20161112_160924.jpg

Fiat Fiat 850 Sport Coupé

Diários de Bordo

Fiat Fiat 850 Sport Coupé

20201219_184037.jpg
Estive a testar o esquema de ligar o terminal do solenóide ao poste do motor de arranque e funciona na perfeição. Aproveitei para verificar a folga das válvulas e garantir que tenho óleo a sair em todos os martelos.
Arrumei tudo, liguei a cablagem do alternador e coloquei as velas depois de controlar as folgas.
Nos próximos capítulos irei instalar o carburador e o distribuidor. E se fosse inteligente não teria apertado a tampa das válvulas porque vai dar jeito ver os martelos para acertar o distribuidor.
P.S. As velas são NGK BPR6ES, que não são as velas certas para o 850, mas são as certas para o A112. Depois logo vejo o que fazem ou não.
O 850 andava com BP7ES, mais frias e sem resistência. Folga em ambas 0.5-0.6mm
P. P. S. E estava agora a reparar que a folga das velas com supressão de interferências é maior, 0.7-0.8mm. Toca a tirar velas!
 
Última edição:
20201226_191231.jpg
Evoluções...
Como é patente, removi o carburador que disse que tinha montado. Para aceder mais facilmente à última vela que também tive de remover para corrigir a folga. E ao termostato, que constatei tarde demais é para uma mangueira com um diâmetro superior. (P. S. Salvo erro, o 850 tem uma mangueira de 30mm, e este termostato tem uma saída de 35mm) Pena.
À falta de melhor, montei o escape. As borrachas dos apoios estavam há bué de tempo dentro de um saco com óleo de silicone, aka abrilhantador de tablier manhoso. Faz milagres!
Foi só uma questão de apontar tudo e apertar progressivamente.
O ar farrusco do escape é devido a ser velho e ter convertido a camada de ferrugem superficial que se desenvolvia por baixo da tinta prateada.
De notar que, por nenhuma razão em particular, comprei umas porcas de "cobre" para o escape. Por nenhuma boa razão.
Feliz Natal!
 
Última edição:
Já não sei se é persistência, teimosia ou burríce.
Agora estava a olhar para aquele perno gigante no meio do coletor de escape e a contemplar a possibilidade de não estar devidamente enroscado na cabeça. Felizmente parece ser uma característica das cabeças mais tardias.
Apetecia-me arrancar o motor mesmo sem bomba de água montada. Talvez com alternador. Preciso do distribuidor, do filtro da gasolina e do carburador. Parece simples.
Em contrapartida gostava de olhar melhor para as ligações do canhão de ignição. Há muito tempo refiz aquilo tudo, mas já não estou muito certo do que por lá se passa.
 
Boa tarde

Creio que peça onde funciona o termóstato, nao é desse carro pois nao?
Falta a ligação que vem da chofagem e também a entrada de agua do radiador é feita de lado e nao por cima, certo?
 
Boa tarde

Creio que peça onde funciona o termóstato, nao é desse carro pois nao?
Falta a ligação que vem da chofagem e também a entrada de agua do radiador é feita de lado e nao por cima, certo?
Certíssimo! Estava a experimentar um termóstato de um Cinquecento (?) para fugir aos 90€ do corpo do termóstato do 850. É um roubo! Está nos meus planos reparar um corpo utilizando uns pirolitos de latão, mas até lá este deveria resolver o assunto.
 
Creio que a base da falange do 127 é idêntica ao do 850 e ja tem uma saída, a outra num serralheiro, faz o furo e coloca uma ponta de tubo de cobre, fica eterno
 
Voltar
Topo