambem ajuda e acho que ele tem isso programado
 
Bem Hugo em primeiro lugar Parabéns!

Adorei a história o modelo está impecável! R5's destes a andar em Portugal, uiiiiiii. Feito na Guarda, de certeza dos primeiros, este R5 é uma relíquia, trata tão bem dele como o teu Avô tratou!
Gosto muito que esteja a ser mimado para voltar à estrada.

Algumas notas, existiu um R5 importado pela Renault Portuguesa em 72, com manete de mudanças como a 4L, era carro de exposição foi o 1º R5 a entrar e ser matriculado em solo luso. No entanto não trataram dele e tenho quase a certeza que infelizmente já deve ter sido destruído:(.

O teu que saiba é o único com o símbolo "original" a andar, o Laranja importado de 72 tenho ideia que já levou o símbolo mais comum.
Troca os espelhos retrovisores urgentemente!

Vou seguir!

Um abraço,
 
Voltar
Topo