Toyota Corolla 1.3GL Liftback - EE90

História e Fotos

História deste veículo
Corolla, um dos nomes mais sonantes da industria automóvel mundial, é o modelo no mundo mais vendido de sempre e por mais tempo, superando o VW Beetle.

Corolla, o modelo com mais notoriedade da marca nipónica. Vendido em aproximadamente 150 países, continua ser o modelo mais popular da construtora, representado quase 20% das vendas globais da marca.

Corolla, que em latim significa “pequena coroa de flores”, anunciava o futuro deste automóvel e a convicção de que este iria florescer no mercado

Com mais de meio século e já na 12ª Geração, a história do Corolla rege-se pelos princípios da marca nipónica, de melhoria contínua (Kaizen), é reconhecida pela superior qualidade, pela tecnologia, é um símbolo do esforço contínuo da Toyota em superar as expectativas dos clientes sempre com o objectivo de produzir automóveis cada vez melhores.

Aqui na sua 6ª geração, foi lançado em 1987 e produzido até 1991, com o código *E9* - "A qualidade redefinida"

“Uma nova era dos carros japoneses está prestes a começar. O nascimento de um novo Corolla. Uma nova berlina da Toyota” foi a frase que marcou o lançamento da sexta geração. Um modelo completamente redesenhado, onde se destacavam as linhas arredondadas e a qualidade de construção comparável aos modelos mais luxuoso dos segmentos superiores.
A palavra-chave no desenvolvimento do novo Corolla foi "qualidade". Era fundamental para os engenheiros que este novo modelo fosse um marco de Qualidade Toyota. Para melhorar em todas as áreas, mais de 2.000 melhorias foram propostas a mais de 100 fornecedores de componentes.
O comprimento foi ampliado em somente oito centímetros. Mas as dimensões parecidas escondem a evolução face o quinto Corolla. Todos os modelos passaram a ter tracção dianteira. Uma das raras excepções ficava por conta da "estranha" opção SW, a 4X4 All-trac (não comercializada no nosso país), uma das maiores novidades dessa geração.

Esta geração do Corolla por cá estava disponível apenas nas versões Hatchback, Sedan e Liftback, tendo sido maioritariamente vendido com o experimentado motor 2E proveniente da geração anterior, o 1.3 de 3 válvulas por cilindro e de carburador duplo a fazer na ronda dos 75cv. O bloco 1.8 Diesel creio que apenas foi vendido no Hatchback.

Ainda no final dos anos 80, aparece outro desportivo Corolla, o Corolla GTI equipado com um motor 1.6 de 16 válvulas e injecção de combustível (por cá só foi comercializado o Hatchback, mas também existiu o Liftback GTi). Neste momento o tradicional familiar recebia motores poderosos, suspensões desportivas e kits estéticos mais agressivos.

Esta geração iria deixar a sua marca como uma das melhores até à data em termos de qualidade, robustez e fiabilidade! 30 anos depois continuam a ser automóveis perfeitamente utilizáveis no quotidiano provados pela presença constante nas nossas estradas!
IMG_20181124_214138.jpg


O Corolla PQ aparece em casa no inicio de 2018, tudo começou com uma conversa informal no trabalho, a dada altura um colega diz que vai mandar o carro do falecido pai para a sucata, disse que tinha poucos km mas que estava com um problema mecânico que ninguém conseguia resolver de forma barata e que como estava parado desde 2004 e ninguém o utilizava não valia a pena estar a mantê-lo mais tempo na garagem, mas iam com ele á...
Não possui permissões para ver os detalhes deste veículo. Identifique-se ou crie uma conta.

Detalhes do veículo

Proprieário
Ivo António Santos
Vistos
471
Comentários
4
Actualizado

Informação adicional

Marca
Toyota
Modelo
Corolla 1.3GL Liftback
Origem do Fabricante
Japão
Época
Década de 80
Ano de Fabrico
1991
Comprado em
2018

Mais em Toyota

Partilhe este veículo

Topo