Renault '71 Renault R6 TL - "Le Croissant & O Compromisso De Honra"

Diários de Bordo

Renault '71 Renault R6 TL - "Le Croissant & O Compromisso De Honra"

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
- Suporte da Bateria -

Este acessório/componente ficou esquecido.... Mas propositadamente!
Na altura em que o desmontei do carro, tirei estas fotos. No dia seguinte, em conversa com um amigo entusiasta que me acompanha à distância nisto desde o inicio (também ele proprietário de 3 Renault em estado exemplar: R4 GTL, R5 TL C e R6 GTL e com grande à vontade na arte da serralharia) mandei-as para ele me dar um parecer técnico. Ele rapidamente me disse o impensável!
"Jovem trás cá isso que tu mereces que eu te reconstrua isso ou, em ultimo caso, te faça um novo de raiz! Se ficar bom pagas-me o café!" :eek:

Fiquei sem saber o que dizer mas agradeci e aceitei! Ficou combinado que quando eu lá fosse levasse também o tanque de combustível que ele ia dar um tratamento por dentro no do R6 dele e que se eu quisesse dividia a despesa dos produtos comigo, já que um kit de tratamento fazia dois tanques ! Sabia que com ele podia estar à vontade, e que independentemente do valor que fosse ia ficar bom! Tinha (e tenho) essa convicção... :)

Estado do "dito cujo", muito massacrado.... Quer pelas baterias que foram vertendo ao longo dos anos, quer depois por ter sido cortado para acolher uma bateria de maior capacidade... Veremos o que dá para fazer a isto! :confused:
Ver anexo 1166165 Ver anexo 1166166 Ver anexo 1166167 Ver anexo 1166170 Ver anexo 1166168 Ver anexo 1166169
(to be continued)

Assustei-me por momentos... estava a ver que a coisa ficava mesmo por aqui...

- Tanque de Combustível -

Depois da promessa de ajuda com a limpeza do interior do tanque e no suporte de bateria resolvi dedicar-me logo à decapagem e limpeza da parte exterior...
Como já tinha vertido a gasolina pútrida do tanque e lavado com água anteriormente... Sabia que, à partida, roto ele não estava...

Comecei por limpar o reservatório na parte superior que estava melhor, recorrendo às escovas de aço rotativas para berbequim, e estreei uns discos de limpeza e decapagem de Silício-Carboneto da 3M, os XT-DC (purpura, são carotes! Há vários diâmetros e também há semelhantes da Norton, embora a durabilidade não seja bem a mesma... Experimentei os dois, gostei do 3M) Quando resolvi tirar fotos já tinha a parte de cima terminada! :D

Ver anexo 1166251 Ver anexo 1166253 Ver anexo 1166254 Ver anexo 1166252

Quando virei o tanque é que a porca torceu o rabo... O Carro tinha levado um tratamento de choque por baixo á base de Flintkote! :ph34r: e o deposito não escapou... Menos mal que o protegeu alguma coisa! Para tirar isto usei a pistola de calor, espátulas e raspador.... Depois de algum sacrifício lá foi saindo tudo e podia avançar com as rodas de aço... :)
Ver anexo 1166262 Ver anexo 1166255 Ver anexo 1166256 Ver anexo 1166258 Ver anexo 1166260

As coisas começavam a ganhar forma finalmente! :)
Ver anexo 1166265 Ver anexo 1166263

"Show Time" - Prontinho para levar com um primário e tinta! :cool:
Seguiu assim para casa do meu colega, fui entregar tudo no dia seguinte as estas fotos! Ele encarregou-se de o pintar por fora também junto com o dele e eu aproveitei a boleia, depois acertamos as agulhas!! ;)
Ver anexo 1166259 Ver anexo 1166257 Ver anexo 1166261 Ver anexo 1166267 Ver anexo 1166264 Ver anexo 1166266
(to be continued)

Depois vi este post e pensei: Caraças... ficou mesmo bem!

Que ENORME trabalho.:thumbs up:
 
Claro que pelas fotos nao da para ver tudo mas esse chassi nao parece estar assim tao mal , no meu Mehari contra a vontade de quem me queria vender um novo :lol:reforcei algumas partes laterais mas a minha decisao foi derivado ao facto que os pontos da suspencao estavam sem qualquer problemas.

Antonio
 

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Ahahahahah! :lol: A questão Jorge é mesmo essa! ;) O maior problema do 6 é mesmo ósseo! :xD::xD:
;)



Obrigado Patrique! :thumbs up: E foi mesmo porque não consigo resistir a um desafio! ;)



@Guilherme Bugalho É o da 4L sem tirar nem pôr! Aliás já lhe tinha respondido, a essa mesmíssima questão! :xD::ph34r:
Renault - '71 Renault R6 TL - "O Compromisso de Honra"



A pergunta, meu caro António é de extrema pertinência! ;) A Resposta e a conclusão é, muito provavelmente essa a que chegaste... e eu mesmo me debrucei muito sobre ela! :)

Até porque já me ofereceram, sim DADO, um chassi á pouquíssimo tempo que eu gentilmente, e infelizmente com muita pena, recusei porque para já estou apostado na reparação do original... (se tivesse sido na altura) :ph34r: Mas digo-te uma coisa! Tal como tu, temos aqui no grupo pessoas e seres humanos extraordinarios! E sei que essa oferta jamais teria acontecido se este post não existisse! :thumbs up:

Em boa verdade, seria sempre mais econômico ir a espanha buscar um R6 estimado e a circular! :xD::p Por isso, eu agora estou numa de: "Perdido por 100, perdido por 1000!":lol::ph34r:

P.S. Essa 4L pelo restante aspecto aparente, até dá dó ter que ser desmantelada só por esse "toque"... :unsure: Mas é assim que as coisas são afinal, uns salvam outros! :)

Manter o chassis faz todo o sentido na tua cabeça, calculo

Este é o tópico que me "enche as medidas", ainda por cima gosto do R6
 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Ivo, antes de mais quero dar-te as boas vindas ao Portal dos Clássicos!

Neste tempo que atravessamos, se algo de positivo podemos retirar é o tempo livre que temos e que, no meu caso, tem sido aproveitado para colocar a leitura em dia dos DB. Como tive curiosidade em saber um pouco mais de ti, li a tua apresentação e fiquei cativado com a tua escrita e paixão pelos clássicos. Escusado será dizer, que logo após esse acto, "virei as agulhas" para o DB do Renault 6.

E é no local apropriado que te quero felicitar pelo empenho e carinho que demonstrar no processo de restauro de um clássico tão esquecido e com tanta história para ti. Eu aprecio muito os modelos que ficaram na sombra dos best-sellers das marcas. E a Renault tem uns quantos como, por exemplo, o 6,14,15,17,20,30. São estes modelos que,não raras vezes, me fazem rodar a cabeça num qualquer evento.

Adoro todo o material que tens encontrado, material esse que vem, na maioria das vezes nas caixas/embalagens originais o que valoriza ainda mais esse artigo. Também o histórico da manutenção do modelo merece uma referência. Notável aquilo que se descobre e o valor do que se pagava no "tempo da outra senhora". E a publicidade da época....:wub:

Bom, mas como em tudo na vida, quando me empenho na leitura de algo, nem sempre as coisas são claras para mim e as dúvidas, à medida que vou avançando, aparecem. Sendo assim, se pudesses esclarecer, ficava-te grato (Nota: ainda vou a meio do diário):

1.
(sim os farolins vermelhos laterais no guarda-lamas não funcionam como piscas! São apenas luzes de sinalização que ligam num switch dedicado no tablier em conjunto com a luz de presença traseira para sinalizar o carro estacionado e a ocupar parte da via! "Cést d'origine") ;)

IMG_20180421_151340.jpg
IMG_20180415_182142.jpg

Estas luzes de estacionamento, quando accionadas, permitem marcar a posição do carro lateralmente. Na traseira também exista essa possibilidade mas na secção frontal funciona como? Com aquele pequeno farol rectangular branco/laranja?

2. O que é um klaxon?

3.
Esta zona é crítica por apodrecer nestes carros, tem muito mau escoamento, apenas um dreno ao centro..... que facilmente entope....:(

IMG_20180505_191603.jpg
IMG_20180623_214041.jpg

Aquele objecto à direita é a polie?

4.
..Lanço o apelo:
Se alguma alma caridosa por acaso tiver alguma peça plástica igual a esta ou o conjunto completo com o cinto de segurança (Marca Klippan)! por favor diga, é que me falta um e não consigo encontrar! :excl:

IMG_20181021_165258.jpg
IMG_20181021_165258.jpg

Esta peça é partilhada com a Renault 4? Se sim, e se encontrar alguma, eu aviso-te.

5.

Esta peça entre a referencia ao modelo é algum cinzeiro?

Escusado será dizer que este tópico está subscrito!
 
OP
OP
Ivo António Santos
Mais um componente que vai ficar melhor do que novo!

Continuo empenhado nisso António! Obrigado pela confiança! ;)


Assustei-me por momentos... estava a ver que a coisa ficava mesmo por aqui...



Depois vi este post e pensei: Caraças... ficou mesmo bem!

Que ENORME trabalho.:thumbs up:

Juro-te Nuno, Acho que foram algumas 6H de volta do depósito só nesta fase! o_O:lol: Há alturas em que penso para mim: "Porra, ainda bem que não estou a pagar a mão-de-obra!" :ph34r:
Abraço

Claro que pelas fotos nao da para ver tudo mas esse chassi nao parece estar assim tao mal , no meu Mehari contra a vontade de quem me queria vender um novo :lol:reforcei algumas partes laterais mas a minha decisao foi derivado ao facto que os pontos da suspencao estavam sem qualquer problemas.

Antonio

António, obrigado pelo comentário... Está um bocado mau, infelizmente... Eu vou colocar mais fotos brevemente! :) Ui, sou perdido por Mehari / 2CV / Ami / GS / Visa... :wub: Enfim! ADORO! Gosto acima de tudo da simplicidade dos carros e das soluções distintas que apresentam! Mas de chapa são automóveis particularmente frágeis! Ainda bem que aproveitou e reforçou! ;)
Abraço

Manter o chassis faz todo o sentido na tua cabeça, calculo

Este é o tópico que me "enche as medidas", ainda por cima gosto do R6

Ora JP, na minha cabeça nada faz sentido! :ph34r: Logo, como eu vivo no mundo ao contrário, faz sentido! :xD:

Bem... Sem brincadeira! Fez sentido por algumas razões, mas nenhuma em particular:

- Existe virtualmente todo material novo de chapa para a reconstrução integral do chassi
- Pelo desafio (poder aprender mais sobre a construção do carro / formas de reparar / Reforçar e proteger melhor zonas criticas)
- Manter o máximo do carro original!

Mas... Talvez haja uma razão em particular afinal: O meu desejo, pateta se quiseres, de sentir que o carro foi integralmente reconstruído até ao "estado de novo", partindo de um monte de "quase nada", e que nesse processo tudo o que dava para ser aproveitado desse "quase nada" o foi! Talvez seja esse o meu mote nesta aventura... :)
 
OP
OP
Ivo António Santos
Ivo, antes de mais quero dar-te as boas vindas ao Portal dos Clássicos!

Neste tempo que atravessamos, se algo de positivo podemos retirar é o tempo livre que temos e que, no meu caso, tem sido aproveitado para colocar a leitura em dia dos DB. Como tive curiosidade em saber um pouco mais de ti, li a tua apresentação e fiquei cativado com a tua escrita e paixão pelos clássicos. Escusado será dizer, que logo após esse acto, "virei as agulhas" para o DB do Renault 6.

E é no local apropriado que te quero felicitar pelo empenho e carinho que demonstrar no processo de restauro de um clássico tão esquecido e com tanta história para ti. Eu aprecio muito os modelos que ficaram na sombra dos best-sellers das marcas. E a Renault tem uns quantos como, por exemplo, o 6,14,15,17,20,30. São estes modelos que,não raras vezes, me fazem rodar a cabeça num qualquer evento.

Adoro todo o material que tens encontrado, material esse que vem, na maioria das vezes nas caixas/embalagens originais o que valoriza ainda mais esse artigo. Também o histórico da manutenção do modelo merece uma referência. Notável aquilo que se descobre e o valor do que se pagava no "tempo da outra senhora". E a publicidade da época....:wub:

Bom, mas como em tudo na vida, quando me empenho na leitura de algo, nem sempre as coisas são claras para mim e as dúvidas, à medida que vou avançando, aparecem. Sendo assim, se pudesses esclarecer, ficava-te grato (Nota: ainda vou a meio do diário):

1.


Estas luzes de estacionamento, quando accionadas, permitem marcar a posição do carro lateralmente. Na traseira também exista essa possibilidade mas na secção frontal funciona como? Com aquele pequeno farol rectangular branco/laranja?

2. O que é um klaxon?

3.


Aquele objecto à direita é a polie?

4.


Esta peça é partilhada com a Renault 4? Se sim, e se encontrar alguma, eu aviso-te.

5.


Esta peça entre a referencia ao modelo é algum cinzeiro?

Escusado será dizer que este tópico está subscrito!

Tiago, muito gosto em receber-te! ;) Acho que só tenho de me dar por feliz por ter despertado a tua atenção para as minhas aventuras no meio do óleo e da ferrugem! :D Sinto-me lisonjeado com essas palavras! Fica á vontade: "Mi Casa, es tu casa!" :thumbs up:
Sim, de facto acho que todas as marcas têm os seus "modelos sombra" e olha que algumas têm mesmo "modelos borrão"! :p Mais valia alguém ter cancelado o projecto enquanto era tempo, porque nunca deviam ter sequer passado do papel! :xD: Adiante, não é tudo mau, já que no tempo da outra senhora a industria automóvel arriscava muito mais, não tinha tanto medo de perder, era muito mais arrojada e criativa do que aquilo que é agora, infelizmente... :(

Hoje ninguém quer correr o risco de ser diferente, é tudo números... E olha, para mim, carros iguais são quase tão aborrecidos como pessoas sem personalidade...

Sim, tenho alguma papelada, já que o meu pai é pior que eu! Guarda todo o "lixo"! :lol: E graças a isso hoje estou de volta de um R6! :xD:
Eu também sou um bocado saudosista e um entusiasta fervoroso, ás vezes dou por mim a recolher tudo sobre um determinado carro sem dar por ela! :rolleyes:Publicidades nem falo... :ph34r:

Material faço questão de optar pelo NOS e na caixa quando encontro a preço! É pancada minha! faz parte acho eu! :p

Respondendo ás tuas questões (até porque não quero aqui ninguém com mais duvidas "existenciais" que eu!) :xD::

1. As luzes de estacionamento, quando accionadas, ligam a luz de presença traseira, o sinalizador lateral no guarda lama e o mínimo frontal (Exacto, a área branca no farol branco/Laranja) do lado correspondente!

2. Vós não sabeis o que é um klaxon? É a buzina do carro, um nome mais arcaico! Penso que também foi o nome de um dos primeiros fabricantes de buzinas eléctricas!

3. É a Polie do tensor da correia de Acessórios! Tinha-a desmontado na altura para pintar as peças individualmente!
1585786106691.png

4. Com o R4 não sei, até porque o banco na altura era corrido no R4, se for igual é só com as dos anos 70s, também é partilhado com, pelo menos, os primeiros R12 e R16 que eu saiba.... Ao meio dos bancos o engate do cinto é um arco em metal e não um sistema de pressionar como os atuais!

5. A peça em questão é a pega do porta luvas! :cool: Estava era partida e agarrada com um arame por trás mas já resolvi isso! Tenho algures isso já reparado no DB do restauro aqui! ;) O Cinzeiro fica ao lado da manete das mudanças, tipo gaveta....

Espero ter sido esclarecedor o suficiente! Obrigado pelo teu interesse no meu projecto! E pelas perguntas também, claro! :thumbs up: Grande Abraço!
 
Última edição:

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Tiago, muito gosto em receber-te! ;) Acho que só tenho de me dar por feliz por ter despertado a tua atenção para as minhas aventuras no meio do óleo e da ferrugem! :D Sinto-me lisonjeado com essas palavras! Fica á vontade: "Mi Casa, es tu casa!" :thumbs up:
Sim, de facto acho que todas as marcas têm os seus "modelos sombra" e olha que algumas têm mesmo "modelos borrão"! :p Mais valia alguém ter cancelado o projecto enquanto era tempo, porque nunca deviam ter sequer passado do papel! :xD: Adiante, não é tudo mau, já que no tempo da outra senhora a industria automóvel arriscava muito mais, não tinha tanto medo de perder, era muito mais arrojada e criativa do que aquilo que é agora, infelizmente... :(

Hoje ninguém quer correr o risco de ser diferente, é tudo números... E olha, para mim, carros iguais são quase tão aborrecidos como pessoas sem personalidade...

Sim, tenho alguma papelada, já que o meu pai é pior que eu! Guarda todo o "lixo"! :lol: E graças a isso hoje estou de volta de um R6! :xD:
Eu também sou um bocado saudosista e um entusiasta fervoroso, ás vezes dou por mim a recolher tudo sobre um determinado carro sem dar por ela! :rolleyes:Publicidades nem falo... :ph34r:

Material faço questão de optar pelo NOS e na caixa quando encontro a preço! É pancada minha! faz parte acho eu! :p

Respondendo ás tuas questões (até porque não quero aqui ninguém com mais duvidas "existenciais" que eu!) :xD::

1. As luzes de estacionamento, quando accionadas, ligam a luz de presença traseira, o sinalizador lateral no guarda lama e o mínimo frontal (Exacto, a área branca no farol branco/Laranja) do lado correspondente!

2. Vós não sabeis o que é um klaxon? É a buzina do carro, um nome mais arcaico! Penso que também foi o nome de um dos primeiros fabricantes de buzinas eléctricas!

3. É a Polie do tensor da correia de Acessórios! Tinha-a desmontado na altura para pintar as peças individualmente!
Ver anexo 1166331

4. Com o R4 não sei, até porque o banco na altura era corrido no R4, se for igual é só com as dos anos 70s, também é partilhado com, pelo menos, os primeiros R12 e R16 que eu saiba.... Ao meio dos bancos o engate do cinto é um arco em metal e não um sistema de pressionar como os atuais!

5. A peça em questão é a pega do porta luvas! :cool: Estava era partida e agarrada com um arame por trás mas já resolvi isso! Tenho algures isso já reparado no DB do restauro aqui! ;) O Cinzeiro fica ao lado da manete das mudanças, tipo gaveta....

Espero ter sido esclarecedor o suficiente! Obrigado pelo teu interesse no meu projecto! E pelas perguntas também, claro! :thumbs up: Grande Abraço!

Muito esclarecedor e importante para limpar as areias na engrenagem. Como tinha lido só metade do diário, e não conhecendo ao pormenor o modelo, foi natural que me surgissem estas dúvidas que até podem ser banais para muitos mas, pelo para mim, não permitiram progredir na leitura e afirmar que tinha compreendido tudo o que acabara de ler.

Agora falta outra metade do DB mas até agora... E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R:thumbs up:

Obrigado Ivo pela disponibilidade e paciência para dissipar as minhas dúvidas.
 
Última edição:
OP
OP
Ivo António Santos
- Entre Amigos -

No dia seguinte a finalizar a preparação do tanque de combustível (um sábado), faço-me à estrada e desloco-me a casa de um grande amigo que fiz à pala....
....do Renault 6, pois claro! :D

Conhecemos-nos pelo Facebook, porque ele também se encontrava a restaurar uma 6 GTL de segunda fase! Depois de horas de conversa e telefonemas, criou-se uma amizade gerada em torno dos clássicos da marca do Losango... Mas no caso dele isto já é um hobbie bem mais extenso!:D
Levanto um pouco do véu da garagem dele. Tanto o 5 como o 4 estão imaculados totalmente originais! :wub: O R6 estava(e está) em processo de recuperação de chapa ao nível da carroceria, pelo que só tinha o chassi em casa na altura!
IMG_20190317_174630.jpg IMG_20190317_175522.jpg


Meio Renault 6! :ph34r::xD:
IMG_20190317_174619.jpg

Aproveitámos para dar um primário anticorrosivo logo no meu tanque! (Ele já tinha feito no dele enquanto esperava por mim)! :cool:
Ficou a secar...
received_621128211624798.jpeg received_773554669766227.jpeg
received_2372122506338302.jpeg
received_2413559565584757.jpeg received_541993659884968.jpeg received_2327669104149079.jpeg
received_454738965141081.jpeg received_2372122506338302.jpeg received_673381769851066.jpeg received_784370815315591.jpeg received_2629975217064758.jpeg


Depois de uma pesquisa optámos por um kit de tratamento da POR15! :) (Caríssimo €€€, o feedback na Net é positivo! A outra opção passava por produtos da Ferrugens&Companhia)
1586028021490.png
(to be continued)
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
- Entre Amigos -

No dia seguinte a finalizar a preparação do tanque de combustível (um sábado), faço-me à estrada e desloco-me a casa de um grande amigo que fiz à pala....
....do Renault 6, pois claro! :D

Conhecemos-nos pelo Facebook, porque ele também se encontrava a restaurar uma 6 GTL de segunda fase! Depois de horas de conversa e telefonemas, criou-se uma amizade gerada em torno dos clássicos da marca do Losango... Mas no caso dele isto já é um hobbie bem mais extenso!:D
Levanto um pouco do véu da garagem dele. Tanto o 5 como o 4 estão imaculados totalmente originais! :wub: O R6 estava(e está) em processo de recuperação de chapa ao nível da carroceria, pelo que só tinha o chassi em casa na altura!
Ver anexo 1166593 Ver anexo 1166592


Meio Renault 6! :ph34r::xD:
Ver anexo 1166594

Aproveitámos para dar um primário anticorrosivo logo no meu tanque! (Ele já tinha feito no dele enquanto esperava por mim)! :cool:
Ficou a secar...
Ver anexo 1166689 Ver anexo 1166676
Ver anexo 1166683
Ver anexo 1166688 Ver anexo 1166687 Ver anexo 1166685
Ver anexo 1166684 Ver anexo 1166683 Ver anexo 1166680 Ver anexo 1166682 Ver anexo 1166678


Depois de uma pesquisa optámos por um kit de tratamento da POR15! :) (Caríssimo €€€, o feedback na Net é positivo! A outra opção passava por produtos da Ferrugens&Companhia)
Ver anexo 1166721
(to be continued)
Adoro, belos carrinhos, o teu amigo tem o seguimento, 4, 5 e 6 :thumbs up:.
Vou ser mauzinho não leves a mal, as jantes do 5 não são dele, essas jantes são do GTL e nunca saíram num C nem num TL ou TLc ;).
São as jantes em ferro que mais gosto de ver no 5 ;).
Abraço
 
OP
OP
Ivo António Santos
Adoro, belos carrinhos, o teu amigo tem o seguimento, 4, 5 e 6 :thumbs up:.
Vou ser mauzinho não leves a mal, as jantes do 5 não são dele, essas jantes são do GTL e nunca saíram num C nem num TL ou TLc ;).
São as jantes em ferro que mais gosto de ver no 5 ;).
Abraço

Muito bem visto António! ;) Não são mesmo! :xD: Ele tinha as originais a restaurar nessa altura e andava com umas extra de outra 4L! :thumbs up:
 
OP
OP
Ivo António Santos
Então não fui mauzinho, só bom observador! Boa.

Então não fui mauzinho, só bom observador! Boa.

Mauzinho? :xD: Nah... de todo! :p Olho de Lince! ;) Até te posso dizer outra curiosidade desse carro! Quando ele o comprou aos primeiros donos, um casal septuagenário, tinha apenas 1 encosto de cabeça no carro! Comprado como extra na altura da compra do carro de propósito para a senhora!! :D O meu colega não só o tem lá guardado, como arranjou outro em napa preta e teve uma autentica odisseia para encontrar a napa original creme para mandar estofar o que comprou igual fazendo o conjunto! :p Pena não ter fotografado em detalhe, o interior estava soberbo!! :wub:
(Encontrei esta foto que ele me mandou quando finalizou as cabeceiras)
received_590632551717389.jpeg
 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Acabei de ler o diário e...ufa, parece que fui eu a desmontar o carro. :D

Não é logo à primeira que se entende como funciona o sistema de chaufagge mas depois de uma primeira leitura, analisar novamente imagem por imagem e concluir com uma nova passagem lá se percebe a estrutura de todo o mecanismo.

Adorei ver o cuidado que tiveste na remoção do tecto e posterior lavagem da forra. Aquele pormenor dos losangos... só mesmo os franceses para se lembrarem de colocar minúsculos figuras geométricas a imitar o símbolo da Renault no tecto.

O carburador foi um trabalho de relojoeiro. Confesso que só depois de repetir o processo da chaufagge, compreendi a mecânica do sistema. O método para retirar o material desgastado, a limpeza (que não deve ter sido pêra doce) e a montagem daquelas pequenas pecinhas nos locais apropriados, é digno de registo. :thumbs up:

O chassis é que está num estado lastimável. Motivo para virar costas ao projecto? Claro, para qualquer um, mas não para ti.

Estou a desfrutar de cada relato teu (isto de ver as entranhas de um carro é uma autentica visita de estudo sem sair de casa). Se o objectivo é ter o carro pelo seu valor sentimental e o mais original possível para, um dia, poder replicar aqueles fotos do primeiro post do DB, então o caminho, para ti só pode ser este. E deste lado, tens um adepto que torce para ver este Renault 6 a espalhar magia nas nossas estradas.

Nota:

Tenho de incomodar novamente. Surgiu outra dúvida:

Esquema de montagem:
IMG_20190817_121021.jpg

Esquema de montagem de..?
 
OP
OP
Ivo António Santos
Acabei de ler o diário e...ufa, parece que fui eu a desmontar o carro. :D

Não é logo à primeira que se entende como funciona o sistema de chaufagge mas depois de uma primeira leitura, analisar novamente imagem por imagem e concluir com uma nova passagem lá se percebe a estrutura de todo o mecanismo.

Adorei ver o cuidado que tiveste na remoção do tecto e posterior lavagem da forra. Aquele pormenor dos losangos... só mesmo os franceses para se lembrarem de colocar minúsculos figuras geométricas a imitar o símbolo da Renault no tecto.

O carburador foi um trabalho de relojoeiro. Confesso que só depois de repetir o processo da chaufagge, compreendi a mecânica do sistema. O método para retirar o material desgastado, a limpeza (que não deve ter sido pêra doce) e a montagem daquelas pequenas pecinhas nos locais apropriados, é digno de registo. :thumbs up:

O chassis é que está num estado lastimável. Motivo para virar costas ao projecto? Claro, para qualquer um, mas não para ti.

Estou a desfrutar de cada relato teu (isto de ver as entranhas de um carro é uma autentica visita de estudo sem sair de casa). Se o objectivo é ter o carro pelo seu valor sentimental e o mais original possível para, um dia, poder replicar aqueles fotos do primeiro post do DB, então o caminho, para ti só pode ser este. E deste lado, tens um adepto que torce para ver este Renault 6 a espalhar magia nas nossas estradas.

Nota:

Tenho de incomodar novamente. Surgiu outra dúvida:

Esquema de montagem de..?

Obrigado por todas as palavras de incentivo e apoio uma vez mais Tiago! ;) A chauffage deste carro parece complexa!! Mas é pouco mais complexa que a do irmão R4! Porque espalha melhor o ar/calor para os pés/habitaculo ou parabrisas a todo o comprimento!! :D Deixo uma ilustração da época, talvez seja mais fácil perceber o circuito:
Resumindo podes escolher entre calor para os pés ou desembaciador, ou então ar da rua directo para o vidro ou para a cara! Quando voltar a montar tudo vou fazer um post mais especifico dedicado a este sistema! :)

1586039711906.png

No que toca ao carburador, apenas comprei todo o material que penso que necessito para a reparação! Ainda não o restaurei! ;) Só mais para frente! Ainda vai demorar!

O chassi está mau... os caminhos possíveis foram sendo analisados o melhor possível (espero eu) e as decisões tomadas! :) Agora é seguir em frente e confiar que vai correr tudo bem... Se não correr, bem... Há que assumir as consequências, voltar atrás se for preciso e tomar outro caminho para continuar!

O Valor deste carro e a razão deste protejo é 200% sentimental para mim! ^_^ O objetivo, sim passa muito por replicar não só fotos, mas acima de tudo momentos e sensações!
E o melhor de tudo: Escrever novas páginas de aventuras num livro esquecido que se voltou a abrir passados 25 anos! ;)
O 6 vai (tem de :xD:) voltar a espalhar magia! :thumbs up:

Respondendo á tua duvida:

Má legendagem minha, comi palavras! :ph34r:
"Esquema de montagem e da posição dos tubos de travão no eixo traseiro!" :thumbs up:

Abraço
 
OP
OP
Ivo António Santos
- Turning Rust into Gold -

Começou! :p Quer dizer: Comecei! :mellow: Ainda antes de desarmar a suspensão da frente, comecei os treinos na decapagem, logo pelas longarinas traseiras! :)

Contextualizando:

Depois do bate-chapa ter vindo analisar o chassi, deu-me duas opções: ou mandava ao jacto (areia ou micro-esferas de vidro), ou fazia (eu) decapagem manual!
A opção mais rápida era o jacto, logicamente!

O que faço eu então? Vou pela via mais lenta e mais difícil! :ph34r: Pois 'tá claro!! :xD:

Equipamento usado:
- Pistola de ar quente e raspador para fazer saltar a tinta :)excl:: usar a pistola de ar quente de forma controlada e ir intervalando com o raspador)
- escovas de aço rotativas para berbequim e discos de decapagem da 3M para limpeza da chapa
- primário anti-ferrugem em spray (protecção temporária até seguir para o bate-chapa)

Já só comecei a tirar fotos deste lado depois de aplicar o primário, mas deixo-vos com as primeiras impressões: :)
IMG_20190821_171132.jpg IMG_20190821_171218.jpg

Nas zonas onde a corrosão deixou marcas visivelmente mais profundas (mas não perfurantes) depois vejo com o bate-chapa o que fazer... Sujestões? :unsure:
IMG_20190821_171823.jpg IMG_20190822_211822.jpg

Findo o lado A, virei a fita, e passei para o lado B! :D (Comparativo do aspecto antes/depois)
IMG_20190821_171615.jpg IMG_20190821_171540.jpg

Já decapada....
IMG_20190823_171441.jpg

Pormenor do picado da corrosão na chapa após primeira passagem de disco, num dos pontos já perfurou a chapa.... :(
IMG_20190823_171501.jpg

Depois do restante processo de limpeza, decapagem e aplicação do primário (sem qualquer poder de enchimento)... O aspecto visual da mesma zona! :huh:
IMG_20190823_172415.jpg IMG_20190823_171958.jpg

Há medida que ia fazendo, ia logo passando o primário e ligando as zonas tratadas umas com as outras....
IMG_20190823_190637.jpg

E depois de acabar o disco de decapar fiquei por aqui.... :D
IMG_20190823_190654.jpg
(to be continued)
 
Topo